Mais um pequeno passo em defesa do Rottweiler

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

segunda out 13, 2003 9:19 am

Viva,

Embora o texto, "Rottweiler: Conheça antes de censurar", já seja do vosso conhecimento, venho apenas informar que o mesmo foi publicado (em altura oportuna) no Semanário Noticias de Leiria de 10 de Outubro de 2003. Mais um passo, através de um jornal regional, para tentar chegar a um público menos informado sobre o "mundo" dos cães. Anteriormente, em 13 de Fevereiro de 2003, o mesmo já tinha sido feito no semanário a Voz de Trás-os-Montes.

Não posso prometer algo que não tenho a certeza poder cumprir, mas informo que estou a fazer os possíveis (com a colaboração de pessoas igualmente interessadas em defender a raça Rottweiler) para publicar num jornal de grande tiragem nacional, um novo artigo sobre a lamentável teoria das raças potencialmente perigosas e legislação inerente.

Em defesa da raça, tenho-me desdobrado em contactos pessoais, telefónicos e deslocações por algumas partes do país, acreditando no seguinte ditado: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.

Frases como as que podem ser lidas mais abaixo, terão que ser combatidas, dado ocultarem a verdade dos factos e deturparem a realidade em relação à raça Rottweiler.

"A criação desta lista de cães danados deve-se ao crescente número de ataques graves ou mortais a adultos e crianças, em Portugal..."

- Artigo - Cães açaimados por Paulo Caetano - Revista Focus de 8 de Outubro de 2003

"Rottweiler - Ver um enorme Rottweiler a correr solto no jardim público, para terror dos miúdos que aí brincam ou dos pais, tem os dias contados."

Artigo - Cães açaimados por Paulo Caetano - Revista Focus de 8 de Outubro de 2003

Há quem diga que me vou esgotar com tudo isto e há quem diga que sou utópico. Talvez se venha a confirmar, mas como sou uma pessoa de convicções, não posso ficar de braços cruzados perante tamanha ignorância em relação à raça Rottweiler.

Imagem
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 13, 2003 9:24 am

Imagem
amstaff
Membro Veterano
Registado: quarta out 23, 2002 1:44 pm
Localização: American Staffordshire Terrier, Shakira, Xara e Staff, Canário e vários peixes
Contacto:

segunda out 13, 2003 10:13 am

Pois é , felizmente o rott tem um clube espectacular e acima de tudo com imensos associados. Se fôr como dizem que a união faz a força, vocês vão conseguir atingir os vossos propósitos. Infelizmente, em Portugal não há nenhum clube para o Amstaff. Aproveito para te perguntar se sabes o que são ou quais são os estatutos pedidos pelo CPC para a formação de um clube de raça.
Um abraço
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 13, 2003 11:20 am

Viva,

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO, que fique claro o seguinte:

Estas iniciativas não estão EM NADA relacionadas com o Rottweiler Clube de Portugal, existem com grande esforço pessoal, exactamente porque o clube da raça é uma nulidade no que diz respeito à defesa da raça em Portugal.

Não associem o meu nome ou o do site Amigo do Rottweiler ao RCP. Nunca tive qualquer tipo de apoio por esse clube, bem pelo contrário.

Infelizmente, existem muitas pessoas que pensam como o Amstaff, dai ter publicado aqui neste fórum uma carta dirigida à direcção actual do RCP.

No próximo ano, outras iniciativas estão planeadas. Estas, não terão qualquer relação com o RCP.

Em baixo, dou uma vez mais a conhecer, a minha posição em relação ao RCP:

Viva,

Como admirador e defensor da raça Rottweiler, não posso ficar indiferente à inoperância do Rottweiler Clube de Portugal. Neste sentido, venho dar a conhecer a minha actual posição em relação ao R.C.P, através de carta (e-mail) enviado à Direcção do Clube.

"Exmo(s). Sr(s).

Como sócio e admirador da raça Rottweiler, venho ao vosso contacto para tecer alguns comentários sobre aquilo que penso ser a situação actual do clube e informar qual será a minha posição futura em relação ao mesmo:

No período que antecedeu as últimas eleições, fui desde o início, apoiante da lista referente à actual direcção. Acreditei que a mesma era composta por elementos credíveis e dispostos a colaborar na recuperação do Clube. A par desta minha convicção, a lista opositora, não mostrou qualquer credibilidade vendo-se envolvida em conflitos de interesses, conflitos esses, que impediram a fusão das listas numa única lista. Por vezes a
vaidade e a obsessão por determinados lugares no Clube impedem que o bom senso prevaleça e que o R.C.P. saia beneficiado.

