Nova Ratz...help!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Raphahel
Membro
Registado: domingo mar 28, 2010 2:53 pm

domingo mar 28, 2010 3:38 pm

Boas a todos.
Ontem adquiri uma ratz femea infelizmente não consegui trazer duas :( e a minha rimã tem um maco. A menina ja me me tem dado dentadinhas suaves explorar quem sou,e sei que é muito cedo para ela etr alguma confiança cmg (desconfio que de onde ela veio não teve muito contacto com humanos), ainda é muito esquiva tenta esquivar-se a ser manipulada, mas nada de mais.
Hoje teve uma atitude bastante agressiva, a casinha onde se instalou,passou a noite toda a enfiar la para dentro o trapo que lhe dei,e pus o dedo la dentro para ela cheirar e tentar ganhar mais confiança com ela, mas ela investiu contra o meu dedo e mordeu...não foi uma mordida séria pois não ferrou nem magoou. Julgo e quero acreditar que foi um aviso do género ''este sitio é meu sai daqui!'', mas como também está sozinha na gaiola tenho medo que já esteja a ficar afectada com a solidão.
Tou a pesnar em cruza-la com o macho da minha irma,e deposi ficar com uma femea e um macho para o ratao da minha irma...mas tenho algum receio que até lá a pequena fique agressiva...
Agradecia algumas dicas neste assunto pff :x
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo mar 28, 2010 3:58 pm

Raphahel Escreveu:(...) a enfiar la para dentro o trapo que lhe dei,e pus o dedo la dentro para ela cheirar e tentar ganhar mais confiança com ela, mas ela investiu contra o meu dedo e mordeu...não foi uma mordida séria pois não ferrou nem magoou. Julgo e quero acreditar que foi um aviso do género ''este sitio é meu sai daqui!'', mas como também está sozinha na gaiola tenho medo que já esteja a ficar afectada com a solidão.
Sim isso foi um aviso e e possivel que morda sempre que lhe invadires o esconderijo ;)
Raphahel Escreveu: Tou a pesnar em cruza-la com o macho da minha irma,e deposi ficar com uma femea e um macho para o ratao da minha irma...(...)
Não vai nascer apenas um casal, podem nascer até 20 crias...já pensaste o que fazer ao resto? Entretanto se ela é agressiva, eu não a usaria para criar, porque se a mãe não aceita o dono, vai passar essa insegurança aos filhotes ;)
Raphahel
Membro

domingo mar 28, 2010 4:08 pm

Ela nunca foi agressiva,nunca teve este comprotamento. Voue sperar para ela sair da casinha para lhe tentar pegar e ver como reage. Quanto às ninhadas sim sei que podem nascer números astronómicos,e tou a pesnar fazer mesmo criação, o excedente para já será para oferecer,até ter bastantes conhecimentos,e depois sim vender, mas sempre aos pares do meso sexo. Se acaso verificar que relamente está a ficar agressiva, não a irei cruzar até ter arranjado uma companheira e verfiicar alteração nesse comprotamento. Espero que tenha sido só mesmo um aviso, pois ia ficar bastante triste se ele for agressiva :(
Ainda so tem 3 mesinhos,e veio ontem...esperemos que se habitue entretanto :| já agora se aqui alguém tiver uma macho e uam femea para vender, acuse-se. Quero uma companheira para a minah e para o amcho da minha irma :)
Bondage2010
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 5:42 pm

Olha que não é animal que se venda com facilidade, as lojas que vendem ratz têm criação propria e muitos excedentes...a melhor idade para adoptar é logo ás 5 semanas, com 3 meses sem ser habituada a ser pegada, é possivel que seja sempre arisca e desconfiada.
Raphahel
Membro

domingo mar 28, 2010 5:52 pm

Pois...mas como disseste não é facil arranjar rtaz por aqui...esta veio de lisboa...
Não que ela fuja muito,apenas sente-se relutante em ser pegada ao colo....para além de persistência,que mais posso fazer pela bicha para se habituar a se pegada...
Suborna-la não me parece muito bom, pois vais estar sempre à espera de guloseima quando lhe pegar...

edit: a minha intenção à venda é por querer ser mesmo criador, e vender a particulares (possivéis donos),e não a lojas e apenas se souber de algúem que queira algumas Ratz...há algumas lojas aqui na zona mas nenhumas com Ratz. não tenciono fazer criação desenfreada...apenas quando houver condições para tal. mas para já apenas estou interessado em absorver info e saber como tratá-los correctamente.
Devo confessar que os vários tópicos que li no forum me deixaram viciadão neste bichinho,e agora com um cmg mais viciado fiquei :D

Toda a ajuda e dicas são bem-vindas e naquilo que puder ajudar e contribuir estou disponível :)
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo mar 28, 2010 8:41 pm

Nem sei por onde começar :?

