Esterelizar animais para devolver ás ruas?

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 29, 2010 10:34 am

Acho a esterelização de extrema importância, e penso que é mesmo este um dos âmbitos em que de deve investir com força, se quisermos colmatar de alguma forma o flagelo dos animais errantes. Mas, mais uma vez a escassez de recursos e a própria mentalidade de muita gente é um entrave a uma política de esterelização massiva. Como tal, também aqui há que racionalizar esse recursos que infelizmente são escassos.
Nesta base, estar a esterelizar animais para os devolver à rua tem a vantagem de impedir que estes se reproduzam, mas não resolve uma boa parte do problema. O animal continua na rua, com tudo o que isso implica. Continua sujeito a acidentes (do próprio animal ou de terceiros), às necessidades de alimentação, às necessidade de tratamentos médicos, etc. Em suma, não há mais animais a partir daquele, mas AQUELE continua com todos os problemas que tinha. Em última instância, continua ilegal, sujeito a ser capturado e a ser eutanasiado num qualquer canil municipal. Sendo assim, é ‘demasiado racional’ eu sei, mas se não existe a possibilidade de recolher o animal e canálizá-lo para adopção, então a esterelização nada mais é do que um ‘desperdicio de recursos’ e mais vale desde logo eutanasiá-lo.
Sendo curto e grosso, embora a esterelização seja fundamental, acho que é impossível dissociá-la de uma trilogia fundamental:
- Educar e mudar mentalidades;
- Esterelizar todos os animais que não se destinam a reprodução ;
- Incluir uma política de triagem na recolha de animais errantes que , com base em critérios de ‘adoptabilidade’ (Idade, saúde, sociabilização, etc.), culminasse necessariamente na Eutanásia de alguns desse animais.
O excesso de população de cães e gatos, é uma realidade e acho que enquanto as pessoas não se convencerem de que não podem salvar todos, e consequentemente nem todos podem viver, concentrando a sua ajuda num menor numero de animais, o problema nunca vai acabar.
Concluindo, só concordo com a esterelização, e os pedidos para o efeito, se a mesma for para ser feita em animais para retirar da rua e tendo em vista a respectiva adopção. De outra forma, para voltar a largar na rua, não concordo…..esses animais deveriam ser eutanasiados.

Aproveitando este tópico, acho que quem adopte um animal para o qual foram feitos pedidos para a respectiva esterelização, deveria responsabilizar-se pelo pagamento à posteriori da mesma, doando esse montante para a esterelização de um novo animal. Acho estranho que ao contrário do que eu estou a sugerir, o que vejo aqui muitas vezes é que animais até já têm adoptante em vista e ainda se estão a fazer pedidos para a respectiva esterelização, ou para tratamentos. Se um animal tem um adoptante interessado nele, deve ser esse adoptante desde logo a responsabilizar-se por todas as despesas com esse a animal. Quem recuse isso, vai recusar-se também a custear futuras despesas quando o animal já estiver em sua casa…..e pergunto; Um futuro dono desses interessa mesmo?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 29, 2010 10:38 am

Agora não tenho tempo para mais, mais aqui fica uma achega para a discussão, relativa ao Programa CER da CML:

http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/index.php?id=993
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MeninaPikena
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 11:20 am

segunda mar 29, 2010 10:40 am

E mais um link relativo ao tema, respeitante à ABRA

http://www.abra.org.pt/forum/viewtopic.php?f=15&t=1203
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 29, 2010 10:46 am

E mais dois, relativos à Campanha de Esterilização de Animais Abandonados/Cães e Gatos (de resto, estão na minha assinatura):

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 22#1174722

http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 29, 2010 11:05 am

A minha achega, várias gatas aqui têm sido esterelizadas com a preciosa ajuda da AZP. Trazem uma orelha cortada, simbolo de colónia de rua. Muitas pessoas dão uma pequena contribuição. Nunca me ocorreu fazer peditórios pela simples razão que todos temos uma colónia ao pé de nós e é dela que devemos cuidar. Logo estar a pedir a alguém fora daqui é roubar aos gatos dali.
O nosso calcanhar de Aquiles é que por cada gata esterilizada e gato castrado, aparecem pelo menos mais 4 e lá voltamos ao mesmo. Infelizmente é o veneno para os ratos e os atropelamentos que mantêm o No de gatos controlados. Caso contrário tornavam-se uma praga. Porque em grande No são efectivamente uma praga.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 11:13 am