Desde sempre tenho tentado ser um sócio disponível para o Clube e atento às suas actividades ou ausência das mesmas. Com alguma frequência, de forma construtiva, tento discutir ideias e propor novas iniciativas. Estas invariavelmente, não passam do papel, mesmo quando o Clube diz com elas concordar.

Igualmente, tenho tentado ser compreensivo e "tolerante" em relação às dificuldades que o Clube aparenta ter e à forma como é gerido. Contudo, as situações reincidentes e a falta de iniciativa permanente, levam-me neste momento, a desacreditar por completo nesta direcção e no futuro do Clube.

A imagem desta direcção está desgastada e desacreditada junto dos sócios do Clube, dos criadores da raça e da opinião pública em geral.

À alguns meses atrás, em assembleia-geral do Clube, chamei a atenção para que o R.C.P., não deveria ser formado por grupos de "bons amigos" que estão dispostos a trabalhar sem método e rigor, lamentando-se constantemente que o pouco que é feito é feito com grande esforço. Este, na sua maior parte das vezes, é unicamente derivado à falta de organização. O Clube não pode ser gerido em função do dia-a-dia, deste ou daquele evento, mas sim em função de uma estratégia com objectivos claramente definidos.

O Clube continua fechado sobre si próprio, estando a cavar um fosso cada vez maior entre a direcção e os poucos sócios pagantes. Estes, como eu próprio, pagam única e exclusivamente para ajudar o R.C.P. . Invariavelmente, os resultados são nulos, os benefícios inexistentes e o serviço de fraca qualidade.

Pessoalmente, não admito mais pagar um Teste de Carácter e receber a respectiva documentação um ano após a sua realização, nem tão pouco, após o último CAR (à alguns meses), onde igualmente e até ao dia de hoje nada recebi, ser literalmente ridicularizado quando questionei sobre a disponibilidade da documentação inerente. Entregar radiografias de displasia da anca para serem homologadas pelo clube e as mesmas extraviarem-se. As cartolinas de verificação de ninhada que paguei e não recebi, colocando-me em falta perante os destinatários dos meus cachorros. Recomendar pessoas a contactar o R.C.P., para às quais não é dada qualquer tipo de resposta, é no mínimo lamentável atendendo ao défice de associados. A par destas situações, a falta de consideração, transparência e arrogância por parte de alguns elementos da direcção, torna da minha parte, qualquer esforço de compreensão infrutífero.

Como sócio, com as quotas em dia, e interessado em cumprir com as normas impostas pelo Clube, exijo respeito.

A raça em Portugal, como infelizmente em outras partes do mundo, vive sob uma "perseguição" negativa que afecta o seu bom-nome. Consciente que tal facto não se inverte de um dia para o outro, algo deve ser feito para minimizar tal reputação. A este nível, o R.C.P. tem um papel informativo e educativo a desempenhar. Lamentavelmente nada faz (quem cala consente), como descura e ignora os contactos provenientes do proprietário final do Rottweiler. Estes, pedem ajuda, conselhos ou apoio sendo totalmente ignorados. Com esta politica, não é difícil de estranhar que o clube não tenha sócios e esteja completamente desacreditado junto dos admiradores da raça.

O site, que inicialmente pareceu uma óptima iniciativa, não tem uma identidade própria e está sistematicamente desactualizado. Até à data, mais um "projecto" feito na base da boa vontade e gratuitidade, cujo o resultado é mais um falhanço.

Um falhanço, igualmente continua a ser o actual Teste de carácter do Clube. Infelizmente, este é apenas visto como uma fonte de receita, pelo que tudo é permitido para que não faltem candidatos.

É lamentável que no último Teste de Carácter se tenha verificado exemplares aos quais foram atribuídos a classificação de excelente quando na realidade nem deveriam ter passado. Dou como exemplo cães que quando fechados no grupo procuraram sair, a par de se assustarem com a suposta ameaça do figurante. Em relação a este último para além da sua actuação não ser uniforme (por culpa própria ou não), não ficou claro, o objectivo daquela componente da prova. Não se pode e não se deveria "pedir" que um cão morda numa situação de surpresa, mas sim eventualmente numa provocação ou ataque evidente e de forma controlada pelo dono.

Este último Teste de carácter, não foi mais do que uma ligeira prova de sociabilização que por si só não dá credibilidade ao C.A.R. e como consequência à raça. A obtenção do C.A.R. deveria ser mais rigorosa e honesta, devendo a médio prazo ser modificada.

