Convívio entre gatos (URGENTE)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
igomes
Registado: sábado nov 23, 2002 1:06 pm

segunda out 13, 2003 9:59 am

Possuo 3 gatos (uma com 11 anos e dois machos castrados com 9 e 6 anos). Há cerca de 3 semanas levei para casa um gato abandonado adulto (segundo o vet já com 2 anos), o qual castrei e desparasitei. É uma coisinha linda, fôfa e meiga, mas os meus outros gatos não o aceitam, havendo lutas constantes com o novo gato. :cry: Isto tudo deixa-me muito triste, principalmente porque não sei como proceder para educar os gatos mais velhos a aceitarem o novo gato. Sempre que levo um gato pequeno para casa eles adoptam-no logo - já passaram dezenas de gatos pequenos por minha casa, que acabo por dar a alguém, e isto nunca aconteceu... preciso urgentemente que me aconselhem :cry:
rita_x
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2003 8:26 am
Localização: Trinca - cadelinha e Miss - Gatinha ambas já partiram e agora os meus amores Dandy, Gastão e Cherry,

segunda out 13, 2003 10:03 am

Não tenho grande experiência. Mas há poucos dias adoptei uma gatinha para uns amigos meus que já têm um gato com um ano e meio e a D. Carolina da Catus (a quem adoptei) aconselhou a separar os gatos nos 1ºs tempos. deixar que o novo gato reconheça a casa e fique à vontade. Ao mesmo tempo os outros pelo cheiro também se vão apercebendo que existe novo gato em casa. Tente devagarinho, não o solte de repente ao pé dos outros.

Boa sorte
e vá dando notícias

rita
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

segunda out 13, 2003 10:10 am

Olá

Por vezes é muito difícil o relacionamento entre gatos adultos e principalmente machos, a aproximação deveria ter sido mais lenta, quero dizer, tentar aos poucos essa aproximação. Agora é ter calma, manter o gatinho novo mais protegido, deixa-lo num quarto separado e aos poucos e sempre debaixo da sua vigilância a aproximação entre os três.
Sei que essas guerras são terríveis, chegam a magoar-se a sério, mas com calma e perseverança vai ser um sucesso. As coisas difíceis são as que mais prazer nos dão, e em pouco tempo vai ter todos juntos.

Franky
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda out 13, 2003 10:45 am

OLá

bem vindo aqui á Arca.

O melhor é separar os gatinhos e aos poucos juntá-los. Tente que eles vão cheirando o novo gatinho através de uma porta. Dê uma mantinha ao novo gato e depois coloque essa mesma manta junto dos outros gatos para que sintam o cheiro do novo e o aceitem melhor.

Beijokas
Kathleen
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda out 13, 2003 11:04 am

Olá!

Pois, nunca se junta assim de repente um novo gato, e adulto para mais, com os gatos residentes. É normal que eles reajam assim ...
Agora tem de fazer o que deveria ter começado por ser: separá-lo uns tempos, e 1º ir juntando estando presente, a ver como reajem.
Uma questão importante:o já fez (ou estava feito) despiste de FIV e FELV nesse gatinho? É que se não fez, pode inclusivamente ter posto em risco os que já tinha. É preciso muito cuidado!

Boa sorte para a "aproximação"!! ;) ;) ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”