LuMaria Escreveu:A minha achega, várias gatas aqui têm sido esterelizadas com a preciosa ajuda da AZP. Trazem uma orelha cortada, simbolo de colónia de rua. Muitas pessoas dão uma pequena contribuição. Nunca me ocorreu fazer peditórios pela simples razão que todos temos uma colónia ao pé de nós e é dela que devemos cuidar. Logo estar a pedir a alguém fora daqui é roubar aos gatos dali.
O nosso calcanhar de Aquiles é que por cada gata esterilizada e gato castrado, aparecem pelo menos mais 4 e lá voltamos ao mesmo. Infelizmente é o veneno para os ratos e os atropelamentos que mantêm o No de gatos controlados. Caso contrário tornavam-se uma praga. Porque em grande No são efectivamente uma praga.
Só a esterilização maciça resolve o problema e para isso é preciso envolvimento das instituições.
O resto, o que fazemos individualmente, sem dúvida que ajuda muito, mas é uma gota de água no oceano.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
PauloC1
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 11:14 am

Tassebem Escreveu:Agora não tenho tempo para mais, mais aqui fica uma achega para a discussão, relativa ao Programa CER da CML:

http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/index.php?id=993
Fui ler o texto da Câmara Municipal e é um molho de bróculos de contradições:
Nos termos da legislação em vigor, cabe às Câmaras Municipais proceder ao controle das populações de animais errantes, de modo a salvaguardar a saúde pública e o meio ambiente, bem como promover a correcção das situações que possibilitam a subsistência de animais na via ou quaisquer outros lugares públicos, bem como o cumprimento da Lei em vigor que determina que em cada fogo não podem ser acolhidos mais do que 4 gatos.
Se cabe à Câmara promover a correcção das situações que possibilitam a subsistência de animais na via ou quaisquer lugares públicos, não vejo como conjugar essa missão com a libertação de animais após captura e esterelização nesses mesmos espaços.
Os gatos são animais que gostam e precisam de deambular ao ar livre.
É do nosso conhecimento a existência de numerosos gatos errantes que invadem algumas zonas da Cidade, provocando incómodos e insalubridade.
Temos procedido, sempre que solicitado, à sua captura.
Não obstante a frase de que os gatos ‘Precisam de deambular ao ar livre’, que só vem dar razão áqueles que acham que os gatos devem andar soltos na rua e bão devem estar fechados em casa, gostaria apenas de perguntar como pensa a Câmara conjugar a necessidade de evitar incómodos e insalubridade mantendo animais na via pública. É que mesmo esterelizados, os gatos comem! Como será que se conjuga a alimentação na via pública com objectivos de salubridade. Como será que se elimina o incómodo de gatos a estragarem propriedade privada, animais domésticos, etc., continuando eles soltos na via pública?
No entanto, a captura de animais e a sua occisão não são a maneira mais eficaz de lidar com o excesso de gatos vadios, pois não tem qualquer efeito na origem do problema: o excesso de produção de animais.
Torna-se então necessário a tomada de outras medidas, das quais se destaca o controlo da reprodução através da esterilização – Programas CER (Captura, Esterilização e Recolocação).
Ok, cheguei lá por uma questão de lógica, mas confesso que tive de ir ver ao ‘Priberam’ o que raio é “occisão”. Mas uma vez percebido que quer dizer que se abatem os gatos, expliquem-me lá porque raio um gato morto resolve menos problemas de excesso de população do que um gato esterelizado! Um gato ‘occisado’ não resolve o problema do excesso de população porquê? Será que uma vez morto e enterrado, nasce alguma arvore que dá gatinhos? É óbvio que em termos de excesso de produção animal, tanto resolve o problema esterelizar o gato como ‘occisá-lo’…a diferença é que esta última acção resolve o problema do excesso de população e resolve todos os problemas que acima a câmara reconhece ser sua missão evitar, como seja a insalubridade e os incómodos causados pela subsistência de animais na via pública.
Desculpem, mas não percebo estes argumentos!
Apenas, com a captura, reduz-se temporariamente a população de gatos errantes num determinado local, o que aumenta as probabilidades de sobrevivência dos restantes e encoraja a migração de outros para essas “zonas limpas”.
Ah….vamos então a ver se eu percebo…os gatos quando são muitos não se reproduzem…é isso? Um casal de gatos numa colónia de 3 gatos ao fim de sete anos gera exponencialmente 420.000 animais, mas se a colónia tiver 30 animais, é melhor que a pílula, porque esse casal só gera méia dúzia de gatos ao fim de sete anos. Eh pá, óbvio que o casal de gatos gera sempre o mesmo número de descendentes, a diferença é que numa colónia com mais elementos, a mortalidade (de bebés e de adultos) é muito maior e consequentemente o número de sobreviventes é muito menor. Desculpem…não querer fazer occisão, para que seja a ‘natureza’ a fazer este tipo de controlo, com base na escassez de alimento, nas doença, nas lutas e acidentes, etc….ora bolas, que grandes amigos dos animais são estes gajos da Câmara de Lisboa.

