Gatos... mudança de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
openyoureyes
Membro
Registado: quinta jun 18, 2009 1:14 pm
Localização: Pucca, Garu, Phoebe e Pumba (cães); Gouap e Chucky (gatos)

terça mar 23, 2010 2:06 pm

Olá pessoal!
Em breve iremos mudar de casa e estamos com um pouco de receio relativamente à adaptação dos nossos dois gatinhos! O Chucky está habituado a passar o dia dentro de casa, embora ultimamente ande mais atrevidote e prefira passar o dia no quintal a explorar! O Gouap é mais independente e não está muito habituado a ficar dentro de casa...
Não sabemos como proceder nesta situação... Devemos mantê-los dentro de casa durante uns tempos e só deixá-los sair quando podermos ficar a observá-los? Eles acabarão depois por se habituar e sair sozinhos sem problemas?
Agradeço as vossas sugestões.. de certo que já passaram por uma situação semelhante!
Obrigada.
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

terça mar 23, 2010 2:52 pm

openyoureyes Escreveu:Olá pessoal!
Em breve iremos mudar de casa e estamos com um pouco de receio relativamente à adaptação dos nossos dois gatinhos! O Chucky está habituado a passar o dia dentro de casa, embora ultimamente ande mais atrevidote e prefira passar o dia no quintal a explorar! O Gouap é mais independente e não está muito habituado a ficar dentro de casa...
Não sabemos como proceder nesta situação... Devemos mantê-los dentro de casa durante uns tempos e só deixá-los sair quando podermos ficar a observá-los? Eles acabarão depois por se habituar e sair sozinhos sem problemas?
Agradeço as vossas sugestões.. de certo que já passaram por uma situação semelhante!
Obrigada.
Olá OpenYourEyes.

Posso contar assim rapidamente a minha história com as minhas "Marias" que andaram durante uns largos meses para trás e para a frente porque não tínhamos sítio fixo para viver. Posso dizer que a mais velha já esteve umas 6 casas desde FAT's a casa de amigos até eu poder arranjar um sítio onde pudéssemos viver em paz e sossego. Quando arranjei a mais nova, coitada remédio teve se não vir atrás com mantas e mantinhas e chegaram ao ponto de se enfiarem nos transportadores (coisa que elas detestavam) com um ar do género "Ok para onde vamos desta vez?". Certo e respondendo às questões sempre se habituaram bem e sem stresses porque as deixava vasculhar tudo à vontade e sem restrições com as suas mantinhas e bonecada em locais confortáveis. Claro que cada caso é um caso e sabe-se que os gatos não gostam de mudanças mas se os deixarmos estar livremente a cheirar e matar curiosidades penso que tudo corre pelo melhor...

Boa sorte.

Cumprimentos
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça mar 23, 2010 3:09 pm

Os gatos adaptam-se bem, espeiclamente se forem extrovertidos e sociáveis é deixá-los explorar a nova casa e tentar manter a nromalidade possível.

Quanto ao acesso à rua, pelo menos 3 semanas a um mês não convém sair de casa. Na minha opinião o acesso ao exterior traz muitos perigos, por isso não sou apologista a não ser que seja um local seguro, mas claro que o seguro é relativo...
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

terça mar 23, 2010 3:14 pm

Olá boa tarde,

Também partilho da opinião anterior. Ou seja, quando mudamos de casa, e chegamos a outra, devemos deixá-los explorar tudo à vontade, sem stresses.. embora com a nossa supervisão. Eles irão escolher os seus novos locais para se instalarem. Quanto ao exterior, aí sim, devemos acompanhá-los, se é no quintal ou á porta de casa.. para eles 'avaliarem' o novo ambiente e sensações que lhes transmite. mas eles aprendem facilmente, desde que não haja stress nem nervosismo da nossa parte.
Às vezes ao tentarmos repreender, fazemos com que a sua percepção seja a errada e podemos confundi-los. por isso com calma, e acompanhando dentro do possível e tudo se resolve.
Se se quiserem esconder nos primeiros tempos, é deixá-los, alguma causa lhes causa receio, mas com o tempo acostumam-se aos novos cantos da casa, aos novos cheiros, aos novos sons..

Boa sorte !
openyoureyes
Membro
Registado: quinta jun 18, 2009 1:14 pm
Localização: Pucca, Garu, Phoebe e Pumba (cães); Gouap e Chucky (gatos)

terça mar 23, 2010 4:23 pm

Obrigada pelas sugestões! =)
O meu receio realmente é em relação ao exterior e não tanto ao interior, embora o Gouap não aprecie muito estar dentro de casa.
A rua onde moramos actualmente é muito calma e quase não passam carros, por isso eles costumam andar à vontade. Pelo contrário, a rua para onde nos vamos mudar é bastante movimentada, daí o meu receio com o exterior!
Embora não goste de os deixar sempre fechados dentro de casa, porque acho que os gatos apreciam mais o exterior, penso que terá de ser. Pelo menos durante algum tempo. Eles estão os dois esterilizados, por isso também é menos um inconveniente =)
Agradeço mais uma vez as vossas sugestões!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 24, 2010 4:49 pm

Se tem quintal, ha sempre a hipotese de os confinar ao Quintal sem que saiam para a rua. Compre uma cerca electrica propria para gatos. Tenho uma e finalmente vivo descansada. Nao e cara e para nosso descanso, bem como prazer deles, e um bom investimento.

Boa sorte,

leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”