Hamster- perguntas e respostas.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
RapToReSse
Membro
Mensagens: 94
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

sábado out 11, 2003 9:37 pm

Dito isto, queria dar as boas vindas ao r_alves, que julgo ser um novo membro (corrige-me se estiver errada).

Agora que penso que já deixámos esta disputa para trás, espero que gostes do ambiente e que possas tirar informações úteis e partilhar informações connosco. Afinal de contas, e como tu disseste tão bem, o objectivo deste espaço é aumentarmos os nossos conhecimentos e partilhá-los com os outros de forma a tornar os nossos animais o mais saudáveis e felizes possível, para podermos disfrutar da sua companhia por muitos anos....

Por isso, toca a aproveitar esta excelente iniciativa do minidiogo de criar um tópico destinado a hamsters,e a participar ao máximo:)
r_alves
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 06, 2003 9:53 pm

domingo out 12, 2003 12:59 am

Olá RapToReSse e obrigada pelas boas vindas!

Já tenho andado por cá, desde que me ofereceram os meus dois pequenitos, dois hamsters anões, pra me poder aprender mais alguma coisa sobre eles, porq as vezes tb aprendemos com as dúvidas dos outros. Agora como tenho um pouco mais tempo vou tentar intervir mais.

Cumprimentos e até breve :)
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

domingo out 12, 2003 9:54 am

Olá a todos!

Não tenham vergonha, coloquem as vossas duvidas todas.;)

Adeus
mini
RapToReSse
Membro
Mensagens: 94
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

domingo out 12, 2003 12:53 pm

Eu também tenho 5 hamsters anões, três fêmeas e dois machos. Um dos meus casais teve filhotes no dia 7, estou ansiosa por pegar-lhes, mas ainda vou ter que esperar uma semana e picos....
Tenho ainda um casal de chinchilas, um cão e duas gatas. Cheguei a ter uma iguana durante uns tempos comigo. Adorava ter mais animais mas a minha mãe proibiu-me terminantemente. Infelizmente ainda não posso sair de casa, por isso lá vou ter que esperar mais uns anitos para realizar o meu sonho de ter um zoo privativo:p
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

domingo out 12, 2003 1:17 pm

Olá RapToReSsse!

Isso de pegar nos hamsters quando sao pequeninos depende de mae para mãe, algumas deixam e outras não.
Vou dar um exemplo quando fui ver a Julieta a casa da minha criadora de hamsters:
-os bébés ainda tinham cerca de 1 semana ou menos, entao como o meu pai nao percebia nada daquilo colocou o dedo na grade, resumindo levou um choque electrico (ferradela) da hamster mãe, mas á minha criadora ja não fazia nada disso, a mãe dos hamsters bebes pegava nestes e colocava-os para ela pegar neles, lembro-me perfeitamente da minha criadora pegar na julieta para ver se era macho ou femea.

Resumindo e concluindo temos de conhecer muito bem os nossos hamsters para fazer certas e determinadas acções. :)

Eu por acaso nunca fiz criação, porque o Romeu ainda ta muito pequenino, a Julieta é o triplo do Romeu, por isso só par Junho de 2004 é que devo de fazer criaçao só por curiosidade e aprender mais algumas coisas.

Adeus
mini
r_alves
Membro Júnior
Mensagens: 27
Registado: quinta fev 06, 2003 9:53 pm

domingo out 12, 2003 4:05 pm

Olá a todos!

