Esta ideia surgiu-me a partir da leitura do tópico das meNinas e da preocupação com a situação delas. Aí se falou desta ideia antes de ter sido aberto este tópico. Daí esta resposta da Perapado.perapado Escreveu:Arguida Escreveu:Só uma pergunta sem pretender qualquer tipo de polémica. Nessa campanha que estão a tentar organizar os animais não são entregues de imediato sem ver as conidções dos potenciais interessados pois não?
É que se assim não for ... sinceramente acho perigoso. Pergunto isto, porque as Associações duma forma geral quando fazem este tipo de campanhas, falam com as pessoas, "obrigam" a assinar o tal termo de responsabilidade e ... seja o que Deus quiser pois estou em crer que a maior parte delas por manifesta falta de tempo, não terão tempo (perdoem a redundância) para averiguar se o animal está bem, se as conidções são boas, etc, etc...
Também questionei sobre isso e já me foi respondido...
Vamos organizar uma campanha de adopção p/ os n/ protegidos?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
De nada, comadre.Arguida Escreveu:Ok![]()
Obrigada pela resposta "comadre"
![]()
![]()

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2008 10:12 pm
acho a ideia boa

Tassebem, fez bem em abrir este tema neste fórum, concordo que será mais visível pelos possíveis interessados em dar sugestões e participar.
Quanto à ideia, como já tive oportunidade de dizer no tópico das Ninas, acho que poderia ser uma boa iniciativa e mais valia para muitos animais que esperam por uma oportunidade de encontrar uma família e ou porque são pouco divulgados, ou porque não são muito fotogénicos acabam por ficar no esquecimento.
Será diferente o possível adoptante, ver um animal ao vivo e deixar-se "enfeitiçar por ele", do que olhar para milhentos emails ou tópicos de adopção que causam um enorme desgaste psicológico a quem goste de animais, além de ser muito mais difícil de escolher um. Digo eu que nunca escolhi nenhum animal dos que tenho ou tive.
Sabemos que nestas campanhas há adopções por impulso, como há noutras circunstâncias de adopção, daí a Tassebem ter explicado a forma de procedimento para as referidas adopções.
As associações também deveriam fazer acompanhamento, numa maioria não o fazem por falta de recursos humanos e como diz a Arguida, assina-se o Termo de responsabilidade e fé em Deus e no adoptante. Com dois animais que adoptei através de Associações passou-se isso, se eu os tivesse abandonado, eles não fariam a mais pequena ideia e no caso da cadelinha por variadas razões, deveriam estar ainda muito mais atentos (continua cá e tratada como uma princesa).
Portanto, se cada um dos responsáveis pelos animais estiver presente, fará a triagem que melhor entender para concretizar a adopção, tal como o faria se estivesse a fazê-lo da sua casa. A ideia não seria haver um responsável pela adopção de todos os animais.
Bobbyca, infelizmente em todo o País existem muitos animais a precisar de adopção, penso que a Tassebem falou em Lisboa e arredores porque ela é de Lisboa e esta ideia, ela deu-a na sequência de uma resposta ao tópico das cadelinhas Ninas que estão para adopção, também elas e eu somos dos arredores de Lisboa. Sendo possível levar para a frente com êxito esta ideia na zona de Lisboa, certamente se poderia estender a outros pontos do País ou vice-versa. Partindo do principio que cada qual se iria deslocar e acompanhar os animais de que seria responsável e claro que a entreajuda também ficaria bem a todos.
Eu pessoalmente estou na disposição de dar a minha colaboração no que me for possível, até porque sou parte interessada em arranjar bons adoptantes para animais dos quais me sinto responsável.
Não tenho nenhuma experiência em organizações de eventos desta natureza, não faço ideia do que será necessário, mas vou tentar informar-me com pessoas habituadas a estas lides.
Esperemos que apareçam aqui pessoas a dar dicas úteis e que saibam também em concreto quais os procedimentos necessários para a ideia se transformar num acto real.
Depois, se o local poderá ser a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos ou o Palácio da Ajuda, já será uma decisão a tomar numa situação em que o projecto esteja mais avançado e conforme a autorização que haja para esse efeito.
Senhor(a) Pausanias,
Admiro sinceramente a sua pachorra para entrar em tópicos só com o intuito de desvirtuar.
Se não tem ideias construtivas, porque não ficar "calado"? Essas suas ironias não ajudam nada nem ninguém, só o seu "ego".
Sinceramente não o(a) consigo entender: tempo a mais talvez. Se não dá dinheiro e se não pede, qual é o seu problema?
Parece-me que quando lê só vê €€.
Está bem explicado que a ideia, seria levar animais a campanhas de adopção, com a finalidade de eles encontrarem donos responsáveis que lhes proporcionem uma vida digna para sempre; não ir fazer uma exposição de animais, com uma caixinha de esmolas na frente de cada um.
Parabéns Tassebem pela ideia…
