Será que é mesmo fome?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Guitucha
Membro Júnior
Registado: segunda jun 10, 2002 10:02 am
Localização: 1 gata Siamesa e 1 gato Europeu, 1 Rottweiler, 1 rato Siberiano

quinta jul 11, 2002 7:45 pm

Olá a todos!

Gostava que me dessem a vossa opinião.

Para além da minha gata siamesa tenho um gatinho que apanhei na rua há cerca de 2 meses, segundo a vet ele deve estar agora com cerca de 3 meses. Dou-lhe ração para gatinho e comida de lata, sem qualquer racionamento, estão sempre ao dispôr para que coma quando lhe apetece, mas começa a fazer aflição, parece estar sempre esganado de fome.
Sei que os bichinhos não são todos iguais mas nunca vi um gato assim... não pode estar na cozinha nem enquanto cozinho nem na altura das refeições, rouba literalmente a comida. Digo rouba porque não se aproxima devagarinho a espera de uma distração para poder tirar a dita papinha, chegou ao cúmulo de estar um tacho ao lume sem tampa e ele se enfiar quase todo lá dentro para tirar a carne... que susto apanhei, podia-se ter queimado, nem me ocorreu que podesse fazer tal coisa, a minha outra gata nem se aproxima do lume.
Acho que já experimentei quase todas as comidas existentes, podia ser disso, pensei, mas não. Já nem o meu filhote pode comer uma bolachinha com ele por perto...
Já pensei... será que ele passou assim tanta fome no primeiro mês de vida (enquanto esteve na rua) e ainda não entendeu que aqui não precisa de devorar tudo o que vê?
Quando se abre aporta do frigorífico atira-se lá para dentro, tenta abrir a caixinha do pão para o comer, trinca a fruta que encontrar na fruteira... mas engraçado ao lixo não vai !!!

Aguardo a vossa opinião ... será que isto passa?

Obrigada

Cumprimentos
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 11, 2002 8:22 pm

olá
pois a fominha é negra. eu não digo que ele esteja esfomeado, mas quase que diria existir uma "fome genética". ou seja, há animais que passaram tanta fome que ficaram como que traumatizados. eu conheço isso. apanhei uma gata tão magra que agora até faz impressão ve-la. parece disforme de tanto comer. o cachorro vinha pele e osso. come a comida dele, a comida da cadela a dos gatos,e a minha se o deixar. pode ser que lhe passe, mas se ele veio magrinho, enquanto não tiver atingido o "peso ideal" vai-se comportar assim. mais tarde, não sei.
anjaazul
Guitucha
Membro Júnior

quinta jul 11, 2002 9:42 pm

Olá Anja!

Obrigada por ter respondido!

De facto a sensação que me dá é "deixa-me lá comer tudo antes que não sobre nada para mim". A Tucha ( a siamesa) é super pachorrenta só come quando ele termina.

Quando ele abusa e vai ao tacho, ao pão e fruta apenas lhe digo "não não", tento que ele entenda que não pode fazer mas sem ser em tom de repreenção.

Parece que nunca está cheio... tadinho... é hiper meigo... um mafarrico como diria a Anja,não é verdade???

Obrigada
Cumprimentos

P.S.- Ainda não estava registada no tempo em que o mafarrico esteve internado, mas o meu marido contou-me a história.
Espero que ele esteja melhor e que recupere rapidinho.
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta jul 12, 2002 8:05 am

Olá Guitucha!
Também tenho um pequenote com 3 meses e uns dias. Nunca passou fome mas também gosta muito de comer.
Come o dele o da Inca e tudo aquilo que possa apanhar. No entanto, nunca chegou ao ponto de roubar comida dessa maneira.
O que é que diz o Vetrerinário? Já lhe pôs o problema?
Será que os gatos pequenos têm todos um grande apetite?

Espero que o seu pequenote perceba depressa que já não corre o risco de passar fome e que pode comer descansadamente.

Boa sorte
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

sexta jul 12, 2002 8:24 am

Olá Guitucha

Tb tenho 1 gato (c/+- 6 anos) e tb é quase desse género. Assim que eu chego entra logo em casa e vai comer a ração da minha cadela, ás vezes está tão cheio que parece que está grávido :D , e mesmo assim ainda quer + comer. Por vezes come tanto tanto que acaba por vomitar, ele tb não era assim, e se eu lhe der uma lata inteira de comida devora aquilo num instante, o Tico (um outro gatito (novinho) que tb tenho) se não vai logo comer já não sobra p/ele.

Mas o teu ir ao pão e à fruta (bem sei que não é p/rir) dá vontade de rir, + parece que está a tentar fezer uma alimentação equilibrada. ;)

Deixa-o comer á vontade, se calhar c/o tempo acaba por comer a quantidade indicada p/gatos.

;) ;) ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Guitucha
Membro Júnior

sexta jul 12, 2002 9:21 am

Olá Terry !

Para ser honesta ainda não falei com a Vet sobre o assunto, achei que isto passava mas não há meio.

Por vezes tenho mesmo de o fechar um bocadinho (o que detesto) para poder, por exemplo, dar de comer ao meu filho. Um pestinha destes nunca me tinha saído na rifa, à parte disto é uma ternura!

