Duvida - Uma vizinha que não usa trela nos seus animais...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SuCrash
Membro Júnior
Registado: terça mai 08, 2007 11:54 am

terça mar 30, 2010 1:17 pm

Olá caros foristas!
Abri este tópico para vos pedir uma opinião.
Costumo passear o meu cão (labrador) perto de casa. A maioria dos vizinhos que também têm cães costumam passear os seus animais de trela, tal como eu faço. Acontece que há uma senhora, que tem dois cães (parece-me que um deles é arraçado de Yorkshire e outro de Caniche) que insiste em passea-los sem a trela, e os animais são extremamente desobedientes.
No fim de semana passado um deles mordeu o meu cão. Por acaso não era eu que estava lá, foi a minha mãe, e sei que tentou morde-la também. A dona dos cães não tem qualquer poder neles, e assim que ela se chega perto para lhes pegar eles fogem. Principalmente com o mais pequeno, o yorkshire. A minha mãe chamo-a atenção para ela usar a trela nos cães, mas a tal senhora ignorou-a completamente e fingiu que não a ouvia. Ora, eu sou mais efusiva nestas situações, e ontem apanhei-a na rua, precisamente a passear os cães. Inclusivamente, o mais pequeno vinha direito a mim a ladrar, provavelmente queria dar-me uma trincada, mas a senhora veio atrás para o agarrar. Eu perguntei-lhe se sabia que os cães eram obrigados a andar de trela por lei, e ela fez-se de desentendida... E eu insisti, disse-lhe que se ela continuasse com esta atitude, sem usar a trela nos cães, se algum deles voltasse a tentar morder o meu, eu chamava a policia.
Soube por outra vizinha que os animais nem sequer têm as vacinas em dia, um deles anda cheio de panos à volta da barriga, parece que tem um tumor qualquer. Não sei até que ponto uma dentada dos animais pode ser prejudicial, tanto para os outros animais como para as pessoas, visto que eles também tentam morder as pessoas.
Queria vos perguntar, se realmente é isso que devo fazer, chamar a policia, não sei sequer se eles vão aparecer se os chamar. Existe alguma outra entidade a quem possa apresentar queixa, ou alertar para a situação?
Não tenho conhecimento do procedimento que devo tomar, não quero entrar em confrontos directos com a senhora, mas realmente esta situação tira-me do sério.
Desculpem a extensão do tópico, e se porventura possa ser confuso!
Agradeço desde já a vossa colaboração!
Susana & R. Boris
<strong> </strong>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça mar 30, 2010 1:23 pm

Sim, pode e deve chamar a polícia. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

terça mar 30, 2010 1:25 pm

«Para denúncia directa de casos de abandono, maus tratos, outros flagelos contra os animais, ou contra a própria Natureza deve contactar o SEPNA ou a Guarda Nacional Republicana da sua localidade.

Para contactar com o SEPNA, pode efectuá-lo de qualquer uma das seguintes formas:

Quartel do Grafanil (CSEPNA)
Quinta do Grafanil - Galinheiras
1750-121 Lisboa
Tel : 217 503 080
Fax: 217 503 086
Email: [email protected] Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520 »
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

terça mar 30, 2010 2:47 pm

é só chamar a autoridade para identificar a dona dos cães.

os passos subsequentes a policia elucidará consoante haja ou não ferimentos.
SuCrash
Membro Júnior
Registado: terça mai 08, 2007 11:54 am

terça mar 30, 2010 8:40 pm

Obrigada a todos! ;)
Susana & R. Boris
<strong> </strong>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 31, 2010 11:51 am

SE a policia se deslocar ao local e quando chegar ao local, já a dona dos cães lá não está há muito...por isso de pouco deve adiantar.
O melhor é esperar que essas 'feras' ataquem novamente o seu cão e o mordam, reunir testemunhas desse acto (dispostas a sê-lo) e apresentar queixa na Policia. Aí sim, terá de ser aberto um auto, e em última instância esses cães (dado que 'atacaram' pessoa ou animal na via pública) poderão ser classificados como perigosos e a dona ser sujeita às obrigações e às penalizações que isso determina.
Muito mais eficaz do que isso será no entanto, mandar uma boa biqueirada nos ditos animais da próxima vez que vierem para lhe morder a si ou ao seu cão.
MeninaPikena
Membro Veterano
Registado: segunda jul 13, 2009 11:20 am

quarta mar 31, 2010 11:56 am

PauloC1 Escreveu:SE a policia se deslocar ao local e quando chegar ao local, já a dona dos cães lá não está há muito...por isso de pouco deve adiantar.
O melhor é esperar que essas 'feras' ataquem novamente o seu cão e o mordam, reunir testemunhas desse acto (dispostas a sê-lo) e apresentar queixa na Policia. Aí sim, terá de ser aberto um auto, e em última instância esses cães (dado que 'atacaram' pessoa ou animal na via pública) poderão ser classificados como perigosos e a dona ser sujeita às obrigações e às penalizações que isso determina.
Muito mais eficaz do que isso será no entanto, mandar uma boa biqueirada nos ditos animais da próxima vez que vierem para lhe morder a si ou ao seu cão.
Aí está uma resolução de problemas à boa e velha maneira do Pinto da Costa. Super eficaz!!!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 31, 2010 12:09 pm

