A escolha do animal de estimação

Fórum para todos os assuntos relacionados com a comunidade, comentários sobre o site, sugestões, ajuda e outros temas relacionados.

Moderador: mcerqueira

Responder
andreialima
Membro
Mensagens: 164
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

domingo out 12, 2003 9:45 pm

Olá novamente:

E já agora coloco também este.

"A escolha do animal de estimação

O grupo de animais de estimação não deve incluir aves exóticas ou mesmo autóctones, nem os animais retirados do seu habitat natural. Os animais de companhia devem, por isso, restringir-se aos cães e gatos; sendo que a diversidade de raças nos deixa um leque enorme de escolhas.
Mas antes de trazer um bicho para casa é importante fazer a escolha acertada quanto ao melhor animal que se adequa à nossa personalidade e às condições que temos para lhe oferecer. Nunca devem presidir à nossa escolha factores como a raridade da raça, a comparação com o animal do vizinho ou a moda. É pois, por isso, muito importante conhecer as características, as necessidades e as particularidades de um potencial animal a adoptar.


O desconhecimento das características do bicho pode trazer problemas tanto para o animal como para o dono. Por exemplo, evitar que o animal apanhe calor ou frio, isolá-lo do contacto com outros animais da mesma espécie ou encher o bicho de guloseimas (animais gordos são menos saudáveis) e mimos pode ser prejudicial para o animal. Também o dono pode sofrer traumaticamente a perda do animal, se não tiver em conta que a longevidade dos animais é bem menor que a sua e que é necessário respeitar a natureza de cada bicho.

No entanto, independentemente do animal que se escolha, há alguns cuidados a ter em conta. Entre eles destacam-se a prevenção e despiste de algumas doenças, nomeadamente a desparasitação, tanto de pulgas e carraças como de parasitas intestinais prejudiciais ao animal e àqueles que o rodeiam. As vacinas são outro cuidado a ter para que o animal se mantenha saudável e, em certos casos como a raiva (a única vacina legalmente obrigatória em Portugal), também para benefício dos humanos.

Em casos mais particulares, como o caso de bichos com pêlo comprido, é necessária a sua escovagem regular. Mas, de um modo geral, deve ter-se um cuidado especial com a pelagem do animal, pois a sua higiene evita muitos problemas (parasitas, por exemplo). Informa-te do melhor produto de higiene para o teu animal. Caso desconheças é preferível o uso de água e sabão azul-e-branco do que de detergentes, sabonetes ou perfumes.

A melhor forma de evitar doenças é conhecer os hábitos e características do animal. Para isso pode ser boa ideia recorrer ao veterinário, a revistas ou livros especializados ou a informações disponíveis em sítios dedicados ao assunto.

O cão, considerado como o melhor amigo do homem, é um animal fiel e dedicado ao dono. O que o animal revela de si é mais fruto do que o dono fez dele - brincalhão, medroso, agressivo - do que da sua raça.
Por outro lado, ao escolher um gato como companhia deve ter-se em consideração que é um bicho independente, orgulhoso, altivo e que não perdeu o seu instinto selvagem e predador. É considerado o animal das sete vidas devido à sua extrema agilidade e flexibilidade. Ao contrário dos cães, os felinos são responsáveis pela sua própria higiene e não deixam os dejectos em qualquer lado. Desenvolvem-se também mais precocemente, são mais resistentes às doenças, mas não lidam bem com os mimos em exagero. Devido ao seu comportamento reprodutivo – frequentemente miam e marcam com urina o território, e reproduzem-se mais que os cães – pode ser conveniente a esterilização de machos ou fêmeas para evitar o aumento de gatos vadios, com todas as consequências que isso implica. O gato é provavelmente uma escolha acertada para quem vive em apartamentos pequenos, para pessoas calmas e com um tempo reduzido para dedicar ao animal (fazem a higiene e exercícios sozinhos). São animais que se satisfazem facilmente com uma alimentação adequada, exercício, alguma atenção e cuidados de saúde.

Seja qual for a escolha do animal de estimação é preciso não esquecer que ele também é um ser vivo, e não um simples brinquedo que abandonamos quando nos fartamos, quando nos incomoda ou quando perdeu qualidades. Também é uma boa ideia adoptar um animal abandonado ou uma cria que alguém não quer. Os canis e gatis municipais estão cheios de animais que esperam por alguém que lhes salve a vida. Todos os cães e gatos são bons animais de companhia para quem também para eles for uma boa companhia.



