É verdade que não se deve mudar a água do aquário?
-
- Membro
- Registado: domingo jan 17, 2010 3:04 am
- Localização: Papagaio cinzento africano, Betta, Peixes vermelhos
Ontem comprei 3 peixes de água fria (o betta que tinha morreu
) e a senhora da loja disse que muitas vezes os peixes morrem porque as pessoas pensam que se deve mudar a água aos peixes e é errado. Comprei então um filtro. Agora, será que isto é verdade? Tenho peixes à muito tempo e sempre mudei a água (não tinha filtro)...

Essa senhora é uma grande entendida.
Concerteza vendeu-lhe carpas ou kinguios e logo três para colocar num aquário mínimo, ou quem sabe, num globo daqueles bons para ter berlindes.
Como é uma grande sabedora e grande expert em aquariofilia e também tem olho para o negócio, sabe muito bem que, das duas três, ou o senhor volta lá para comprar mais peixes porque esses entretanto patinaram ou então para comprar um aquário decente de 200 litros, pois calcula que o senhor vai lendo umas coisas na net e tal...
Um ganda bejinho à senhora.
Concerteza vendeu-lhe carpas ou kinguios e logo três para colocar num aquário mínimo, ou quem sabe, num globo daqueles bons para ter berlindes.
Como é uma grande sabedora e grande expert em aquariofilia e também tem olho para o negócio, sabe muito bem que, das duas três, ou o senhor volta lá para comprar mais peixes porque esses entretanto patinaram ou então para comprar um aquário decente de 200 litros, pois calcula que o senhor vai lendo umas coisas na net e tal...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro
Obrigado pelo esclarecimento, apenas queria ter a certeza que não era nenhum ignorante. Tenho peixes à algum tempo mas apesar disso supostamente a senhora que gere uma loja de animais deveria ter um conhecimento mais aprofundado do assunto, pelo que questionei isto, apesar de ter practicamente certeza que estaria errada. O aquario tem 20 litros, para já é suficiente para os pequenos 3 peixes.dinodane Escreveu:Essa senhora é uma grande entendida.
Não, não é. Os peixes de água fria, ao contrário do que muita gente pensa, são peixes que exigem aquários grandes, muito bem filtrados e muita tpa (troca periódica de água) porque crescem imenso e sujam bárbaramente, basicamente são até peixes de LAGO.
Mas é assim, um peixe vermelho acaba por viver meses nessas condições deploráveis por culpa dos logistas que dão info errada e por culpa dos compradores que até acham bonito um peixe num globo de 2 litros de água parada sem oxigénio. Depois compra-se outro.
Uma carpa pode viver 40 anos e mais... um kinguio 20... por aí já vê como é.
Para o aqua que tem o betta estaria muito bem. Mais valia ter comprado outro.
Mas é assim, um peixe vermelho acaba por viver meses nessas condições deploráveis por culpa dos logistas que dão info errada e por culpa dos compradores que até acham bonito um peixe num globo de 2 litros de água parada sem oxigénio. Depois compra-se outro.

-
- Membro
EU de facto gostava muito do betta, e já tinha à algum tempo, e não percebo o que lhe possa ter causado a morte, tinha a bomba de oxigénio, um bom aquário, plantas, alimentação, limpeza frequente e ao mudar a água tinha todos os cuidados. Comprei estes três porque o meu filho de 7 anos quando entrou na loja para comprar o granulado para o papagaio "apaixonou-se" logo por um peixe de 2 cm que pareçe uma sardinha (não sei a espéciedinodane Escreveu:Não, não é. Os peixes de água fria, ao contrário do que muita gente pensa, são peixes que exigem aquários grandes, muito bem filtrados e muita tpa (troca periódica de água) porque crescem imenso e sujam bárbaramente, basicamente são até peixes de LAGO.
Mas é assim, um peixe vermelho acaba por viver meses nessas condições deploráveis por culpa dos logistas que dão info errada e por culpa dos compradores que até acham bonito um peixe num globo de 2 litros de água parada sem oxigénio. Depois compra-se outro.Uma carpa pode viver 40 anos e mais... um kinguio 20... por aí já vê como é.