Eu realmente acho q não tou a ter um zoo privativo, isto começa mais a parecer uma selva! :D
Até ter saído de casa nunca tinha tido animais (excepto uns peixes q duraram pouco mais de um mês). Aos 18 vim estudar pra longe e começei por ter pássaros, bicos de lacre, por influência do meu namorado q já tinha feito criação de outras espécies de pássaros
Depois foram os peixes, comecei por ter de água fria e agora tenho de água fria e quente.
A seguir foram os hamsters, e nem foi nada planeado, mas fui comprar comida para os peixes e olhei para a gaiola onde estavam os hamsters qdo reparei q houve um deles q se veio meter comigo. Não resisti e trouxe-o comigo! (Infelizmente só viveu 8 mesitos) O mesmo se passou com um cachorrinho rafeiro q adoptei a uns tempos, aliás, ele é q me escolheu) mas a minha avó gostou tanto dele q o levou pra casa dela.
A um ano e qualquer coisa o meu namorado ofereceu-me os dois hamsters que têm sido os meninos dos meus olhos. São dois machos e toda a gente me dizia q não deviam ficar na mesma gaiola, mas, contráriamente a todas as espectativas dão-se lindamente, as vezes têm uns arrufos mas nada de especial, talvez porq sempre estiveram juntos, não sei, mas são um verdadeiro espectáculo.
E pra completar o rol, hoje chega cá a casa um gatito com 3 ou 4 mesitos. ;)
A questão é: será que fico por aqui? Uma amiga minha que têm chinchilas ( e q sabe q eu as adoro! aliás quem pode não gostar de umas bolinhas de pêlo tão adoráveis) já me disse que assim q as dela tiverem ninhada me oferece uma! Eu bem tento dizer q não, já quase não tenho espaço em casa, mas não sei se consigo resistir.
Por hoje tenho é q preparar é a chegada do novo inquilino, e tou um bocadito ansiosa já q não tenho mta experiência com gatos.


Cumprimentos e até breve!!!!!
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

domingo out 12, 2003 4:13 pm

Olá r_alves!

A nivel dos dois machos tarem juntos na mesma gaiola é uma caso dificil se se encontrar, cada hamster tem a sua personalidade mas na maioria nao deixam, mas há sempre aqueles que gostam de ter alguem para dar á "lingua" durante a noite:D

Tudo começa por uns simples peixes, que depois se tranformam em aves, em seguida em exoticos, comigo passou-se a mesma "coisa" mas eu parei nos exoticos por agora mas em breve arrancarei para os peixes, só nao tenho caes e gatos proque aqui em casa ninguem gosta de gatos e tambem nao tenho espaço para eles.

(ja estamos a fugir um pouco do assunto dos hamsters e isso eu nao queria)

Adeus
mini
:D
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

segunda out 13, 2003 10:59 am

(Sinceramente... nem sei porque me dou ao trabalho de responder a este miúdo...)
minidiogo Escreveu: O que eu quero dizer é que a minha criadora de hamsters ja foi auxiliar de uma veterinária, há algum tempo e durante alguns anos, aprendeu tudo o que sabe com ela;)Quem quer seguir os meus conselhos muito bem quem não quer eu respeito.
Grande coisa. Não sabia que os auxiliares sabiam tanto como os vets. Por acaso sou veterinária, mas só por acaso também fui criadora de hamsters durante uns anos e só por acaso vou tirar um estágio de especialização em animais exóticos. Tenho bibliografia especializada que nem tu nem a tua criadora "auxiliar" alguma vez se proproseram a consultar. Ao contrário de ti, eu verifico as minhas informações antes de vir para aqui debitar seja o que for e além disso eu tenho a humildade de querer também aprender com várias pessosa, por isso eu respeito as opiniões de quem é experiente e de quem quer partilhar algo. Ao contrário de ti, eu não disse que o meu método era o melhor do mundo, mas limitei-me apenas a discordar com o teu e a justificar porquê. E olha, dizer que os hamsters estão com o pêlo fofinho e brilhante não é sinónimo de saúde. OK?
minidiogo Escreveu: Ja tenho a Julieta há meio ano, o Romeu há 3 meses, os pais deles ja devem ter mais de 2 anos. Os meus hamsters são super saudaveis, bem comportados, pelo manso e fofinho. Cada um tem o seu metodo, nao admito é que digam que o meu metodo mata os hamsters, porque se reflectirem bem os meus hamsters ainda estão vivos e bem de saude.
Alguns dos meus hamsters, também estavam super saudáveis até num dia fatidico terem ingerido algodão do ninho e morrerem dias depois de repente com um bloqueio intestinal. Os teus hamsters não morreram ainda APENAS porque ainda não lhes deu para ingerirem o ninho. Talvez nunca o venham a fazer, espero bem que não. E não admites o quê? Se refletires bem, a MIM aconteceu-me perder alguns hamsters com bloqueio intestinal e duas crias perderam as patas da frente enleadas nos do filamentos do ninho... não achas suficiente para pelo menos questionares que pode ser perigoso? Estás a ser fundamentalista para quê?
minidiogo Escreveu: Aquele produto que eu disse nao é toxico para eles.
Vocês nunca utilizaram o meu metodo e não sabem como os hamsters vivem com este método.Eu ja utilizei o vosso e digo-vos que este é muito melhor, nota-se que o pêlo fica muito mais bem tratado.
Outra vez aquela do pêlo bem tratado... o que é que o detergente tem haver com o pêlo? Por acaso dás-lhes banho com esse porduto? Se TODOS os criadores que pesquisei, inclusive veterinários especialistas em exóticos, alertam para o perigo dos detergentes... porque é que tu hás de ter a arrogância/ignorância de achar que deve ser usado? Baseado APENAS naquilo que UMA criadora te disse?!? Na sorte que tens tido até agora? Desculpa lá, mas tens que ser menos ingénuo e mais céptico. E já agora como é que sabes que não é tóxico? Tens algum fundamento cientifico que o prove? Está escrito no rótulo?

