Negligência: o que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

NatBento
Registado: quinta mar 25, 2010 1:26 pm

quinta mar 25, 2010 1:42 pm

Boas.

Estou num sofrimento imenso porque perdi na passada 3f a Sunny.
A Sunny era uma cadela cheia de vida, saúde e inteligência. Foi adoptada em Outubro com apenas 3 semanas de vida porque a mãe tinha morrido atropelada. Foram semanas maravilhosas e duras porque tinha de a alimentar a biberão de 4 em 4 horas. O meu agregado familiar vivia para aquele ser minúsculo que teria que sobreviver a todo o custo. E sobreviveu e passou a ser um sol na nossa vida
Há um mês marquei o que devia ser um procedimento normal e de rotina: a castração. Lá fui eu com ela na 3f de manhã a pensar que ela ia voltar com dores mas viva.
A dra estava com pressa e até falou em adiar a cirurgia (se fosse agora era o que eu teria feito), mas devido à complicação de eu arranjar tempo livre ela lá acedeu e a minha Sunny ficou lá. Antes do 12h liguei e ela disse-me que tudo tinha corrido bem. Quando eu estava a caminho de a ir buscar (18h), ligaram-me a dizer que tinha tido convulsões e uma paragem e não resistiu...
Depois de juntar todas as "peças" e falar com outros profissionais da área, tenho a certeza que foi negligência...
Estou devastada e quero fazer alguma coisa. Não a consigo trazer de volta mas não quero que ninguém passe por isto...
O que posso fazer?
Obrigada e desculpem este texto enorme
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quinta mar 25, 2010 2:08 pm

Lamento a sua perda, mas parece-me ser praticamente impossível provar que houve negligência, se é que ela existiu.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta mar 25, 2010 2:12 pm

Geralmente antes da cirurgia o vet pede para o dono assinar uma autorização que o iliba de deste tipo de situações ;)
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta mar 25, 2010 2:14 pm

Lamento muito a perda da cadelinha. Mas que conversas teve com outros médicos que a leva a crer que foi negligência a causa da morte?
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quinta mar 25, 2010 2:18 pm

Bondage2010 Escreveu:Geralmente antes da cirurgia o vet pede para o dono assinar uma autorização que o iliba de deste tipo de situações ;)
Era isto mesmo que eu ia dizer... Eu tive de assinar um termo de responsabilidade quando a minha cadela foi esterilizada, ou seja, a responsabilidade no caso de acontecer alguma coisa de mal seria minha e não da veterinária!

Lamento muito a sua perda... :(
NatBento

quinta mar 25, 2010 2:19 pm

Não foi só a conversa com outros vet. Foi a pressa dela, foi a relutância em me entregarem o corpo. Foi o facto de me deixarem sozinha durante cerca de 10 min em sofrimento enquanto eu esperava que me dessem a Sunny. E depois percebi que estiveram a lavar os pertences dela (cama e mantinha). Também a abriram outra vez... e tudo isto sem uma única explicação por parte da dra que a operou... Era cliente dela há tantos anos e nem um telefonema me fez...
TheOne
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 2:20 pm

NatBento Escreveu:Não foi só a conversa com outros vet. Foi a pressa dela, foi a relutância em me entregarem o corpo. Foi o facto de me deixarem sozinha durante cerca de 10 min em sofrimento enquanto eu esperava que me dessem a Sunny. E depois percebi que estiveram a lavar os pertences dela (cama e mantinha). Também a abriram outra vez... e tudo isto sem uma única explicação por parte da dra que a operou... Era cliente dela há tantos anos e nem um telefonema me fez...
:? Como é que sabe isso tudo se diz que nem uma explicação da médica que a operou teve?? :?
NatBento

quinta mar 25, 2010 2:28 pm

Não tive não... não tenho necessidade de estar a mentir. Se eu sei isso foi porque quisemos trazê-la e enterrar no nosso jardim. Agora eu sei que poderia tê-la levado a autopsiar mas isso é carregar na nossa ferida.
quanto à informação de outros vet, disseram que não é nada comum acontecer (é mais comum durante a cirurgia) e que as ligaduras podem ter estado mal apertadas e devido à má vigilância isso pode ter acontecido. Eu não quero acusar ninguém em vão, aliás, isso não me adianta de nada...
TheOne
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 2:30 pm

NatBento Escreveu:Não tive não... não tenho necessidade de estar a mentir. Se eu sei isso foi porque quisemos trazê-la e enterrar no nosso jardim. Agora eu sei que poderia tê-la levado a autopsiar mas isso é carregar na nossa ferida.
quanto à informação de outros vet, disseram que não é nada comum acontecer (é mais comum durante a cirurgia) e que as ligaduras podem ter estado mal apertadas e devido à má vigilância isso pode ter acontecido. Eu não quero acusar ninguém em vão, aliás, isso não me adianta de nada...
Pois, sem autópsia não há nada a fazer.

No entanto continuo a achar a sua história muito estranha :roll: Uma cadela morrer por ligaduras mal apertadas?? Há cadelas que nem ligaduras trazem, só pensos a tapar a sutura... :roll:
NatBento

quinta mar 25, 2010 2:34 pm

Pois.. eu também acho tudo muito estranho. Já não é a primeira cadela que mando castrar. Sei os procedimentos "normais", e o que se passou foi tudo menos normal.
Por isso é que recorri ao vosso fórum numa tentativa de atenuar a dor e tentar perceber se fui a única a passar por isto
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quinta mar 25, 2010 2:37 pm

A minha cadela tinha uma cicatriz intra-dérmica e nem penso tinha, estava com a cicatriz à mostra...
barcellos
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

quinta mar 25, 2010 2:44 pm

Boa tarde...e os meus sentimentos... :cry:

As queixas devem de ser efectuadas no livro de reclamações e enviar cópias para OMV (ordem dos médicos veterinários); DGV (direcção geral veterinária)
e acho que também se envia para FMV (Faculdade Medicina Veterinária)... :oops:

Cumprimentos, Barcellos
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quinta mar 25, 2010 3:19 pm

sem necropsia nada feito.

lamento muito a sua perda. :(
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
esteriliza
Membro Júnior
Registado: quinta mar 18, 2010 10:09 pm

quinta mar 25, 2010 4:10 pm

barcellos Escreveu:Boa tarde...e os meus sentimentos... :cry:

As queixas devem de ser efectuadas no livro de reclamações e enviar cópias para OMV (ordem dos médicos veterinários); DGV (direcção geral veterinária)
e acho que também se envia para FMV (Faculdade Medicina Veterinária)... :oops:

Cumprimentos, Barcellos
sinto muito a perda e subscrevo o que diz o Barcellos
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quinta mar 25, 2010 4:15 pm

TheOne Escreveu:
NatBento Escreveu:Não foi só a conversa com outros vet. Foi a pressa dela, foi a relutância em me entregarem o corpo. Foi o facto de me deixarem sozinha durante cerca de 10 min em sofrimento enquanto eu esperava que me dessem a Sunny. E depois percebi que estiveram a lavar os pertences dela (cama e mantinha). Também a abriram outra vez... e tudo isto sem uma única explicação por parte da dra que a operou... Era cliente dela há tantos anos e nem um telefonema me fez...
:? Como é que sabe isso tudo se diz que nem uma explicação da médica que a operou teve?? :?
exacto, como sabe que abriram de novo a cadela? :?
Responder

Voltar para “Cães”