Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sábado mar 20, 2010 6:54 pm

Cá por casa o Óscar mostrou ligeiras, muito ligeiras evoluções.
Já se encostou várias vezes na minha esposa quando ela está sentada no sofá, (lembro que quando começou a ir para o sofá com ela lá colocava-se sempre na ponta oposta), mas se ela lhe fizer festas mais do que uns cinco segundos ou se vai embora ou começa a morder-lhe a mão. O mesmo se passa quando o abordamos noutro sítio qualquer onde ele estiver a relaxar.

Por vezes até me parece que ele morde como retribuição da festinha, como se não soubesse responder de outra forma, o problema é que ele magoa mesmo, e quando nós reagimos tentando tirar a mão ou dizendo “Óscar” num tom de desaprovação, ele vai-se logo embora, a correr… quando para nós bastava que ele largasse a nossa mão.

Por causa do que referi, as nossas crianças se por um lado já não têm medo dele, por outro, não se atrevem a por-lhe a mão em cima. Mas já se sentaram ao pé dele algumas vezes (sem lhe tocar) sem que ele se tenha ido embora.

Portanto, duas conclusões:
Primeira: O Óscar ou não gosta de festinhas, ou ainda não aprendeu a viver com elas.
Segunda: Os nossos piores receios de que o Óscar pudesse revelar-se uma ameaça para as crianças estão completamente colocados de parte. Ainda bem.

E assim vai a nossa vida com o Óscar.

Imagem
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sábado mar 20, 2010 8:16 pm

É muito bom saber notícias e principalmente, que há melhorias :)

Talvez algo o tenha traumatizado no passado e ele tenha que reaprender a confiar.

Votos de felicidades!
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

sábado mar 20, 2010 8:27 pm

eu acho que o senhor e a sua família são um grande exemplo, e toda a gente que quer adoptar um animal, seja ele de duas ou quatro patas, tenha pena sou pelo, devia dar uma espreitadela aqui. Bem hajam;)
Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

sábado mar 20, 2010 10:57 pm

parabéns pela iniciativa de adoptar o Oscar :D
aconteceu-me precisamente a mesma coisa com a minha gata, apenas com uma diferença, nao era eu que decidia se ficaria com ela ou nao xD foi a minha avó, mas como ela adora gatos e adorou a Preta (nome da gata) resolvemos ficar com ela já vive connosco à 5 anos, é super meiga mas tambem faz avarias gosta muito de brincar e mordiscar as minhas maos... recentemente foi esterilizada (infelizmente só tive posses para o fazer em Dezembro passado) agora estamos todos contentes ca em casa...

ela tem um amigo gato (já tinha sido castrado) que eu ja tinha a mais tempo mas estava na casa da minha mae mas passado um ano a minha mae trouxe-o para ela ter companhia :D agora andam sempre as reboletas ca em casa sempre a brincar ela é mais nova que ele mas pensa que é mae dele xD tá sempre a pica-lo para a brincadeira
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

domingo mar 21, 2010 10:37 am

Vou partilhar consigo a minha experiência, dado que alguns comportamentos do Óscar fazem lembrar a minha Nina. A Nina veio para nossa casa como pendura há cerca de 3 anos. Nessa altura ninguém lhe podia pôr a mão, não se chegava a nós, nem gostava da companhia dos outros gatos (temos sempre muitos cá por casa), foi essencialmente por isto que ela ficou como residente, não seria adoptável (pelo menos facilmente).

Neste momento, a Nina continua a não ser a mais doce das gatinhas (é conhecida por rato furibundo :lol: ), já se deixa tocar, apesar de depois de duas festinha vir de pata em riste e abocanha as nossas mãos. Já não morde a sério e já não arranha (o que inicialmente fazia :( ) e basta dizer não ou "Nina" e ela larga a mão e já não foge (inicialmente também fugia logo da nossa beira como o seu menino).