Eu percebo que tu, com apenas 13 anos, nem saibas o que são mucosas, o que são patologias do aparelho respiratório e nem saibas como esses quimicos afectam estes animais... mas então, vai-te informar a sério, vai aprender algum inglês para pesquisares na net, vai comprar livros sobre o assunto e depois vem para cá dar conselhos! mas atenção.. os teus não são melhores nem piores que os de ninguém, ok? Ter espirito aberto e ser humilde, são grandes virtudes, porque só os pobres de espírito acham que já sabem tudo.



Se queres participar neste forum, primeiro cresce e aparece!
besourinha
Membro Veterano
Mensagens: 926
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes

segunda out 13, 2003 11:09 am

Olá
Então é assim, estive novamente a espreitar as partes baixas :oops: do meu hamster e segundo me parece é uma rapariga, porque ela tem o orificio do rabinho e logo a seguir tem outro orificio que deduzo que será a dita cuja, e não tem mais nada há volta que dê a entender que sejam os testiculos.
Conclusão tive de mudar o nome, passa a ser Ju, é um nome pequenino, p/ela tb se habituar.

Mas estou triste, ela mordeu-me :cry: , não foi grande ferradela mas foi um aviso. Ela andava no chão e eu apanhei-a e ela pimba... e ontem foi a mesma coisa, andava em cima da bancada da cozinha, andava dentro do fogão e aninhava-se lá (claro que não tinha lá tachos nem o fogão estava quente, tenho muito cuidado) depois peguei-lhe e mais uma mordidinha. Porque será, sentir-se-á ameaçada?? Mas eu não lhe faço mal, só lhe dou miminhos.... :(
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)



Carla</strong>
Elsa
Membro Veterano
Mensagens: 818
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 cão d'água português; 1 Castro-Weiler e 3 gatos.

segunda out 13, 2003 11:32 am

olá besourinha,

Os hamsters tem uma visão muito reduzida, são muito miupes e além disso são presas na vida selvagem. Quando nós, com as nossas mãos grandes, os sobrevoamos por cima e os agarramos, eles reagem defensivamente mordendo, pensando ser uma ave ou algo assim..

Esta é uma explicação, daí termos que ser cuidadosos, tocando-os devagar e falando com eles para que não se assustem.

Também, acordar hamsters de repente, pode levar a uma trinca do hamster mais pacífico e colocar os dedos nas grades da gaiola, também podem ser confundidos com "petiscos".

Eu tive algumas trincas de hamsters que normalmente não mordiam na gaiola, mas quando andavam á solta ficavam mais "alerta" e mais "assustadiços" e daí morderem pelo susto da "perseguição".

As crias, principalmente aquelas que não foram muito manuseadas pelo criador, sentem mais medo das mãos e ás vezes até guincham de medo e esperneiam. Tem que se ir com calma. Tocar aos poucos, falar com eles, não apertá-los, não segurar pelo cachaço enquanto não estiverem habituados, dar-lhes bocaditos de guloseimas para que associem a nossa mão a algo agradável, etc... são tudo métodos que ajudam a amansar os mais medrosos.

