PIF

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

VEDANTA
Membro Júnior
Registado: terça fev 16, 2010 8:55 pm

sábado mar 13, 2010 9:20 am

O que fazer quando se tem em casa vários gatinhos e um acaba por contrair PIF, e daí vir a falecer?
Há algum tratamento preventivo, eficaz e sem efeitos secundários, que evite que possíveis positivos ao coronavírus se transformem em PIF?
Vale a pena fazer-lhes testes?
E se um dia quiser ter um novo gatinho(a)?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mar 13, 2010 12:00 pm

Olá, VEDANTA.

Se quiser enviar-me o seu mail por mensagem privada, posso enviar-lhe informação fiável sobre a PIF.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mar 13, 2010 4:09 pm

Tassebem Escreveu:Olá, VEDANTA.

Se quiser enviar-me o seu mail por mensagem privada, posso enviar-lhe informação fiável sobre a PIF.
Boa :wink: :D

E, ja agora, quando for a um Vet por um gatinho ser suspeito de estar com a PF, tenha a certeza absoluta de que esse Vet e uma pessoa bem formada e BEM INFORMADA sobre a Peritonite Infecciosa Felina :wink: porque, infelizmente muitos gatos sao, INOCENTEMENTE, condenados a morte por algo que nao teem.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado mar 13, 2010 4:14 pm

Tem toda a razão, Leo.
Já fiz chegar a informação que tinha à Vedanta.
Se a Vedanta estiver nessa disposição, gostaria de saber mais em concreto sobre a situação a que se refere.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mar 13, 2010 4:37 pm

Tassebem Escreveu:Tem toda a razão, Leo.
Já fiz chegar a informação que tinha à Vedanta.
Se a Vedanta estiver nessa disposição, gostaria de saber mais em concreto sobre a situação a que se refere.
Ha uma duvida que me assola a alma...

VEDANTA Escreveu:O que fazer quando se tem em casa vários gatinhos e um acaba por contrair PIF, e daí vir a falecer?
(...)
Faleceu "naturalmente" ou teve que ser eutanasiado?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VEDANTA
Membro Júnior

domingo mar 14, 2010 12:46 am

Obrigada pela vossa adesão Às minhas perguntas.
Como facilmente depreendem, tem sido bastante difícil para mim. Faz 8 dias que o meu gatinho partiu.
O diagnóstico de PIF dele foi feita com base na análise ao líquido que ele já tinha espalhado pela barriga e que se viu na ecografia que fez no Hospital Veterinário - era PIF húmida.
Ele nas consultas de rotina gemia sempre de desconforto quando lhe apalpavam a barriga. Porém, sempre fez uma vida "normal", não obstante tratar-se de um gato de rua, sem raça definida, que era muito esquisito a comer e também em termos de personalidade: Não gostava de quase nada e não tolerava muitas das rações, pois ficava cheio de cólicas. O que resolveu bastante, quase na totalidade, foi quando mudei para a ração Techni-cal. Gostava de atum da Sheba e de uns snacks da Whiskas (6 por dia, não mais para não lhe fazer mal À barriga. Era muitíssimo friorento. Preferia viver no seu pequeno mundo e gostava muito de estar ao meu colo quando via televisão e de se sentir sempre acompanhado.Não fazia mal a ninguém, apesar de se manater ao largo dos mais pequenos. Todos eles tinham as suas regras e davam-se bem.
Esta situação da doença durou menos de 2 semanas. Ele começou a deixar de comer e só se enroscava nas mantas, ficando muito parado e um tanto apático. Passado 2 ou 3 dias levei-o, como não vi alteração,levei-o À Vet, tendo iniciado um tratamento, que não resultou, o que levantou, ao fim de 2 dias, suspeitas de se tratar de algo bem mais grave. Daí a VET ter indicado fazer umas análises e uma ecografia para se saber ao certo o que se estava a passar. Assim foi, no Hospital, após anaálise e ecografia comunicaram-me o diagnóstico fatal - Sem cura e de curta duração! Acabou por ficar internado.
Como eu não sou adepta de se eutanasiar os animais, porque creio que a vida é sagrada, só quis que ele tivesse o melhor acompanhamento posssível até ao fim, tendo-o ído visitar todos os dias. Ele não reagiu ao tratamento paliativo, mas teve tudo aquilo que foi possível. ele era o meu menino. Tinha 4 anitos e viveu comigo ainda antes de ter 1 mesito. Era o meu netinho, como eu lhe chamava.Jamais o abandonaria. O importante foi dar-lhe tudo o que podia e do melhor possível.
O que me chocou mais foi o facto de eu sempre ter sido extremamente cuidadosa com eles, quer nos cuidados de alimentação e sua qualidade, higiene e muito, muito carinho, e depois ver-me face a um diagnóstico terrível como PIF, que o ceifou num ápice. Sinto muito a sua falta.
Agora tenho aqui em casa outrso 4 gatitos, 1 menina de 2,5 anos e 3 meninos, 2 de 2 anos, irmãos e filhos da gatinha e um outro de 1,5 ano.Ainda não assentei bem a minha cabeça para ver oq ue fazer com eles: se vale a pena fazer-lhes testes ou não, e se há algum tratamento preventivo, eficaz e sem efeitos secundários, que eles possam fazer para que, caso algum seja positivo (e dadas as grandes probabilidades de o serem, uma vez que sempre conviveram todos, comendo das mesmas malgas e usando os mesmos areões) não sofram a mutação e despoeltem PIF. é pois quanto a isto que já ouvi opiniões diferentes.
VEDANTA
Membro Júnior

