Chinchila solitária

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

quinta mar 18, 2010 9:57 pm

GSfanatic Escreveu: Já sabe, não volte a confiar em lojistas. Eles estão lá para vender e é muito raro darem-se ao trabalho de saber algo sobre as espécies que vendem. Por isso mesmo é que o melhor é comprar animais a criadores. Esses sim sabem o que fazem.

Falo de criadores sérios, não de criadeiros que às vezes vendem animais em piores condições do que os que estão nas lojas. Atenção a isso.

Sim, AGORA, já sei que não devo confiar neles. Eu pensava que por eles gerirem uma loja de animais estavam bem cientes das necessidades de cada animal, afinal andava bem iludida. Tipo, não se pode vender carros sem se perceber de carros. Não é o mais lógico? Eu também tenho culpas no cartório, não devia ter sido tão crédula, mas é como vos digo, eu pensava que quem tinha lojas de animais percebia MESMO dos animais que vendia.

No entanto, hj fui a uma loja aqui no Porto (quando fui comprar a ração nova) e a menina esteve imenso tempo a falar comigo, de rações, de gaiolas, etc. Foi mt mt prestável. Ela contou-me que teve a ideia de criar uma loja de animais quando lhe deram uma chinchila e ela se apercebeu de que era extremamente difícil de arranjar coisas específicas para chinchilas. Fiquei muito bem impressionada com ela e vou passar a lá ir sempre que precisar de alguma coisa.
MartinhaNS
Membro

quinta mar 18, 2010 10:02 pm

GSfanatic Escreveu:Pois, elas são muito esquisitas :D.

Fez bem em comprar a PRO (mesmo que haja a possibilidade de ser substituída por outra), porque não confio nem um pouco nessa ração que comprava. Não que eu seja expert nisso. Simplesmente não confio.

Eu estive a ver e os valores são muito próximos do aconselhado, mas a cinza bruta é ligeiramente menor e a gordura bruta é uns 0,4% maior.

Mas sim, acho que fim bem em mudar para a PRO, vamos a ver é se o Tobias gosta porque agora ele deixa de poder escolher a comida.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quinta mar 18, 2010 10:47 pm

Sim, até pode ter uma boa composição, mas sei lá em que condições foi feita, em que condições foi embalada, em que condições foi transportada... sei lá se é realmente o que dizia no pacote...

Eu sou muito desconfiada. Nota-se? :P
MartinhaNS
Membro

quinta mar 18, 2010 10:59 pm

GSfanatic Escreveu:Sim, até pode ter uma boa composição, mas sei lá em que condições foi feita, em que condições foi embalada, em que condições foi transportada... sei lá se é realmente o que dizia no pacote...

É bem visto. Mas acho que as embalagens dos alimentos não podem dizer "mentiras". Há quem regule estas coisa não há? :S
GSfanatic
Membro Veterano

quinta mar 18, 2010 11:06 pm

MartinhaNS Escreveu:
GSfanatic Escreveu:Sim, até pode ter uma boa composição, mas sei lá em que condições foi feita, em que condições foi embalada, em que condições foi transportada... sei lá se é realmente o que dizia no pacote...

É bem visto. Mas acho que as embalagens dos alimentos não podem dizer "mentiras". Há quem regule estas coisa não há? :S
Quanto a isso não sei, mas acredito que sim. No entanto também não é suposto os animais estarem em péssimas condições nas lojas e estão. Era suposto isso ser regulado e não é.

Bom, para alguma coisa serve o livro de reclamações, né?
scalinda
Registado: quinta mar 25, 2010 5:38 pm

quinta mar 25, 2010 5:42 pm

o meu namorado ofereceu-me uma chinchila...mas ela ja tem 4 mesinhos... e ela esta sempre sozinha nao me deixa pegar nela ou fazer festas eu so a recebi ontem no meu aniversario... mas ela esta muito triste... e nao sei o que fazer ja alguem deparouse com uma chinchila asim?
é que as chinchilas sao criaturas tao doceis, brincalhonas e amorosas nao percebo como esta pekenina esta asim:S nao sei se foi de ter estado este tempo todo sozinha ou de ter sido maltratada:S :(
GSfanatic
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 6:32 pm

Ela está na sua casa há pouco tempo. Precisa de tempo para se ambientar. Não a force a aceitar a sua presença e as suas festas. Deixe-a conhecer o seu novo lar e a nova companhia. Vá falando com ela para que ela reconheça a sua voz, deixe que ela se aproxime de si... dê tempo ao tempo. Vai ver que ela acabará por se tornar dócil, brincalhona e amorosa.

