Como um gato adoptou a minha família e algumas dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
AmigodoOscar
Membro Veterano
Registado: sexta set 04, 2009 8:25 am

sábado mar 27, 2010 11:40 am

MiausRafa Escreveu:Boas notícias do Óscar, mesmo que sejam mais lentas do que vocês donos gostariam.

Eu acho que o Óscar ainda não aprendeu a viver com as festinhas...mas chega lá.

Esse gato é lindissimo, dá gosto olhar para ele. Sem dúvida que é uma tentação para se lhe fazer festas...

Olá MiausRafa

Obrigado pela resposta e por achar lindo o Óscar. A evolução é muito mais lenta do que nos gostaríamos, mas ao menos existe e é visível, sempre nos anima e nos dá esperança de um futuro melhor. Um futuro em que ele goste mesmo de festinhas…

Felicidades para si e para os seus.
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 11:51 am

leonildecarvalho Escreveu:
AmigodoOscar Escreveu:Caríssima Leonilde, desculpe a demora em responder ao seu excelente conselho. Já o tinha lido, já foi colocado em prática, e, pensava eu, já lhe tinha respondido. Verifico agora que não o fiz. Mais uma vez desculpe.
Nao faz mal :wink: :D

Quanto ao Oscar nao gostar de festinhas... nao desanime porque tenho uma gata criada "a la unha", desde horas de nascida, que nao gosta de festinhas. So estando mesmo muito ensonada e aninhada no meu colo, permite que eu as faca mas so ate certo ponto. Quando entende que ja chega, vem dentada ou patada pela certa. Claro que nao deixa de sair do meu colo, aviada... :P :twisted: :lol: :wink: ja vai melhorzita mas de vez em quando e arroz queimado... :twisted:

Cada felino tem uma personalidade diferente :wink: Sao todos felinos, mas uns mais que outros :P :lol:

Gostei das noticias do Oscar :wink: :D

Obrigada,

Leo
Olá Leo

Muito obrigado pela resposta, pela história da sua gatinha, e por ter gostado das notícias sobre o Óscar. Para variar, volto a demorar imenso a responder, o tempo é uma coisa ainda mais complicada de gerir do que fazer festinhas ao Óscar…

Queremos mesmo acreditar quando nos dizem que o Óscar gosta de festinhas só que ainda não sabe… porque assim podemos continuar a acreditar que o futuro será ainda mais risonho e prazenteiro. Vamos continuar a acreditar nisso…

Mas mesmo sem festinhas, um colo de vez em quando também seria engraçado. A sua, pelo que conta, mesmo não gostando de festinhas, acaba por procurar o seu colo, o que já é bem bom. É algo que não concebemos o Óscar a fazer, ainda nos parece mais distante do que as festinhas. Embora ele o tenha feito a mim pelo menos duas vezes na noite em que o trouxemos para casa, e nessa noite estava tão meigo que se calhar só não o fez mais vezes porque o colocamos na varanda, por causa dos parasitas.

Termina o seu post dizendo obrigada. Obrigada? para nós? Nós é que temos que dizer muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiito obrigado à Leo e a todo o pessoal aqui pela arca que nos ajudou a compreender melhor o Óscar.

Felicidades para si e para os seus. E muito obrigado…
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 12:00 pm

Quando estes estiveram recentemente em promoção num conhecido hipermercado, o Óscar também ganhou um arranhador.

De inicio não lhe passou cartão nenhum, mas depois lá se deve ter lembrado de experimentar e agora é "cliente" frequente.

