Gatinho com a patinha ferida.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
miguelm8
Membro Veterano
Registado: sexta mar 26, 2010 12:02 am

segunda mar 29, 2010 11:06 am

Boas a todos! Sou novo neste fórum mas venho-vos relatar uma situação que aconteceu comigo à instantes.

Estando de férias, e tendo uma normal tendência para dormir, hoje assim estava eu, a dormir profundamente. Nada de novo portanto.

O meu gato ou estava ao fundo dos meus pés ou noutro aconchego qualquer, uma vez que tem vários sítios 'preferidos' para repousar.

Era apenas mais um dia e uma história sem nada para contar se não tivesse vindo a minha vizinha tocar-me à campainha dizendo que teve que trazer o gato cá para cima. Moro num 1º andar. Não é a primeira vez que o gato cai da janela. Como devem compreender não posso viver de janelas fechadas, apenas tendo restringir-lhe ao máximo o acesso, apesar de eles adorarem imenso.

Acho que se balançou nas cordas do estendal até cair redondo no chão. Ele adora andar a fazer trapezismo apesar de eu não achar piada nenhuma, e do repreender sempre que o faz.

Voltando ao que interessa, ela trouxe-o e tal e ele tinha uma patinha de trás com sangue, na zona nas unhas (a almofadita penso que está intacta). Provavelmente tentou arranhar a parede quando se desequilibrou. Tenho a ideia que as tais almofaditas servem mesmo para amortecer quedas e facilitar o andamento.

Desinfectei primeiro com água, não tinha água oxigenada e achei cruel e pôr-lhe álcool na ferida. Depois pus betadine e deixei-o andar, indo limpando logicamente o seu rasto maravilhoso.

O que vos venho perguntar é se acham que fiz alguma coisa de errado? Ele não coxeia dessa pata nem de mais nenhuma, e ao que parece é apenas uma feridita. Mas poderão haver complicações? Uma gaze não me parece apropriada ao tamanho da ferida, para além de que sara muito melhor ao ar livre.

Obrigado ;)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 29, 2010 2:01 pm

Olá, Miguel,

É provável que vá ler coisas desagradáveis neste tópico e, vai-me desculpar, merecidas.

Não sei se faz parte dos utilizadores que, em alturas destas, costumam colocar questões que, naturalmente, indignam quem gosta de animais – ou seja, o universo deste fórum. Daí que ainda ninguém se tenha dado ao trabalho de lhe responder. Correndo o risco de ser o caso, ainda assim vou fazê-lo.

Que o gato tenha caído da janela… pois bem, ninguém está livre de ter um descuido com consequências mais ou menos graves.

Mas dizer que não é a primeira vez e que não pode viver de janelas fechadas?

Gatos e janelas abertas são incompatíveis. Tenho gatos, e em minha casa as janelas estão sempre fechadas ou com os estores descidos, para arejar. Quando quero arejar melhor a casa impeço o acesso dos gatos a essa ou essas divisões. Quando quero estender roupa retiro os gatos da cozinha e fecho a porta, fazendo sempre a necessária contagem, para ver se não estará algum escondido. Se eu e muitas outras pessoas conseguem fazer isso, o Miguel também consegue. Rapidamente se torna um hábito adquirido e automático.

As almofadinhas das patas não servem para amortecer quedas.

Portanto, fez muita coisa de errado, não tenho outra forma de lhe dizer isto.

Se o gato existe e caiu (estou em crer que não), aconselho-o a levá-lo ao veterinário já. Pode ter alguma lesão interna. Era o que eu faria.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
miguelm8
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 2:28 pm

Tassebem Escreveu:Olá, Miguel,

É provável que vá ler coisas desagradáveis neste tópico e, vai-me desculpar, merecidas.

Não sei se faz parte dos utilizadores que, em alturas destas, costumam colocar questões que, naturalmente, indignam quem gosta de animais – ou seja, o universo deste fórum. Daí que ainda ninguém se tenha dado ao trabalho de lhe responder. Correndo o risco de ser o caso, ainda assim vou fazê-lo.

Que o gato tenha caído da janela… pois bem, ninguém está livre de ter um descuido com consequências mais ou menos graves.

Gatos e janelas abertas são incompatíveis. Tenho gatos, e em minha casa as janelas estão sempre fechadas ou com os estores descidos, para arejar. Quando quero arejar melhor a casa impeço o acesso dos gatos a essa ou essas divisões. Quando quero estender roupa retiro os gatos da cozinha e fecho a porta, fazendo sempre a necessária contagem, para ver se não estará algum escondido. Se eu e muitas outras pessoas conseguem fazer isso, o Miguel também consegue. Rapidamente se torna um hábito adquirido e automático.

