criaçao de gerbinhos

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
chinchy
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 4:10 pm

quarta mar 17, 2010 4:42 pm

boa dia bom dia a quem e uma flor.

eu tenho dois gerbos, machos, lilac, irmao e muito bonitos. chamam-se peramanca e bacalhoa. tenho um aquario para eles bem grandinho (70*30*40) com dois andares que "apetrechei" com tuneis, varios niveis, e uma casinha de madeira. acho que tenho dois gerbitos mt felizes portanto

o que se passa, e que, na medida que adoro os meus bebes, queria certificarme como criadora. so que nao sei como e que isso se faz. n lhes vou "arranjar" uma namorada para depois nao ter uqe fazer aos filhotes

o que gostava de saber e, em primeiro, se ha mercado para criaçao de gerbos

em segundo, e se a primeira resposta for positiva, como me posso certificar como criadora para ter filhotes o mais saudaveis e felizes possiveis

agradeço qualquer resposta^^
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sexta mar 19, 2010 9:10 am

Bem...mercado há sempre, mas é muito relativo. Se os deres de borla, há sempre quem queira, se for a pagar já não sei... Mas é melhor pensares bem nisso, porque podes ter grandes desgostos. Eu cheguei a ter criação de hamsters e depois oferecia; mas primeiro, pouca gente quer, mesmo que seja de borla (isto aplica-se a qualquer animal); em segundo, não sabem cuidar deles como deve ser, mesmo que lhes expliques: havia deles que duravam uma semana na nova casa, e na minha casa os irmãos duravam 3 ou 4 anos. E claro, se pretendes fazer dinheiro com isso...provavelmente não vais longe.
Quanto à certificação: a melhor mesmo é seres uma criadora atenciosa e responsável, o que interessa mesmo é teres ninhadas saudáveis e bem tratadas (e sem consanguinidade, claro - é essencial que não faças cruzamentos de familiares, como deixam nas lojas - pais com filhos, irmãos com irmãs, etc.)
inte alla förtjänar att leva...Titta bara på b, mb och k. ..
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta mar 19, 2010 11:25 am

chinchy Escreveu:boa dia bom dia a quem e uma flor.

eu tenho dois gerbos, machos, lilac, irmao e muito bonitos. chamam-se peramanca e bacalhoa. tenho um aquario para eles bem grandinho (70*30*40) com dois andares que "apetrechei" com tuneis, varios niveis, e uma casinha de madeira. acho que tenho dois gerbitos mt felizes portanto

o que se passa, e que, na medida que adoro os meus bebes, queria certificarme como criadora. so que nao sei como e que isso se faz. n lhes vou "arranjar" uma namorada para depois nao ter uqe fazer aos filhotes

o que gostava de saber e, em primeiro, se ha mercado para criaçao de gerbos

em segundo, e se a primeira resposta for positiva, como me posso certificar como criadora para ter filhotes o mais saudaveis e felizes possiveis

agradeço qualquer resposta^^
Hepa...eu que tenho mais ou menos de momento à volta de 130gerbos nem penso nessas coisas quanto mais agora voce com tao pouquitos :lol:
Mercado há e não é pouco...mas não é com eles vivos. :twisted: :twisted: Para alimento de cobra é um mimo. Vivos é complicado "despacha-los" por varias razões que o user anterior referiu.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta mar 19, 2010 11:26 am

Os gerbos vivem em colonias, e têm hierarquia, nem todos na colonia procriam, a matriarca geralmente é quem vai fazendo ninhadas, a estrutura hierarquica é diferente dos hamsters ;) e muitas vezes nos gerbos podem passar meses sem uma unica ninhada. E é fazendo cruzas dentro da ninhada separada que se conseguem apurar genes e chegar ás cores pretendidas adicionando depois outros genes, problemas de consaguinidade são raros.
ivonegodoia
Membro Veterano
Registado: quinta mar 18, 2010 11:20 am

sexta mar 19, 2010 12:20 pm

Bondage2010 Escreveu:Os gerbos vivem em colonias, e têm hierarquia, nem todos na colonia procriam, a matriarca geralmente é quem vai fazendo ninhadas, a estrutura hierarquica é diferente dos hamsters ;) e muitas vezes nos gerbos podem passar meses sem uma unica ninhada. E é fazendo cruzas dentro da ninhada separada que se conseguem apurar genes e chegar ás cores pretendidas adicionando depois outros genes, problemas de consaguinidade são raros.
mas isso é feito por quem sabe o que é o pinocanso
<p><strong>Eu gosto mesmo &eacute; de sentir a press&atilde;o!!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
chinchy
Membro

sexta mar 19, 2010 2:20 pm

agradeço os conselhos

eu nao defeni nada, mas como gosto tanto dos meus animais, achei que fosse uma boa forma de me dedicar mais a eles

eu sei o que e pinocanço pah, so n sabia que havia gerbos gays. pinguins e macacos ha, agora gerbos...

