Rainbow crab - caresheet ajuda
Boas,
Estou interessado em adquirir um caranguejo arco iris.
Ha alguem que ja tenha tido algum e que possa falar um pouco da especie, em termos de alimentaçao, temperaturas, comportamento, dimorfismo sexual etc.
É possivel a reproduçao em cativeiro?
Cumpts
Estou interessado em adquirir um caranguejo arco iris.
Ha alguem que ja tenha tido algum e que possa falar um pouco da especie, em termos de alimentaçao, temperaturas, comportamento, dimorfismo sexual etc.
É possivel a reproduçao em cativeiro?
Cumpts
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
- Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...
Ah dias vi desses bichinhos á venda achei engraçados, mas não sei nada sobre eles. 

"Poder podia, mas não ia dar, quem é que martelava? Pum! Pum! Pum! Alguém tem de marteeeeelaaaaar!"
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 18, 2010 11:20 am
temperaturas entre os 24 e 28
alimentaçao é omnivora
sao semi aquaticos adorando aventurar se em terra durante bastante tempo
muito bons trepadores
reproduçao em cativeiro é dificil visto eles criarem em agua salgada
alimentaçao é omnivora
sao semi aquaticos adorando aventurar se em terra durante bastante tempo
muito bons trepadores
reproduçao em cativeiro é dificil visto eles criarem em agua salgada
<p><strong>Eu gosto mesmo é de sentir a pressão!!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Nome comum: Caranguejo Arco-Iris
(Rainbow crab, caranguejo Indigo, Land crab, Patriot crab, caranguejo Tricolor)
Nome científico: Cardisoma armatum (muitas vezes Cardiosoma espelta)
Família: Gercarcinidae
Origem: África Ocidental. Sistema fluvial do rio Volta e as zonas costeiras da África Ocidental. Muitas vezes, importado da Nigéria.
Tamanho: Adultos podem atingir até cerca de 15-20cm/6-8 "em toda a carapaça, embora a maioria dos espécimes em cativeiro permanecer consideravelmente menor.
Habitat: O habitat natural do Cardiosoma armatum é normalmente sobre areia e lama. Fazendo assim mais facilmente tocas onde se pode esconder. Rio Volta sistema fluvial na África. Não precisa de muita água e está muito feliz com o acesso à água doce ou ligeiramente salobra.
Aquário: Uma vez que este é essencialmente um caranguejo terrestre ele deveria ter acesso a uma área no aquário a seco. Recomendo paludarios ou mesmo terrarios. Não é bem adaptado à vida subaquática e vai certamente tentar subir para fora se você não fornecer-lhe um lugar para estar acima do nível da água.
Comportamento: Podem ser mantidos vários juntos, mas eles podem ser bastante agressivo e territoriais, a fim de evitar essa situação arranjar muitos abrigos sob a forma de cavernas de troncos e rochas, convem que se mantenha um olho para qualquer caranguejo que sofrem ataques pelos machos dominantes.
Diferença sexual: Os machos são muito mais colorido do que as fêmeas e têm a aba inferior mais estreita.
Dieta: São onívoros... A maioria dos caranguejos são oportunistas e este não é uma exceção. Ele aceita varios alimentos de facto, mas também tem uma tendência para tentar comer o peixe que se descuide. Os que não pode conseguir pegar pode ferir com a sua pesada e acentuada pinça.
Notas: Tal como outros invertebrados, os caranguejos arco-iris são particularmente sensíveis ao cobre, tome especial cuidado para escolher medicações que são seguros para serem usados em um aquário contendo invertebrados quando tratar doenças.
(Estão bastantes fotos no link)
Fonte: http://www.peixefauna.com/invertebrados ... -t1177.htm
(Rainbow crab, caranguejo Indigo, Land crab, Patriot crab, caranguejo Tricolor)
Nome científico: Cardisoma armatum (muitas vezes Cardiosoma espelta)
Família: Gercarcinidae
Origem: África Ocidental. Sistema fluvial do rio Volta e as zonas costeiras da África Ocidental. Muitas vezes, importado da Nigéria.
Tamanho: Adultos podem atingir até cerca de 15-20cm/6-8 "em toda a carapaça, embora a maioria dos espécimes em cativeiro permanecer consideravelmente menor.
Habitat: O habitat natural do Cardiosoma armatum é normalmente sobre areia e lama. Fazendo assim mais facilmente tocas onde se pode esconder. Rio Volta sistema fluvial na África. Não precisa de muita água e está muito feliz com o acesso à água doce ou ligeiramente salobra.
Aquário: Uma vez que este é essencialmente um caranguejo terrestre ele deveria ter acesso a uma área no aquário a seco. Recomendo paludarios ou mesmo terrarios. Não é bem adaptado à vida subaquática e vai certamente tentar subir para fora se você não fornecer-lhe um lugar para estar acima do nível da água.
Comportamento: Podem ser mantidos vários juntos, mas eles podem ser bastante agressivo e territoriais, a fim de evitar essa situação arranjar muitos abrigos sob a forma de cavernas de troncos e rochas, convem que se mantenha um olho para qualquer caranguejo que sofrem ataques pelos machos dominantes.
Diferença sexual: Os machos são muito mais colorido do que as fêmeas e têm a aba inferior mais estreita.
Dieta: São onívoros... A maioria dos caranguejos são oportunistas e este não é uma exceção. Ele aceita varios alimentos de facto, mas também tem uma tendência para tentar comer o peixe que se descuide. Os que não pode conseguir pegar pode ferir com a sua pesada e acentuada pinça.
Notas: Tal como outros invertebrados, os caranguejos arco-iris são particularmente sensíveis ao cobre, tome especial cuidado para escolher medicações que são seguros para serem usados em um aquário contendo invertebrados quando tratar doenças.
(Estão bastantes fotos no link)
Fonte: http://www.peixefauna.com/invertebrados ... -t1177.htm
Obrigado pelas infos.
Vanesisa tambem ja tinha visto essa pagina mas tambem encontrei informaçoes meias contraditorias.
já vi que so crecem ate 10cm como tambem nalguns sites duram 10 anos noutros apenas 2... enfim.
Nalguns distingue-se os machos das femeas pelo tamanho das pinças noutros diz que as femeas sao de tons bejes ao contrarios dos macho que têm cores fortes.
Cumpts
Vanesisa tambem ja tinha visto essa pagina mas tambem encontrei informaçoes meias contraditorias.
já vi que so crecem ate 10cm como tambem nalguns sites duram 10 anos noutros apenas 2... enfim.
Nalguns distingue-se os machos das femeas pelo tamanho das pinças noutros diz que as femeas sao de tons bejes ao contrarios dos macho que têm cores fortes.
Cumpts
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvida 

