Primeiro cão surgiu no Médio Oriente, segundo estudo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado mar 20, 2010 12:39 pm

Boa tarde
Sei que por aqui a noticia pode não interessar, mas eu achei interessante...
Retirei do Diário Digital

quinta-feira, 18 de Março de 2010 | 12:57

Primeiro cão surgiu no Médio Oriente, segundo estudo

O maior estudo genético já feito sobre cães domésticos acaba de mostrar que, no seu ADN, as várias raças de cães são ainda mais parecidas do que se imaginava.

Enquanto a maioria das diferenças de peso e altura em humanos e outros animais envolvem vários genes com efeitos individuais pequenos, nos cães um único gene é responsável por mais de 50% da variação no tamanho do corpo, por exemplo.

Os cientistas conseguiram também apontar o local onde os primeiros lobos foram domesticados: no Médio Oriente, e não no Extremo Oriente, como se pensava. Os investigadores chegaram a esta conclusão analisando excertos de material genético de mais de 900 cães de 85 raças e de lobos do mundo inteiro. Assim, foi possível criar um grande retrato de família, montando uma árvore genealógica da espécie.

O resultado revelou-se inesperado, porque a localização geográfica das raças não parece ter relação com as diferenças genéticas entre elas - ao contrário do que ocorre com espécies que evoluem naturalmente. Afinal, é a selecção artificial humana, não a selecção natural, a principal força a guiar a evolução canina.

As pessoas escolhem os animais que vão sobreviver utilizando critérios como a docilidade, a beleza, a utilidade na caça ou com rebanhos. A selecção artificial faz com que as características da região onde o animal vive não sejam tão importantes quanto a vontade dos criadores na determinação das suas características.

Os cientistas perceberam como a domesticação podia causar grande impacto nos animais na década de 1950. O soviético Dmitri Belyaev, na época, seleccionou por seis gerações as crias de raposa mais dóceis para se reproduzirem. No final, os animais eram ávidos por contacto humano e até ganharam características físicas que os humanos consideram simpáticas, como as orelhas caídas.

A selecção artificial aconteceu com força em dois momentos, diz Robert Wayne, biólogo da Universidade da Califórnia em Los Angeles. Ele é co-autor do estudo, que envolveu um grupo de 36 cientistas e sai na edição de hoje da revista Nature.

O primeiro momento ocorreu no Médio Oriente, quando surgiram cerca de 20% das raças actuais. Foi quando surgiu a agricultura, há 10 mil anos, que os laços entre humanos e cães se estreitaram. «Nessa região, eles são encontrados enterrados com as pessoas. Num caso, um cachorro foi enterrado nos braços de um homem», diz Wayne.

O outro foi no século XIX, quando passou a ser moda criar novas raças de cães e apareceram 80% das actuais, dizem os cientistas. Na época fortaleceu-se o conceito de «pureza» das raças, surgindo, a partir de então, animais com todo o tipo de comportamento e porte.

A partir da II Guerra Mundial, o pedigree tornou-se mania entre quem queria comprar um cão. O que os cientistas questionam agora é se tal esforço pela purificação das raças é saudável. A falta de variedade genética pode facilitar a proliferação de doenças.

PS- qualquer semelhança deste tópico com outro num fórum de assunto semelhante é devido a ser a mesma pessoa a publicar :wink:
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

sábado mar 20, 2010 12:41 pm

:D Muito interessante.
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
BrownEye
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 1:35 pm

Pausanias Escreveu::D Muito interessante.
8) I know that Mr. Pausanias! :wink:
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sábado mar 20, 2010 1:41 pm

BrownEye Escreveu: A partir da II Guerra Mundial, o pedigree tornou-se mania entre quem queria comprar um cão. O que os cientistas questionam agora é se tal esforço pela purificação das raças é saudável.
Acho completamente cretina esta imagem de que o objectivo de trabalhar com raças puras é a de "purificação" da raça :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

sábado mar 20, 2010 1:45 pm

Fjjord Escreveu:
BrownEye Escreveu: A partir da II Guerra Mundial, o pedigree tornou-se mania entre quem queria comprar um cão. O que os cientistas questionam agora é se tal esforço pela purificação das raças é saudável.
Acho completamente cretina esta imagem de que o objectivo de trabalhar com raças puras é a de "purificação" da raça :roll:

mas purificar e apurar não são o mesmo?