MeninaPikena Escreveu:
PauloC1 Escreveu:SE a policia se deslocar ao local e quando chegar ao local, já a dona dos cães lá não está há muito...por isso de pouco deve adiantar.
Aí está uma resolução de problemas à boa e velha maneira do Pinto da Costa. Super eficaz!!!
Também pode dar a biqueirada na Dona dos cães, mas aí a forista é capaz de passar a ser ela a ter problemas com as autoridades. Mas claro que se não quiser ser 'Pinto da Costa' pode sempre deixar que os canitos a mordam a ela, à mãe ou ao cão dela, e ficar à espera que a Policia chegue! Ou então esperar que seja o cão dela a reagir e a esfrangalhar o York, e depois ser classificado ele como perigoso com todas as consequências que isso traz.
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

domingo abr 04, 2010 11:38 am

MeninaPikena Escreveu:
Concordo consigo. Se calhar quem o escreveu até gostava que lhe fizessem o mesmo! :roll:
esteriliza
Membro Júnior
Registado: quinta mar 18, 2010 10:09 pm

domingo abr 04, 2010 12:01 pm

ah, o senhor PauloC1 então deu umas sugestões valiosíssimas... deixa ver a senhora pode:

1 - Esperar que o cão morda o seus (óptima estratégia). entretanto diga ao seus para não morderem os outro de votla senão volta à estaca zero, e também explique-lhes que quando forem mordidos é para o bem deles!

2 - Dar biqueiradas nos cães que atacam (outra sugestão merecedora de medalhas). Dê pontapés nos cães que não têm culpa da dona ser uma imbecil e habilita-se a ser mordida pelo caminho e ainda por cima a provocar uma briga feia entre todos os cães. Não é mal-visto sim senhor.

3 - Dar um biqueirada na senhora... embora possa ter problemas, mas visto os problemas que pode ter com as outras sugestões inteligentíssimas só posso dizer que esta última é talvez a mais apetecível.

Eu sugiro:

- fazer queixa na GNR ou polícia. Se eles não forem lá, volte a fazer queixa sempre que a vir a passear os cães sem trela. reúna testemunhas

- se puder passear os seus cães em horas diferentes dos da outra senhora para evitar problemas, pense primeiro nos SEUS cães e no bem-estar dos mesmos.

- Largue a trela no chão se os seus forem atacados, dando-lhes a oportunidade de se defenderem, mas podendo segurá-los se necessário colocando um pé em cima da trela.

- a minha preferida, tente falar com a pessoa. Descubra onde ela mora, vá lá e fale com ela. Explique que é complicado para si passear os cães com trela e encontrar os dela sem trela, se não existe forma de chegarem a um acordo. Mostre empatia com a siuação dela, se o fizer até pode ser que ela se mostre aberta a sugestões, ou até a colocar trela. Se fizer as coisas a bem consegue o que quer, se fizer a mal não tem chances.

Boa sorte
duartefx
Membro
Registado: quinta jan 01, 2009 8:20 pm

domingo abr 04, 2010 2:55 pm

SuCrash, pelo que diz, isso é uma situação recorrente. Uma vez que tanto a sra como a sua mãe já tentaram, em vão, alertar a dona em questão para o seu comportamento incorrecto, infiro que a diplomacia de nada lhe valerá neste caso.

Como foi aqui sugerido, eu apresentaria queixa. Contudo, todo esse processo levará o seu tempo (como qualquer outra burocracia) e provavelmente irá cruzar-se com essa pessoa/cães por mais algum tempo.

Quem passeia diariamente os seus animais é exposto a todo o tipo de situações. Desde cães excessivamente dóceis a cães super agressivos, soltos e à trela, pequenos e grandes. O susto vira rotina e a rotina vira experiência.