Se o gato existe e caiu (estou em crer que não), aconselho-o a levá-lo ao veterinário já. Pode ter alguma lesão interna. Era o que eu faria.
Olá Tassebem,

Como deve imaginar não posso impedir o meu gato de circular pela casa. Se assim fosse, e ele não pudesse andar livremente, mas valia não o ter. Mas a realidade é que o tenho. E a minha casa ainda para mais é pequena, tornando essa opção muito mais difícil.

Como qualquer pessoa asseada, tenho as janelas abertas durante o dia e não ponho sequer a hipótese de não as ter. Acho que é um princípio básico quer se tenha animais ou não.

Quanto a vir a ouvir coisas desagradáveis, é normal. Ninguém concorda com tudo e eu estou cá para relatar a minha situação, procurando ajuda.

Vou tratar de o levar ao veterinário, apesar de ele não mostrar qualquer indício de dor, quer miados, coxeios. Está normal, já comeu, já dormiu, já foi à caixinha de areia.

Agradeço que mesmo que não concordem com certas coisas, que tentem manter este tópico isento de guerras de palavras.

Obrigado mais uma vez :wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda mar 29, 2010 2:49 pm

Coloque redes de protecção nas janelas…
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda mar 29, 2010 3:23 pm

Miguel,

Naturalmente que não deve impedir o gato de circular pela casa, mas isso nada teria a ver com a questão das janelas se elas não estivessem sempre abertas.

Também eu me reputo de ser asseada e, no entanto, faço como já lhe disse e não preciso de ter as janelas abertas o dia inteiro.

Se desejar continuar a abrir as janelas, a sugestão da Acena é a ideal e a lógica: colocar redes de protecção.

Faz bem em levá-lo ao veterinário, pois a queda é muito recente e, por vezes, as lesões internas não dão sintomas imediatos.

É essa também a minha intenção: que a conversa não baixe de nível. Acho que é sempre possível dizer as coisas de uma forma educada.

Não tem que agradecer e não se esqueça, por favor, de dar notícias do gatinho.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
SaraC
Membro
Registado: sábado jul 26, 2008 10:14 pm

segunda mar 29, 2010 3:39 pm

miguelm8 Escreveu:
Tassebem Escreveu:Olá, Miguel,

Olá Tassebem,

Como deve imaginar não posso impedir o meu gato de circular pela casa. Se assim fosse, e ele não pudesse andar livremente, mas valia não o ter. Mas a realidade é que o tenho. E a minha casa ainda para mais é pequena, tornando essa opção muito mais difícil.

Como qualquer pessoa asseada, tenho as janelas abertas durante o dia e não ponho sequer a hipótese de não as ter. Acho que é um princípio básico quer se tenha animais ou não.
Quanto a vir a ouvir coisas desagradáveis, é normal. Ninguém concorda com tudo e eu estou cá para relatar a minha situação, procurando ajuda.

Vou tratar de o levar ao veterinário, apesar de ele não mostrar qualquer indício de dor, quer miados, coxeios. Está normal, já comeu, já dormiu, já foi à caixinha de areia.

Agradeço que mesmo que não concordem com certas coisas, que tentem manter este tópico isento de guerras de palavras.

Obrigado mais uma vez :wink:
Penso que o nivel de asseio não se mede por quantas janelas temos abertas...
A minha mãe tem 3 gatos e as janelas não estão sempre abertas e casa mais limpa que conheço é aquela.

Pode sempre seguir o bom conselho da/o forista Acena e comprar redes de protecção (tipo mosquiteiro), deixam entrar o ar e não deixam sair os gatos.

E sem dúvida alguma fazer uma visita ao vet.
miguelm8
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 4:36 pm

Já reparei que os gatos não aprendem mesmo que se aleijem. Está-lhes no sangue a curiosidade.

Vou tentar restringir-lhe o acesso à janela onde ele se costuma armar em trapezista. Nas normais, ele fica no parapeito. Naquela, que é onde fica o estendal é que pronto. Vejam lá que acha que as cordas foram feitas para ele brincar :lol:

Vou ter mais cuidado, obrigado :wink:
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

segunda mar 29, 2010 5:14 pm

Isso o melhor é levar o gato ao veterinário e começar a fechar as janelas, ou pelo menos, deixá-las entreabertas, mas de forma a que o gato não consiga sair por elas.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 29, 2010 7:04 pm

miguelm8 Escreveu:Boas a todos! Sou novo neste fórum mas venho-vos relatar uma situação que aconteceu comigo à instantes.

Estando de férias, e tendo uma normal tendência para dormir, hoje assim estava eu, a dormir profundamente. Nada de novo portanto.