Quanto à ideia, como já tive oportunidade de dizer no tópico das Ninas, acho que poderia ser uma boa iniciativa e mais valia para muitos animais que esperam por uma oportunidade de encontrar uma família e ou porque são pouco divulgados, ou porque não são muito fotogénicos acabam por ficar no esquecimento.
Será diferente o possível adoptante, ver um animal ao vivo e deixar-se "enfeitiçar por ele", do que olhar para milhentos emails ou tópicos de adopção que causam um enorme desgaste psicológico a quem goste de animais, além de ser muito mais difícil de escolher um. Digo eu que nunca escolhi nenhum animal dos que tenho ou tive.
Sabemos que nestas campanhas há adopções por impulso, como há noutras circunstâncias de adopção, daí a Tassebem ter explicado a forma de procedimento para as referidas adopções.
As associações também deveriam fazer acompanhamento, numa maioria não o fazem por falta de recursos humanos e como diz a Arguida, assina-se o Termo de responsabilidade e fé em Deus e no adoptante. Com dois animais que adoptei através de Associações passou-se isso, se eu os tivesse abandonado, eles não fariam a mais pequena ideia e no caso da cadelinha por variadas razões, deveriam estar ainda muito mais atentos (continua cá e tratada como uma princesa).
Portanto, se cada um dos responsáveis pelos animais estiver presente, fará a triagem que melhor entender para concretizar a adopção, tal como o faria se estivesse a fazê-lo da sua casa. A ideia não seria haver um responsável pela adopção de todos os animais.
Bobbyca, infelizmente em todo o País existem muitos animais a precisar de adopção, penso que a Tassebem falou em Lisboa e arredores porque ela é de Lisboa e esta ideia, ela deu-a na sequência de uma resposta ao tópico das cadelinhas Ninas que estão para adopção, também elas e eu somos dos arredores de Lisboa. Sendo possível levar para a frente com êxito esta ideia na zona de Lisboa, certamente se poderia estender a outros pontos do País ou vice-versa. Partindo do principio que cada qual se iria deslocar e acompanhar os animais de que seria responsável e claro que a entreajuda também ficaria bem a todos.
Eu pessoalmente estou na disposição de dar a minha colaboração no que me for possível, até porque sou parte interessada em arranjar bons adoptantes para animais dos quais me sinto responsável.
Não tenho nenhuma experiência em organizações de eventos desta natureza, não faço ideia do que será necessário, mas vou tentar informar-me com pessoas habituadas a estas lides.
Esperemos que apareçam aqui pessoas a dar dicas úteis e que saibam também em concreto quais os procedimentos necessários para a ideia se transformar num acto real.
Depois, se o local poderá ser a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos ou o Palácio da Ajuda, já será uma decisão a tomar numa situação em que o projecto esteja mais avançado e conforme a autorização que haja para esse efeito.
Senhor(a) Pausanias,
Admiro sinceramente a sua pachorra para entrar em tópicos só com o intuito de desvirtuar.
Se não tem ideias construtivas, porque não ficar "calado"? Essas suas ironias não ajudam nada nem ninguém, só o seu "ego".
Sinceramente não o(a) consigo entender: tempo a mais talvez. Se não dá dinheiro e se não pede, qual é o seu problema?
Parece-me que quando lê só vê €€.
Está bem explicado que a ideia, seria levar animais a campanhas de adopção, com a finalidade de eles encontrarem donos responsáveis que lhes proporcionem uma vida digna para sempre; não ir fazer uma exposição de animais, com uma caixinha de esmolas na frente de cada um.
Parabéns Tassebem pela ideia…
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
Quero só deixar aqui um apontamento: os Termos de Responsabilidade de Adopção valem o que valem legalmente - ou seja nada...
Eu apresento-os e fico com eles mais para ter os dados do adoptante.
Enquanto os animais continuarem a ser considerados »coisas» e a terem valor 0 não há TRA que funcione no meio legal e judicial português.
O TRA mais eficaz ainda é o da Bianca - podem ir ao site desta associação.
Foi debatido no encontro das Boas Práticas, no Seixal.
É uma questão de alteração do texto - quem entrega o animal ficará mais «protegido» e poderá actuar mais eficazmente no caso de ter de o ir buscar ao adoptante...
Enquanto os animais continuarem a ser considerados »coisas» e a terem valor 0 não há TRA que funcione no meio legal e judicial português.
É uma questão de alteração do texto - quem entrega o animal ficará mais «protegido» e poderá actuar mais eficazmente no caso de ter de o ir buscar ao adoptante...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
<p><strong>só sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm
* Penso que se devia criar uma comissão com alguns elementos para tratarem das papeladas...alguém com mais tempo livre? ou com maior disponibilidade para ir falar com os detentores do poder de decisão (CML - PSP - outros)?MiausRafa Escreveu:Todas as ideias que sejam com o intuito de contribuir para um futuro melhor dos animais são válidas. Esta a mim parece-me muito boa.
Não há sugestões
* Tentar marcar a data - a Primavera começa amanhã