Os russos também tem tendência para serem mais mordedores que os Siros, embora isso não seja regra. A maioria são bastante amigáveis.

Eu tive alguns russos brancos que eram agressivos por natureza, devido a serem muito consanguíenos. Corriam atrás das nossas mãos e defendiam muito a gaiola. Eram também muito conflituosos entre si. Tinha outra linhagem de outra cor, que eram super plácidos, desde crias pequenas, que se deixavam manipular com facilidade e nunca morderam.
Percebi que era a um problema de carácter.
Hoje em dia, a criação de hamsters não está minimamente controlada e existem, tal como nos cães, exemplares que são desiquilibrados e excessivamente consanguíneos.

bem.. tudo isto podem ser explicações para a agressividade, mas não fique muito desiludida, continue a tentar, não desista. Vá com calma e habitue aos poucos.
besourinha
Membro Veterano
Mensagens: 926
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Localização: 3 cadelas (Yara, Taís e Vicky), pássaros, peixes

segunda out 13, 2003 1:39 pm

eu até a tento apanhar muito devagarinho colocando as mãos junto a ela em forma de concha a ver se ela sobe, tento sempre pegar-lhe com muito cuidado e não a apertar.
Ela ainda só está comigo há 3 dias, por isso terei de lhe dar mais tempo.

Obg pelas vossas dicas
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)



Carla</strong>
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

segunda out 13, 2003 5:15 pm

Olá basourinha!

Entao se o teu hamster tem dois pontos separados por um cm é macho e nao femea,as femeas é que têm tudo junto.

Os teus hamsters mordem por causa de nao te conhecrem o cheiro, tenta dar-lhes goluseimas (ja referi algumas num dos meus posts anteriores) e tenta tar com ele o maximo de tempo.

Ja agora que especie era?

Olá Elsa!

Cara amiga por favor nao tente criar conflitos, se nao quer responder a um simples miudo nao responda, por favor.

Adeus
mini
RapToReSse
Membro
Mensagens: 94
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

segunda out 13, 2003 5:58 pm

Oh minidiogo, o k a besourinha disse é justamente que os orifícios se seguem sem intervalo, pelo que deve tratar-se de uma fêmea. Besourinha, quando são novinhos torna-se ainda mais difícil de ver para os mais inexperientes (eu sou uma dessas pessoas, só há pouco tempo é que comecei a ser verdadeiramente capaz de diferenciar os sexos por já ter visto mais, porque ao princípio não sabia avaliar as distâncias por não ter ponto de referência).
Talvez se tentares perguntar a alguém que saiba ver (um veterinário, um vendedor, um criador) e que seja de confiança, ou então tiras uma foto e mandas a um de nós para que possamos tentar confirmar se é fêmea.
Quanto à agressividade, devo dizer que é natural. Não vou repetir o que já foi dito, e muito bem, pelos meus "colegas" :p .... Mas apenas acrescentar uns conselhos práticos que te podem vir a ser úteis:

Nos primeiros tempos contigo, evita soltar o teu hamster. Antes de conhecer a casa, tem que conhecer a gaiola e tem que te conhecer a ti. Para ele estar à vontade tem que estar num sítio calmo da casa, que não seja local de passagem nem de ruídos altos ou movimentos bruscos. Pega-lhe bastante sem no entanto o stressar, e como disseram já, leva-o a associar a tua mão a guloseimas. Isso não signifique que lhe dês guloseimas a toda a hora, o que lhe faria mal, mas apenas que ele se habitue a que a tua presença traz coisas boas: comida para o comedouro, água fresca para o bebedouro, uma vez ou outra uma carícia ou uma guloseima.... Lembra-te que os roedores stressam muito facilmente, e o facto de o soltares em espaços amplos e desconhecidos pode causar medo e ansiedade (mesmo que ele goste de correr e de explorar). Evita também falar alto, mudar de tom de voz (usa um tom neutro e chama-o/a pelo nome com calma) e fazer movimentos bruscos.

