Novo membro da familia: sim ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PaulaTraum
Membro Júnior
Registado: sexta mar 19, 2010 8:46 pm

sexta mar 19, 2010 8:52 pm

Boa noite.
Deparo-me com um problema, e gostaria de saber a opinião dos utilizadores do forum.
Tenho uma cadela com cerca de 12 anos, e a cerca de 6, 7 anos tinha outro cão que entretando faleceu.
Numa conversa de familia, estavamos a falar sobre a possibilidade de adoptar um cão, já que cada vez mais a animais abandonados, e temos possibilidades tanto a nivel financeiro, como disponibilidade de horario para dar atenção ao animal.
Acontece que a minha cadela, desde que o meu cão morreu, ficou extremamente anti-social, de tal maneira que até hoje, só me lembro de ela se dar bem com um cão, que de vez enquanto vinha a minha casa ter com ela.
Não sei porque não aceita outros animais, mas pelo que observo, ela reage realmente mal é as cadelas, muito mais que aos cães.
Não quero adoptar um cão por impulso, quero que seja uma decisão bem ponderada, mas não sei como ultrupassar este problema, pois se a minha cadela não aceitar nenhum cão, não poderei colocar o bem estar dela, por minha irreponsabilidade.
Agradecia opiniões, e se alguem têm alguma historia parcida, e tiverem conselhos, agradecia :)
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta mar 19, 2010 9:08 pm

eu adoptei uma bebé há cerca de 3 semanas através de um site de adopção - não tenho outro cão, contudo acho que faria do seguinte modo:
Procuraria o cão ou cadela e se possível bébé - existem muitos bébes rafeiros à procura de um lar, depois de "escolhido" tentaria "apresentar os dois. Parece-me que os bebés normalmente são bem aceites... e depois da reacção logo veria.
Claro que terá de reforçar os mimos e atenção da sua menina mais velha. Pessoalmente penso que funciona da mesma maneira que com as crianças.
Friso que não tenho experiência nessa matéria, mas o que aqui escrevo baseia-se na observação de outos amigos que têm cães... :?
Cumprimentos
Vanda O.
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
PaulaTraum
Membro Júnior

sexta mar 19, 2010 9:54 pm

Ja pensei nisso. Mas a minha duvida e se por exemplo, eu vou ao canil, e ela lá ate se da bem com o cão, mas depois chega a casa, e começa os conflitos com o cão, o que faço? é uma situação bastante complicada.
Em relação a raça, eu até dava preferencia a algum rafeiro que estivesse em vias de ser abatido, ou que necessita-se de uma familia urgentemente, nisso não tenho qualquer tipo de seleção =/
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

sexta mar 19, 2010 10:36 pm

quando eu falava em escolher era um bébé - penso que é mais fácil.

eu vi este tópico e acho que tem indicações preciosas da forista Dinodane...
Leia talvez ajude :?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=77187
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
PaulaTraum
Membro Júnior

sábado mar 20, 2010 8:16 am

realmente o topico ajudou.
mas se tivessem mais opinioes agradecia imenso.
nlol
Membro
Registado: quinta ago 20, 2009 4:33 pm

sábado mar 20, 2010 12:12 pm

Eu antes de adoptar porque não tenta passear primeiro com a sua cadela por locais com outros cães para ela começar a socializar aos poucos.
Depois eu adoptaria um macho (porque a animais muito territoriais embora seja mais comum em cães machos), quando adopta já deve vir castrado.
Eu não adoptaria bebe, mas sim um juvenil ou adulto que em adulto fica-se do tamanho da cadela.
Para no caso de ela o morder, haver menos gravidade na ferida (para não o matar).
Porque não tenta ser inicialmente Fat do cão escolhido e depois se resultar concretiza a adopção?
O meu cão demorou quase 2 semanas a conquistar três gata só lhe falta 2 e já vai para 4 semana.
O truque é não andar a esconder um do outro senão nunca se vais habituar.
PaulaTraum
Membro Júnior

sábado mar 20, 2010 12:42 pm

por acaso ja tinha pensado em ser fat
uma vez tive uma cadela durante dois dias comigo
e a minha cadela não reagiu nada bem quando estavam as duas dentro de casa, inclusive, tivemos de as separar, porque realmente nem uma nem a outra gostavam de estar juntas
mas quando iam passear as duas davam-se bastante bem
barcellos
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

sábado mar 20, 2010 12:57 pm

Boa tarde, Paula... :wink:

Vou aqui expôr a minha opinião e partilhar a minha experiência...