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
- Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI
Sou sincera, não percebo nada de caranguejos... lol Mas foi onde encontrei mais informação! É fazeres a comparação entre a informação que tens e veres qual te parece mais correcta!pemn Escreveu:Obrigado pelas infos.
Cumpts

Distinguir fêmea do macho eu sei, mas é daqueles que se comem...

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvida

-
- Membro Veterano
Essas não contam... São outro tipo de réptil, digamos um bom bocado mais réptil que estes caranguejos estranhos e umas bombinas de um certo cromo e bem mais réptil que certas gomasjoaoplscosta Escreveu:Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvida

"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
-
- Membro Veterano
Bombinas? Quem tem bombinas ?AlunoBioGeo Escreveu:Essas não contam... São outro tipo de réptil, digamos um bom bocado mais réptil que estes caranguejos estranhos e umas bombinas de um certo cromo e bem mais réptil que certas gomasjoaoplscosta Escreveu:Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvida

-
- Membro Veterano
Pois não, nem com a maquilhagem parecia bonita, ainda ficava mais feiajoaoplscosta Escreveu:Bombinas? Quem tem bombinas ?AlunoBioGeo Escreveu:Essas não contam... São outro tipo de réptil, digamos um bom bocado mais réptil que estes caranguejos estranhos e umas bombinas de um certo cromo e bem mais réptil que certas gomasjoaoplscosta Escreveu:Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvidaAo menos a goma nunca precisou de maquilhagem para parecer bónita!

