Todas as dúvidas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quarta mar 24, 2010 12:38 am

:? Trago aqui todas as dúvidas que tenho neste momento acerca da sissi... se alguém quiser contribuir com um conselho válido e exequível agradeço...
. quando vai comer, na maioria das vezes dá saltinhos e depois coloca a patita de modo a entornar a ração, e depois come do chão.
. Como tenho dito ela come RC com pouca vontade, hoje trouxe mais umas amostras (ela nunca tocou em nenhuma outra) Husse normal e "sensitive" não gostou..., Acana e Orijen - gostou das duas (dei-lhe à mão), como já tive oportunidade de ler, estas duas marcas parecem ser boas.. sendo que tenho de fazer uma transição (gostava de saber opiniões como fazer transição) da RC para uma destas, qual delas escolho? parecem ser da mesma empresa :roll: (ouvi e penso que já li aqui na arca que a orijen por ter muita proteina provoca excesso/ aumento de actividade).
. No Vet onde vou as 1ªs vacinas têm protecção para quatro doenças, o VET onde hoje fui buscar estas amostras (é um hospital) diz que lá dão para sete doenças ...
Estou muito indecisa, confio no VET que tenho (tenho de andar 15 km para lá chegar e outros 15 para voltar) e mudar para este novo que tambám tenho boas refªs (além do reforço p sete doenças fica a 3 minutos da minha casa e é um hospital veterinário frisando que o meu vet tem urgências)...
o meu vet nunca me falou desta vacina que cobre sete doenças...
. deverei qundo chegar a altura das Leisman colocar coleira ou usar as pipetas? (o vet disse-me que posso optar pelo que queira ou até colocar os dois).
A sissi dorme na varanda e tenho sempre o chão completamente coberto por jornais, jornais estes que ela de algum modo afasta e faz sempre o cocó no chão... (o xixi tem feito nos jornais), espero que quando a levar à rua (lá para 20/04) as coisas até corram bem...
uma amiga disse-me inclusivé para colocar uma caixa de areia de gatos, para as necessidades, pq ela tem uma amiga cujo cãozito se habituou bem à situação...
. Tenho limpo a sissi com toalhetes bébé e escovado o pelo quasee todos os dias, oiço falar (sempre depois do plano vacinas cumprido) 1 a 2 banhos por ano, já ouvi falar 1 vês por mês e também de 15 em 15 dias...
. coleira ou dorsal - o vet diz q posso optar por um ou outro, amigos uns defendem coleira, coleira semi-estranguladora, outros dorsal..
. as escolas q tenho vosto defendem sempre coleira semi-estranguladora...
obrigada pela paciência de me lerem:)
. um vet falou-me em esterilizar depois do 1º cio, outro falou-me por volta 7 meses antes do 1º..
:oops: :oops: :oops:
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 24, 2010 11:31 am

...outro falou-me por volta 7 meses antes do 1º..
À nascença portanto? :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Vandocasmm
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 12:17 pm

dinodane Escreveu:
...outro falou-me por volta 7 meses antes do 1º..
À nascença portanto? :lol:
talvez não me tenha exprimido bem, antes do primeiro cio que me disseram acontece por volta dos 8/9 meses.
Eu já tive a Ferradura que teve filhos, contudo era nova e sinceramente não me lembro quando foi o primeiro cio...

gostava de tentar fazer tudo bem... :oops:
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 24, 2010 12:35 pm

7 meses antes do 1º cio, considerando que muitas cadelas com 6 meses têm o 1º cio, equivale a um mês de vida, né? ...

Adiante.

Há vets que preferem esterilizar antes do 1º cio porque acreditam de que dessa forma previnem futuros tumores mamários.
Outros não querem fazer antes da maturidade física completa do animal.

Na minha opinião:

Banhos: Dê quando achar necessário. Desde que use um produto adequado e seque muito bem o animal tanto pode estar 6 meses sem dar banho como dar de 15 em 15 dias, a opção é sua.

Transição de ração: ao longo de uma semana vá introduzindo quantidade da nova ração aumentando gradualmente até só dar a nova.
orijen por ter muita proteina provoca excesso/ aumento de actividade
teoria da treta.

Mudança de vet: fica ao seu critério, de mais ninguém

Coleira ou pipetas: já tem a resposta, é clara.

Caixa para necessidades: é raro o cão que faz nisso, são cães não gatos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta mar 24, 2010 12:36 pm

dinodane Escreveu:7 meses antes do 1º cio, considerando que muitas cadelas com 6 meses têm o 1º cio, equivale a um mês de vida, né? ...

Adiante.
Ca mau feitio pá :twisted: ... Não vês que faltava uma vírgula a seguir ao "7 meses" :lol:
Vandocasmm
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 1:02 pm

Bem hajam :P
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta mar 24, 2010 1:34 pm

