Devo castrar ou esterilizar o meu cão?
Moderador: mcerqueira
Olá a todos! Há 2 semanas adoptei o Tim. Tem talvez cerca de 2 anos (estava num canil, por isso não sabemos) e muito speed. Já tinha adoptado uma cadela, a Nêga, no passado ano e, como tenho muito espaço, decidi ajudar outro animal e assim arranjar outro amigo para mim e para a Nêga. A minha dúvida é se devo castar o Tim, ou seja, tirar-lhe os "tin-tins", ou apenas esteriliza-lo, isto é, fazer-lhe uma vasectomia. É que, dado que possuo um terreno grande e vivo num sítio isolado, dava-me jeito que o Tim pudesse exibir alguma agressividade para potenciais estranhos que invadissem o seu/meu território. Até ao momento nunca o vi ser agressivo, mas só tem conhecido pessoas amigas e penso que talvez, em caso de intrusão de estranhos, possa defender o território. Ora, sendo certo que não quero que ele procrie, não sei se a castração não lhe irá retirar o instinto de defesa do território.
Gostava de ouvir opiniões de que tiver experiência sobre o assunto, para me ajudar a decidir...
Gostava de ouvir opiniões de que tiver experiência sobre o assunto, para me ajudar a decidir...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am
Essa agressividade que pretende é um desejo perigoso, os cães são cães não são ampresas de segurança, não é legitimo querer um cão que seja assim e que receba bem as visitas, e acho preferivel ter um cão que seja sociável. Castrar é optimo, na minha opinião todos os donos o deveriam fazer se não são nem pretendem ser criadores.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!
Sim Fitinhas existeFitinhas Escreveu:Vasectomia nos cães??? Isso existe??
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like A Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p> Bernard Williams</p>
<p> Bernard Williams</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
No que posso dizer sobre o caso do meu, apenas acalmou mais a agressividade e dominância com outros machos, alçar a perna para mijas em todos os vasos de cá tambem não mudou nada, a nivel de bom guarda continua como sempre foi e bom protector do resto da matilha cá de casa.
sim.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- Júlio César ----------------------------------------------------
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317
Não vejo qual é o perigo de querer que o meu cão mostre os dentes ao um estranho que entre no meu terreno e se aproxime da minha casa. Tenho um rafeiro "rodabaixinha" semi residente que há anos que faz isso, só não intimida mais por ser muito pequeno. Não procurei nenhum cão de raça agressiva, para ser treinado e ser agressivo. Os meus cães andam à solta, andam dentro e fora de casa e convivem com qualquer visita. Mas um estranho é um estranho e conheço muitos cães que,sendo sociáveis e dóceis, têm um comportamento totalmente diferente para com estranhos que penetrem sozinhos no seu território, especialmente se os donos não estiverem em casa.doglover80 Escreveu:Essa agressividade que pretende é um desejo perigoso, os cães são cães não são ampresas de segurança, não é legitimo querer um cão que seja assim e que receba bem as visitas, e acho preferivel ter um cão que seja sociável. Castrar é optimo, na minha opinião todos os donos o deveriam fazer se não são nem pretendem ser criadores.
Existe nos cães e nos gatos, assim como se podem laquear as trompas a cadelas e gatas. É suficiente se o que se pretende é só a não prociação. Claro que todos os comportamentos associados ao acasalamento e provocados pelas hormonas, produzidas nos testículos e ovários, se mantêm.Fitinhas Escreveu:Vasectomia nos cães??? Isso existe??
Obrigada pela dica.Bondage2010 Escreveu:No que posso dizer sobre o caso do meu, apenas acalmou mais a agressividade e dominância com outros machos, alçar a perna para mijas em todos os vasos de cá tambem não mudou nada, a nivel de bom guarda continua como sempre foi e bom protector do resto da matilha cá de casa.
A minha experiência foi semelhante, com o meu Am Staff.Bondage2010 Escreveu:No que posso dizer sobre o caso do meu, apenas acalmou mais a agressividade e dominância com outros machos, alçar a perna para mijas em todos os vasos de cá tambem não mudou nada, a nivel de bom guarda continua como sempre foi e bom protector do resto da matilha cá de casa.
O mulher, se laqueares as trompas continuas a ovular e a menstruar na mesma, o que não pode acontecer é fecundação porque os óvulos férteis não passam da trompa de falópio para o útero porque a trompa foi seccionada. Os óvulos não entram em contacto com os espermatozóides.
Com as cadelas é a mesma coisa. A cadela tem as hormonas todas a bombar na mesma pois mantém todo o sistema reprodutivo, tem os cios na mesma, continua a atrair a canzoada e permite a monta, mas não há fecundação porque os óvulos estão retidos na trompa, sendo depois reabsorvidos pelo organismo. Isto dá origem é a muitas gravidezes psicológicas.
No cão a vasectomia é tb um processo de esterilização parecido. Os canais deferentes são seccionados e os espermatozóides não podem ser ejaculados. Os testículos continuam a segregar as hormonas sexuais e os comportamentos associados ao sexo como a marcação do território não têm alteração.
Com as cadelas é a mesma coisa. A cadela tem as hormonas todas a bombar na mesma pois mantém todo o sistema reprodutivo, tem os cios na mesma, continua a atrair a canzoada e permite a monta, mas não há fecundação porque os óvulos estão retidos na trompa, sendo depois reabsorvidos pelo organismo. Isto dá origem é a muitas gravidezes psicológicas.
No cão a vasectomia é tb um processo de esterilização parecido. Os canais deferentes são seccionados e os espermatozóides não podem ser ejaculados. Os testículos continuam a segregar as hormonas sexuais e os comportamentos associados ao sexo como a marcação do território não têm alteração.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
O meu cão é esterilizado (tinha um testiculo recolhido e teve mesmo de ser por razões médicas) e é um excelente guarda. A unica diferença que noto é que não incomoda tanto a cadela com os apetites delezecadiaba Escreveu:Obrigada pela dica.Bondage2010 Escreveu:No que posso dizer sobre o caso do meu, apenas acalmou mais a agressividade e dominância com outros machos, alçar a perna para mijas em todos os vasos de cá tambem não mudou nada, a nivel de bom guarda continua como sempre foi e bom protector do resto da matilha cá de casa.