e nao obrgada, mas nao quero mmetar os bebes para alimentar cobras, aidna que goste muito de repteis^^ gosto mais de gerbos
Bondage2010
Membro Veterano

sexta mar 19, 2010 5:12 pm

chinchy Escreveu:agradeço os conselhos

eu nao defeni nada, mas como gosto tanto dos meus animais, achei que fosse uma boa forma de me dedicar mais a eles

eu sei o que e pinocanço pah, so n sabia que havia gerbos gays. pinguins e macacos ha, agora gerbos...

e nao obrgada, mas nao quero mmetar os bebes para alimentar cobras, aidna que goste muito de repteis^^ gosto mais de gerbos
Há lojas que trocam as crias por ração...mas podem não aceitar sempre e ficas com os excessos e na maior parte da vezes os machos jovens são expulsos da colonia...pensa bem ou daqui a pouco vais ter a casa cheia de aquario/terrario ;)
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

sexta mar 19, 2010 5:47 pm

Bondage2010 Escreveu:
chinchy Escreveu:agradeço os conselhos

Há lojas que trocam as crias por ração...mas podem não aceitar sempre e ficas com os excessos e na maior parte da vezes os machos jovens são expulsos da colonia...pensa bem ou daqui a pouco vais ter a casa cheia de aquario/terrario ;)
Esse é um dos meus maiores problemas cold...colonias formados que se dao impecavelmente dentro delas..e de repente tens lutas horriveis por causa de um macho que foi mais "arisco" ou alguma femea que esteja a tentar a dominancia etc.

Os gerbos sao animais, no meu entender, um bocado chatos de se ter quando uma colonia tem 2,3 ou4 elementos...se quisermos adicionar mais um(adulto) temos um "problema" entre maos.
Eu cá em casa prefiro sempre iniciar colonias novas com gerbos piquenos, selecciono de ninhadas ou arranjo de outras pessoas, mas sempre em piquenos. É mais facil a adesao. E por via das duvidas nao vá eu querer acrescentar algo mais no futuro...tento evitar isso juntando padroes que me interessam logo ao inicio, assim já fica. Tenho colonias com 20gerbos, outras com menos etc.
São um animal bastante interessante mas tem os seus "problemas"
Bondage2010
Membro Veterano

sexta mar 19, 2010 8:52 pm

miguelabm Escreveu:(...)
São um animal bastante interessante mas tem os seus "problemas"
Mas dos roedores são dos que t~em uma palete de cores mais completa e fascinante e uma estrutura social a meu ver tb muito complexa o que os torna uns bixinhos muito especiais ;)
chinchy
Membro

sexta mar 19, 2010 8:55 pm

concordo, e acho que sao bastante afectuosos, eles conhecem-me, e pedem coisas e pa sair da jaula e pronto.

nao sei como se lhe podem chamar "problemas". se n der pa fazer criaçao, nao da, nao deixao de ser fascinantes so poruqe n se vergam segundo os nossos caprichos
Bondage2010
Membro Veterano

sexta mar 19, 2010 9:03 pm

chinchy Escreveu:concordo, e acho que sao bastante afectuosos, eles conhecem-me, e pedem coisas e pa sair da jaula e pronto.

nao sei como se lhe podem chamar "problemas". se n der pa fazer criaçao, nao da, nao deixao de ser fascinantes so poruqe n se vergam segundo os nossos caprichos
os problemas são apenas em intruduzir um individuo estranho na colonia, ou junstar dois adultos que não se conheçam...e tambem não é um animal que se possam fazer contas ás ninhadas como com a maior parte dos roedores que só querem pinocar e é ninhada atrás de ninhada, os gerbos gerem as ninhadas, fazem intervalos, decidem realmente quando querem fazer a familia crescer ou não ;)
chinchy
Membro

sexta mar 19, 2010 9:10 pm

hihihi o que so me faz gostar mais deles, sao uns fofinhos e nao sao maquinas de pinocar de he he he he (som de cama a ranger)

mas nao sei se eles aceitam uma femea, eles dedicam-se muito um ao outro como xasal, por isso e que tou a pedir opinioes^^
Bondage2010
Membro Veterano

sexta mar 19, 2010 9:31 pm

chinchy Escreveu:hihihi o que so me faz gostar mais deles, sao uns fofinhos e nao sao maquinas de pinocar de he he he he (som de cama a ranger)

mas nao sei se eles aceitam uma femea, eles dedicam-se muito um ao outro como xasal, por isso e que tou a pedir opinioes^^
geralmente são as femeas as mázonas que não aceitam os machos, é dentada até o macho morrer ;) é uma sociedade em que quem manda são as gajas ;) são animais muito interessantes mesmo ;)
chinchy
Membro

sexta mar 19, 2010 9:34 pm

eu ja referi que os meus machos sao um casal? pinam, e mimam um ao outro... eu sei que sao as femeas os bulys da especie, mas os meus sao mesmo um casalinho...
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sexta mar 19, 2010 9:42 pm

eh pá, já vi vários animais gay, sobretudo cães, mas gerbos é a primeira vez que ouço :lol: Mas acho bem, também têm direito ao amor. Ainda fazem uma gay pride parade. :P
Responder

Voltar para “Exóticos”