Qual a melhor raça?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Carla121
Registado: quarta mar 17, 2010 10:00 pm

quarta mar 17, 2010 10:11 pm

Antes de mais, boa noite.

Gostaria de pedir uma ajudinha aos entendidos.

A última vez que tive um cão devia ter uns 9 ou 10 anos... entretanto já passaram uns 20 anos... :) Quero com isto dizer que neste momento posso ser chamada de leiga no que se refere a raças de cães e por isso tenho algum receio de adquirir um cão que exija de mim mais do que lhe posso dar ou que não seja o mais adequado para o que pretendo. O maior receio de todos é o de adquirir um cão potencialmente perigoso. O que eu pretendo é um cão que seja devotado à família, que goste de crianças e de cuidar delas e que simultaneamente exerça o papel de cão de guarda (este último factor é fundamental). Posto isto, qual a raça que aconselham a uma família "inexperiente"? Já agora temos preferência por cães grandes. Temos pensado num pastor alemão, mas já li tanta coisa contra e outras tantas a favor que fico um bocado indecisa. Obrigada.
MarciaSilva
Membro Veterano
Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

quarta mar 17, 2010 10:22 pm

Não sou entendida mas tenho um pastor alemão e ele obedece a todos esses requisitos :wink:
De qualquer forma uma vez que são inexperientes convém pensar mesmo muito bem porque passa-se por muito para criar e educar um cão como deve ser. Pensar em todas as condições necessárias ao bem-estar do animal e nunca esquecer de que pode ter que gastar muito dinheiro com ele em vets ou simplesmente ração, desparasitantes, etc...

Não há cães potencialmente perigosos.. e sim donos.. é lógico que o temperamento varia de raça para raça mas seja ela qual for, desde que bem educados, serão bons cães em todos os aspectos. Mas como inexperiente que se intitula nunca deverá adquirir raças de temperamentos digamos "especiais"
Última edição por MarciaSilva em quarta mar 17, 2010 10:25 pm, editado 1 vez no total.
Cats3Dogs
Membro Veterano
Registado: quarta abr 09, 2008 2:33 pm
Todos Super Amados!!

quarta mar 17, 2010 10:23 pm

Aconselho que leia e pesquise bastante acerca das raças que mais lhe agradam. Todos têm caracteristicas diferentes que agradam mais a uns e menos a outros. É uma questão de verificar o que pretende num cão.
Faça uma lista das raças de que mais gosta e depois pesquise por ai
:wink: Boa sorte
<p><strong>There Is No Psychiatrist In The World Like&nbsp;A&nbsp;Puppy Licking Your Face!!!</strong></p>
<p>&nbsp;Bernard Williams</p>
Carla121
Registado: quarta mar 17, 2010 10:00 pm

quarta mar 17, 2010 10:30 pm

Relativamente aos custos de "manutenção", estou preparada para encarar o cão como mais um membro da família e é assim mesmo que o pretendo tratar. Por isso estou preparada para as coisas boas e tb para as m€€€nos boas. :)

Vou dar uma olhada pelos foruns, então. Obrigada pelas respostas. :)
MarciaSilva
Membro Veterano
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

quarta mar 17, 2010 10:33 pm

tudo bem carla vai ver que vai acabar por encontrar a raça desejada.
Mas na minha opinião e não querendo influenciar pastor alemão é sem dúvida uma boa aposta.. :wink:
CJJzazi
Membro
Registado: terça fev 23, 2010 11:59 pm

quarta mar 17, 2010 10:36 pm

Pesquise a raça Golden Retriever, é um cao lindissimo, muito obdiente,muito meigo, e protector
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 17, 2010 10:38 pm

Na minha opinião, qualquer cão com mais de 30 kgs é potencialmente perigoso na medida em que pode causar ferimentos ou morte a pessoas ou outros animais.

A "perigosidade" não vem das raças, vem da qualidade da criação (o temperamento é em parte hereditário), da capacidade e interesse dos donos em possuirem um animal equilibrado e educado, da sociabilização precoce com pessoas e animais.

O cão que refere, Pastor Alemão, só não está na lista de cães PP porque é a raça mais utilizada pelas forças de segurança... o dobermann também não porque o clube da raça teve mais força que o pessoal dos rottweillers, o muito português Serra da Estrela faz parte da lista em Itália... pitbull não é considerado raça pela canicultura europeia e no entanto na lei consta como tal... por aqui já pode ter uma ideia da subjectividade e falta de conhecimento cinológico que presidiu à elaboração desta lei. O que faz falta é responsabilização dos donos...