O que se pretende nos dias de hoje, dado a imagem negativa da raça é garantir a sociabilização e um controle básico do cão. Ao se conseguir reunir estes dois aspectos estamos a defender e credibilizar a raça. O B.H., deveria ser, a médio prazo, (um ano - para cães nascidos após este período), obrigatório para a obtenção do C.A.R.. Neste período, o R.C.P. deveria promover estes eventos e criar condições de treino para os sócios (proprietários / Criadores). Estas poderiam ser garantidas através de protocolos especiais com escolas de adestramento bem como tentar junto de algumas Autarquias e não só, a "disponibilização" de alguns terrenos.

A título de exemplo, pessoalmente, após alguns contactos com um clube da região onde vivo, consegui que os mesmos me disponibilizassem três vezes por semana o seu campo de futebol onze. Será que o R.C.P. como instituição que é, não será capaz de mais e melhor? Claro que sim.

Infelizmente, a falta de iniciativa, estratégia, organização, o descrédito provocado por alguns elementos da direcção aliado a interesses ou vaidades pessoais, impedem o Clube de "respirar" e tornar-se naquilo que deve ser: O maior clube de Raça em Portugal.

Apelo à reestruturação da actual direcção, com a saída imediata do seu presidente: Sr. Fernando L. Martins e do Secretário-geral: Julie Patrícia L. Martins. O R.C.P., não é um clube familiar e de amigos, mas sim um Clube dos sócios e para os sócios.

Ao contrário do que se possa pensar, não é com satisfação ou rancor que vos dirijo esta carta, mas sim com profundo sentimento de tristeza e desilusão. A frontalidade assim me obriga bem como a necessidade da raça Rottweiler necessitar de um Clube forte, dinâmico e unido.

A terminar, não posso deixar de fazer um reconhecimento e agradecimento ao presidente do R.C.P., Sr. Fernando Lucas Martins:
Sendo um dos fundadores do Rottweiler Clube de Portugal e no passado, o principal responsável pela introdução e divulgação da raça no nosso país, seria injusto não o mencionar bem como tal facto, jamais poderá ser esquecido. Como juiz que é, de valor inquestionável, desejo-lhe a melhor sorte e que continue a dignificar o nosso pais por esse mundo fora.

Ao Vice-presidente, Sr. Johann Samson, uma palavra de apreço e admiração por ter aceite o convite do R.C.P. e pela forma como ajudou o clube a representar-se na IFR. Alguém com quem dá prazer falar.

A raça Rottweiler é uma raça impar, necessitando de ser dignificada e defendida, por todos nós que a admiramos.

Obs- Agradeço que esta carta, chegue a todos os elementos da direcção sem excepção.

Com RAÇA pela RAÇA!

Com os melhores cumprimentos

Cláudio M. Nogueira
Sócio Nr. 227
[email protected]"
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda out 13, 2003 12:48 pm

Olá,

Mas porque não juntarem-se competencias (donos normais ou se quiserem sãos), e escreverem artigos, incluindo as raças que injustamente foram cravadas no decreto lei????????????.......

E mais, porque não contam com o resto dos foristas?

Tenho a certeza, que mesmo não tendo a raça incluida, estamos todos juntos no combate desta (mais uma), grande injustiça.

Sinceramente não compreendo a justificação:

"os animais são definidos em 2 categorias: consideram-se perigosos os que já manisfestaram a sua agressividade".....

Pergunto eu: mostraram a sua agressividade???mas em que circunstancias????

...."e potencialmente perigosos os que, devido às caracteristicas da especie ou comportamento, possam causar lesões a outros animais ou a pessoas"................

Pergunto eu: caracteristicas da especie?????causar lesões????Mas que raio de justificações são estas.....que nem plausiveis ou logicas conseguem ser, para justificarem a existencia desta aberrante lei????

Nota importante: "A fiscalização do cumprimento de todas estas regras, compete às Camaras municipais, à Policia municipal, à GNR e à PSP."

É bom que isto fique bem esclarecido, para que depois não tentem "mandar batatas quentes" a outras competencias

Bye :evil: :evil:
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda out 13, 2003 8:34 pm

Cybergirl Escreveu: Olá,

Mas porque não juntarem-se competencias (donos normais ou se quiserem sãos), e escreverem artigos, incluindo as raças que injustamente foram cravadas no decreto lei????????????.......

E mais, porque não contam com o resto dos foristas?