1º acho que deve arranjar uma companhia para a sua ratz, do mesmo sexo.
Depois uma ratz com 3 meses e acabada de chegar, é normal que ainda não tenha muita próximidade ctg e esteja a adaptar-se ainda, á gaiola e a tudo o que a rodeia. Como o Pai indio disse, pode ser esse o facto, ou se realmente ela por si só for assim para o agressiva, não deve fazer reprodução com ela.
Se meteu o dedo pelas barras, pode ter sido um chega para lá ou pensar que talvez lhe fosse dar comida. As minhas por acaso posso colocar o dedo que não me mordem mesmo que tenha mexido na ração delas, mas também já as tenho há algum tempo.
Mas onde mora existe assim tanta gente que queira ter ratz como pet?? Ou está a pensar em criar para alimento??
É que se for para alimento, tem sempre modo de "escoar" por assim dizer, agora se não existe nem informação, nem pessoas para as ter como pet, vai ficar com as ratz todas??

Depois também existe aquela pequenina questão, que é....(?)...se ainda está a pesquisar, se quer ratz como pet, porque já está a pensar em criar?
Mas vai tentar aprimorar certas características ou pura simplesmente juntar um macho com uma fémea e plim, já está??

Preocupe-se em ter as devidas condições para a sua rat e arranjar companhia para ela, aproveite o máximo de tempo para interagir com elas, pesquise bastante e deixe as criações para quem sabe o que anda a fazer ;)

É só a minha opinião.
Raphahel
Membro

domingo mar 28, 2010 8:57 pm

Kathamina agradeço desde já a sua resposta. Comprendo que o tempo que a tenho é pouquíssimo para ela se ter habituado a mim. E posso desde já garantir que foi só um chega para lá porque aidna à pouco a tirei da gaiola e a deixei solta um pouco em estive a brincar com ela e não tentou mais morder,apenas aquelas mordidas suaves e lentas para explorar a mão :)
Eu sei que tenho de arranjar uma companhia para ela,e ando ''desesperado'' para a encontrar.
Em relação à questão da reprodução,não estou a pensar faze-lo já, pelo menos enquanto não tiver conhecimentos de alguém que as queira, mas se vier mesmo a conseguir fazer criação, aí sim será para selecionar e aprimorar as características. Conheço os pricipios de genética e ainda ando a pesquisar mais sobre o assunto. Não se preocupe que não andar a fazer ''experiencias'', apenas me apaixonei pelo animal à já alguns anos, mas nunca conseguir ninguém que as vendesse, quando ofereceram uma à minha irmã fiquei demasiado babado :D e fui logo pesquisar sobre o assunto. Posso dizer que passei uma semana inteira a ler e reler tópicos,forúns pet sites ( http://www.ratz.co.uk/index.html um dos melhores,se não o melhor e mais compelto que encontrei), adoptar uma não foi uma decisão precipitada e a idéia de criação não irá para a frente se não tiver a certeza que vou conseguir oferecer um lar para as excedentes,seja novos donos, seja ficar com elas numa gaiola maior :)
Mas como disse há prioridades,e é com essas que me estou MESMO a preocupar primeiro que é arranjar uma companhia para ela e para o da minha irmã. provávelmente terei de ir a lisboa de propósito :s mas vai valer a pena!

Espero ter esclarecido qualquer mal entendido :x
Kathamina
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 9:54 pm

Eu ando há meses a ler e acredita que não sei nem metade do que há para saber.
Mas pronto, espero que encontres companhia tanto para o macho como para a tua fémea. Já agora perguntava em que condições a mantêns, tipo de alimentação, etc. E fotos da miúda já agora...

