Eu com o Junior, que é de porte médio, como sei que por vezes mete-se com os machos, quando vejo outros cães próximos, também ponho o Junior de forma a não se conseguir chegar perto do outro.
Também não vejo qual o problema nesta situação, até porque não sabemos bem porque razão pegaram nos cães, e se tiver sido por medo do seu, acho que também existem situações piores.
Por exemplo, a mim já me aconteceu vir uma rapariga toda contente com o seu cão (de trela) ter comigo e com o Junior (também de trela), porque achou que seria boa ideia eles serem amigos, sem sequer me questionar se ele se dava bem com outros.
Eu nunca esperei que ela fizesse tal coisa, que nem sequer consegui raciocinar suficientemente rápido para evitar a aproximação.
Ora bem, o Junior também não percebeu porque de repente se viu com um macho jovem que é um pouco bruto tão próximo dele e tentou atacá-lo e ainda tive que ouvir a dona a dizer "Ai que esse é que é mau!"
E também já tive outras situações de cães que andam regularmente soltos, que já tentaram atacar o Junior, que nesses dias até nem lhes ligou, porque entretanto já tem melhorado bastante a relação com outros machos, mas eu não o condenava se se tivesse defendido, afinal ele é que estava segundo a lei
Com a Dolly (porte semelhante ao do Junior), que não se dá com a maioria dos outros cães (sejam machos ou fêmeas) e que nem chega a rosnar, tenta logo atacar quando sente os outros muito próximos, quando estava em ambientes com alguma confusão e via cães a aproximarem-se, eu simplesmente fazia como essas senhoras, também pegava logo nela ao colo

E ai ainda tive quem me dissesse "mas este não faz mal" e eu respondia "mas faz esta"