O meu gato ou estava ao fundo dos meus pés ou noutro aconchego qualquer, uma vez que tem vários sítios 'preferidos' para repousar.

Era apenas mais um dia e uma história sem nada para contar se não tivesse vindo a minha vizinha tocar-me à campainha dizendo que teve que trazer o gato cá para cima. Moro num 1º andar. Não é a primeira vez que o gato cai da janela. Como devem compreender não posso viver de janelas fechadas, apenas tendo restringir-lhe ao máximo o acesso, apesar de eles adorarem imenso.

Acho que se balançou nas cordas do estendal até cair redondo no chão. Ele adora andar a fazer trapezismo apesar de eu não achar piada nenhuma, e do repreender sempre que o faz.

Voltando ao que interessa, ela trouxe-o e tal e ele tinha uma patinha de trás com sangue, na zona nas unhas (a almofadita penso que está intacta). Provavelmente tentou arranhar a parede quando se desequilibrou. Tenho a ideia que as tais almofaditas servem mesmo para amortecer quedas e facilitar o andamento.

Desinfectei primeiro com água, não tinha água oxigenada e achei cruel e pôr-lhe álcool na ferida. Depois pus betadine e deixei-o andar, indo limpando logicamente o seu rasto maravilhoso.

O que vos venho perguntar é se acham que fiz alguma coisa de errado? Ele não coxeia dessa pata nem de mais nenhuma, e ao que parece é apenas uma feridita. Mas poderão haver complicações? Uma gaze não me parece apropriada ao tamanho da ferida, para além de que sara muito melhor ao ar livre.

Obrigado ;)
Ora diga la a verdade, mas a verdadinha...!
Basta ler nas entrelinhas para se perceber...!

Tenta restringir-lhe o acesso, como? Entao ele nao caiu da janela, consigo a dormir?

Quanto as ferias...acredito mesmo que sim. Alias, nao e tempo delas, pela Pascoa?! :wink:

Como ja lhe responderam, "em ajuda" nao e preciso mais nada.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
miguelm8
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 9:05 pm

Leonilde vai-me desculpar mas não percebi o sentido do seu post. Tente ser mais clara :wink:

O veterinário disse que não tinha nada, que acaba por sarar normalmente.
Tassebem
Membro Veterano

segunda mar 29, 2010 10:12 pm

Ainda bem que está tudo bem com o gatinho, Miguel, mas por favor não continue a facilitar.
Tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia deixa lá a asa. O gato pode ficar seriamente magoado (ou pior) e o Miguel tem um desgosto.
Deixe lá os grandes arejamentos, que isso não é essencial (e ainda pode apanhar uma pontada por causa da corrente de ar :wink: ).
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

segunda mar 29, 2010 10:17 pm

O amigo disse que uns foram confusos..eu vou ser claro ;)
Fique sabendo o seguinte.
Os estendais de roupa são grandes inimigos dos gatos. Eles ao cair, batendo em um deixam de ter tempo de tentar equilibrar-se e amortecer a queda... e assim é muito fácil que ele bata com a barriga e fique com hemorragias internas ou que caia de costas e parta a coluna.
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
miguelm8
Membro Veterano

terça mar 30, 2010 12:12 am

Tassebem Escreveu:Ainda bem que está tudo bem com o gatinho, Miguel, mas por favor não continue a facilitar.
Tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia deixa lá a asa. O gato pode ficar seriamente magoado (ou pior) e o Miguel tem um desgosto.
Deixe lá os grandes arejamentos, que isso não é essencial (e ainda pode apanhar uma pontada por causa da corrente de ar :wink: ).
Eu costumo deixar sempre a janela um bocadinho aberta (de forma a que a cabeça dele não passe como é óbvio). Calhou estar aberta hoje, correu mal. Vou dar mais atenção a estas situações para que não se repitam. :wink:
Pausanias Escreveu:O amigo disse que uns foram confusos..eu vou ser claro ;)
Fique sabendo o seguinte.
Os estendais de roupa são grandes inimigos dos gatos. Eles ao cair, batendo em um deixam de ter tempo de tentar equilibrar-se e amortecer a queda... e assim é muito fácil que ele bata com a barriga e fique com hemorragias internas ou que caia de costas e parta a coluna.

Sim eu sei que pode ser fatal para o meu gatinho, apesar de a altura não ser nada demais e da impulsão deles ser enorme. Neste caso a preocupação nem é a altura mas sim a maneira como se cai. O problema dele é não perceber que não pode andar por cima das cordas do estendal (já nem digo os ferros mas pronto, é um animal e não pensa como nós). Cabe-me a mim, dono dele, impedi-lo de novas aventuras como estas.
Responder

Voltar para “Gatos”