Tenho a certeza, que mesmo não tendo a raça incluida, estamos todos juntos no combate desta (mais uma), grande injustiça.
Concordo plenamente com a Cybergirl.
" os animais são definidos em 2 categorias: consideram-se perigosos os que já manisfestaram a sua agressividade".....

Pergunto eu: mostraram a sua agressividade???mas em que circunstancias????
Aqui acho a lei tão vaga, que acho que se corre o risco de um caniche, ao colo da dona, rosnar a um transeunte passante. O transeunte assusta-se, faz queixa e automaticamente o dito caniche fica abrangido por este sector da lei.
...."e potencialmente perigosos os que, devido às caracteristicas da especie ou comportamento, possam causar lesões a outros animais ou a pessoas"................

Pergunto eu: caracteristicas da especie?????
mais uma vez acho a lei vaga, pelo que qualquer cão de tamanho médio/grande, incluindo labradores e dogues alemães, pode ser atingido pela lei, já que teem tamanho de boca suficiente para ferrar uma boa dentada. Ou um pequeno Lulu da Pomeranea que pelo seu comportamento nervoso pode mostrar agressividade.

A lei é ainda mais aberrante porque deixa tudo no ar. Depois, para encobrirem a sua "anormal pobreza" cita 5 raças.

Algumas das quais já estão a ser utilizadas pelos nossos serviços públicos.
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

terça out 14, 2003 2:35 pm

Viva,

Para CyberGirl e Musky:

A ideia é pertinente, mas a execução da mesma não é fácil. Lutar contra o sistema implica sacrifícios e uma grande capacidade de persistência.

Estarão as pessoas dispostas a perder dias de descanso ou a fazer outro tipo de sacrifícios em prol de uma causa?. A experiência recente (de à dois anos para cá) diz-me que a maior parte não está.

Fazem-se encontros sem objectivos específicos onde acabamos todos a dizer que os governantes são umas bestas e nossos “meninos” são muito lindos. No final, vamos para casa todos contentes, porque provámos uma vez mais a nós próprios que os nossos cães são bonzinhos, brincam uns com os outros e até recebem festas de crianças. No dia seguinte, quando acordamos, somos surpreendidos por mais uma notícia “bombástica” sobre cães. Afinal, está tudo na mesma.

No sentido de definir uma estratégia de base, quanto mais pessoas participarem mais difícil será chegar a um consenso. Tem que se agir racionalmente e não com o coração.
Havia que ser criado um grupo de pessoas que definissem uma estratégia para posteriormente ser ou não aprovada pela maioria das pessoas que dela quisessem fazer parte. Só depois criar um conjunto de acções que servissem um objectivo comum.

Como julgo, alguém já aqui disse, meros encontros, troca de e-mails e posts no fórum não são suficientes e valem aquilo que valem. Há que passar das palavras aos actos. O Fórum, para mim, é um local onde se trocam algumas experiências e ideias. Se quisermos fazer algo mais temos que tirar as mãos do teclado.

Pessoalmente, já participei numa tentativa de fazer algo com pessoas aqui do fórum e mais uma vez se confirmou o habitual. Nada se fez. Uns querem salvar os animais abandonados, Outros defender os cães de raças, Outros criar associações (sem saber o que isso implica), Outros fazerem campanhas de sensibilização (sem meios), etc. No final, como disse anteriormente, esses encontros serviram para trocar episódios do nosso dia-a-dia, sobre os nossos cães. Pessoas simpáticas, bom ambiente mas “apenas” isso.

É do vosso conhecimento que sou admirador da raça Rottweiler. Hoje, no que diz respeito a cães, o meu esforço está na sua maioria, direccionado para esta raça. Egoísmo? Não, nada disso. Já tentei contactar pessoas ligadas a outras raças e o interesse foi muito pouco ou mesmo nulo.
Fanatismo? Nunca, nem pensar. Tal atitude impedia o bom senso e o respeito pela liberdade dos outros. A ausência de um clube da raça credível, sempre a olhar para o umbigo, e com uma política de poder idêntica à do gelado Magnum: É meu, é só meu, é todo meu é só para mim., havia que fazer alguma coisa. Ficar sentado a criticá-los era fácil, embora de nada adiantasse.

Sou apologista que em prol de um objectivo comum, devemos dividir esforços nas diversas áreas ou matérias. Cada um (grupo de pessoas) deve defender a sua “dama”, deixando uma imagem e mensagem positiva. Consegue-se desta forma um trabalho mais objectivo, logo com maiores probabilidades de sucesso.