* Depois com dados mais concretos e autorizados lançar a iniciativa junto das associações/foruns para que possam inscrever-se...
* Ver, mediante o espaço escolhido/cedido, como se fará a divisão dos inscritos...
* Separação de gatos / cães...
* Feitura de Cartaz
* Divulgação junto dos media
* Garantir a presença de veterinários (até para a vacinação/chipagem - aqui talvez falando com os serviços do Canil da CML se pudesse chegar a acordo)
* Se o local escolhido fosse central seria interessante contactar algum grupo artístico para ir animando o dia (mímica, palhaços, música, etc...), a custo 0 claro está...

digam de vossa jutiça
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
Claro que os termos de responsabilidade não valem nada, ninguém é mais responsável só porque assinou um.Pequebrado Escreveu:Quero só deixar aqui um apontamento: os Termos de Responsabilidade de Adopção valem o que valem legalmente - ou seja nada...Eu apresento-os e fico com eles mais para ter os dados do adoptante.
Valem como diz, para se ficar com os elementos do adoptante, de forma a tentar não lhe perder o rasto. É necessário que haja um acompanhamento após adopção, mas essa parte a maioria das pessoas que anda nestas lides sabe.
Neste fase o que pretendemos é saber como proceder para fazer a campanha. Para as Associações isso não é difícil, não sei se na situação de um grupo de pessoas particulares ( o nosso caso), se basta ir junto de uma junta de freguesia ou da Adeministração de uma zona comercial para fazer o pedido.
Penso que o 1º passo seria: Alguém, com tempo, jeito e vontade para organizar esta parte.
Ultrapassada esta fase mais generica, sabendo em que locais e em que condições se poderia avançar, partiríamos para a seguinte: saber quais os responsáveis que quereríam estar presentes com os seus animais para adopção.
Também o número presente deveria ser um número razoável.
Não se perderia que entretanto como há elementos com muito mais experiência em adopções do que outros, se pudesse falar e alertar os menos experientes para as triagens e condições de entrega dos animais ( mas nesta parte da selecção do adoptante e forma de entrega e acompanhamento seria sempre o responsável pelo animal a decidir conforme entendesse ser o melhor.)
A Tassebem esclareceu no ínicio que não seriam campanhas em que os animais fossem entregues no próprio dia e isso deveria ser válido para todos os animais.
-
- Membro Veterano
Desculpem-me pela falta de atenção ao tópico, mas logo que tenha um bocadinho mais de vagar cá voltarei. 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Tassebem:Arguida Escreveu:Só uma pergunta sem pretender qualquer tipo de polémica. Nessa campanha que estão a tentar organizar os animais não são entregues de imediato sem ver as conidções dos potenciais interessados pois não?
É que se assim não for ... sinceramente acho perigoso. Pergunto isto, porque as Associações duma forma geral quando fazem este tipo de campanhas, falam com as pessoas, "obrigam" a assinar o tal termo de responsabilidade e ... seja o que Deus quiser pois estou em crer que a maior parte delas por manifesta falta de tempo, não terão tempo (perdoem a redundância) para averiguar se o animal está bem, se as conidções são boas, etc, etc...
Ca vim dar com o topico