A escolha de uma raça é importante porque existem raças mais adequadas a meios urbanos, outras mais rústicas, pastores, cães de caça e de matilha, raças que precisam de mais exercício e trabalho que outras, o estilo de vida do dono deve ajustar-se às necessidades do cão. Um dono atlético que gosta de fazer jogging ou bicicleta terá num boxer um companheiro perfeito, por exemplo. O mesmo boxer fechado num apartamento sem exercício frequente torna-se num animal entediado e destrutivo por exemplo.

Parao que descreve, o PA não é uma má escolha...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MarciaSilva
Membro Veterano
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

quarta mar 17, 2010 10:49 pm

O meu PA só é potencialmente perigoso quando vem a correr até mim e pode deveras derrubar-me com o seu peso :lol:
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

quinta mar 18, 2010 12:06 am

boa noite,

tome em consideração além da escolha da raça a escolha do cachorro. Não escolha o mais "giro" da ninhada mas observe as suas personalidades e peça ajuda ao criador para ajudar a avaliar o melhor para si. Como é inexperiente evite o mais timido que terá maior tendencia a ser inseguro ou medroso, nem escolha o mais "atrevido" ou "refilão" que será um cão com caracter mais dominante. Um cachorro com um caracter mais equilibrado será mas facil de guiar no seu crescimento para que se torne um cão social, educado e optimo companheiro :)

boa sorte

Joana Duarte
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

quinta mar 18, 2010 10:41 am

Carla121 Escreveu:Quero com isto dizer que neste momento posso ser chamada de leiga no que se refere a raças de cães e por isso tenho algum receio de adquirir um cão que exija de mim mais do que lhe posso dar ou que não seja o mais adequado para o que pretendo.
(...)
que goste de crianças e de cuidar delas e que simultaneamente exerça o papel de cão de guarda (este último factor é fundamental). Posto isto, qual a raça que aconselham a uma família "inexperiente"?
Não será muito fácil cumprir estes requisitos todos. Você deverá investir muitas horas a recolher informação.

Primeiro investigue sobre a educação, sociabilização e treino de cães em geral. Depois avance para a pesquisa da raça.

Lembre-se de uma regra importante. O cão tem de ter um nível de energia inferior ao seu ou das pessoas que o vão exercitar. Isto significa que se você só tem meia hora para andar a pé por dia não deverá adquirir um cão que necessite de gastar muita energia (o tamanho do jardim não conta).
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta mar 18, 2010 10:51 am

dinodane Escreveu: o muito português Serra da Estrela faz parte da lista em Itália...
Dino, já não há "lista" em Itália :wink:
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

quinta mar 18, 2010 1:52 pm

Carla121 Escreveu:Antes de mais, boa noite.

Gostaria de pedir uma ajudinha aos entendidos.

A última vez que tive um cão devia ter uns 9 ou 10 anos... entretanto já passaram uns 20 anos... :) Quero com isto dizer que neste momento posso ser chamada de leiga no que se refere a raças de cães e por isso tenho algum receio de adquirir um cão que exija de mim mais do que lhe posso dar ou que não seja o mais adequado para o que pretendo. O maior receio de todos é o de adquirir um cão potencialmente perigoso. O que eu pretendo é um cão que seja devotado à família, que goste de crianças e de cuidar delas e que simultaneamente exerça o papel de cão de guarda (este último factor é fundamental). Posto isto, qual a raça que aconselham a uma família "inexperiente"? Já agora temos preferência por cães grandes. Temos pensado num pastor alemão, mas já li tanta coisa contra e outras tantas a favor que fico um bocado indecisa. Obrigada.

E o boxer? :roll:

Já agora uma saltadinha ao perfil do boxer 8) ... Assim à laia de "publicidade"... :lol:
dinodane
Membro Veterano

quinta mar 18, 2010 1:54 pm

MDogster Escreveu:
dinodane Escreveu: o muito português Serra da Estrela faz parte da lista em Itália...
Dino, já não há "lista" em Itália :wink:
Ora aí está uma boa notícia. Obrigada pela info.

anamatias18
Membro
Registado: sábado mar 06, 2010 10:38 am

quinta mar 18, 2010 2:53 pm

CJJzazi Escreveu:Pesquise a raça Golden Retriever, é um cao lindissimo, muito obdiente,muito meigo, e protector
golden protector?

para cão de "guarda" esqueça o golden. Mais depressa se torna amigo do ladrão 8)
dinodane
Membro Veterano

quinta mar 18, 2010 2:56 pm

Para guarda nada como um alarme da Securitas ou similar. Estes nunca correrm o risco de ser envenenados ou neutralizados pelos ladrões.

Responder

Voltar para “Cães”