http://en.wikipedia.org/wiki/Carassius_auratus 

Like most carp, goldfish produce a large amount of waste both in their faeces and through their gills, releasing harmful chemicals into the water. Build-up of this waste to toxic levels can occur in a relatively short period of time, which is often the cause of a goldfish's sudden death. Because of this, goldfish need a large volume of water in which to live.
For common and comet varieties, each goldfish should have about 20 gallons(US) or 75 liters of water.
Fancy goldfish (which are smaller) should have about 10 gallons(US) or 37.5 liters per goldfish. The amount of water surface area is also important in determining how many goldfish may live in a container, as water surface area determines how much oxygen diffuses and dissolves from the air into the water. A general rule is have one square foot of water surface area for every inch of goldfish length (370 cm²/cm). If the water is being actively aerated by way of a water pump, filter or fountain, a smaller volume of water is needed.
-
- Membro
Já vi todas as espécies e não encontro nenhum parecido, provavelmente não é nenhum golfish.dinodane Escreveu:http://en.wikipedia.org/wiki/Carassius_auratus
Like most carp, goldfish produce a large amount of waste both in their faeces and through their gills, releasing harmful chemicals into the water. Build-up of this waste to toxic levels can occur in a relatively short period of time, which is often the cause of a goldfish's sudden death. Because of this, goldfish need a large volume of water in which to live.
For common and comet varieties, each goldfish should have about 20 gallons(US) or 75 liters of water.
Fancy goldfish (which are smaller) should have about 10 gallons(US) or 37.5 liters per goldfish. The amount of water surface area is also important in determining how many goldfish may live in a container, as water surface area determines how much oxygen diffuses and dissolves from the air into the water. A general rule is have one square foot of water surface area for every inch of goldfish length (370 cm²/cm). If the water is being actively aerated by way of a water pump, filter or fountain, a smaller volume of water is needed.
-
- Membro
Agradeço a ajuda que têm dado, já aprendi mais aqui do que com o tempo que perdi nas lojas de animais
Agora com isto, e como não posso colocar um betta com os outros peixes, estou a pensar comprar um aquario maior para os outros peixes e para o que tenho actualmente compro um betta. Mas agora que tenho lido algumas coisas, penso que posso ter cometido alguns erros com o último betta, pelo que agradecia se me pudessem responder:
-Para o betta, é necessário um aquecedor?
-Como vou colocar plantas, preciso iluminação certo? E substrato?
Nestes casos, se a resposta for afirmativa, que tipo de equipamento (Potencia, ...) preciso de comprar (para o aqua de 20l).
Cump's e mais uma vez obrigado

Agora com isto, e como não posso colocar um betta com os outros peixes, estou a pensar comprar um aquario maior para os outros peixes e para o que tenho actualmente compro um betta. Mas agora que tenho lido algumas coisas, penso que posso ter cometido alguns erros com o último betta, pelo que agradecia se me pudessem responder:
-Para o betta, é necessário um aquecedor?
-Como vou colocar plantas, preciso iluminação certo? E substrato?
Nestes casos, se a resposta for afirmativa, que tipo de equipamento (Potencia, ...) preciso de comprar (para o aqua de 20l).
Cump's e mais uma vez obrigado

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 23, 2009 1:07 pm
1-tartaruga corcunda do mississipi.
Parcialdinodane Escreveu: tpa (troca periódica de água)

Nunca durmas todo nu, a casa pode arder de noite e depois ficas cá fora, pelado, à espera que os bombeiros apaguem o fogo.
Certo, não deixando de ser periódica tb.alvesmiguel Escreveu:Parcialdinodane Escreveu: tpa (troca periódica de água).
Jmv:
Pode ser uma carpa. Pior ainda, crescem até ao meio metro.
Sim. O combatente é um peixe de água doce tropical.Para o betta, é necessário um aquecedor?
Um aqua sem iluminação é como um jardim sem flores... é preciso simular o ciclo dia / noite para os peixes e sem luz as plantas não crescem. Se optar por plantas descomplicadas como a anúbia anã ou o feto de java basta enraizar no areão.Como vou colocar plantas, preciso iluminação certo? E substrato
E filtro tem?
Aconselhe-se numa boa casa de aquariofilia, se calhar compensa-lhe mais comprar um aqua novo em kit.que tipo de equipamento
-
- Membro
Sim tenho filtro e oxigenador (se necessário). As plantas são simples mas o areão que tenho não é natural (serve?). O aquário recebe luz mas não directamente. O aquecedor será necessário também no Verão? E com que potência?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
- Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)
Aconselhava-o a ler mais sobre os peixes, existe algo muito simples que são os manuais da Sera, caso não encontre nas lojas de animais, poderá ir ao site e fazer o download. Apesar de pertencer a uma marca, sempre dão uma noção do que é necessário e, posteriormente, fazer mais pesquisas sobre o assunto.
<p>"o contrário de estar vivo, é estar morto" de Filósofa e Pensadora contêmporanea Lili Caneças.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
-
- Membro
Obrigado pelo conselho, vou fazer isso!MrWoofWoof Escreveu:Aconselhava-o a ler mais sobre os peixes, existe algo muito simples que são os manuais da Sera, caso não encontre nas lojas de animais, poderá ir ao site e fazer o download. Apesar de pertencer a uma marca, sempre dão uma noção do que é necessário e, posteriormente, fazer mais pesquisas sobre o assunto.