Actualmente, toda a gente que a conhece sabe como lidar com ela e já tenho amigas que se aventuram a pegar nela (por breves momentos apenas), sabemos que ela é muito barulho e pouca acção e sabemos que temos que continuar a mostra-lhe que os humanos não são todos maus (ela soferu maus tratos antes de ser resgatada) e que ela tem que confiar em nós, só queremos o melhor para ela :D

Isto tudo para lhe dizer que o seu Óscar está a evoluir muito bem (pelo menos em relação à mnha pitbolas) e que continuem a ser pacientes que ele vai lá (agora lembrei-me da emoção que foi a primeira vez que ela adormeceu encostada a mim :D )

Uma nota: sempre que ele lhes morder, não tentem retirar a mão, não mexam a mão de todo e só o chamem à atenção :wink:
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

domingo mar 21, 2010 12:16 pm

O Oscar está a fazer progressos. Parabéns! Com o tempo "vai lá"...

Nem toda a gente gosta de beijos e abraços, os animais são a mesma coisa. Uns são uns doidos por festas (como o meu) e outros não apreciam. Paciência...temos que respeitar os seus gostos...
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

segunda mar 22, 2010 12:16 am

Acabei de ler este tópico todo, desde a primeira página ao ultimo post e tenho algumas coisas a dizer ao AmigoDoOscar:

Quero dar-lhe a si e à sua familia os meus mais sinceros parabéns por tudo o que já fez ao Oscar, mas principalmente por não ter desistido dele quando o ambiente se tornou complicado devido às reacções do gato. Eu acredito que ele não fazia por mal, mas sim por traumas que teria adquirido antes de ir parar à sua casa. A forma como se conheceram leva-me a crer que o Oscar era gato de casa, a forma como ele reagia violentamente leva-me a pensar que se deve ao trauma de ter sido abandonado, colocado na rua, desprezado. Por isso, fiquei cada vez mais feliz ao ler este tópico e ao saber que não tinha desistido do Oscar e que ele está cada vez mais sociável e a reagir melhor.

Quero também dizer-lhe que o Oscar é um gato lindo! Faz lembrar a minha Yuffie, principalmente por ter o queixo preto também.

Por fim, continue a fomentar a boa relação com este gato que tanto merece ser feliz e ter um lar que lhe dê tudo o que merece. Vai ver que, a pouco e pouco, o Oscar irá tomar noção que é um gato amado e perceber que não tem razão para ser agressivo. Não leve a mal os seus ataques e não desista nunca do Oscar.

E poste mais fotos. :D
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda mar 22, 2010 10:07 pm

Boas notícias do Óscar, mesmo que sejam mais lentas do que vocês donos gostariam.

Eu acho que o Óscar ainda não aprendeu a viver com as festinhas...mas chega lá.

Esse gato é lindissimo, dá gosto olhar para ele. Sem dúvida que é uma tentação para se lhe fazer festas...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 22, 2010 11:07 pm

AmigodoOscar Escreveu:Caríssima Leonilde, desculpe a demora em responder ao seu excelente conselho. Já o tinha lido, já foi colocado em prática, e, pensava eu, já lhe tinha respondido. Verifico agora que não o fiz. Mais uma vez desculpe.
Nao faz mal :wink: :D

Quanto ao Oscar nao gostar de festinhas... nao desanime porque tenho uma gata criada "a la unha", desde horas de nascida, que nao gosta de festinhas. So estando mesmo muito ensonada e aninhada no meu colo, permite que eu as faca mas so ate certo ponto. Quando entende que ja chega, vem dentada ou patada pela certa. Claro que nao deixa de sair do meu colo, aviada... :P :twisted: :lol: :wink: ja vai melhorzita mas de vez em quando e arroz queimado... :twisted:

Cada felino tem uma personalidade diferente :wink: Sao todos felinos, mas uns mais que outros :P :lol:

Gostei das noticias do Oscar :wink: :D

Obrigada,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 11:03 am

Nita77 Escreveu:É muito bom saber notícias e principalmente, que há melhorias :)

Talvez algo o tenha traumatizado no passado e ele tenha que reaprender a confiar.

