alimentação
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Nunca ouvi falar desse tratamento (brasileiro) que referiu.
Pouco lhe posso dizer - apenas que comigo e outros foristas o processo do osso funciona (e o do yogurte também)...
Não sei se disse que convêm cozer o osso primeiro, para eliminar bactérias e germes (nada de sal).
Também, cozido, não prende tanto e é mais fácil de roer e digerir.
Mas há quem defenda dar crus.
Os cães adoram.
Para eles, osso é festa !
Eu dou, com regularidade, 1 vez por semana.
Pouco lhe posso dizer - apenas que comigo e outros foristas o processo do osso funciona (e o do yogurte também)...
Não sei se disse que convêm cozer o osso primeiro, para eliminar bactérias e germes (nada de sal).
Também, cozido, não prende tanto e é mais fácil de roer e digerir.
Mas há quem defenda dar crus.
Os cães adoram.
Para eles, osso é festa !
Eu dou, com regularidade, 1 vez por semana.
bem...
eu já tive um rafeiro que a certa altura ficou com muitas dores no abdómen. queixa-se a cada movimento: sentar, deitar, levantar... No dia seguinte foi ao vet e as dores é por ter os intestinos obstruídos. Porquê? Segundo o vet, por causa de comer ossos (via-se na radiografia)!!
Mas se calhar o sistema digestivo do labrador pode ser melhor adaptado aos ossos. E se resulta com tantos...
eu já tive um rafeiro que a certa altura ficou com muitas dores no abdómen. queixa-se a cada movimento: sentar, deitar, levantar... No dia seguinte foi ao vet e as dores é por ter os intestinos obstruídos. Porquê? Segundo o vet, por causa de comer ossos (via-se na radiografia)!!
Mas se calhar o sistema digestivo do labrador pode ser melhor adaptado aos ossos. E se resulta com tantos...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
A fase das mudança de comida PODE originar diarreias.nunalmeida Escreveu: olá a todos mais uma vez! D
desta vez gostaria de fazer uma questão acerca da mudança de comida...
a "joana" estava a comer purina (borrego com arroz), mas as fezes dela cheiravam bastante mal e não eram bem sólidas.
ela vinha do criador a comer à descrição e tivemos que a habituar a comer 3 vezes ao dia, reduzindo lentamente para os valores que vêem na saca (200/300g / dia). fomos também aconselhados a mudar os ingredientes para frango com arroz podendo ser um problema de assimilação de carnes vermelhas, daí que o frango podesse ser mais facilmente assimilado.
fomos fazendo uma mudança gradual, misturando as duas rações, mas ela não reagiu muito bem e tem estado com diarreia, tendo piorado nestes ultimos dias. ela aparentemente está bem com um pelo brilhante e bastante contente mas estamos preocupados com a diarreia. já nos disseram que era normal nestas fazes de adaptação mas gostariamos de saber apartir de quando podera ser perigoso para ela...
desculpem o tamanho da pergunta e obrigado pela compreensão![]()
![]()
![]()
Contudo estas tb podem ser manifestações de outras patologias ou situações de alteração ambiental (tudo o q é exterior ao animal).
Dependendo da gravidade da diarreia (se são só fezes moles, qual a frequência, origem, etc) pode representar perigo para o animal logo a partir do seu aparecimento.
Mm em se tratando dos casos menos graves, como da mudança da alimentação, manifestando-se apenas por fezes mto moles, é sp de tomar atenção e evitá-las a todo o custo pois são SEMPRE sinal de uma disfunção digestiva, pelo menos.
Portanto, se a Joana já está há vários dias com diarreia, como diz, e com tendência a piorar, na minha opinião deve levá-la ao Vet o mais rapidamente possível.
As consequências de uma desidratação severa incluem paragem cardíaca!
Bjs e as melhoras para a menina :p
-
- Membro
- Registado: quarta set 24, 2003 9:10 am
DE MUITOS ARTIGOS QUE TENHO LIDO, DIZEM QUE UM DOS SINTOMAS MAIS CLAROS DE QUE ALGO NÃO ESTÁ BEM, É O CÃO SENTIR-SE DÉBIL, NÃO QUERER BRINCAR, SENTIR DORES, ETC... E A MINHA PEQUENA, CONTINUA ALEGRE, BEM DISPOSTA, SEMPRE A QUERER BRINCAR, CORRER, COM UM PELO FANTÁSTICO, OU SEJA PARECE QUE EXTERIORMENTE TUDO ESTÁ NORMAL!!!
O PROBLEMA SÃO AS FEZES QUE JÁ NÃO ESTÃO TÃO LIQUIDAS MAS TAMBÉM NAÕ ESTÃO NORMAIS.
NÃO QUERO COM ISTO PASSAR POR CIMA DO VETERINÁRIO, POIS ESTOU A CONTAR LÁ IR O MAIS DEPRESSA POSSIVEL, O MEU OBJECTIVO É INFORMAR-ME E TRATAR O MELHOR POSSIVEL DA MINHA JOANINHA.
TAMBÉM É PARA ISSO QUE ESTE FORUM SERVE
OBRIGADO
O PROBLEMA SÃO AS FEZES QUE JÁ NÃO ESTÃO TÃO LIQUIDAS MAS TAMBÉM NAÕ ESTÃO NORMAIS.
NÃO QUERO COM ISTO PASSAR POR CIMA DO VETERINÁRIO, POIS ESTOU A CONTAR LÁ IR O MAIS DEPRESSA POSSIVEL, O MEU OBJECTIVO É INFORMAR-ME E TRATAR O MELHOR POSSIVEL DA MINHA JOANINHA.
TAMBÉM É PARA ISSO QUE ESTE FORUM SERVE