o apuramento da raça não é igual à purificação da raça?
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
Fjjord
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 1:49 pm

Para mim não é. Aliás, nem sequer consigo entender o que é "purificar" uma raça :roll: Há raças puras e raças impuras? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
bastet1
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 1:55 pm

Fjjord Escreveu:Para mim não é. Aliás, nem sequer consigo entender o que é "purificar" uma raça :roll:

pois etimologicamente são paralelas e equivalentes.

embora eu concorde que a sonoridade de "purificar" conota alguma negatividade à frase, cuja origem está num insconciente comum da propria lingua ( por ex. referências historicas )

mas são iguais na essência.

daí "cretinice" zero.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

bastet1
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 1:56 pm

Fjjord Escreveu:Para mim não é. Aliás, nem sequer consigo entender o que é "purificar" uma raça :roll: Há raças puras e raças impuras? :roll:

sim.
se a puro não atribuirmos o sentido de limpo e a impuro o sentido de sujo, então sim.

Fjjord
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 2:00 pm

Sério?! Então o que é uma raça impura? :roll:

E, que eu saiba, seleccionar e purificar não são equivalentes, nem mesmo etimologicamente :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
bastet1
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 2:04 pm

Fjjord Escreveu:Sério?! Então o que é uma raça impura? :roll:

E, que eu saiba, seleccionar e purificar não são equivalentes, nem mesmo etimologicamente :roll:
a fjjord usa muito a expressão apuramento. usa bem.

seleccionar para? apurar, claro está.

apurar e purificar são etimologicamente equivalentes.

dá que dizer que defende o apuramento da raça x seja o mesmo que dizer a purificação da mesma.

Fjjord
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 2:06 pm

O facto de ter a mesma raiz não quer dizer que tenha o mesmo significado :roll: Apurar um refogado é torná-lo puro ou purificado? :roll:
BrownEye
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 2:31 pm

Fjjord Escreveu:O facto de ter a mesma raiz não quer dizer que tenha o mesmo significado :roll: Apurar um refogado é torná-lo puro ou purificado? :roll:
Não! Mas são conteúdos diferentes... aqui "purificar "deve ser entendido como "apurar", dentro do mesmo eu concordo, pois todas as raças de cães que conhecemos foram "apuradas" (ou purificadas) por nós, consequentemente levámos muitos cães a ter problemas de saúde genéticos,por falta de variedade genética, como se vê até em animais com LOP todos xpto!, esse é que é o grande problema...
Fjjord
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 3:14 pm

Não, não são conteudos diferentes. "Apurar" no conceito dum criador tem o mesmo sentido de "apurar o refogado", ou seja, conseguir obter o melhor resultado possível partindo dos "ingredientes" de que dispõe. "Purificar" é coisa que não tem cabimento em nenhum tipo de criação, tanto mais que "ser puro" não é objectivo nenhum :roll:
bastet1
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 3:20 pm

Fjjord Escreveu:Não, não são conteudos diferentes. "Apurar" no conceito dum criador tem o mesmo sentido de "apurar o refogado", ou seja, conseguir obter o melhor resultado possível partindo dos "ingredientes" de que dispõe. "Purificar" é coisa que não tem cabimento em nenhum tipo de criação, tanto mais que "ser puro" não é objectivo nenhum :roll:
fjjord os seus conhecimentos de canicultura são veneráveis.

mas os de linguistica não.

apurar uma linhagem ou purificar uma linhagem são uma mesma e só coisa. pode substituir linhagem por raça, dá no mesmo.

a culinária não é para cá chamada.

Fjjord
Membro Veterano

sábado mar 20, 2010 3:30 pm

Não sei porque é que a culinária não é para aqui chamada :roll: Mesmo em linguística, "apurar" e "purificar" são coisas diferentes. Purificar é tornar puro, ou seja, expurgar tudo o que é estranho à coisa. Não se purificam linhagens e muito menos raças :roll:
Responder

Voltar para “Cães”