Já se encostou várias vezes na minha esposa quando ela está sentada no sofá, (lembro que quando começou a ir para o sofá com ela lá colocava-se sempre na ponta oposta), mas se ela lhe fizer festas mais do que uns cinco segundos ou se vai embora ou começa a morder-lhe a mão. O mesmo se passa quando o abordamos noutro sítio qualquer onde ele estiver a relaxar.
Por vezes até me parece que ele morde como retribuição da festinha, como se não soubesse responder de outra forma, o problema é que ele magoa mesmo, e quando nós reagimos tentando tirar a mão ou dizendo “Óscar” num tom de desaprovação, ele vai-se logo embora, a correr… quando para nós bastava que ele largasse a nossa mão.
Por causa do que referi, as nossas crianças se por um lado já não têm medo dele, por outro, não se atrevem a por-lhe a mão em cima. Mas já se sentaram ao pé dele algumas vezes (sem lhe tocar) sem que ele se tenha ido embora.
Portanto, duas conclusões:
Primeira: O Óscar ou não gosta de festinhas, ou ainda não aprendeu a viver com elas.
Segunda: Os nossos piores receios de que o Óscar pudesse revelar-se uma ameaça para as crianças estão completamente colocados de parte. Ainda bem.
E assim vai a nossa vida com o Óscar.