OBRIGADO
-
- Membro Veterano
Então, se ela já não está com diarreia...já não tem com que se preocuparnunalmeida Escreveu: DE MUITOS ARTIGOS QUE TENHO LIDO, DIZEM QUE UM DOS SINTOMAS MAIS CLAROS DE QUE ALGO NÃO ESTÁ BEM, É O CÃO SENTIR-SE DÉBIL, NÃO QUERER BRINCAR, SENTIR DORES, ETC... E A MINHA PEQUENA, CONTINUA ALEGRE, BEM DISPOSTA, SEMPRE A QUERER BRINCAR, CORRER, COM UM PELO FANTÁSTICO, OU SEJA PARECE QUE EXTERIORMENTE TUDO ESTÁ NORMAL!!!
TAMBÉM É PARA ISSO QUE ESTE FORUM SERVE![]()
OBRIGADO

As fezes ligeiramente moles não são causa para preocupação.
Ainda bem q ela melhorou

-
- Membro
E CONCORDAS COM A IDEIA DO OSSO DE VITELA COZIDO OU É MELHOR MANTER A ALIMENTAÇÃO COMO ESTAVA??
-
- Membro Veterano
Qto ao osso de vitela, não tenho dados científicos que provem ou q contrariem a teoria de que fazem bem ao intestinonunalmeida Escreveu: E CONCORDAS COM A IDEIA DO OSSO DE VITELA COZIDO OU É MELHOR MANTER A ALIMENTAÇÃO COMO ESTAVA??

Agora que é uma festa...isso não há dúvida nenhuma.

O iogurte sim, pois é rico em leveduras e actuam como regulador da flora intestinal, i.e. em caso de diarreia ligeira (não falo em casos graves) podem ter efeitos benéficos e em cados de "prisão de ventre" podem aliviar tb. No fundo actuam como um "ultra-levure" natural

Por experiência com os meus cães, por vezes verifico que ficam com as fezes mais moles qdo comem ossos em gde quantidade.
Mas tb nunca estabeleci um padrão: não tenho gdes hipóteses de lhes dar osso de vaca c gde frequência e o facto das fezes ficarem mais moles tb não é preocupante.
Pode acontecer a seguinte ligação: osso - beber + água - fezes mais moles!
Qdo lhes dou osso de vitela, normalmente não cozo pois é fresco e eles atacam-nos de tal forma q dali a 1 hora já não há osso

Portanto, nem dá tempo a desenvolverem-se bactérias.

