Há muito tempo atrás enviei (já não sei para onde) uma proposta copiada de uma publicidade que vi na televisão.
Foi nos canais Skynews ou BBCWorld ou assim.
Uma associação de abrigo de animais abandonados propunha por 1£ por mês que se adoptasse um cão.
O cão fica no canil, é alimentado, tratado,etc. sem quaisquer outros encargos para o adoptante.Este pode visitar o animal e até levá-lo para passear.
Ora, eu penso que muita gente neste país estaria disposta a alinhar numa coisa destas (pe, por 1 ou 2 € por mês), desde que isto fosse feito por uma entidade credível.
Naturalmente (eu não sei) que cada cão deve ter mais de um adoptante.
De qualquer forma estas contribuições, feitas de forma regular,permitiriam criar condições dignas para os animais do abrigo.
E se alguém quissesse adoptar nestas condições um animal deficiente, porque não?
Como outras pessoas disseram aqui, há excelentes corações nesse país, o que não há são condições para se adoptar nem vontade de assumir uma responsabilidade dessas.
Pensem só:
se em vez de oferecer ao filho um cachorrinho no Natal (que vai ser abandonado 5 ou 6 meses depois) se der um cãozinho do canil para ele visitar e brincar.
Parece-me uma proposta razoável.
Contudo necessita de um organização por detrás.
Gostaria de saber a vossa opinião.
ADOPÇÃO DE ANIMAIS - PROPOSTA
Moderador: mcerqueira
Excelente ideia!
Seria uma óptima opção para algumas pessoas que gostam de animais mas não têm condições(espaço) para ter um.
Acho que a UZ deixa(ou pelo menos deixava) que as pessoas tratassem de um cão durante uma tarde, lembro-me de ouvir na rádio, não sei se continuam com isso.
Cumprimentos
Seria uma óptima opção para algumas pessoas que gostam de animais mas não têm condições(espaço) para ter um.
Acho que a UZ deixa(ou pelo menos deixava) que as pessoas tratassem de um cão durante uma tarde, lembro-me de ouvir na rádio, não sei se continuam com isso.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 31, 2002 4:11 pm
- Contacto:
Penso que o projecto java possibilita essa opção e os animais são levados a passear e tudo.
Numa petição que assinei para um canil em Setúbal incluia um texto em que as crianças em colaboração com as escolas poderiam sob observação frequentar o canil e assim iam ficando sensibilizadas não só com os animais mas também seria lhes dada responsabilidade no animal que escolhessem.
Não posso precisar exactamente como era o texto mas é o que me recordo.
Numa petição que assinei para um canil em Setúbal incluia um texto em que as crianças em colaboração com as escolas poderiam sob observação frequentar o canil e assim iam ficando sensibilizadas não só com os animais mas também seria lhes dada responsabilidade no animal que escolhessem.
Não posso precisar exactamente como era o texto mas é o que me recordo.
Olá,
Desta vez não concordo com voçês.
Uma medida dessas apenas serviria para satisfazer certos caprichos do Homem em nada ajudar os cães. O cão seri julgado como um objecto, como um carro que pagamos uma quota e podemos ir "usá-lo" quando queremos, brincar com ele, e quando nos fartarmos iriamos devolvê-lo.
O Homem ficaria satisfeito, tinha usado o cão para satisfazer os seus carpichos. E o cão ? Como acham que o cão iria se sentir ? A pensar que tinha arranjado uma familia, um lar, mas passado umas duas horas, voltada ao canil, para esperar que outra familia tivesse saudades de brincar com um animal ............... não vejo como resolveria algo, além do facto que não vejo até que ponto é saudavel para o cão.
Agora o que seria possivel, e penso que é possivel em váris instituições é as pessoas irem ao canil, ajudarem a cuidar dos animais, irem lhe dar uma volta, brincar com eles, mas no geral, nao com contrato em relaçao a X ou Y cao
Bom, mas é mesmo so a minha opiniao
Desta vez não concordo com voçês.
