Pele seca nas patinhas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

terça mar 23, 2010 5:34 pm

Olá a todos,
Notei hoje que o meu Sirius tem a pele das "almofadinhas" das patas seca, como que gretadas... Já vos aconteceu? Devo dar algum creme gordo (não tóxico)? Ele não sai de casa e não parece ter dificuldade alguma em andar...
Já andei a pesquisar aqui na arca e não consegui encontrar resposta à minha dúvida...
Agradeço troca de ideias!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

terça mar 23, 2010 9:45 pm

olá,

Por acaso também tenho notado a mesma coisa e eu penso que seja da areia silica que uso (ou a areia dos vidrinhos como a minha mãe lhe chama por causa do barulho que faz quando a pisamos :lol: ) como é mais áspera e rija, ao escavarem a areia com as patinhas penso que faz com que fiquem com as almofadas mais secas.
Já decidi que vou comprar areia normal para lhe colocar durante umas 2 semanas para verificar se há melhorias antes de lhe colocar seja o que for...
Sónia
Paraiso
Membro Veterano

terça mar 23, 2010 11:42 pm

Por acaso também comecei a misturar sílica com a areia normal há pouco tempo... Nos outros gatos não notei nada, mas as patinhas dele podem ser mais sensíveis, não sei...
Vou experimentar voltar à areia normal!
Obrigada!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 24, 2010 4:46 pm

Pode ser sim do areao mas tambem tenha em atencao se nao haverao chaos molhados com vesigios de detergentes...ate que sequem?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Paraiso
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 1:44 am

Obrigada pela resposta Leonilde.
Não alterei os hábitos de limpeza nem os detergentes...e agora o tempo está melhor, o chão seca mais rápido (mas costumo enxaguar bem)... Mas não sabia que podia provocar isso!
E que posso colocar nas patinhas entretanto? Ele não parece incomodado, mas estão tão secas e gretadas! Mas tenho receio de colocar algum creme e que ele lamba!
Se for da sílica, ao menos sei o motivo, embora tenha pena, pois realmente faz diferença no cheiro a xixi...
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

quinta mar 25, 2010 3:08 am

Pode não ser nada de especial. Até pode ser da areia. Mas para ficar mais descançada, não pode levar o gato ao vet para ele ver o que tem?
Ele pode até prescrever alguma pomada para o problema.
Paraiso
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 11:16 am

E estou a contar levar, mas como trabalho e tenho aulas, só poderei levar no sábado de manhã... Daí aproveitar para colocar a minha dúvida aqui entretanto.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 11:22 pm

Atencao que se o tratamento for na base de pomadas, so mesmo com o colar Isabelino colocado para que nao lamba as patas.

:wink:

Depois de ir ao Vet, diga algo, por favor.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Paraiso
Membro Veterano

sexta mar 26, 2010 11:20 am

Pois, é o meu receio, que ele lamba as patinhas... Tenho mesmo de esperar até amanhã de manhã! Mesmo assim, já notei que parecem menos desidratadas nos últimos dois dias. (Eu sei que sou uma dona-galinha, mas quando são os meus meninos sou super protectora).
Mais uma vez, obrigada Leonilde!
marymartins
Membro
Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am

sexta mar 26, 2010 7:06 pm

O meu gatito teve isso. Chegou até a sair pele como que uma camada morta e a ficar pele nova por baixo. Não lhe doía nem cheguei a perceber do que foi.
Mas faça como eu, vá mesmo ao vet tirar as dúvidas, mesmo que não seja nada, sentimo-nos sempre mais seguros :wink:
Mariana
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mar 26, 2010 9:10 pm

Creme nivea é bom para as almofadas e nunca vi nenhum lamber.
Dê uma apitadela ao Veterinário e veja o que diz.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mar 26, 2010 11:39 pm

LuMaria Escreveu:Creme nivea é bom para as almofadas e nunca vi nenhum lamber.
Quais nunca viu? Os seus?

E que nenhum gato e igual. As minhas gatas, TODAS sem excepcao, lambem as almofadas das patas assim que la sintam algo, ate agua.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado mar 27, 2010 12:09 am

leonildecarvalho Escreveu:
LuMaria Escreveu:Creme nivea é bom para as almofadas e nunca vi nenhum lamber.
Quais nunca viu? Os seus?

E que nenhum gato e igual. As minhas gatas, TODAS sem excepcao, lambem as almofadas das patas assim que la sintam algo, ate agua.

Leo

Sim. Os meus.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Paraiso
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 10:48 pm

Boa noite, a veterinária disse que provavelmente seria da sílica, para não colocar qualquer tipo de pomada e simplesmente deixar a pele habituar-se. Como já misturava a sílica com areia normal, para colocar mais areia e menos sílica.
Conclusão: o meu Sirius tem patinha de princesa delicada (a versão felina da princesa da ervilha)! (E eu sou muito mariquinhas com os meus meninos, mas não me importo nada!)
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo mar 28, 2010 10:51 pm

Paraiso Escreveu:Boa noite, a veterinária disse que provavelmente seria da sílica, para não colocar qualquer tipo de pomada e simplesmente deixar a pele habituar-se. Como já misturava a sílica com areia normal, para colocar mais areia e menos sílica.
Conclusão: o meu Sirius tem patinha de princesa delicada (a versão felina da princesa da ervilha)! (E eu sou muito mariquinhas com os meus meninos, mas não me importo nada!)
As patitas do meu tb estão melhores, acho que com o tempo tb acabam por se habituar, mas vou misturando agora as duas areias :D
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Gatos”