Essa rapidez de consumo tb pode estar na origem das fezes mais moles...mas repito, não consegui estabelecer nenhum padrão nem conheço dados científicos que suportem tal teoria...
Agora uma coisa é certa: ossos de aves é que não!
Isto pq os ossos da aves têm uma constituição diferente, mais ligeira (embora as galinhas não voem, os ossos das aves evoluiram para essa finalidade) e qdo quebram formam espículas que podem rasgar o ap. digestivo dos animais. Não quer dizer q o façam sp, mas a probabilidade q isso aconteça é bem gde

Portanto, voltando à questão da Joana:
Acho que enquanto ela não recuperar completamente da diarreia q teve, não convém alterar nada na alimentação, pois pode começar de novo com isso.
Ela pode ser mto sensível à mudança de alimentação.
Aconselhava, dp dela estar bem, a introduzir pnas alterações na alimentação, mto gradualmente, por forma a habituá-la a uma dieta variada sem resultar em diarreias.
Um cão habiuado a comer sp a mm coisa estranah mto mais pnas variações do q se estiver habituado a comer uma variedade de coisas

Mas repito: as mudanças devem ser feitas muiiiito gradualmente

Bjs :p
Dp,
Ois e ois!
Oh Maga, como conseguiste arranjar esses livros que divulgas aqui? Encomendaste-os? É que não os encontro em lado nenhum! Do Dr. Bruce Foulge encontrei dois, mas generalizados a todos os cães. E livros que falem só de Labradores encontrei só um pequenino, que me parece ser daquelas colecções totalmente "comerciais". E que por sinal tem uma tabela de peso/idade que pouco tem a ver com a que a susana pôs! Passo a citar:
"Peso Ideal do Labrador no Primeiro Ano de Vida
Nascimento: 450-600g
1 semana: 750-900g
2 semanas: 1,1-1,3kg
3 semanas: 1,7-2Kg
6 semanas: 3,5-4,5kg
12 semanas: 9-11kg
6 meses: 13-15kg
1 ano: 25-30kg"
(Fonte: O Labrador Retrevier, Uschi Birr, Colecção Habitat, Editorial Presença)
Beijitos
Oh Maga, como conseguiste arranjar esses livros que divulgas aqui? Encomendaste-os? É que não os encontro em lado nenhum! Do Dr. Bruce Foulge encontrei dois, mas generalizados a todos os cães. E livros que falem só de Labradores encontrei só um pequenino, que me parece ser daquelas colecções totalmente "comerciais". E que por sinal tem uma tabela de peso/idade que pouco tem a ver com a que a susana pôs! Passo a citar:
Nascimento: 450-600g
1 semana: 750-900g
2 semanas: 1,1-1,3kg
3 semanas: 1,7-2Kg
6 semanas: 3,5-4,5kg
12 semanas: 9-11kg
6 meses: 13-15kg
1 ano: 25-30kg"
(Fonte: O Labrador Retrevier, Uschi Birr, Colecção Habitat, Editorial Presença)
Beijitos
-
- Membro Veterano
Olá Timotea:
Não encomendei nenhum...
Gosto mto de livrarias e sp q posso entro e perco lá um tempinho.
Esse do Dr. Bruce Folge, por incrível que pareça, comprei-o no AKI.
Os outros foram mm em livrarias (já não me lembro quais
) e a Enciclopédia do Cão foi numa livraria em Inglaterra.
As revistas, bem algumas dessas foram pedidas à Editora.
Vou estar com atenção e se encontrar algum livro compro e dp aviso-te
Não encomendei nenhum...
Gosto mto de livrarias e sp q posso entro e perco lá um tempinho.
Esse do Dr. Bruce Folge, por incrível que pareça, comprei-o no AKI.
Os outros foram mm em livrarias (já não me lembro quais