Imagem

Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mar 27, 2010 12:00 pm

Bom dia amigodoOscar

Pois...o pior e que nao referi que esta "miuda" em bebe vinha para o meu colo apesar de nao gostar das tais festinhas. Contudo, teve uma fase (penso que a da gaveta) :mrgreen: em que nem colo admitia. Deixei-a ser "o bichinho do mato que se demonstrava" por essa altura. Entretanto, passados uns meses, talvez por ver que a nossa atencao ia mais para quem a merecia; as outras gatas, acabou por se render as evidencias e passou a ser a minha carraca :mrgreen: Onde eu estiver, esta ela. Ate tenho que lhe pedir autorizacao para me deixar usar o teclado do computador :mrgreen:

O Oscar vai la... acredite. Pode demorar mas vai! :wink: :D

Felicidades para voces tambem e bom fim de semana. :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

sábado mar 27, 2010 12:16 pm

Olá Leo

Pois, tudo aponta no sentido de continuarmos a ter paciência. Ainda havemos de seduzir o Óscar a gostar de festinhas, tal como a sua gatinha voltou a ir para o seu colo. A táctica dos "ciúmes" que funcionou no seu caso implica que por cá seja feito um upgrade no numero de bichanos.

Achamos que cada vez mais o Óscar começa a estar calmo o suficiente para darmos esse passo, pelo que havemos de começar a pensar nisso mais a sério, mas sem ser para já, talvez só depois das férias.

Mas, já agora, desculpe mais esta questão: Considerando que seja qual for o sexo do eventual novo residente felino, ambos irão estar esterilizados, o que seria melhor: outro macho, uma fêmea, ou é indiferente?

Bom fim de semana e felicidades também para si e para os seus.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo mar 28, 2010 1:14 am

já que o óscar tem o tal feitiozinho, levar outro macho deveria ser uma afronta. o pikeno deveria considerar isso uma provocação :P uma femea talvez lhe acalmasse os seus impetos. enfim, quem não fica encantado com uma alma gémea apesar da legalização dos casamentos gay? :P
anjjazul
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

domingo mar 28, 2010 10:15 am

AmigodoOscar,
desculpe "intrometer-me" mas a minha experiência é esta: tenho um gato macho há 10 anos, veio para cá bebé. "Ofereci-lhe" uma "mana" há 3 anos e uma segunda "mana" há 1 ano, ambas recolhidas da rua.
Ele sempre se deu muitíssimo bem com cada uma das "manas" e elas com ele, já entre elas há todos os dias guerras :( A "mana" mais antiga aproveita todas as oportunidades para "molhar a sopa" na mais recente :(
Ele nunca gostou muito de festas nem de colo. Normalmente à 3ª ou 4ª festa vem mordidela. Só quando lhe apetece dormir é que vem para o colo e aí "tolera" algumas festinhas :)
Bom domingo!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 28, 2010 10:39 am

Bom dia.

AmigodoOscar:

Sendo que ele e castrado, nao importa qual o sexo da companhia, desde que essa companhia seja tambem castrado/a.

Dou-lhe um exemplo: Em Ingles designa-se a um animal castrado o termo "neutered" e muito bem ja que este termo, em Portugues quer dizer "Neutralizado". Ora, se esta neutralizado sexualmente, quer dizer que sendo neutro, e isso mesmo "NEUTRO" :wink: Portanto, seja macho ou femea, ja nao existe qualquer diferenca a respeito sexual.... :wink:

Eu, por experiencia propria, acho que as gatas sao mais "rebitesgas" que os machos :wink: apesar de eu ter 4 femeas e so 1 macho. Mas, passaram-me pelas maos tanto de uns como de outros e denoto; ate pelos da minha filha e amigos, que os machos, pelo menos os que me passaram pelas maos e que nem foram poucos, achos mais submissos, mais calmos e menos individualistas que as femeas, na maioria. Claro que todos sao diferentes e dentro dos que mencionei, uns sao mais que outros mas, no geral, pelo menos dos que me passaram pelas maos assim notei.

Para o Oscar, seja macho ou femea, e ter a certeza de que seja um animal meigo, ja socializado a outros gatos e humanos e, muito importante, que nao seja DOMINANTE.