;)
Raphahel
Membro

domingo mar 28, 2010 10:08 pm

Não digo que sei tudo sobre Ratz porque não sei,afinal só agora entrei neste mundo mas acho que sei o suficiente para manter uma saudável e feliz (tirando o facto de ainda não ter companhia).
Fotos só consegui tirar duas (já que a bicha não pára queita) assim que postar esta reply vou postar as fotos.

PS: neste preciso momento já estou a tratar da companhia, o Pure contactou-me a dizer que tem Kittens para vender,vou tentar no próximo fim de semana, ir busca-los :)
Raphahel
Membro

domingo mar 28, 2010 10:15 pm

quando consegui apanha-la a olhar para mim! (embora pareça, não está a roer o saquinho de plástico)
Imagem

A ver se escapava à foto!
Imagem

Peço desculpa pela qualidade das fotografias,mas não usei flash para não a assustar!

a gaiola
Imagem

a comida, como era o mais completo que havia trouxe, mas completo com frutas, ainda so testei maçã e banana madura...a maçã deixou-a para eu comer, mas a banana pareceu-me adorar já que agarrou nela e levou pa casinha!
Imagem
Kathamina
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 10:44 pm

Não sabia que o Pure tinha ratz.

Que tamanho tem a gaiola??
Parece-me pequena, mas desde que a soltes todos os dias e daqui a uns tempos com a chegada de mais, fica um bocadinho apertada e elas crescem também.

A ratz é hooded, mas penso que a linha não é contínua, diria que é mal marcada e as orelhas parecem-me standart.

A ração não me parece a mais indicada. Podes usar ração para coelho anão para fazeres mistura, mas já existe ração própria para ratz também. Além dessa ração e da banana que lhe estás a dar??
Kathamina
Membro Veterano

domingo mar 28, 2010 10:48 pm

Outra coisa, esse algodão nem para hamsters é indicado.
Que substrato estás a utilizar??
Pure
Membro Veterano
Registado: quinta abr 23, 2009 3:46 am

domingo mar 28, 2010 11:12 pm

Kathamina Escreveu:Não sabia que o Pure tinha ratz. (...)
Não tenho a mania de anunciar aos quatro ventos todos os animais que tenho :D.

Estive para ficar com um par de rapazes do bondage aquando da avisan, mas falei com ele tarde demais nessa semana e já não deu, acabei por ficar com dois rapazotes "salvos" de uma pet-shop. E as meninas vieram da Kitten já à uns bons meses.
Raphahel
Membro

segunda mar 29, 2010 8:00 am

A gaiola não sei dizer o tamanho exacto, mas não é muito pequena. Seja como for não é definitiva,e no próximo mês ja devo ir gastar umas coroas numa cosia grande, mas eu solto-a todos os dias, até maisq ue uma vez por dia. O algodão é natural e orgânico, mas ela não se interessou por ele,tanto que o encostou às grades, entretanto arranjei uns trapos que ela enfiou dentro da casita. Para substrato estou a usar papel rasgado (daquelas trituradoras) até encontrar um mais adequado,já que no dia em que fui comprar o material não havia grande coisa para além de areia fina.
O bebedouro parece-me que ela não se interessa muito por ele,ou não sabe utiliza-lo ainda ou não gosta, embora uma vez ela tenha começado a beber quando o estava a colocar,mas desde essa vez nunca mais a vi beber.
A ração, tive com essa e com a ração de coelho na mão,mas aquela ou era mais completa, ou a de coelho era muito báscia. As misturas são feitas com fruta ou cereais sem açucar, tipo corn flakes, e tou a pensar em usar tb alguma massinhas pequenas e arroz. Mas a ração em si ela gosta e come bem,é só uma questão de misturar com outros complementos.
Bondage2010
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 1:35 pm

Para ninhos tudo o que tenhas fios soltos, como algodão e trapos, pode enrrolar á volta dos dedos ou patitas estragula e o membro necrosa e cái...usa papel higienico ou de cozinha ás tirinhas ;)
Nessa raçaõ deves misturar, massa, corn flakes, muesli, as ratz são omnívoras e deves tambem dar ração de cão.
Responder

Voltar para “Exóticos”