Referências:

MONTEMOR, Tomás, Pés na Terra: “Comprar um cão” in Notícias Magazine n°569 de 20 Abril 2003"




Espero que gostem,

Fiquem bem ;)
andreialima
Membro
Mensagens: 164
Registado: domingo out 27, 2002 11:00 am
Localização: Um cão, duas cadelas, três gatas, um canário e muitos peixes.

domingo out 12, 2003 10:11 pm

Esqueci-me de dizer que também tirei este artigo do site www.galaxia-alfa.com :cry:

Fiquem bem, espero que gostem ;)
Galendil
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

domingo out 12, 2003 11:12 pm

oI!

Eu gostei do artigo, excepto da parte a dizer que as aves exoticas não devem ser consideradas animais de estimação. De facto, apenas os psitacideos (papagaios e afins) se tornam mansos relativamente facilmente (não sei porquê, isto soa-me mal...adiante...). As pequenas aves exóticas talvez não possam ser incluidas no grupo dos animais de companhia, uma vez que quase nunca se tornam totalmente domesticadas. No entanto, é isto que nos fascina nelas. A sua beleza selvagem. A sua alegria, pulando de poleiro para poleira, entoando os seus cantos. Creio que perderiamos muito se prescindissemos destas jioas da natureza.Um grande problema destas aves é que muitas vezes são alojadas em espaços demasiado pequenos. Quanto ao facto de serem apanhadas, a minha opinião é que a apanha devia ser levada ao minimo possível. Falta organização nestas coisas (agora está a melhorar). As aves apanhadas deviam ser entregues a criadores profissionais, e não vendidas a toda a gente - pois muito provavelmente morreriam sem acasalar, que os criariam e os difundiriam...desta maneira, a apanha de aves eram muitissimo reduzida. Ah! e a apanha devia ser levada a cabo com muito mais cuidados do que é. Grande parte dos animais apanhados morrem por falta de cuidados ou condições. Esta situação é que está mal. :(

Just my two cents ;)
Visitante

domingo fev 15, 2004 8:39 pm

Este artigo assentou-me como uma luva! :-)
Ainda não tenho um animal de estimação e embora a preferência seja um cão, ainda não está tudo decidido. Pela falta de espaço e pelo facto de não habitar num local "meu" de haver muita resistência.

Ainda estou a ponderar e gostei do artigo, faz abrir os olhos a quem pensa que um animal de estimação é um objecto de decoração.

Obrigada.
HomemPeixe
Membro Veterano
Mensagens: 451
Registado: quarta abr 30, 2003 2:44 pm
Localização: Aquários, Peixes e Plantas aquáticas

sexta fev 20, 2004 4:53 pm

andreialima Escreveu:O grupo de animais de estimação não deve incluir aves exóticas ou mesmo autóctones, nem os animais retirados do seu habitat natural. Os animais de companhia devem, por isso, restringir-se aos cães e gatos; sendo que a diversidade de raças nos deixa um leque enorme de escolhas.
É para comentar ou disser mal da noticia. Como podem existir pessoas que pensam saber qual o animal de estimação prefeito.
Passo a comentar o que está mais errado.

não deve incluir aves exóticas ou mesmo autóctones
Posso saber porque? Afinal é um animal de estimação como qualquer outro.

restringir-se aos cães e gatos
É mesmo para quem nunca teve outro animal de estimação. Tenho peixes a mais de 20 anos.
MHZ
Membro Veterano
Mensagens: 3158
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm
Localização: Um furão

sexta fev 20, 2004 7:28 pm

Esqueceu-se de que os furões (que são um pequeno carnívoro), são considerados em muitos países como o 3ºanimal de estimação. Aqui em Portugal é que só há pouco tempo se começou a ouvir falar deles. Ainda não está legalizada a sua detenção, mas estamos a fazer todos os esforços nesse sentido. E com calma chegaremos lá.
São um animal muito interessante para quem tem pouco tempo, já que dormem 18 a 20 horas por dia, requerendo poucos cuidados.
Para quem estiver interessado pode pesquisar estes sites, por exemplo:
www.angelfire.com/art2/bluefairy

http://reinodosfuroes.no.sapo.pt

http://www.redmap.co.uk/ferretsabout/

E já agora visitem e assinem, a petição para a sua legalização:
http://pwp.netcabo.pt/ferrets/

MHZ
Responder

Voltar para “Arca de Noé Vivapets.com”