No que me diz respeito, podem estar certos que quando tiver (se tiver) uma oportunidade flagrante, não vou esquecer de defender todas as raças que hoje são acusadas de potencialmente perigosas. Espero em breve, poder provar-vos isso mesmo. Era bom sinal.
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

terça out 14, 2003 2:46 pm

Olá a todos,

Só há uma coisa que eu ainda não percebi: No meio destas leis onde é que ficam os SRD´s e quais são as responsabilidades dos donos destes???

É que eu tenho um amigo que tem um cão de "raça perigosa" que é super meigo mas que sendo dessa raça tem de respeitar certas condições, no entanto tem um SRD que não pertencendo a nenhuma dessas raças, como tal não abrangido pela lei, é uma peste e morde tudo quando se movimente...

Como é afinal???
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

terça out 14, 2003 3:02 pm

não se faz nada, nem vacinas, nem registo....
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

terça out 14, 2003 3:09 pm

não há cães perigosos?? claro que há!!
a aplicar-se medidas seria em relação a individuos (com ou sem raça) e não sobre raças.

é o que eu digo: capem mas é os políticos...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça out 14, 2003 8:26 pm

Cláudio,

Infelizmente eu sei por experiência própria que tudo o que diz é uma verdade absoluta.

Mas se todos fizermos o que pudermos, dentro das nossas possibilidades e área geográfica, acho que vai ajudar, pois gota a gota...

Eu não perco uma oportunidade para demonstrar, seja a quem for, o tremendo erro da discriminação das raças. Não há raças perigosas. Nem raças angelicais.
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta out 15, 2003 7:24 am

CMNogueira Escreveu: Estarão as pessoas dispostas a perder dias de descanso ou a fazer outro tipo de sacrifícios em prol de uma causa?. A experiência recente (de à dois anos para cá) diz-me que a maior parte não está.

Havia que ser criado um grupo de pessoas que definissem uma estratégia para posteriormente ser ou não aprovada pela maioria das pessoas que dela quisessem fazer parte. Só depois criar um conjunto de acções que servissem um objectivo comum.
Olá,

Tem toda a razão, (só poderá contar mesmo com poucos), mas sinceramente é preferivel que assim seja, senão o ciclo "o cão é meu e não é perigoso, olha para ele, bla,bla"será infinito e no fim ficamos com um enorme sentimento de vazio e desilusão total.

Podem contar comigo para o "sacrificio"! 8)

Bye
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta out 15, 2003 8:02 am

Eu acho que existem donos que são perigosos para os cães.
Também tenho conhecimeno de histórias de agressividade, mas quem é que a provoca? Os donos, mas quem no fim é castigado, e/ ou abatido são os cães.

Já tive mais problemas com Caniches e com Cockers do quem qualquer uma das raças consideradas agressivas, e tenho-vos a dizer que os dentes de um Caniche rasgam como se a pele e a carne fosse manteiga.

Também não estou a generalizar todos os cães destas raças, estou apenas a querer dizer que não devemos enviar as culpas para determinadas raças só porque os estragos podem ser maiores.
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quarta out 15, 2003 5:33 pm

Caro CMNogueira:
Você tem sido um dos pilares de força deste fórum , que tem tido frutos nos seus esforços. Quem dera que houvesse mais gente assim!

Se já viram outros tópicos talvez já saibam que estou a planear um projecto educativo para a minha escola, que poderá ser transmitido a outras, num futuro próximo. Peço aos membros do fórum que me deixem tirar fotografias dos seus cães do album da arca, para poder apresentá-los em Power Point e que me enviem contactos de treinadores que se disponibilizem (ou melhor, voluntariem) para falar sobre cães Às crianças. Se possível, queria levar para a escola um cão "perigoso" para que lhe possam mexer. Espero que isto também contribua para diminuir a fama de "cão mau" do rott e de outros cães da lista negra.
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

quarta out 15, 2003 11:52 pm

Para ladyxzeus:

Antes de mais obrigado pelas suas simpaticas palavras. Quanto às fotos, no meu caso, pode usar as que bem entender.

No que diz respeito à sua iniciativa, ela faz "igualmente" parte das iniciativas que tenho para o ano que vem. Sobre estas, para já, não me vou pronunciar aqui no forum. No entanto, caso assim o entenda, pode me contactar por e-mail ([email protected]), porque estarei à sua disposição e estou em condições de colaborar.
Muito obrigado.
Responder

Voltar para “Cães”