Votos de felicidades!
Olá Nita77

Obrigado pela resposta e pelo votos de felicidades, os quais aproveito para retribuir. É bem possível que o Óscar tenha um passado complicado, pelo que o(s) trauma(s) poderão existir mesmo. Nós só queríamos que ele aprendesse a confiar mais depressa, ou seja, que se "destraumatizasse"...
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 11:07 am

Charlie2 Escreveu:eu acho que o senhor e a sua família são um grande exemplo, e toda a gente que quer adoptar um animal, seja ele de duas ou quatro patas, tenha pena sou pelo, devia dar uma espreitadela aqui. Bem hajam;)
Olá Charlie2

Muito obrigado pela sua resposta e principalmente pelo elogio, mas nós não fizemos nada de especial. É claro que temos consciência de que muitas pessoas não teriam tanta paciência, mas a realidade é que nos não fizemos demais, pode é haver quem faça de menos.
Felicidades.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 11:12 am

Andreia1992 Escreveu:parabéns pela iniciativa de adoptar o Oscar :D
aconteceu-me precisamente a mesma coisa com a minha gata, apenas com uma diferença, nao era eu que decidia se ficaria com ela ou nao xD foi a minha avó, mas como ela adora gatos e adorou a Preta (nome da gata) resolvemos ficar com ela já vive connosco à 5 anos, é super meiga mas tambem faz avarias gosta muito de brincar e mordiscar as minhas maos... recentemente foi esterilizada (infelizmente só tive posses para o fazer em Dezembro passado) agora estamos todos contentes ca em casa...

ela tem um amigo gato (já tinha sido castrado) que eu ja tinha a mais tempo mas estava na casa da minha mae mas passado um ano a minha mae trouxe-o para ela ter companhia :D agora andam sempre as reboletas ca em casa sempre a brincar ela é mais nova que ele mas pensa que é mae dele xD tá sempre a pica-lo para a brincadeira
Olá Andreia1992

Muito obrigado pela sua resposta e igualmente parabéns para si e para a sua avó pela adopção da Preta. Parece ser uma gata cinco estrelas, excepto o hábito de mordiscar as suas mãos, como também faz o nosso Óscar. Felicidades.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 11:23 am

blue2 Escreveu:Vou partilhar consigo a minha experiência, dado que alguns comportamentos do Óscar fazem lembrar a minha Nina. A Nina veio para nossa casa como pendura há cerca de 3 anos. Nessa altura ninguém lhe podia pôr a mão, não se chegava a nós, nem gostava da companhia dos outros gatos (temos sempre muitos cá por casa), foi essencialmente por isto que ela ficou como residente, não seria adoptável (pelo menos facilmente).

Neste momento, a Nina continua a não ser a mais doce das gatinhas (é conhecida por rato furibundo :lol: ), já se deixa tocar, apesar de depois de duas festinha vir de pata em riste e abocanha as nossas mãos. Já não morde a sério e já não arranha (o que inicialmente fazia :( ) e basta dizer não ou "Nina" e ela larga a mão e já não foge (inicialmente também fugia logo da nossa beira como o seu menino).

Actualmente, toda a gente que a conhece sabe como lidar com ela e já tenho amigas que se aventuram a pegar nela (por breves momentos apenas), sabemos que ela é muito barulho e pouca acção e sabemos que temos que continuar a mostra-lhe que os humanos não são todos maus (ela soferu maus tratos antes de ser resgatada) e que ela tem que confiar em nós, só queremos o melhor para ela :D

Isto tudo para lhe dizer que o seu Óscar está a evoluir muito bem (pelo menos em relação à mnha pitbolas) e que continuem a ser pacientes que ele vai lá (agora lembrei-me da emoção que foi a primeira vez que ela adormeceu encostada a mim :D )

Uma nota: sempre que ele lhes morder, não tentem retirar a mão, não mexam a mão de todo e só o chamem à atenção :wink:

Olá Blue2

Obrigado pela sua resposta e pela partilha da sua vivência com a sua Nina. Realmente, parecem existir muitos pontos de contacto entre estes nossos animais. O que conta sobre a Nina é muito parecido com o que vivemos com o Óscar.

