Esterelizar animais para devolver ás ruas?

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Bobbyca
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 7:43 pm

segunda mar 29, 2010 1:49 pm

Aqui onde moro existem muitas pequenas colónias de gatos. A que está mais perto da minha casa, é composta por 10 gatos, sendo 6 gatas e 4 gatos. O que fiz foi esterilizar, em primeiro lugar, as gatas, e depois os gatos (para controlar melhor as ninhadas novas e canalização de custos) e, depois dos 8 dias, recoloquei-os na colónia. Foi um de cada vez, para não ser um grande impacto, quer para eles, quer para a minha carteira. Diariamente deixo-lhes água e ração, e eles estão controlados, calmos e quase nunca saiem dali.

Se não foi o mais certo, pelo menos foi o que eu pude fazer.

Quanto às cadelas e cães é mais complicado, porque o facto de eles terem de ficar 8 dias em recuperação, faz com que haja uma aproximação entre nós e eles, depois têm ali a paparoca, uma caminha quentinha... não tem dado resultado a recolocação. Invariavelmente vêm ter à minha porta, a reclamar o que tiveram durante aqueles dias. Por isso optei em amadrinhar as esterilizações promovidas pelas associações, nomeadamente a AdR.
<p>Se n&atilde;o pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salv&aacute;-los! Divulgue ou apadrinhe!!!&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 29, 2010 2:07 pm

Foi você que os esterelizou à sua custa, por isso em termos de recursos usados não tem de dar satisfações a ninguém. Se houver lugar a alguma coisa a dizer só se for por causa da alimentação ser feita na via pública ou por algum prejuízo que esses animais possam causa a nível da propriedade de terceiros (acidentes que possam provocar – Já vi um despiste de mota feio por causa de um gato – propriedade que possam destruir – inclusive a morte de pequenos animais domésticos). Alimentar estes animais na via pública acaba por ser um foco de insalubridade. Não só porque acaba também por estar a alimentar outros animais indesejáveis (como sejam ratazanas), como se alguém tiver a brilhante ideia de dar restos de comida a coisa fica a modos que nojenta, com moscas e outras porcarias. Eu falo disto porque já morei num sitio onde uma benemérita tinha o hábito brilhante de alimentar uma pequena colónia de gatos num ‘cantinho’ do passeio ao lado de um prédio (que por acaso tinha uma cresce cujo parque infantil ficava a escassos metros). Aquele canto estava sempre um nojo, e entre gatos, cães, ratos e moscas, tudo se alimentava por ali. Às tantas a tal cresce infantil teve inclusivamente uma praga de pulgas, provocada pelos gatos que por lá se passeavam cada vez em maior número. Não sei como aquilo está de momento, que já não moro lá….mas às tantas comecei a constatar o número de gatao a diminuir. Não me parece que por occisão ou por esterelização, mas simplesmente por doença, lutas e até por atropelamento (comecei a ver gatos com sinais de pouca saúde, feridas, e uns 2 ou 3 mortos na berma das estradas próximas).
Bobbyca
Membro Veterano
Registado: quarta mai 20, 2009 7:43 pm

segunda mar 29, 2010 2:12 pm

PauloC1 Escreveu:Foi você que os esterelizou à sua custa, por isso em termos de recursos usados não tem de dar satisfações a ninguém. Se houver lugar a alguma coisa a dizer só se for por causa da alimentação ser feita na via pública ou por algum prejuízo que esses animais possam causa a nível da propriedade de terceiros (acidentes que possam provocar – Já vi um despiste de mota feio por causa de um gato – propriedade que possam destruir – inclusive a morte de pequenos animais domésticos). Alimentar estes animais na via pública acaba por ser um foco de insalubridade. Não só porque acaba também por estar a alimentar outros animais indesejáveis (como sejam ratazanas), como se alguém tiver a brilhante ideia de dar restos de comida a coisa fica a modos que nojenta, com moscas e outras porcarias. Eu falo disto porque já morei num sitio onde uma benemérita tinha o hábito brilhante de alimentar uma pequena colónia de gatos num ‘cantinho’ do passeio ao lado de um prédio (que por acaso tinha uma cresce cujo parque infantil ficava a escassos metros). Aquele canto estava sempre um nojo, e entre gatos, cães, ratos e moscas, tudo se alimentava por ali. Às tantas a tal cresce infantil teve inclusivamente uma praga de pulgas, provocada pelos gatos que por lá se passeavam cada vez em maior número. Não sei como aquilo está de momento, que já não moro lá….mas às tantas comecei a constatar o número de gatao a diminuir. Não me parece que por occisão ou por esterelização, mas simplesmente por doença, lutas e até por atropelamento (comecei a ver gatos com sinais de pouca saúde, feridas, e uns 2 ou 3 mortos na berma das estradas próximas).
Espere. Mas ao lado da minha casa existe um pinhal, que é onde está a colónia. E eu cuido da limpeza dos restos claro. Levo sempre um saco do lixo para tirar sobras ou algo que conspurque o local. Há o problema das pulgas, moscas, embora, francamente, não tenha visto nada, até hoje, que me chocasse nesse ponto.
<p>Se n&atilde;o pode adoptar um amigo de 4 patas, ajude a salv&aacute;-los! Divulgue ou apadrinhe!!!&nbsp;</p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda mar 29, 2010 3:23 pm