Acho uma optima ideia e faco minhas as palavras da Arguida...! Com pes e cabeca, os animais serao bem entregues, ao contrario do que se verifica, infelizmente, em algumas campanhas...
Nao vou conseguir ler o resto do topico (a minha ligacao esta uma vergonha, para alem de ter que lidar com a falta de acentos que me retira a vontade de estar para aqui a escrever

Como pretendem fazer isso? Centros Comerciais? Jardins Publicos?
Normalmente, se for num Centro Comercial, tenham em mente falar primeiro com a Administracao do dito... convem irem 2 ou 3 pessoas idoneas.
Se for num jardim Publico ou numa Feira de Levante (p.e.), e irem falar com a Junta de Freguesia da Area...!

Tassebem, por favor nao se esqueca de me manter informada ja que nao sei quanto mais tempo a minha ligacao continuara marada

Faco votos que corra tudo bem.
Penso neste caso nao ser preciso dinheiro mas se for preciso (espero que nao

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
Obrigada pela dica, Pequebrado.Pequebrado Escreveu:Quero só deixar aqui um apontamento: os Termos de Responsabilidade de Adopção valem o que valem legalmente - ou seja nada...
-
- Membro Veterano
Ou seja, isto seria uma coisa com uma dimensão pequena, pelo menos à partida. Já seria bastante bom se a conseguíssemos organizar nos moldes mais básicos, digamos assim.Pequebrado Escreveu:* Penso que se devia criar uma comissão com alguns elementos para tratarem das papeladas...alguém com mais tempo livre? ou com maior disponibilidade para ir falar com os detentores do poder de decisão (CML - PSP - outros)?MiausRafa Escreveu:Todas as ideias que sejam com o intuito de contribuir para um futuro melhor dos animais são válidas. Esta a mim parece-me muito boa.
Não há sugestões
* Tentar marcar a data - a Primavera começa amanhã![]()
Também penso que se deveria criar uma comissão para levar esta ideia avante.
Infelizmente, eu talvez possa a vir a dar algum apoio (todo o que puder, evidentemente), mas não tenho tempo de momento para fazer parte dessa comissão.
Portanto, pessoas que tenham algum tempo disponível precisam-se.
Precisava-se também de alguém que tivesse experiência neste tipo de campanhas, para informar dos passos necessários. Se não puder fazer parte da dita comissão, paciência, mas as informações que pudesse dar já seriam valiosas.
Não sei, por exemplo, quando se pensasse numa data e num local, a que entidades se teria de ir pedir autorização.
* Depois com dados mais concretos e autorizados lançar a iniciativa junto das associações/foruns para que possam inscrever-se...
A minha ideia inicial era a de a campanha abranger apenas animais de foristas da Arca de Noé, como a Miaus, a Pequebrado, etc., que tenham animais para adopção. Naturalmente, quem pegar na ideia depois fará o que quiser dela, mas à partida seria isto: uma campanha de membros da Arca de Noé.
* Ver, mediante o espaço escolhido/cedido, como se fará a divisão dos inscritos...
* Separação de gatos / cães...
* Feitura de Cartaz
* Divulgação junto dos media
* Garantir a presença de veterinários (até para a vacinação/chipagem - aqui talvez falando com os serviços do Canil da CML se pudesse chegar a acordo)