domingo mar 14, 2010 12:55 am

Olá Tassebem

Ainda não recebi as suas informações.
Tassebem
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 1:19 am

Olá, Vedanta.

Lamento muito a sua perda. Felizmente ainda não passei por isso, mas já andei lá por perto por duas vezes, e só por isso imagino que deva custar muitíssimo.

Quanto às informações, mandei hoje pelas 2 da tarde para o mail que me indicou. Estranho ainda não ter recebido. Já confirmei o mail e está correcto. E também não recebi devolução da mensagem nem notificação de problemas.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
VEDANTA
Membro Júnior

domingo mar 14, 2010 5:54 pm

Tassebem

Efectivamente não consegui, até ao momento, receber as suas informações.
Só tenho mesmo essa conta de mail

Obrigada
Tassebem
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 6:00 pm

Que estranho... Vou reenviar agorinha.
Tassebem
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 6:03 pm

Já reenviei. Será que não chega porque a mensagem é pesada (inclui ficheiros PDF)?
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

domingo mar 14, 2010 6:11 pm

Tassebem Escreveu:Já reenviei. Será que não chega porque a mensagem é pesada (inclui ficheiros PDF)?
Se inclui mais do que um tente enviar por várias vezes.
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. P&ecirc;los e penas. Pele, escamas e carapa&ccedil;as. Enfim... todos!!
Tassebem
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 6:20 pm

Obrigada, Bebelly, vou fazer isso. :wink:
Bebelly
Membro Veterano
Registado: quarta fev 25, 2009 11:15 pm

domingo mar 14, 2010 8:38 pm

Tassebem Escreveu:Obrigada, Bebelly, vou fazer isso. :wink:
De nada! ;)

Se não resultar peça ao membro VEDANTA que lhe envie um email para si e depois é só responder. Isto porque o problema também poderá ser uma letra trocada e nesse caso nem sempre volta para trás, pois esse email pode mesmo existir mas não pertencer à mesma pessoa.

Boa sorte para os outros miaus!
Miminhos aos amigos! Grandes e pequenos. P&ecirc;los e penas. Pele, escamas e carapa&ccedil;as. Enfim... todos!!
Tassebem
Membro Veterano

domingo mar 14, 2010 8:40 pm

Obrigada, Bebelly. Já enviei em mails separados e a Vedanta já recebeu. Devia ser mesmo o peso dos anexos. :)
Responder

Voltar para “Gatos”