Como ensiná-lo?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Garfield74
Membro Júnior
Registado: quarta ago 20, 2003 2:52 pm

quinta out 09, 2003 2:21 pm

Olá,

Já não venho aqui à mto tempo não tenho tido acesso à internet! :( Mas a 1ª coisa que tentei ver foram novidades da Snow e fiquei mto feliz por saber que está tudo bem e que encontrou alguem que a pode amar tanto como a Leonilde, força e parabens :D .
Eu queria perguntar-vos como se pode ensinar um gato a ir só até à janela sem fugir.... é que eu moro no res do chão e tenho medo de deixar as janelas abertas! Mas tenho visto na minha rua imensos gatos a janela sossegadinhos a verem as pessoas passar e dali não saem :o
Basicamente eu tenho medo que o Garfield fuja pq ele é mto travesso e não para quieto (tem 8 messes), para além que acho que morria de aflição se ele me fugi-se :cry:
Já agora, acham que já o posso esterilizar? ou ainda é cedo?

renheus a todos
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 09, 2003 2:25 pm

Olá

É muito difícil conseguir que um gato com uma janela aberta não salte se vir alguma coisa que lhe desperte a tenção. É normal que veja esses gatinhos à janela, mas o mais provavel é que de vez em quando dêm as suas voltas.
Se quer que ele apanhe ar sem estar com medo que ele salte e fuja compre uma coleira peitoral e uma trela extensivel, assim se ele saltar não tem possibilidade de fugir. Mas tenha cuidado, o seu gatinho na rua pode apanhar alguma doença.

Em relação á castração está na altura de o castrar. Senão um destes dias ele começa a marcar território. Converse com o vet e marque.

Beijokas
kathleen
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

quinta out 09, 2003 3:29 pm

Pois a Katlheen tem toda a razão, no entanto e como a minha gatinha morreu com sida e leucemia dos gatos (doenças que se apanham na rua), eu se fosse a si não a deixava sair. Qto a apanhar ar...há sempre a hipóstese de pôr aquelas redes contra insectos, que permitem ter a janela toda aberta e ao mesmo tempo impedem o seu gatinho de fugir. Julgo ser a única solução.

E já agora realmente é melhor castrar já...porque se ele começa a marcar território...ai é que vão ser elas :p

Beijinhos e boa sorte
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta out 10, 2003 9:15 am

Eu moro num 1º andar e o Tigrinho adora estar à janela, eu morro de medo que ele caia cá abaixo atrás de alguma coisa, eu por mim tenho as janelas sempre fechadas pois não tenho ainda os mosquiteiros, mas o meu marido que nunca teve gatos tem a mania de o deixar lá estar quando eu não estou em casa, estou farta de lhe pedir para não o fazer , mas é impossivel de o controlar, estou sempre à espera de uma má noticia, porque é que será que os homens são tão teimosos??? :evil: :evil:
Por acaso ele nunca fez menção de saltar até porque se assusta muito com o barulho dos carros, mas eu não gostava de facilitar
Quando tive a Kikas ela uma vez fugiu e tive que a ir buscar lá abaixo, apanhei um susto enorme
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta out 10, 2003 9:19 am

beijokas
kathleenOlá

Brum aconselho-te a arranjares os mosquiteiros. É que apesar de o Tigrinho se assustar com os carros, se vir uma mosca é capaz de saltar atrás dela. Os homens são mesmo teimosos :evil:

beijokas
kathleen
margaridaclaudia
Membro Júnior
Registado: quarta jan 30, 2002 12:21 pm

sexta out 10, 2003 9:27 am

Olá a todos!! :) :)

Poix é....com os nossos amigos todos os cuidados são poucos, por exemplo, a minha julieta delira com pombos (e eu tenho um verdadeiro rossio nas traseiras da minha casa) volta e meia está uma gata estatelada contra o vdro da janela, é que ela vira outra completamente e fica completamente irracional. Esse entre outros é um dos motivos para que eu nunca deixe a julieta ficar á janela a não ser que seja com a janela de rede que me arranjaram (assim pelo menos ela apanha um pouco de ar nos bigodes ;) ) o meu marido diz que eu exagero, que ela não salta, que eu tenho excesso de zelo....mas eu sou assim...não consigo nem pensar em ficar sem a minha "filha" e para que isso não aconteça não facilito nada. De vez em quando para ser diferente pego nela ao colo, seguro-a bem e ai sim ficamos as duas á janela a apreciar as vistas ;) ela gosta mas passado algum bocado começa a agarrar-se a mim com todas as unhas que tem....acho que deve ter medo que eu a deixe cair. Bem isto tudo para dizer....é melhor não facilitar...nunca se sabe.....

Jinhos e miaus

Cláudia e Julieta

PS - Desculpem lá.....agora é que reparei que nunca mais parava..... :oops: :oops: é sempre assim quando falo dela... :p
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta out 10, 2003 10:26 am

Moramos numa cave alta e a Lolita tem o finalzinho da bancada - que termina na janela - para ela.
Tem lá o sofá, com o colchão e o lençol, ou manta e como os vidros são martelados, para estar à janela, tem mesmo de se a abrir.
Então, colocamos o peitoral e prendemos a trela, de modo que não consiga saltar para a rua.
Não é que ele tanha vontade de ir, mas como há sempre muitos pombos e pardais, destravada como ela é, ainda dava um salto e depois é que era o bonito :o
Onde moro, também já tenho visto bichanosinhos soltos à janela, mas eu não confiava, o seguro morreu de velho e é de velhinha que eu quero que a Lolita morra (cruzes, falar em morte no aniversário dela!
:o )
V.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta out 10, 2003 11:36 am

Olá,

Na minha opinião colocava mosquiteiras nas janelas.