Cartaz, media e veterinários: também não me parece necessário apostar muito nisto. Cartaz precisaríamos de um ou dois, pata ter no local a chamar a atenção, e que poderia ser feito à mão por quem tivesse jeito para essas coisas. Media: claro que, se alguém tem contactos nos media e estes estiverem interessados em divulgar, não seria mau. Quanto aos veterinários: a ideia não é fazer vacinação, etc., no local. Tudo isso se processaria como numa adopção "caseira". O animal pode até já estar com tudo isso feito, ou não. O responsável e o adoptante depois tratariam disso individualmente.
* Se o local escolhido fosse central seria interessante contactar algum grupo artístico para ir animando o dia (mímica, palhaços, música, etc...), a custo 0 claro está...
Se alguém conhecer algum grupo disposto a isso, claro que seria vantajoso.
digam de vossa jutiça
Isto é:
1) ver quantos animais seriam
2) escolher uma data e um local
3) para os cães não sei se é preciso, mas arranjar gaiolas para os gatos
4) pedir autorização às autoridades competentes
5) na data, levar os animais ao local e tratar com os possíveis adoptantes
6) no fim do dia, ir levar os animais onde estavam
7) a partir daí, cada um estará por sua conta
Como dizia a Miaus, claro que toda a entreajuda será bem-vinda e preciosa. Por exemplo: nessa data eu não tenho nenhum animal para adopção, mas isso não impede que não colabore em ir buscar e levar animais, que não esteja presente, etc.
Para além do que eu referi acima e que seria o básico, evidentemente que tudo o que vier por acréscimo e que seja positivo, óptimo.

-
- Membro Veterano
Concordo com o que sublinhei na intervenção da Miaus.MiausRafa Escreveu:Claro que os termos de responsabilidade não valem nada, ninguém é mais responsável só porque assinou um.Pequebrado Escreveu:Quero só deixar aqui um apontamento: os Termos de Responsabilidade de Adopção valem o que valem legalmente - ou seja nada...Eu apresento-os e fico com eles mais para ter os dados do adoptante.
Valem como diz, para se ficar com os elementos do adoptante, de forma a tentar não lhe perder o rasto. É necessário que haja um acompanhamento após adopção, mas essa parte a maioria das pessoas que anda nestas lides sabe.
Neste fase o que pretendemos é saber como proceder para fazer a campanha. Para as Associações isso não é difícil, não sei se na situação de um grupo de pessoas particulares ( o nosso caso), se basta ir junto de uma junta de freguesia ou da Adeministração de uma zona comercial para fazer o pedido.
Penso que o 1º passo seria: Alguém, com tempo, jeito e vontade para organizar esta parte.
Ultrapassada esta fase mais generica, sabendo em que locais e em que condições se poderia avançar, partiríamos para a seguinte: saber quais os responsáveis que quereríam estar presentes com os seus animais para adopção.
Também o número presente deveria ser um número razoável.
Não se perderia que entretanto como há elementos com muito mais experiência em adopções do que outros, se pudesse falar e alertar os menos experientes para as triagens e condições de entrega dos animais ( mas nesta parte da selecção do adoptante e forma de entrega e acompanhamento seria sempre o responsável pelo animal a decidir conforme entendesse ser o melhor.)
A Tassebem esclareceu no ínicio que não seriam campanhas em que os animais fossem entregues no próprio dia e isso deveria ser válido para todos os animais.
Quanto a estes aspectos, deveria ser redigida pela comissão uma declaração prévia em que o participante na campanha se comprometesse a actuar em conformidade com os princípios de uma adopção responsável, incluindo o de não entregar o animal no momento.