Assim sendo, as evoluções da Nina, ainda que lentas, são animadoras para nós, mas no que concerne ao espaço temporal, três anos parece muito tempo… gostávamos que o Óscar nos surpreendesse antes disso… embora ainda falte muito, ele ainda não chegou aos oito meses cá em casa.

Quanto ao tirar a mão, obrigado pela sugestão, mas é claro que nós não tiramos logo, se não era mesmo muito pior, só que ele morde com uma força significativa, o que não é agradável.

Felicidades para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 11:29 am

BetaPat Escreveu:O Oscar está a fazer progressos. Parabéns! Com o tempo "vai lá"...

Nem toda a gente gosta de beijos e abraços, os animais são a mesma coisa. Uns são uns doidos por festas (como o meu) e outros não apreciam. Paciência...temos que respeitar os seus gostos...

Olá BetaPat

Obrigado pela sua resposta. Vamos continuar a fazer mais do mesmo, dar tempo ao tempo e esperar ansiosamente por mais progressos. Mas como diz, ninguém é igual, e também cada gato é um gato, cada feito é diferente.

Só há algum desanimo porque nos teríamos muito gosto em que o Óscar fosse mais adepto de festas, como diz que o seu é, e porque tínhamos uma ilusão de um gato que o Óscar afinal não é… nem é que ele tenha culpa, nós é que queríamos algo mais…

Felicidades.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 11:35 am

PedrocasPT Escreveu:Acabei de ler este tópico todo, desde a primeira página ao ultimo post e tenho algumas coisas a dizer ao AmigoDoOscar:

Quero dar-lhe a si e à sua familia os meus mais sinceros parabéns por tudo o que já fez ao Oscar, mas principalmente por não ter desistido dele quando o ambiente se tornou complicado devido às reacções do gato. Eu acredito que ele não fazia por mal, mas sim por traumas que teria adquirido antes de ir parar à sua casa. A forma como se conheceram leva-me a crer que o Oscar era gato de casa, a forma como ele reagia violentamente leva-me a pensar que se deve ao trauma de ter sido abandonado, colocado na rua, desprezado. Por isso, fiquei cada vez mais feliz ao ler este tópico e ao saber que não tinha desistido do Oscar e que ele está cada vez mais sociável e a reagir melhor.

Quero também dizer-lhe que o Oscar é um gato lindo! Faz lembrar a minha Yuffie, principalmente por ter o queixo preto também.

Por fim, continue a fomentar a boa relação com este gato que tanto merece ser feliz e ter um lar que lhe dê tudo o que merece. Vai ver que, a pouco e pouco, o Oscar irá tomar noção que é um gato amado e perceber que não tem razão para ser agressivo. Não leve a mal os seus ataques e não desista nunca do Oscar.

E poste mais fotos. :D

Olá PedrocasPT

Muito obrigado pela sua resposta, por ter-se interessado pelo tópico ao ponto de ler tanta coisa que ficou para trás, por ter gostado do Óscar e ainda pelos parabéns que nos dirige.

A nossa relação com o Óscar, conforme terá percebido, teve altos e baixos e alguns momentos complicados e nem todos foram por culpa do gato. Nós também tínhamos boa vontade mas faltava-nos experiência e conhecimentos sobre lidar com felinos. Tem sido um esforço continuado da nossa parte, esperámos que o Óscar o perceba e faça um esforço também pela sua parte, que nós iríamos apreciar bastante.

O Óscar já faz parte da família. Em todas as famílias há sempre quem seja mais reservado, aqui esse papel cabe-lhe a ele. Por nós o Óscar não vai a lado nenhum, isto é, não nos vamos separar dele, especialmente depois de tudo o que já passamos juntos. E, se ele perceber isso e se tornar mais amistoso, melhor ainda.

Felicidades.
Responder

Voltar para “Gatos”