Isto nada mais é do que um ‘desperdício de recursos’ com justificações demagógicas para angarear o apoio de amigos dos animais que vêm apenas o imediato de que não se matou um gato. O que lhe acontece depois….isso não interessa nada pensar.
PauloC1
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 11:15 am

Infelizmente é o veneno para os ratos e os atropelamentos que mantêm o No de gatos controlados. Caso contrário tornavam-se uma praga. Porque em grande No são efectivamente uma praga.
E não era melhor a 'occisão' do que esperar que o veneno de ratos faça o trabalho?
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 11:30 am

Não sei se é melhor a occisão. Ou pior. São castrados, tratados e alimentados. O frustrante é a vinda constante de novos gatos. No que me toca não vou chamar o canil que os vai manter 8 dias em condições dignas de filme de terror.
Quem tiver essa coragem, que assumo não ter, pois que chame o canil.
Muitos pássaros morrem envenenados com os herbicidas e não é por isso que vou matar todos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC1
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 11:44 am

Muitos pássaros morrem envenenados com os herbicidas e não é por isso que vou matar todos.
LU, ninguém está a defender que a eutanásia é necessária para evitar que os gatos morram envenenados por veneno de rato (o que por falar em “agonizante”, não sei se é muito melhor que o gatil)!! Eu defendo a eutanásia em vez de esterelizar e libertar novamente os animais simplesmente porque, ao contrário dos pássaros que referiu, os gatos em determinadas circunstâncias são aquilo que a própria LUmaria designou por ‘pragas’. E esterelizar não acaba com o problema, mas apenas com uma parte dele.
Óbvio que, se estivermos a falar de recursos próprios, por mim até podem comprar a pílula e dá-la às gatas de rua, que é menos uns quantos que nascem. Mas se estamos a falar de dinheiros públicos ou de peditórios públicos, é bom que o dinheiro seja gasto da forma mais racional e eficaz que for possível.
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 11:59 am

Conforme disse não me passaria pela cabeça fazer um peditório para esterilizar a nossa colónia. Todos temos uma colónia ao pé de nós para ajudar, se assim o quisermos.

Sim, os gatos podem em No excessivo ser tão maus como ratos, mas tirando um ou outro caso pontual, nunca causaram mossa por aqui.
O mesmo já não se pode dizer de muitas almas bipedes que para além de não ajudarem nada, contribuiem para a proliferação de gatos e porcaria.
O mal começa e acaba na nossa má formação.

E também não sou apologista que o Estado deve fazer tudo. Não é o nosso paizinho. A população civil pode e deve ajudar.
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

segunda mar 29, 2010 12:10 pm

Nem a propósito...

Paulo, aqui nas minhas traseiras está uma colónia com cerca de 50 gatos que são alimentados por algumas almas caridosas.
Estava a ganhar coragem e força para pegar neste assunto...
Agora diga me lá, eutanasio todos?
A autarquia e o vet municipal estão se a borrifar, e donos para tdos é mentira.
Faço o que?
<p>Cumps, S&oacute;nia.</p>
Tassebem
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 12:16 pm

A menos que se considerasse o extermínio como solução, não vejo outra a não ser a esterilização maciça, continuo a dizer.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 12:39 pm

Fitinhas Escreveu:Nem a propósito...

Paulo, aqui nas minhas traseiras está uma colónia com cerca de 50 gatos que são alimentados por algumas almas caridosas.
Estava a ganhar coragem e força para pegar neste assunto...
Agora diga me lá, eutanasio todos?
A autarquia e o vet municipal estão se a borrifar, e donos para tdos é mentira.
Faço o que?
Telefone para o canil.
Tem a certeza que são 50 animais? É um No absurdo. Deixar chegar a situação a esses termos é de uma total irresponsabilidade de toda a comunidade.
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

segunda mar 29, 2010 1:47 pm

Por muito racional que tente ser, sinceramente não consigo olhar para os animais errantes quer sejam cães ou gatos e pensar na eutanásia em massa.

Por isso apoio a associação ''Animais de Rua''.Fazem o que podem para tratar animais feridos, alimentar, e esterilizar.

Se não houver adoptantes entretanto são devolvidos à rua, mas pelo menos evitam-se ninhadas o que iria aumentar o já enorme nº de animais na rua.

Não há ninguem que recolha tanto animal. Está tudo a rebentar pelas costuras, canis , associações, fats, fars, hoteis... Quais são as soluções?
Eutanásia? Minimizar o sofrimento de alguns animais errantes?Esterilizar? Informar?

Há um longo caminho a percorrer sem dúvida, até se chegar ao sofrivel...
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”