Olá:
A minha chinchilas foi mãe há 3 dias, mas parece-me que não é grande mãe, visto que deixa a bebe muito tempo sozinha, passando muito tempo a saltar nas prateleiras, enquanto a bebe fica cá em baixo. Será que a bebe pode morrer de frio? A mim, parece-me que mama o suficiente, mas não tenho a certeza. Agradecia que me ajudassem rapidamente!
Bem hajam!
Cátia
chinchilas
-
- Membro
- Registado: segunda mar 18, 2002 9:18 am
Cleo, recomendo-te que se possível retires as prateleiras da gaiola, é uma das maiores causas de morte nas crias é levarem com os pais em cima quando andam aos saltos. E depois, ela não tendo as prateleiras certamente dará mais atenção à cria.
-
- Membro
- Registado: segunda dez 16, 2002 7:16 pm
- Localização: 1 gata, 10 chinchilas, 1 papagaio, 1 tartaruga,peixes, 1 chihuahua
- Contacto:
Pois, isso não é muito fácil visto que as prateleiras estão fixas à parede, de qualquer maneira a cria cresce de dia para dia, e a mãe parece dar-lhe mais atenção. Penso que o problema terá sido tê-la separado da família. Entrou no cio pós-parto e andava à procura do macho, que estava no outro viveiro com a outra fêmea. Agora está bem mais calma. De qualquer maneira agradeço toda a ajuda!!!
Cátia
Cátia
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
espero que tudo corra bem
não tens foto da bebé? manda para vermos, nunca vi uma chinchila bebé e adoraria ver. se quiseres podes mandar pro meu mail [email protected]

São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
-
- Membro
- Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
- Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas
Olá:)
É normal as chinchilas não darem tanta atenção às crias como outros roedores o fazem, pois as chinchilas logo desde a nascença são muito mais autónomas do que, por exemplo, hamsters que nem pêlo têm. Porém, é verdade que convém estar atento para poder alimentar a cria a biberon com misturas próprias se necessário, e ter cuidado para que os pais não a esborrachem ao cair.
Um abraço,
Alexandra Martins
É normal as chinchilas não darem tanta atenção às crias como outros roedores o fazem, pois as chinchilas logo desde a nascença são muito mais autónomas do que, por exemplo, hamsters que nem pêlo têm. Porém, é verdade que convém estar atento para poder alimentar a cria a biberon com misturas próprias se necessário, e ter cuidado para que os pais não a esborrachem ao cair.
Um abraço,
Alexandra Martins
-
- Membro
- Registado: quarta jun 04, 2003 4:07 pm
ola cleo! tb gostava de ver a bebe, o meu e-mail e [email protected]
boa sorte com a bebe, ja lhe deste nome?
boa sorte com a bebe, ja lhe deste nome?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 11, 2002 12:42 pm
- Contacto:
Olá!
Parabéns pela cria!
Uma outra solução é colocar uma caixa de madeira onde a cria depressa aprende a refugiar-se. Mas se ela está sozinha com a mãe, não deve de haver problema.
As chinchilas não são más mães, tentam é, logo do início, incutir ás crias o sentido de independência para sobreviverem mais facilmente se acontecer alguma coisa aos progenitores. No estado selvagem muitas vezes os pais são apanhados por predadores e as crias conseguem sobreviver mesmo sendo muito pequenas.
Se repararem, elas mesmo só com uma semana já seguram nas palhinhas de feno e começam a mordiscar.
No entanto, como todos os bebés, precisam das mães até aos dois meses. Nunca as separem da mãe antes dessa idade.
Boa sorte com a cria!
Jose Santos
Parabéns pela cria!
Uma outra solução é colocar uma caixa de madeira onde a cria depressa aprende a refugiar-se. Mas se ela está sozinha com a mãe, não deve de haver problema.
As chinchilas não são más mães, tentam é, logo do início, incutir ás crias o sentido de independência para sobreviverem mais facilmente se acontecer alguma coisa aos progenitores. No estado selvagem muitas vezes os pais são apanhados por predadores e as crias conseguem sobreviver mesmo sendo muito pequenas.
Se repararem, elas mesmo só com uma semana já seguram nas palhinhas de feno e começam a mordiscar.
No entanto, como todos os bebés, precisam das mães até aos dois meses. Nunca as separem da mãe antes dessa idade.
Boa sorte com a cria!
Jose Santos