Desde miúda que tenho Boxer's e desde há 2 anos para cá tenho um rafeiro, resgatado da rua...

Posso lhe dizer que temos normalmente 2 animais para fazerem companhia um ao outro...Faz agora no dia 25/04, 4 anos que faleceu o meu Negrito e tinhamos adquirido a Iara em bébé, portanto o Negrito era o companheiro dela...Quando ele morreu, a Iara deixou de comer, não queria brincar, não queria nada... ao ponto de emagrecer imenso...Aí, a minha mãe foi comprar outro Boxer para fazer companhia à Iara!

As 1ªs vezes que tentámos juntá-los a Iara só lhe queria morder, mas como era um bébé lá se foi adaptando e hoje em dia quando sai um para ir ao vet ou a outro sitio, nota-se que ficam super tristes...

Uma vez que a sua cadela já tem 12 anos, o meu conselho é ou um bébé ou um adulto, mas sempre macho...pois pelo que depreendo a sua menina, quer ser a Princesa dos donos... :lol:

Se avançar para um cão adulto, o meu conselho é quando eles forem apresentados, deverá ser num espaço ao ar livre e ao entrarem na vossa casa, entrarem os 2 ao mesmo tempo... para não haver dispustas... :wink:

Espero ter ajudado, com as minhas opiniões... :wink:

Cumprimentos, Barcellos
PaulaTraum
Membro Júnior

sábado mar 20, 2010 2:32 pm

pois ela sem duvida que e a princesa da casa, e gosta de ter atenção toda para ela, não sei se e por ter sido abandonada em bebe, mas ela está sempre a pedir festinhas, sempre, sempre, sempre, e quando nao da-mos, ela vai com o focinho e pede-nos, por isso sem duvida gosta de atenção.
a minha ideia era tambem ter um macho, mais ou menos na estrutura dela.
em relação a estar com outros cães, eu normalmente levo-a passear a rua todos os dias, e as vezes há outros cães, e umas vezes ela ate reage bem, mas outras começa a rosnar, mas nunca acontece anda porque ela anda de trela :wink:
barcellos
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

sábado mar 20, 2010 2:36 pm

Paula, deixo aqui este tópico de uns cachorrinhos... :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=77470

Cumprimentos, Barcellos
PaulaTraum
Membro Júnior

sábado mar 20, 2010 2:39 pm

são tao lindos
e a lá um macho

era uma boa hipotece :S
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado mar 20, 2010 3:04 pm

Olá PaulaTraum!
Tenho cães desde que me conheço como gente, todos se dão bem se formos justos nas "guerras" que eles arranjam entre eles, mas sempre atentos a qualquer problema maior que possa surgir e tentar resolver da melhor forma.
Não é muito complicado, basta alguma paciência e dedicação :wink:

Já agora, um menino lindo que está para adopção:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=77426
PaulaTraum
Membro Júnior

sábado mar 20, 2010 3:31 pm

o maior risco, e que eu tenho mais receio é se andam a "guerra" fisicamente e um deles se magoa aserio :s não sei se isto influência mas a minha cadela, têm a mania de matar bichinhos como pardais e lagartixas, não o faz muitas vezes, até porque eu não gosto e ralho sempre com ela, mas não sei se isto influência comportamento agressivos :s
PaulaTraum
Membro Júnior

sábado mar 20, 2010 3:33 pm

em relação ao topico que me deu
eu já tinha visto o cãozinho é extremamente lindo
e por acaso foi um dos meus favoritos quando o vi
e macho
e ainda e jovem
e muito lindo
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sábado mar 20, 2010 3:36 pm

Há gente que, quando não tem chatices, gosta de as arranjar :roll: A cadela já tem 12 anos, para que é que a vai chatear com um cão novo? Porque é que não espera que ela se vá? Já não deve faltar muito (eu sei que é um bocado directo para muitos gostos, mas é mesmo assim ...)
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Responder

Voltar para “Cães”