-
- Membro Veterano
Queres fazer um inquérito aqui ao pessoal para ver qual é a mais bónita?AlunoBioGeo Escreveu:Pois não, nem com com a maquilhagem parecia bonita, ainda ficava mais feiajoaoplscosta Escreveu:Bombinas? Quem tem bombinas ?AlunoBioGeo Escreveu:Essas não contam... São outro tipo de réptil, digamos um bom bocado mais réptil que estes caranguejos estranhos e umas bombinas de um certo cromo e bem mais réptil que certas gomasjoaoplscosta Escreveu:Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvidaAo menos a goma nunca precisou de maquilhagem para parecer bónita!

-
- Membro Veterano
Força! Faz, podes usar as fotos que quiseres da Brig que quiseres... Até onde ela está menos bonita e charmosajoaoplscosta Escreveu:Queres fazer um inquérito aqui ao pessoal para ver qual é a mais bónita?AlunoBioGeo Escreveu:Pois não, nem com com a maquilhagem parecia bonita, ainda ficava mais feiajoaoplscosta Escreveu:Bombinas? Quem tem bombinas ?AlunoBioGeo Escreveu:Essas não contam... São outro tipo de réptil, digamos um bom bocado mais réptil que estes caranguejos estranhos e umas bombinas de um certo cromo e bem mais réptil que certas gomasjoaoplscosta Escreveu:Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvidaAo menos a goma nunca precisou de maquilhagem para parecer bónita!

-
- Membro Veterano
Sabes que vais perder não sabes?AlunoBioGeo Escreveu:Força! Faz, podes usar as fotos que quiseres da Brig que quiseres... Até onde ela está menos bonita e charmosajoaoplscosta Escreveu:Queres fazer um inquérito aqui ao pessoal para ver qual é a mais bónita?AlunoBioGeo Escreveu:Pois não, nem com com a maquilhagem parecia bonita, ainda ficava mais feiajoaoplscosta Escreveu:Bombinas? Quem tem bombinas ?AlunoBioGeo Escreveu:Essas não contam... São outro tipo de réptil, digamos um bom bocado mais réptil que estes caranguejos estranhos e umas bombinas de um certo cromo e bem mais réptil que certas gomasjoaoplscosta Escreveu:Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvidaAo menos a goma nunca precisou de maquilhagem para parecer bónita!

-
- Membro Veterano
Não alimentes tantas esperanças que a Goma peçonhenta ganhe, senão a desilusão é grandejoaoplscosta Escreveu:Sabes que vais perder não sabes?AlunoBioGeo Escreveu:Força! Faz, podes usar as fotos que quiseres da Brig que quiseres... Até onde ela está menos bonita e charmosajoaoplscosta Escreveu:Queres fazer um inquérito aqui ao pessoal para ver qual é a mais bónita?AlunoBioGeo Escreveu:Pois não, nem com com a maquilhagem parecia bonita, ainda ficava mais feiajoaoplscosta Escreveu:Bombinas? Quem tem bombinas ?AlunoBioGeo Escreveu:Essas não contam... São outro tipo de réptil, digamos um bom bocado mais réptil que estes caranguejos estranhos e umas bombinas de um certo cromo e bem mais réptil que certas gomasjoaoplscosta Escreveu:Pior só as obsoletaAlunoBioGeo Escreveu:Um réptil muito interessante e estranho, sem dúvidaAo menos a goma nunca precisou de maquilhagem para parecer bónita!

Última edição por AlunoBioGeo em terça mar 23, 2010 3:04 pm, editado 1 vez no total.