Uma medida dessas apenas serviria para satisfazer certos caprichos do Homem em nada ajudar os cães. O cão seri julgado como um objecto, como um carro que pagamos uma quota e podemos ir "usá-lo" quando queremos, brincar com ele, e quando nos fartarmos iriamos devolvê-lo.
O Homem ficaria satisfeito, tinha usado o cão para satisfazer os seus carpichos. E o cão ? Como acham que o cão iria se sentir ? A pensar que tinha arranjado uma familia, um lar, mas passado umas duas horas, voltada ao canil, para esperar que outra familia tivesse saudades de brincar com um animal ............... não vejo como resolveria algo, além do facto que não vejo até que ponto é saudavel para o cão.
Agora o que seria possivel, e penso que é possivel em váris instituições é as pessoas irem ao canil, ajudarem a cuidar dos animais, irem lhe dar uma volta, brincar com eles, mas no geral, nao com contrato em relaçao a X ou Y cao
Bom, mas é mesmo so a minha opiniao
Última edição por CindelP em quinta jul 11, 2002 2:57 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm
olá :)
eu penso que as associações já fazem algo desse género..pelo menos eu conheço uma que o faz. mas não fazem publicidade e aí é que eu acho que erram ( embora compreenda pq nunca existem pessoas suficientes para tudo)é sempre possivel adoptar um dos animais que continuará a viver lá, ou com dinheiro, ou levando-o a passear, ou ao veterinário, tirando-lhe as pulgas, tratar do canil...ou até para apenas brincar com o animal.
toda a ajuda é bem vinda por mais pequena que seja. e se algumas associaçoes levarem a mal estas ajudas outras existem que apreciarão muito.
só acho difícil as pessoas terem vontade de ajudar associações que "enxotam" as ajudas ou que não merecem credito porque não tratam os animais com o devido respeito.
sandra p
eu penso que as associações já fazem algo desse género..pelo menos eu conheço uma que o faz. mas não fazem publicidade e aí é que eu acho que erram ( embora compreenda pq nunca existem pessoas suficientes para tudo)é sempre possivel adoptar um dos animais que continuará a viver lá, ou com dinheiro, ou levando-o a passear, ou ao veterinário, tirando-lhe as pulgas, tratar do canil...ou até para apenas brincar com o animal.
toda a ajuda é bem vinda por mais pequena que seja. e se algumas associaçoes levarem a mal estas ajudas outras existem que apreciarão muito.
só acho difícil as pessoas terem vontade de ajudar associações que "enxotam" as ajudas ou que não merecem credito porque não tratam os animais com o devido respeito.
sandra p
-
- Membro Veterano
sandra p
sandra p
-
- Membro Veterano
sandra p
sandra p
-
- Membro Veterano
sandra p
sandra p
-
- Membro
- Registado: domingo jul 07, 2002 12:09 pm
- Localização: Um gato comum europeu amarelo (Garfield), um cão rafeiro encontrado abandonado (Lost&Found)
A minha irmã é voluntária no Canil da união zoofófila e sei que eles precisam de mais voluntários lá.
ela vai lá aos fins de semana, passeia cães, e dá ajuda em montes de outras coisas.
é uma questão de voces se informarem como são as condições para ser voluntario.
eu tb lhe vou perguntar, e depois digo aqui no forum.
Lycia
ela vai lá aos fins de semana, passeia cães, e dá ajuda em montes de outras coisas.
é uma questão de voces se informarem como são as condições para ser voluntario.
eu tb lhe vou perguntar, e depois digo aqui no forum.
Lycia
-
- Membro Veterano
- Contacto:
No que falei não envolvia qualquer quota.
Falo de voluntariado.
Sei de cães que tem mais atenção e notam-se felizes quando têm visitas do que outros que tem um só um dono e casa e cujo tratamento deixa muito a desejar...
Imagino também quem queira ter um cão mas não tem condiçoes de o ter. Ficará essa pessoa privada de amar um animal?
Não falei em contrato, falei em uma criança ser responsável por um animal, ter a noção de responsabilidade do que é ter um animal.
Quantos é que não pedem aos pais que lhe dêm um animal sem saberem o que isso envolve? Já se evitava alguns abandonos...