Fitinhas Escreveu:Nem a propósito...

Paulo, aqui nas minhas traseiras está uma colónia com cerca de 50 gatos que são alimentados por algumas almas caridosas.
Estava a ganhar coragem e força para pegar neste assunto...
Agora diga me lá, eutanasio todos?
A autarquia e o vet municipal estão se a borrifar, e donos para tdos é mentira.
Faço o que?
Fitinhas podes falar com a Cristina Nogueira da SOS Bicharada.
De certeza que será uma mais valia...
E até tentar combinar com as pessoas que os alimentam a possibilidade de poderem fazer o PO, à vez, nem que seja a uma gatuxa/mês...afinal são só 5 dias (prazo que eu defendo).
Dando prioridade às gatas grávidas, será o início da batalha pela positiva...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda mar 29, 2010 3:48 pm

Bobbyca Escreveu: E eu cuido da limpeza dos restos claro. Levo sempre um saco do lixo para tirar sobras ou algo que conspurque o local. Há o problema das pulgas, moscas, embora, francamente, não tenha visto nada, até hoje, que me chocasse nesse ponto.
Eu faço igual.
Levo vazilhas novas, trago as que estão usadas para lavar ou deitar fora, levo a água numa garrafa ou garrafão, procuro colocar as coisas no meio das ervas e em sítios onde as pessoas não passam.
O «meu» problema é que como esterilizei as gatas na zona e não consegui atempadamente castrar os machos, eles mudaram-se.
Já localizei onde páram agora mas de momento não posso receber mais nenhum, nem fazer o PO.
De qualquer maneira Odivelas, na zona dos caniços ao pé da ribeira tem imensos gatos e gatas. As pessoas alimentam mas não esterilizam.
Até hoje não consegui juntar um grupo de pessoas que residam na área para avançar e esterilizar as colónias já referenciadas.
Inclusivé sei que a vet. municipal faz esterilizações mais baratas para quem tem menos rendimento, comprovado pela declaração do IRS (já devem estar a pensar - os oportunismos :roll: e de facto existem...mas como os animais ficam esterilizados nem faço comentários), e seria bom ter uma conversa com a Veterinária Municipal e pedir alguma ajuda nas esterilizações dos gatos de rua...
É uma ideia e tenho pensado nela...só que no meio de não sei quantos milhares de residentes em Odivelas até hoje não consegui reunir o tal grupo...e já tenho falado sobre isto noutros lados.

Quanto aos apoios para as despesas de OVH / Castração / Vacinas / Tratamentos dos animais de rua (cães e gatos):
- criei a lojinha para as causas
- há foristas/amigos que pontualmente me ajudam e respondem aos apelos que lanço
- ultimamente com uma cadela em hotel lancei iniciativas mais específicas para este caso
- quando os animais são adoptados pergunto, não imponho, se gostariam de dar uma contribuição que irá ajudar nas despesas do próximo animal de rua - já aconteceu pagarem-me a castração dum gato, preço dos Adr - mas a maioria das vezes não dão. Eu também não forço...
Mas percebo perfeitamente quem o faz.

Uma das primeiras organizações com esta prática foi o Cantinho do Tareco - quem adopta co-participa em algumas das despesas que a organização teve com o animal.
Acho muito bem.
Não está a vendê-lo mas sim a responsabilizar a priori o adoptante pelo animal e ao mesmo tempo a viabilizar a continuação da ajuda aos animais que continuam na rua.