Cumprimentos
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

sexta jul 12, 2002 9:31 am

Olá Guitucha,

Para ser franca não pude evitar rir-me com essa história do gato ir ao pão, à fruta, para dentro do frigorifico :)))

Não te preocupes...de certeza que vai-lhe passar quando souber que aí felizmente não vai voltar a passar fome.

Quanto aos "rouibos", às vezes está-lhes simplesmente no sangue e não conseguem evitar. O meu gato, o Gaspar, também rouba por roubar...mesmo acabando de comer, basta ver alguéma jantar que não hesita em subir à mesa e servir-se do prato de quem está a comer. Quando estou a almoçar, ou jantar, não posso olhar para o lado porque o Ggaspar aproveita e serve-se imediatamente!! Eu não consigo deixar de achar piada, mas já houve situações chatas...como por exemplo uma vez estava a minha sogra a jantar em minha casa e o senhor gaspar achou que devia fazer o mesmo com ela!! Serviu-se do prato dela e pronto...

Mas com o tempo o teu gatinho vai acalmar, de certeza.

Beijinhos
anjaazul
Membro Veterano

sexta jul 12, 2002 12:13 pm

olá
pois uma vez a sara, outra comilona, decidiu roubar a costeleta enquanto me demorei um segundo. tive de fazer ovos com fiambre. o telefone tocou, entretanto. quando cheguei, onde estava o fiambre?
anjaazul
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

sexta jul 12, 2002 12:50 pm

Guitucha, realmente a história do seu super gato é fantástica. Lembrei-me de uma coisa; o seu gato está desparasitado ? É que pode tratar-se de algum parasita interno, como p.ex. As ténias que absorvem tudo o que comemos não se aproveitando quase nada do que se ingere. Daí a constante sensação de fome. Leve o gatinho ao veterinário. E comece a habitua-lo a comer só ração ( Eukanuba, Iams, Royal Canin ). A comida enlatada é na maior parte constituida por água, ou seja practicamente sem nutrientes.
Bem vinda a este fórum.
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

sexta jul 12, 2002 2:14 pm

olá :)

a minha gatinha mais pequena, a joana, tambem é uma morta de fome! se ela desconfia que alguem se dirige à cozinha é a primeira a chegar e a sentar-se em cima das bancadas à espera. ela tem uns 3 meses e eu atribuo esse comportamento à fome que passou na rua. vai ao frigorifico, vai ao lixo, vai aos tachos (tenho de estar sempre atenta), aos pratos, come a ração dela e a ração da cadela, entra nos armarios, imagina que por vezes estou a fumar um cigarro e ela abre muito os olhos, logo a ver se aquilo é comestivel! eu acho que com o tempo isto lhe passa, os bebés são sempre muito gulosos, depois acalmam (espero que esta tambem acalme). e tambem ela nao se aproxima devagarinho, vem a correr e atira-se pra cima das coisas (deve achar que fogem tadita).

muitas festinhas para ele e para a sua outra gata

sandra p
anjaazul
Membro Veterano

sexta jul 12, 2002 3:41 pm

olá
eu lembrei-me dos parasitas internos, mas entretanto, a tanika antecipou-se-me. também é possível que seja isso. lembro-me que o gaspar durante um tempo comia desalmadamente. ele vinha com uma "barrigona". depois de bem desparasitada, começou a comer normalmente.
anjaazul
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta jul 12, 2002 4:14 pm

Olá,

Para mim esta situação de gatos comilões é nova. Nunca tive outra senão a que tenho agora (quase 4 meses) e ela come só o dela.
Deixo ração só da seca sem restrições e nunca lhe dei da humida (será disso?). Ela come algumas 20 vezes por dia mas só um bocadinho.
A única coisa que gosta de comer além da ração dela é 1 colhersita de iogurte natural.
Quando vamos almoçar ou jantar pede para ir para a mesa mas desde pequena que lhe negámos e agora na hora das nossas refeições ou fica no chão, ou vai para a "árvore" dela apanhar solinho.

Caneco
Guitucha
Membro Júnior

sexta jul 12, 2002 8:55 pm

Olá!

Obrigada a todos por me terem respondido!

Quanto aos parasitas não sei se será, o Gui já foi desparasitado 2 vezes, a última delas na semana passada, acham que ainda podem haver parasitas? É sem dúvida uma hipóteses, eu não me tinha lembrado, como ele foi desparasitado, nem me lembrei.

Eu dou-lhe comida de lata, para além da ração, mais por goludice. Pode ser ignorância minha mas custa-me vê-los a comer só ração, nós também não gosta-mos de comer sempre o mesmo, não é?

Cumprimentos
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

sexta jul 12, 2002 11:38 pm

oi guitucha.
eu não tenho nenhum gato... mas tb penso que seja o tal trauma da rua ou parasitas...
não posso deixar de dizer que me parti toda a rir com as histórias que contaste!
boa sorte para ti e para todos os teus animais lindos ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

sexta jul 12, 2002 11:41 pm

oi guitucha.
eu não tenho nenhum gato... mas tb penso que seja o tal trauma da rua ou parasitas...
não posso deixar de dizer que me parti toda a rir com as histórias que contaste!
boa sorte para ti e para todos os teus animais lindos ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Responder

Voltar para “Gatos”