Falo de voluntariado.
Sei de cães que tem mais atenção e notam-se felizes quando têm visitas do que outros que tem um só um dono e casa e cujo tratamento deixa muito a desejar...
Imagino também quem queira ter um cão mas não tem condiçoes de o ter. Ficará essa pessoa privada de amar um animal?
Não falei em contrato, falei em uma criança ser responsável por um animal, ter a noção de responsabilidade do que é ter um animal.
Quantos é que não pedem aos pais que lhe dêm um animal sem saberem o que isso envolve? Já se evitava alguns abandonos...
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Tudo depende do número de animais que estamos a falar. 50, 200, 500, 1000,...
Eu admito que escolho, os que tenho são as minhas testemunhas.
Eu admito que escolho, os que tenho são as minhas testemunhas.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
A minha proposta implica uma certa profissionalização da assistência aos animais.
Admiro imenso os voluntários (se não fossem essas pessoas o que seria dos animais neste país ?) mas penso que vai ser necessário que as associações se tornem um pouco mais empresariais para se atingirem vários objectivos :
- o de proporcionar melhores condições aos animais abandonados
- o de garantir melhor assistência (juridica ou médica ou outra) aos animais em risco
- o de ganhar força e representatividade perante o estado (se as associações tivessem efectiva representatividade talvez se pudesse ter impedido esta última machadada nos direitos dos animais que foi a passagem desta lei miserável dos touros de morte)
Tudo isto implica organização e profissionalismo que provávelmente não é sustentável pelo voluntariado.
O dinheiro não deve ser encarado como um pecado.
É um instrumento que pode e deve ser usado para se atingirem fins.
É preciso fazer publicidade, fazer iniciativas com vista à adopção, criar meios de assistência clinica e jurídica - e pagá-los.
Importante é que os actuais voluntários estejam à cabeça destas instituições para garantir que realmente o dinheiro vai servir os fins da associação e não as conviniências de cada um.
Claro que isto é apenas uma ideia (mas como gestora que sou não posso deixar de ver as coisas pelo meu ponto de vista - chamem-lhe doença profissional).
Não tenho qualquer intenção de diminuir ou menorizar o trabalho (sabe Deus com que dificuldades e em que condições) efectuado pelas associações.
Apenas sinto que é preciso ir mais além.
É preciso sermos mais com mais poder.
Que diabo, é uma guerra !
Perdemos ontem uma batalha, mas, por mim, ainda agora a procissão vai no adro.
Admiro imenso os voluntários (se não fossem essas pessoas o que seria dos animais neste país ?) mas penso que vai ser necessário que as associações se tornem um pouco mais empresariais para se atingirem vários objectivos :
- o de proporcionar melhores condições aos animais abandonados
- o de garantir melhor assistência (juridica ou médica ou outra) aos animais em risco
- o de ganhar força e representatividade perante o estado (se as associações tivessem efectiva representatividade talvez se pudesse ter impedido esta última machadada nos direitos dos animais que foi a passagem desta lei miserável dos touros de morte)
Tudo isto implica organização e profissionalismo que provávelmente não é sustentável pelo voluntariado.
O dinheiro não deve ser encarado como um pecado.
É um instrumento que pode e deve ser usado para se atingirem fins.
É preciso fazer publicidade, fazer iniciativas com vista à adopção, criar meios de assistência clinica e jurídica - e pagá-los.
Importante é que os actuais voluntários estejam à cabeça destas instituições para garantir que realmente o dinheiro vai servir os fins da associação e não as conviniências de cada um.
Claro que isto é apenas uma ideia (mas como gestora que sou não posso deixar de ver as coisas pelo meu ponto de vista - chamem-lhe doença profissional).
Não tenho qualquer intenção de diminuir ou menorizar o trabalho (sabe Deus com que dificuldades e em que condições) efectuado pelas associações.
Apenas sinto que é preciso ir mais além.
É preciso sermos mais com mais poder.
Que diabo, é uma guerra !
Perdemos ontem uma batalha, mas, por mim, ainda agora a procissão vai no adro.