Para mim a esterilização dos animais de rua (e de casa também, principalmente as fêmeas) está na ordem do dia...sempre.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

segunda mar 29, 2010 8:46 pm

LuMaria Escreveu:

Paulo, aqui nas minhas traseiras está uma colónia com cerca de 50 gatos que são alimentados por algumas almas caridosas.
Faço o que?
Telefone para o canil.
Tem a certeza que são 50 animais? É um No absurdo. Deixar chegar a situação a esses termos é de uma total irresponsabilidade de toda a comunidade.
:roll: E acha que já n o fiz?
Eu n sei...ou as pessoas n estão bem a ver o grave da situação, ou então estão se mesmo a c*gar!
Sim Lu, são dezenas de gatos e gatas prestes a tranformarem se numa centena. :|
Isto passa se na praceta ao lado e eu apercebi me á algum tempo pq alguns já estão a deslocar se para a minha praceta. Já alertei a camara e até agora nada.
Aliás, ainda estou á espera que vão capturar uma matilha instalada na vila chã há meses. Houve crias este mês dessa matilha! :evil:

Isto mete me nervos.
<p>Cumps, S&oacute;nia.</p>
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

segunda mar 29, 2010 8:48 pm

Pequebrado Escreveu:

Faço o que?
Fitinhas podes falar com a Cristina Nogueira da SOS Bicharada.De certeza que será uma mais valia...
E até tentar combinar com as pessoas que os alimentam a possibilidade de poderem fazer o PO, à vez, nem que seja a uma gatuxa/mês...afinal são só 5 dias (prazo que eu defendo).
Dando prioridade às gatas grávidas, será o início da batalha pela positiva...
Tomara ela tomar conta dos que tem.
Ela n sabe ver sms? :roll:
<p>Cumps, S&oacute;nia.</p>
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

segunda mar 29, 2010 9:44 pm

Paulo...penso que falei sobejamente aqui do que fizeram os queridos municipes do concelho de Oeiras quando foi proposta castrar animais ferais levados ao Canil Municipal...desataram a levar os seus animais para terem esterilizações à borla....

Daí que, sendo a favor de esterilizar os animais sem dono, sou um céptico devido ao aproveitamento que os portugueses têm feito destas situações.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 29, 2010 9:58 pm

Presentemente, o canil/gatil da CML está a esterilizar gatos enquadrados nas colónias identificadas pelo programa CER, em colaboração com a Campanha de Esterilização.

Além disso, julgo que será fácil para os veterinários diferenciarem animais de rua dos que não são.

Acresce que um dos objectivos da Campanha, recomendado pela Assembleia Municipal de Fevereiro ao executivo, é a esterilização gratuita, através das Juntas de Freguesia, de animais de munícipes com recursos comprovadamente baixos.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 29, 2010 10:11 pm

Tassebem Escreveu:Presentemente, o canil/gatil da CML está a esterilizar gatos enquadrados nas colónias identificadas pelo programa CER, em colaboração com a Campanha de Esterilização.

É importante dizer que eles decidem o número de animais desejáveis, os restantes são abatidos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Pausanias
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 10:12 pm

LuMaria Escreveu: É importante dizer que eles decidem o número de animais desejáveis, os restantes são abatidos.
Nem mais..é um pequeno grande pormenor..
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 29, 2010 10:16 pm

LuMaria Escreveu:
Tassebem Escreveu:Presentemente, o canil/gatil da CML está a esterilizar gatos enquadrados nas colónias identificadas pelo programa CER, em colaboração com a Campanha de Esterilização.

É importante dizer que eles decidem o número de animais desejáveis, os restantes são abatidos.
Não me parece que seja assim, pelo menos actualmente.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mar 29, 2010 10:28 pm

Foi a informação prestada pelo Canil. E faz todo o sentido. Nem são os próprios que levam os gatos mas sim o canil que procede à captura.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Pausanias
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 10:28 pm

LuMaria Escreveu:Foi a informação prestada pelo Canil. E faz todo o sentido. Nem são os próprios que levam os gatos mas sim o canil que procede à captura.
Pois faz...
Tassebem
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 10:37 pm

LuMaria Escreveu:Foi a informação prestada pelo Canil. E faz todo o sentido. Nem são os próprios que levam os gatos mas sim o canil que procede à captura.
Neste momento estamos a levar gatos das colónias CER ao canil para esterilizar, e foi recomendada pela Assembleia Municipal a suspensão da captura de gatos até que estejam concluídas as obras no canil/gatil (que ainda não começaram e desconheço se já estão adjudicadas).
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”