O meu gato Alex gosta muito de rua, mas as janelas são muito perigosas. Coloquei mosquiteiras, um balcãozinho junto à janela e ela passa ali a maior parte do dia... ADORA.

Atenção a duas coisas. Há gatos muito espertos que fazem deslizar as janelas de aluminio - para prevenir coloquei duas molas para travar as janelas, mais tarde colocarei umas borrachinhas; A minha gatinha sobe pela rede e já fez estragos... tem umas "malhas" mas nada de grave.

Ficam aqui uma fotos com a ideia. Não se vêem bem mas voces vão entender ;)

Imagem

Imagem

Espero ter ajudado.

Miau
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

sexta out 10, 2003 11:48 am

Por experiencia propria aconselhava rede metalica plastificada (as de jardim) introduzida num caixilho que se coloca na Janela pois as redes mosquiteiras num RC podem ser perigosas ... eles arriscam mais pois veem o chão pertinho :?

Eu vivo num RC e tenho uma solução transitoria com rede de baliza de Hoquei ... é de nylon entertecida e impossivel de arrancar ... rede mosquiteira é manteiga e garra de gato se ele quiser :o :oops:
logoqeu realize as obras de restauro na minha casa que incluem mudança de janelas vou passar para a solução da rede de jardim metalica e plastificada pois tem buracos de +- 6 cm2 e é indestrutivel ;)

Jokas
Chinablue
vcruz
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 12:03 pm

Miau,
podes explicar isso do balcãozinho?
Pode ser que isso ajude a resolver a falta de parapeito da minha janela do quarto...
Em relação à janela, às vezes desço os estores de modo a ficar aos buraquinhos.
O que é que dá mais visibilidade? A rede, ou os buraquinhos dos estores?
É que ela não se importa nada de estar presa, mas a mim faz-me confusão...
Obrigada,
V.
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta out 10, 2003 1:02 pm

vcruz Escreveu: Miau,
podes explicar isso do balcãozinho?
Pode ser que isso ajude a resolver a falta de parapeito da minha janela do quarto...
Em relação à janela, às vezes desço os estores de modo a ficar aos buraquinhos.
O que é que dá mais visibilidade? A rede, ou os buraquinhos dos estores?
É que ela não se importa nada de estar presa, mas a mim faz-me confusão...
Obrigada,
V.
Olá,

A rede dá mais visibilidade que os buraquinhos dos estores. A visibilidade é quase total! Na fotografia a parte que se vê a rua é onde está a rede... na foto nem se dá por ela. Os gatos apanham ar e vêem a rua... o Alex até vê os gatos nos telhados.

O balcão, neste momento é feito com umas caixas de cartão que permite que eles fiquem ao mesmo nível que o parapeito. O que vou mandar fazer é em madeira, tipo uma mesa que permita colocar uma caminha. Por baixo ficará a comida e a água deles.

Amanha trago uma foto...

Miau
vcruz
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 2:13 pm

Boa Miau, fico à espera da foto, obrigada :D
A rede da janela é óptima, eu pensei que a parte que se vê os telhados, estivesse aberta :oops:
Tenho de me informar numa dessas oficinas de alumínios se me fazem uma coisa dessas.
E já agora, como é que o caixilho da rede fica preso às ombreiras da janela? (ok, eu sei que sou uma melga :oops: ).
V.
miriel
Membro
Registado: domingo jul 06, 2003 2:04 pm

sexta out 10, 2003 2:15 pm

Acho muito dificil ensinar um gato ir até à janela e não sair, acho que não faz parte da natureza deles, são extremamente curiosos! ;)
Para não correrem risco é melhor protejerem as janelas, senão podem acontecer alguns acidentes!!! :?
Uma vez fui passar uns dias a casa dos meus pais e, como sempre, levei as minhas meninas, como moram num 3º andar tive o cuidade de fechar as janelas, porém a minha mãe que não está habituada a ter gatos em casa, esqueceu-se de uma frestinha da janela da sala aberta... foi o suficiente!
A pandora, na altura com três meses, trepou pelos cortinados ( isto por volta das 8 da manhã, ainda estava a dormir), devia ter tentado saltar para o parepeito e desequilibrou-se concerteza. A sorte no meio de tudo isto, foi o meu pai já ter saído para tomar o seu café, e quando estava a voltar ouviu miar, era a minha pandorinha!!! :(
Felizmente não teve nada de grave, apenas os dentinhos de cima, ficaram tortos (enterraram-se nas gengivas).
Conclusão, hoje em dia estou sempre com quatro olhos, e pus protecções nas janelas!!!

Com estes safados não podemos facilitar!

Beijokas
Miau
Membro Veterano

sexta out 10, 2003 3:48 pm

vcruz Escreveu: Boa Miau, fico à espera da foto, obrigada D
A rede da janela é óptima, eu pensei que a parte que se vê os telhados, estivesse aberta oops
Tenho de me informar numa dessas oficinas de alumínios se me fazem uma coisa dessas.
E já agora, como é que o caixilho da rede fica preso às ombreiras da janela? (ok, eu sei que sou uma melga oops ).
V.
O mosquiteiro é tal e qual uma janela de aluminio, mas em vez de ter vidro tem rede. Encaixa no primeiro caixilho (não sei se é assim que se escreve) a contar de dentro, e nunca é preciso de tirar. É muito bom!

Miau
Miau
Membro Veterano

segunda out 13, 2003 11:53 am

Aqui ficam as fotos da minha sugestão. Os meus gatos chegam a estar uma tarde inteira alideitados para apanhar solinho....

Imagem

Imagem

Espero ter ajudado.

Miau
Responder

Voltar para “Gatos”