Novidades:
Retirámos os últimos 3 gatos meigos do terreno. Era suposto termos retirado 4, mas como o Gastão começou armado em parvo não foi connosco.

Ele não é propriamente arisco, mas tem um feitiozinho especial. Não o conseguíamos agarrar e bufava, batia e arranhava. É tudo mau feitio. Mas gosta de festas e até nem é mau rapaz, desde que não abusemos e não o tentemos agarrar ou pegar.
Um destes gatos retirados foi entretanto adoptado, a Chanel.
Só tenho esta foto que foi quando a levámos ao vet para ser esterilizada
Procedeu-se, como de costume, ao teste Fiv/Felv destes meninos e, infelizmente, o Sushi e a Ivy deram positivo a Felv.

Neste sentido,
apelo a quem possa apadrinhar estes 2 meninos pois eles estão ao encargo da UZ. Uma vez mais o nosso agradecimento à Direcção da UZ, Ana Ramos, Ritinha, Mª da Luz e restantes colaboradoras.
Como os testes foram para o laboratório, e apesar de já termos em nosso poder o resultado, estamos a aguardar a recepção da factura destes testes que ficou em 43,20€. Temos também ainda de pagar 6,00€ ao vet que procedeu à recolha das amostras de sangue destes 3 gatos. Por falta de disponibilidade ainda não fomos lá pagar.
Em todo o caso, vou actualizar já no saldo estas duas despesas e, assim que tiver em meu poder as respectivas facturas, procederei à sua divulgação.
Assim:
DESPESAS:
- 3 testes Fiv/Felv em laboratório = 43,20€
- Recolha de amostras de sangue de 3 gatos = 6,00€
SALDO: 54,31€
Como estamos a chegar ao fim desta odisseia, sugeria, se concordassem, que este saldo fique para alguma necessidade de gatos que estão em fat.
Vamos também fechar a conta que foi aberta para este efeito pois já não se justifica a sua continuação, sem falar ainda, claro, das despesas de manutenção que estão a ser suportadas por mim e pelo meu marido e que rondaram os 52€ anuais…
Apesar do tempo escasso que tínhamos e, apesar do furo no pneu que entretanto tivemos o prazer de ter logo pela fresca!!!,:roll: conseguimos desparasitar os cães.
Ontem, como previsto, procedemos também à apanha de 12 gatos ariscos da sra. Fomos às suas novas instalações e acabámos a pintura dos gatis, limpámos tudo, colocámos mantas, camas, wc’s, recipientes e brinquedos e instalámos os meninos que, como era previsível, ficaram bastantes assustados e escondidos. Íamos fazer uma abertura neste gatil para acesso aos outros 2 mas depois optámos por não o fazer porque estes 12 animais estão muito ligados entre eles e são bichos-do-mato e achámos que estariam melhor sem misturas. Pelo menos nesta fase inicial de adaptação.
De momento, está apenas a faltar vedar a área das traseiras de modo a que os gatos possam ir para o recreio apanhar ar e sol. As janelas já estão feitas e logo, logo vão ter a oportunidade de arejar!
Algumas fotos das novas instalações onde interviemos. Tentei fazer uma sequência para ser mais perceptível visualmente.
Porta de acesso ao Gatil dos 12 ariscos
Entrada e uma das prateleiras colocadas
3 prateleiras colocadas
Rampa de acesso à janela e ao futuro recreio ao ar livre
Ginásio restaurado por “moi” e que “desviei” lá de casa dos meus meninos. Mas não ficaram a perder porque receberam um novo!!!!
Uma das paredes pintadas de amarelo deste gatil
Os meninos já instalados e escondidos
Mais meninos escondidos no túnel que também desviei dos meus!! Mas, em contrapartida, e como não poderia deixar de ser, também receberam um novo!!
E mais uns tantos juntinhos e encolhidos
Dois gatis que têm passagem entre eles:
As belas das prateleiras colocadas em escada
Camas e prateleiras
Inquilinos já instalados na última prateleira, como não poderia deixar de ser!!
Vista dos 2 gatis com intercomunicação. No canto inferior esquerdo da divisória dá para ver a portinhola de acesso entre gatis
Escadaria de acesso à janela e à posterior área exterior de recreio e visualização das 4 prateleiras colocadas.
Um cusco!!
Menina já instalada. E está para adopção. Meiga e esterilizada.
Felpuda que também está para adopção. Meiga e esterilizada.
Posto isto, julgo que os meninos ficaram bem instalados, ficando ainda melhor quando começarem a ter acesso à parte exterior.
Uma vez mais agradecemos à Ana Virgílio e ao Luís toda a ajuda que nos deram neste processo final da composição e arranjo dos gatis e da mudança dos gatos.
Agradecemos também a todas as pessoas que nos deram mantas e camas para os gatos de modo a podermos transferir estes meninos para as suas novas instalações.
Vera, as tuas mantinhas couberam mesmo bem nas prateleiras grandes!
Resumindo:
Dos 15 gatos que restavam, 12 foram para a sua nova protectora, o Diogo e uma gata super arisca e medrosa vai com a sra para a sua nova casa, e o Gastão ainda não sabemos ao certo se vai também ou se vai reunir-se aos outros 12.
Assim:
Actualização do n.º de animais:
• N.º total de animais – 94 (64 gatos e 30 cães)
• Animais retirados – 62 (49 gatos e 13 cães) + 12 gatos que foram para a sua nova protectora
• Animais adoptados – 53 (41 gatos e 12 cães)
• Animais em fat e UZ – 8 (7 gatos e 1 cão)
• Animais ainda no terreno – 15 (12 cães e 3 gatos)
• Animais transferidos para a nova protectora: 12 gatos
• Animais falecidos – 6 (1 gato dos retirados, 5 cães que ainda estavam no terreno)
Dos restantes cães (12):
• 3 vão com a sra para a sua nova casa
• 9 vão para a sua nova protectora
O processo da mudança dos cães ficará ao encargo da sra e da sua nova protectora. Em todo o caso, iremos acompanhar o resultado final desta mudança.
Não poderia terminar sem deixar de agradecer uma vez mais a todas as pessoas que ajudaram nesta saga com donativos em dinheiro, em géneros, em mão-de-obra, em palavras de incentivo, às fats que acolheram animais, às pessoas que proporcionaram a sua entrada na uz, às pessoas que trabalharam para a adopção de animais, aos vets, à Direcção da UZ e colaboradores, à Direcção da Associação Bianca e colaboradores, à Pata Vermelha, enfim, a um sem número de pessoas e um sem número de gestos muito preciosos que nos possibilitaram ter sucesso nesta história e que nada disto teria sido possível sem essas mesmas pessoas. Bom, bom seria se tivéssemos conseguido um lar para todos eles mas, apesar de não o termos conseguido ao longo destes 15 meses, fico bastante feliz e satisfeita com o resultado final que foi a retirada de 62 animais e a adopção de 53 destes. Isto, claro, sem esquecer a alegria e conforto que nos foi possível dar a todos os animais que restaram no terreno. Tudo isto foi bastante gratificante e, apesar das preocupações, do trabalho árduo e de alguns contratempos, não me arrependo de nada e faria tudo de novo. Mas não tão cedo!!!! Tanto eu como o meu marido precisamos de umas merecidas férias desta saga sem fim, pois durante todo este tempo trabalhámos em várias frentes, quer nesta odisseia, quer no nosso habitual voluntariado numa associação, quer na esterilização de várias colónias de gatos que, como sabemos, não tem fim…
Peço desculpa pelo testamento e pelo longo post, mas havia muita informação a partilhar e a mostrar!!!!