A situação que descreve era bem previsível. Isto porque os mandarins têm a tendência para monopolizar os ninhos colocados à sua disposição. Daí o conselho de se colocarem sempre mais ninhos do que casais, para estes poderem escolher e ficar sempre algum ninho de sobra.
Quanto ao facto de ter mexido no ninho onde os mandarins tinham ovos, é muito pouco provável que isso os leve a abandonar a criação, isto porque os mandarins são aves que toleram bem as inspecções dos ninhos, mesmo apesar da agitação que demonstram quando estes são inspeccionados. É claro que há sempre excepções, mas espero que essas não surjam no seu caso.
Quanto ao facto de ter os bengalins junto com os mandarins isso não costuma ser problema, já que são espécies que convivem muito bem. O problema pode residir no facto de que, como diz, a gaiola ser muito pequena para todos, o que deve ser sempre evitável.
Os bengalins são "loucos" por ovos. Não só pelos seus mas também pelos de outras aves que possam encontrar nos ninhos. pode-se dar o caso de os bengalins quererem chocar os ovos dos mandarins. Pelo facto da gaiola ser pouco espaçosa para todos, o ideal seria retirares os bengalins, mas caso não o possas fazer, então aconselhava a que colocasses mais ninhos na gaiola, para que os bengalins também tenham o seu ninho. Pode dar-se o caso de que, com mais ninhos à disposição, os mandarins abandonem o ninho actual (e os ovos) para se instalarem num outro. Nesta situação, os bengalins quase de certeza que iriam ocupar o primeiro (deixado livre pelos mandarins) e eles próprios de encarregariam de chocar o ovo que lá está e provavelmente outros que viessem a por.
À semelhança dos mandarins, os bengalins também toleram bem as inspecções dos ninhos. No meu caso pessoal, para a criação de bengalins utilizo ninhos tipo caixas, exteriores à gaiola de criação, o que facilita a inspecção do ninho. E o curioso é que durante as inspecções ao ninho os bengalins (que são aves normalmente calmas) não se intimidam o mínimo e muitas vezes permanecem no ninho junto dos ovos ou das crias.
Espero ter ajudado
Cumprimentos
Piscas