Quanto à transição da comida , a Dino já lhe disse. Vá misturando todos os dias as rações tendo o cuidado de aumentar, de cada vez que lhe dá comer, a quantidade da nova e diminuindo a antiga.
No que respeita à altura ideal para a esterelização, o melhor conselho é o que o veterinário que acompanha a sua cachorra, e a conhece bem, lhe der.
A mudança ou não de veterinário é uma opção sua, mediante as suas preferencias, conveniencias, etc.
Quanto às pipetas ou coleira, de facto utilizar as duas é mais eficaz. E só um pequeno reparo : há alturas de maior incidencia do mosquito ( Primavera e Verão) , assim como há as de maior incidencia de carraças ( Verão e Outono ). As pulgas... essas estão sempre na maior... :lol: O que quero dizer é , mais ou menos , e falo por mim, para meu descanso, cão meu anda sempre protegido. Ou só com a pipeta ou com ambos ( pipeta e coleira).
Areia do gato? Por mim é " cada macaco no seu galho" :lol: ... estava a brincar. Pode ser que se habitue. Mas se pretende que ela passe a fazer as necessidades só na rua, acho que vai ser contraproducente.
Banhos, vai depender da cachorra. Há cães que são muito asseadinhos e nunca se sujam, há outros estouvados que a cada saída é uma festa de "espojamento" no que não devem... :lol:
Peitoral ou trela.
Só posso falar por mim: Usei uma vez peitoral no meu velho. Foi assim uma aventura. Nem ele nem eu nos entendíamos com aquilo.
Experimentei, há relativamente pouco tempo, no César, não gostei. Fiz uma força brutal para não voar atrás dele . Resumindo : estranguladora. Para o meu cão, note-se. É uma questão de ir experimentando...
Ah, e se a puser numa escola usar sempre o que usar durante os treinos.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Vandocasmm
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 1:59 pm

bem haja também Nicasxi :P
Vandocasmm
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 2:29 pm

Uma dona de um cão sénior (muito bem tratado e completamente membro da familia) disse-me hoje que os vet exageram e que posso e devo levar a sissi à rua (mesmo sem o reforço das vacinas) desde que não a leve para canteiros e para ao pé da relva, pois é aí que se apanham as doenças... :roll:
Já é a 2ª pessoa (sem formação veterinária, mas com cães) que me faz esta afirmação :? :roll:
Jony5
Membro
Registado: segunda mar 08, 2010 9:35 pm

quarta mar 24, 2010 2:48 pm

boas
sou um leigo nesta matéria,mas eu levo meu cachorro com 3 meses a rua,e o meu vet nunca o proibiu de o fazer,claro que evito certos sitios,tais como canteiros sujos e não só,mas isto sou eu,cabe-lhe a si experimentar ou esperar pelo ultimo reforço da vacina..
Vandocasmm
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 2:54 pm

Jony5 Escreveu:boas
sou um leigo nesta matéria,mas eu levo meu cachorro com 3 meses a rua,e o meu vet nunca o proibiu de o fazer,claro que evito certos sitios,tais como canteiros sujos e não só,mas isto sou eu,cabe-lhe a si experimentar ou esperar pelo ultimo reforço da vacina..
confesso que me sinto tentada... mas assusta-me o facto de ela não estar completamente protegida... depois é pior a emnda do que o soneto :roll: :?
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta mar 24, 2010 7:03 pm

Acho isso muito esquisito porque de todos os cães que tive, até na aldeia, o vet. recomendava sempre evitar ter os cães bebés em locais frequentados por outros cães.
E mais: dei uma S Estrela bébé a uns amigos que a trouxeram para a cidade e enquanto a cadela não teve o plano de vacinação todo, eles saiam e levavam-na ao colo, o que era um trabalhão porque ela em bebé já era enorme!

Não é nada bom querer habituar o cão a fazer em caixotes e afins, isso é para gatos, os cães tem de sair, ele assim não vai aprender a diferença entre casa-não fazer, rua-fazer.
Os cães precisam de ir à rua para fazer exercício, cheirar tudo, aprender a andar à trela, etc.
Vandocasmm
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 8:58 pm

moslie Escreveu:Acho isso muito esquisito porque de todos os cães que tive, até na aldeia, o vet. recomendava sempre evitar ter os cães bebés em locais frequentados por outros cães.
E mais: dei uma S Estrela bébé a uns amigos que a trouxeram para a cidade e enquanto a cadela não teve o plano de vacinação todo, eles saiam e levavam-na ao colo, o que era um trabalhão porque ela em bebé já era enorme!

Não é nada bom querer habituar o cão a fazer em caixotes e afins, isso é para gatos, os cães tem de sair, ele assim não vai aprender a diferença entre casa-não fazer, rua-fazer.
Os cães precisam de ir à rua para fazer exercício, cheirar tudo, aprender a andar à trela, etc.
eu vou seguir o conselho do vet :lol: até vacinação completa vai ser como até agora sair à rua sim mas sempre ao colo :lol: e quanto à areia, já são vários os conselhos contra, como tal vamos continuar com os jornais :lol: depois quando chegar a altura de ir à rua, pode ser que corra bem e que lea perceba :lol:
obrigada por todas as respostas :lol:
Vandocasmm
Membro Veterano

quarta mar 24, 2010 9:02 pm

aproveito para colocar mais uma questão :oops: vou começar a fazer caminhadas de 2ª a 6ª com um grupo durante uma hora... será que quando a sissi puder ir à rua posso levá-la nessa hora ou será demais para ela? :oops:
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta mar 24, 2010 9:16 pm

Vandocasmm Escreveu:Uma dona de um cão sénior (muito bem tratado e completamente membro da familia) disse-me hoje que os vet exageram e que posso e devo levar a sissi à rua (mesmo sem o reforço das vacinas) desde que não a leve para canteiros e para ao pé da relva, pois é aí que se apanham as doenças... :roll:
Já é a 2ª pessoa (sem formação veterinária, mas com cães) que me faz esta afirmação :? :roll:
Também há quem defenda que os cães podem andar à solta e comer restos com trinca de arroz, e nós somos livres de optar pelo que a nossa consciência nos diz.

Eu não arrisco.
Responder

Voltar para “Cães”