Por acaso, ja na outra resposta anterior a esta, estive vai nao vai para lhe dizer que talvez ja comessasse a ser altura de lhe dar uma companhia :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AmigodoOscar
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 10:45 pm

anjjazul Escreveu:já que o óscar tem o tal feitiozinho, levar outro macho deveria ser uma afronta. o pikeno deveria considerar isso uma provocação :P uma femea talvez lhe acalmasse os seus impetos. enfim, quem não fica encantado com uma alma gémea apesar da legalização dos casamentos gay? :P

Obrigado pela resposta, minha cara Anjjazul. O Óscar anda muito mais calmo, e como não lhe posso perguntar o que preferiria, todas as opiniões são motivo para reflectir.
Mas casamento, gay ou não, era certo que não seria consumado. Também não sei para que lado o Óscar pendia mais antes de perder parte da sua anatomia… mas pronto, a verdade é que não faço a mínima ideia de como reagiria o Óscar a um novo residente, dai a pergunta sobre se o sexo de novo elemento séria algo a considerar.
AmigodoOscar
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 10:52 pm

MariaPaz Escreveu:AmigodoOscar,
desculpe "intrometer-me" mas a minha experiência é esta: tenho um gato macho há 10 anos, veio para cá bebé. "Ofereci-lhe" uma "mana" há 3 anos e uma segunda "mana" há 1 ano, ambas recolhidas da rua.
Ele sempre se deu muitíssimo bem com cada uma das "manas" e elas com ele, já entre elas há todos os dias guerras :( A "mana" mais antiga aproveita todas as oportunidades para "molhar a sopa" na mais recente :(
Ele nunca gostou muito de festas nem de colo. Normalmente à 3ª ou 4ª festa vem mordidela. Só quando lhe apetece dormir é que vem para o colo e aí "tolera" algumas festinhas :)
Bom domingo!

Cara Maria Paz, obrigado pela resposta e por mim não está nada a intrometer-se. Deixei a questão em causa numa resposta a cara Leonilde, pessoa cujas opiniões aprendi a muito respeitar aqui no fórum, porque gostaria de saber a sua opinião, claro, mas também porque o assunto me ocorreu no preciso momento eu que lhe respondia. Mas creio que a Leo não se importará com referência a outras opiniões e experiências.

Percebi que o seu gato aceitou bem a entrada de novas amigas no seu círculo, pelo que para ele fêmeas tudo bem. No não gostar de festas e de colo parece ser do género do Óscar.

Felicidades.
AmigodoOscar
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 11:00 pm

leonildecarvalho Escreveu:Bom dia.

AmigodoOscar:

Sendo que ele e castrado, nao importa qual o sexo da companhia, desde que essa companhia seja tambem castrado/a.

Dou-lhe um exemplo: Em Ingles designa-se a um animal castrado o termo "neutered" e muito bem ja que este termo, em Portugues quer dizer "Neutralizado". Ora, se esta neutralizado sexualmente, quer dizer que sendo neutro, e isso mesmo "NEUTRO" :wink: Portanto, seja macho ou femea, ja nao existe qualquer diferenca a respeito sexual.... :wink:

Eu, por experiencia propria, acho que as gatas sao mais "rebitesgas" que os machos :wink: apesar de eu ter 4 femeas e so 1 macho. Mas, passaram-me pelas maos tanto de uns como de outros e denoto; ate pelos da minha filha e amigos, que os machos, pelo menos os que me passaram pelas maos e que nem foram poucos, achos mais submissos, mais calmos e menos individualistas que as femeas, na maioria. Claro que todos sao diferentes e dentro dos que mencionei, uns sao mais que outros mas, no geral, pelo menos dos que me passaram pelas maos assim notei.

Para o Oscar, seja macho ou femea, e ter a certeza de que seja um animal meigo, ja socializado a outros gatos e humanos e, muito importante, que nao seja DOMINANTE.

Por acaso, ja na outra resposta anterior a esta, estive vai nao vai para lhe dizer que talvez ja comessasse a ser altura de lhe dar uma companhia :wink:

Boa sorte,

Leo
Olá Leo, muito obrigado pela sua resposta.

Claro que outro gato a vir cá para casa, macho ou fêmea, se não o fosse ainda, seria castrado à chegada ou quando tivesse idade para isso. E isso é uma premissa que não irá ser alterada de certeza absoluta.