Sabe em que condições ela estava antes do seu namorado a comprar? Estava numa loja? Tinha companhia ou estava sozinha?
scalinda
Registado: quinta mar 25, 2010 5:38 pm

quinta mar 25, 2010 8:04 pm

segundo o meu namorado ela estava numa loja, e sozinha... acho que ela esta habituada a solidao... mas ela xora:S
GSfanatic
Membro Veterano

quinta mar 25, 2010 8:22 pm

Pois, é normal que chore. Está num novo ambiente, que não conhece. Está assustada. Quando ela chora fale com ela e experimente dar-lhe a mão para ela segurar. Não lhe toque (ela pode assustar-se ainda mais). Simplesmente coloque a sua mão à frente dela e deixe que ela faça o que quiser. Se quiser segurar na sua mão, para sentir o seu calor e sentir-se mais segura, deixe-a segurá-la o tempo que for necessário (até ela ficar mais calminha). Se ela não quiser segurar a sua mão ou sequer cheirá-la, não a obrigue a tal. Retire a mão calmamente e continue a falar com ela, desta vez sem ter a mão na gaiola.

Foi assim que consegui acalmar os meus chinchilas quando vieram para cá.

No entanto se tiver disponibilidade tente arranjar-lhe uma companhia (de preferência do mesmo sexo, se não quiser fazer criação). As chinchilas são animais que gostam de ter companhia da mesma espécie.
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

quinta mar 25, 2010 8:58 pm

Bem lamento não ter ajudado neste tópico... tenho anado a estudar para umas frequencias. Não é que seja um expert em chinchilas (não tenho nenhuma) mas é um animal que adoro e tenho me informado muito. Quem sabe daqui a 5 anos (se acabar o curso nos 5 previstos :lol: ) tenha uma.
Passei apenas para desejar tudo de bom para a Tobias :lol: e parabes à MartaNS que tem mostrado muito interesse, apesar dos erros iniciais que comenteu... :)
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MartinhaNS
Membro

sexta mar 26, 2010 10:36 pm

pedrorafael6 Escreveu:Bem lamento não ter ajudado neste tópico... tenho anado a estudar para umas frequencias. Não é que seja um expert em chinchilas (não tenho nenhuma) mas é um animal que adoro e tenho me informado muito. Quem sabe daqui a 5 anos (se acabar o curso nos 5 previstos :lol: ) tenha uma.
Passei apenas para desejar tudo de bom para a Tobias :lol: e parabes à MartaNS que tem mostrado muito interesse, apesar dos erros iniciais que comenteu... :)

Obrigada pela vossa ajuda. :)

Aproveito para perguntar o seguinte: hj arranjei um daqueles tubos de papel duro, que as gráficas costumam ter (acho que é do papel de imprimir posteres), as chinchilas podem roer esse material sem problema?
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

sexta mar 26, 2010 11:06 pm

MartinhaNS Escreveu:
pedrorafael6 Escreveu:Bem lamento não ter ajudado neste tópico... tenho anado a estudar para umas frequencias. Não é que seja um expert em chinchilas (não tenho nenhuma) mas é um animal que adoro e tenho me informado muito. Quem sabe daqui a 5 anos (se acabar o curso nos 5 previstos :lol: ) tenha uma.

Aproveito para perguntar o seguinte: hj arranjei um daqueles tubos de papel duro, que as gráficas costumam ter (acho que é do papel de imprimir posteres), as chinchilas podem roer esse material sem problema?
Depende da composição do material, mas pode fazer mal. Se tiver restos de tinta ou cola, faz de certeza, e depois depende do cartão. Eu compro uns tubos próprios para chinchilas e roedores, feitos com preenchimento vegetal, mas mando vir de um loja inglesa; infelizmente, nunca encontrei à venda em Portugal, mas pode ser que alguém saiba onde encontrar.
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

sexta mar 26, 2010 11:29 pm

degutix Escreveu:
MartinhaNS Escreveu:

Eu customo dar rolos de papel higienico dixem que nao fazem mal

Depende da composição do material, mas pode fazer mal. Se tiver restos de tinta ou cola, faz de certeza, e depois depende do cartão. Eu compro uns tubos próprios para chinchilas e roedores, feitos com preenchimento vegetal, mas mando vir de um loja inglesa; infelizmente, nunca encontrei à venda em Portugal, mas pode ser que alguém saiba onde encontrar.
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

sábado mar 27, 2010 2:43 am

MartinhaNS Escreveu:

Pois, é muito provavel que esse "papel" tenha tinta ou seja revestido por uma finíssima pelicula plástica pelo que faz mal concertezal!! Posso também estar errado já que não vi o dito cujo, mas pela descrição "acho que é do papel de imprimir posters" não me parece adequado! :wink:
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
MartinhaNS
Membro

sábado mar 27, 2010 3:21 am

pedrorafael6 Escreveu:Pois, é muito provavel que esse "papel" tenha tinta ou seja revestido por uma finíssima pelicula plástica pelo que faz mal concertezal!! Posso também estar errado já que não vi o dito cujo, mas pela descrição "acho que é do papel de imprimir posters" não me parece adequado! :wink:
Aquilo é cartão, mas mais duro. De kkr das maneiras, não vou dar antes de ter a certeza que é seguro!
Responder

Voltar para “Exóticos”