Eles habituam-se depressa a ti, quanto mais novinhos melhor. Os meus quando cá chegaram, todos sem excepção, estranharam: fugiam de mim dentro da gaiola, escondiam-se, guinchavam como se os estivesse a esfolar sempre que os tentava agarrar e assim que se apanhavam na minha mão tentavam atirar-se para o chão. Tem muito cuidado para que isto não aconteça, pois podem magoar-se seriamente, até morrer, ou então fugir para debaixo de um móvel e teres mais dificuldade em apanhá-los. Da minha curta experiência parece-me que em pequeninos (primeiras semanas) e nos primeiros dias num ambiente novo, eles têm mais tendência para se atirar ao chão, seja de cima da mão ou dos móveis - à medida que crescem e se habituam têm mais a noção do perigo, mas mesmo assim é preciso estar sempre de olho neles!!

Dos meus cinco hamsters iniciais, só dois me morderam ao início, mas como disse a Elsa, é normal quando assustados e depende muito do carácter deles. Além disso a fêmea que me mordeu mais (duas vezes, pois não caio muitas vezes na mesma asneira:p) estava prenha na altura. Os meus agora (e repara que os tenho há pouco tempo) não só não mordem e não têm medo de mim, como vêm a correr ter com a minha mão e até trepam por ela acima, gostam muito de me "dar beijinhos" e lambem-me as pontas dos dedos. Já brigaram uns com os outros, mas a mim nunca me tentaram morder, gostam sempre de me ver e até quando os solto eles vêm ter comigo. Não se importam nada de ser acordados por mim, mas se é outra pessoa ou um dos outros, ficam fulos!! Adoro deitar-me na cama com eles a correr à minha volta e a trepar-me para cima, são muito fofos. Por isso não desanimes, pois eu não sou muito mais experiente que tu, na prática.

Como eles se habituaram a mim antes de os soltar mais livremente, agora já não se atiram da cama ou da mesa onde os ponho e até vêm ter comigo. No início apanhei grandes sustos, pois como eram muito pequenos e a minha gaiola era de grades, a mais pequenina fugiu 2 vezes, andei HORAS à procura dela numa aflição!! Mas depois melhorei a gaiola, com uma roda, túneis, etc, e desde esse dia até ao dia em que pude comprar uma gaiola em plástico, ela nunca mais fugiu. Digo isto para mostrar a importância que tem um espaço onde sejam felizes e façam exercício.

Quando o/a agarrares, sê meiga mas firme: se ele/ela se habitua a que tu o/a soltes sempre que te morde ou que se debate, vai adoptar este comportamento como defesa ou simples birra, pelo que só o/a deves soltar quando esteja calmo na tua mão. Contudo, fala-lhe com calma, faz-lhe festas e não o/a apertes nem o/a magoes, não o/a assustes desnecessariamente e com (pouco) tempo tudo irá ao sítio!!

Acrescento ainda à lista de razões dadas pela Elsa, pelas quais eles podem morder, a seguinte: uma hamster grávida pode tornar-se agressiva, assim como uma hamster que acaba de ter filhotes. Isto é natural, aliás, não podes tocar nos filhotes durante as primeiras semanas, e também não é bom mexeres muito numa hamster grávida. Claro que não é disso que se trata, mas ficas já alertada:)

Um abraço:)
RapToReSse
Membro
Mensagens: 94
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

segunda out 13, 2003 6:08 pm

R_alves, sei que nada tem que ver com isto, mas quanto às chinchilas, só te posso dizer: FORÇA, não hesites!! Vou abrir hoje aqui no fórum dos exóticos um tópico sobre chinchilas, visto que o fórum ainda não está aberto e o único que existe é sobre os gatos persa chinchila. Se quiseres, encontramo-nos lá e podemos falar mais sobre chinchilas, são animais super fofos e meigos, é impossível não gostar deles....
Um abraço,
Alexandra Martins
minidiogo
Membro Veterano
Mensagens: 2666
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

segunda out 13, 2003 6:42 pm

Olá Rap>Torresse!

Desculpa, mas discordo totalmente contigo.

As femeas são aquelas que têm dois pontos (digamos assim) separados por +/- 1 cm, os machos é que têm tudo junto ou seja nao têm dois pontos separados por +/- 1cm.;)

Adeus
mini
Responder

Voltar para “Exóticos”