Assim, de acordo com a sua perspectiva, seriam ambos “neutros”. Mas, segundo percebi, lá por acabar a tensão sexual, não se eliminam os comportamentos característicos dos respectivos sexos. Se, como refere, as fêmeas são normalmente mais ariscas, então inclinámo-nos mais para outro macho, isto porque, quando o momento chegar, para além de estarmos a preocupar uma companhia para o Óscar, estarmos também a procurar um gato meigo para nós. Se for mais fácil encontrar esse comportamento num macho, então a nossa busca orientar-se-á nesse sentido, procurando um que tenha as características que refere: socializado, não dominante e meigo, aliás, super meigo…

De qualquer forma, esta questão surge para nos ajudar a assentar ideias, mas a realidade é que agora somos nós que ainda não nos sentimos preparados para dar esse passo, a convivência com o Óscar revelou-se muito mais complicada do que antecipamos quando o recolhemos na rua, e ainda que tudo esteja a correr cada vez melhor, na verdade temos receio de nos meter já noutra experiência, que pode correr pelo melhor, ou nem por isso. Desta forma, apontamos o verão como a melhor altura para avançar nesse sentido. Há algum tempo atrás pensamos muito a sério em adoptar rapidamente outro gato, mas também por causa da perspectiva de um companheiro influenciar positivamente o então menos bom comportamento do Óscar, possibilidade que nós foi sabiamente desaconselhada, pelo que perdeu assim o seu carácter de urgência.

Mais uma vez muito obrigado e felicidades.
AmigodoOscar
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 11:31 pm

Hoje o Óscar recebeu uma nova cama em verga, uma vez que a sua cama "queijo" deu-se mal na sua breve relação com a máquina de lavar roupa. O encontro entre o electrodoméstico e a peça de mobiliário do Óscar revelou-se um caso de amor não correspondido, pois apesar de terem dado umas voltinhas juntos estas acabaram mal e o resultado foi uma lamentável cena de violência doméstica em consequência da qual aquela cama nunca mais vai ser a mesma.

Felizmente para o Óscar, encontramos uma alternativa a um preço razoável. Ele pareceu apreciar a nova cama, mas como estavamos todos a sua volta para ver a reacção, quando para lá subiu estava desconfiado com tanta agitação.

Imagem

Imagem

Imagem
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

domingo mar 28, 2010 11:57 pm

O Oscar é lindo, tem uns olhos muito expressivos e parece que tem as unhas pintadas na pata traseira direita. :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 29, 2010 12:39 am

AmigodoOscar Escreveu:Hoje o Óscar recebeu uma nova cama em verga, uma vez que a sua cama "queijo" deu-se mal na sua breve relação com a máquina de lavar roupa. O encontro entre o electrodoméstico e a peça de mobiliário do Óscar revelou-se um caso de amor não correspondido, pois apesar de terem dado umas voltinhas juntos estas acabaram mal e o resultado foi uma lamentável cena de violência doméstica em consequência da qual aquela cama nunca mais vai ser a mesma.

Felizmente para o Óscar, encontramos uma alternativa a um preço razoável. Ele pareceu apreciar a nova cama, mas como estavamos todos a sua volta para ver a reacção, quando para lá subiu estava desconfiado com tanta agitação.

Imagem

Imagem

Imagem
:lol: :lol: :lol:

Para além de tudo o mais, o AmigodoOscar tem muito sentido de humor e um jeitão para escrever.

O Óscar é mesmo muito bonito, e o focinhito dele não engana: tem ginete! :wink:

Que tudo continue a correr o melhor possível.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

segunda mar 29, 2010 2:48 am

AmigodoÓscar,

O Óscar é um belo exemplar de gato, mas tem realmente ar de quem não gosta muito de brincadeiras. Digamos que seja um felino de personalidade forte :).

Ele teve realmente muita sorte em ter deparado convosco. De gato de rua passou a mimado. Agora até ganhou um duplex de presente e tudo. Só fica mesmo a faltar uma companhia felina para poder partilha-lo.

Boa sorte!
Responder

Voltar para “Gatos”