As revistas, bem algumas dessas foram pedidas à Editora.
Vou estar com atenção e se encontrar algum livro compro e dp aviso-te

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
Por isso é que não se deve confiar á risca nas tabelas que vem nos livrostimotea Escreveu: E que por sinal tem uma tabela de peso/idade que pouco tem a ver com a que a susana pôs! Passo a citar
Nascimento 450-600g
1 semana 750-900g
2 semanas 1,1-1,3kg
3 semanas 1,7-2Kg
6 semanas 3,5-4,5kg
12 semanas 9-11kg
6 meses 13-15kg
1 ano 25-30kg"
(Fonte O Labrador Retrevier, Uschi Birr, Colecção Habitat, Editorial Presença)
Beijitos

A Juma como já referi tem 8 meses e pesa 26 kg, o meu cunhado tem um macho que tem 10 meses e pesa 32 kg e ambos não estão gordos, estão bem para a sua constituição. As tabelas só servem como referencia

-
- Membro
olá mais uma vez a todos!!!
mudando um pouco de assunto, gostaria de colocar uma questão...
alguém me consegue dizer como poderei ensinar a joana a não comer coisas do chão??
torna-se bastante desagradável, principalmente quando a largo num parque e ela vai logo comer fezes, pombas mortas, pastilhas, lixo, etc......
começo a ficar preocupado, pois pelos vistos ela deve ser bastante sensível à alimentação e esta também deve ser uma das razões para estar assim com as fezes.
haverá alguma maneira de a poder ensinar a não comer coisas do chão, ou vou ter de me habituar à ideia! já me aconselharam a colocar-lhe o ansaime nestas alturas....
obrigado
alguém me consegue dizer como poderei ensinar a joana a não comer coisas do chão??
torna-se bastante desagradável, principalmente quando a largo num parque e ela vai logo comer fezes, pombas mortas, pastilhas, lixo, etc......

haverá alguma maneira de a poder ensinar a não comer coisas do chão, ou vou ter de me habituar à ideia! já me aconselharam a colocar-lhe o ansaime nestas alturas....
obrigado

-
- Membro Veterano
Poisnunalmeida Escreveu: olá mais uma vez a todos!!!
x começo a ficar preocupado, pois pelos vistos ela deve ser bastante sensível à alimentação e esta também deve ser uma das razões para estar assim com as fezes.
obrigado |

A minha cadela mais velha tem 10 anos e nunca consegui ensiná-la a não fazer isso.
Ou seja, ela sabe mto bem q não o deve fazer...e por vezes até resiste...mas é cá uma luta

Bem, mas o facto de eu não conseguir, não significa que não haja remédio.
Talvez numa Escola de Treino para cães isso possa ser conseguido

-
- Membro
a partir de que idade posso levá-la para uma escola?
-
- Membro Veterano
nunalmeida Escreveu: a partir de que idade posso levá-la para uma escola?
A partir dos 6 meses

-
- Membro
estive a ver moradas de algumas escolas em lisboa, e verifiquei que só poderei ir a duas delas, pois não tenho carro.
as deslocações que temos feito é de metro e de comboio e ela porta-se lindamente...
portanto as duas escolas situam-se ambas em benfica, perto do colombo!
alguém me pode dizer se conhece as escolas, os treinadores, ou algumas informações sobre ambas...
obrigado
as deslocações que temos feito é de metro e de comboio e ela porta-se lindamente...
portanto as duas escolas situam-se ambas em benfica, perto do colombo!
alguém me pode dizer se conhece as escolas, os treinadores, ou algumas informações sobre ambas...
obrigado