Quando passeio a minha cadela, deixo-a à vontade (mas sempre à trela) quando é abordada por um outro cão, desde que este não apresente uma linguagem corporal ameaçadora. A minha Golden é extremamente curiosa e a palavra agressividade não faz parte do seu vocabulário. Por diversas vezes, após as habituais trocas de galhardetes (leia-se cheirar o rabo um do outro), o outro cão mudou de atitude e tentou mordê-la. Nem assim ela riposta. Apenas recua, evitando a dentada, mas ali permanece desafiando o “agressor” para a brincadeira. Continuo então o passeio pois sei que já mais nada de positivo virá daquele encontro.

Contudo, quando vejo algum animal aproximar-se com claras intenções beligerantes, coloco-me entre ambos e, por linguagem corporal e verbalização um pouco mais austera, consigo afugentá-los. Normalmente é assim. No seu caso, duvido que isso resulte. A sua mãe certamente terá reagido desta forma, infrutiferamente, pois o seu Labrador acabou por ser mordido e ela mesmo ia passando pelo mesmo.

Nestas raras situações extremas, não tenho pudor em afirmar que estou em plena concordância com o Paulo C1. Só passei por isso uma vez, felizmente. A postura agressiva do cão era visível ao longe e assim que passámos à sua frente (e íamos do outro lado da estrada!), o cão arranca furioso na nossa direcção. Coloco-me à sua frente e mando-lhe um berro mas não surtiu qualquer efeito. Nem abrandou a marcha. Então, puxei o pé atrás e mostrei-lhe que os cães também podem voar.

Depois ainda atravessei a rua para falar com o dono do animal em questão. Foi a última vez que vi esse animal solto.
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

domingo abr 04, 2010 3:09 pm

ora nem mais...

era lindo eu deixar morder a mim ou à minha maggie.

aqui pela minha zona anda um dalmata ensandecido a passear, na maioria das vezes sem trela, com o doninho ao lado.

por norma mudo de passeio e sigo caminho, se em alguma circunstancia ele perseguisse a maggie para a atacar ou a mim, levava um real biqueiro naquela traseira ... sem duvida.

isto é tudo muito bonito, a diplomacia e coisa e tal... o problema é que quem anda com cães à solta, por norma só tem a prepotencia em alta e da diplomacia nem nunca ouviu falar!!

:wink:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo abr 04, 2010 4:42 pm

esteriliza Escreveu:ah, o senhor PauloC1 então deu umas sugestões valiosíssimas... deixa ver a senhora pode:

1 - Esperar que o cão morda o seus (óptima estratégia). entretanto diga ao seus para não morderem os outro de votla senão volta à estaca zero, e também explique-lhes que quando forem mordidos é para o bem deles!

2 - Dar biqueiradas nos cães que atacam (outra sugestão merecedora de medalhas). Dê pontapés nos cães que não têm culpa da dona ser uma imbecil e habilita-se a ser mordida pelo caminho e ainda por cima a provocar uma briga feia entre todos os cães. Não é mal-visto sim senhor.

3 - Dar um biqueirada na senhora... embora possa ter problemas, mas visto os problemas que pode ter com as outras sugestões inteligentíssimas só posso dizer que esta última é talvez a mais apetecível.

Eu sugiro:

- fazer queixa na GNR ou polícia. Se eles não forem lá, volte a fazer queixa sempre que a vir a passear os cães sem trela. reúna testemunhas

- se puder passear os seus cães em horas diferentes dos da outra senhora para evitar problemas, pense primeiro nos SEUS cães e no bem-estar dos mesmos.

- Largue a trela no chão se os seus forem atacados, dando-lhes a oportunidade de se defenderem, mas podendo segurá-los se necessário colocando um pé em cima da trela.

- a minha preferida, tente falar com a pessoa. Descubra onde ela mora, vá lá e fale com ela. Explique que é complicado para si passear os cães com trela e encontrar os dela sem trela, se não existe forma de chegarem a um acordo. Mostre empatia com a siuação dela, se o fizer até pode ser que ela se mostre aberta a sugestões, ou até a colocar trela. Se fizer as coisas a bem consegue o que quer, se fizer a mal não tem chances.

Boa sorte
Sou muito democrática. Apesar do mau feitio tenho enorme tolerância.
Mas existe aqui uma cocker dos infernos que não há quem ature. O raio do bicho anda sempre à solta e atira-se a tudo o que é femea.
Atirou-se às minhas cadelas 3 vezes. Usei de toda a minha paciência a falar com os donos. No 3o ataque a minha cadela ficou com um lenho razoável no focinho. Eu avisei os donos, volta a acontecer e a vossa cadela mal educada leva um chuto princepesco.
Bem dito e bem feito, dias depois vem aquela cadela horrorosa a correr desenfreada já com os dentes de fora, preparei, apontei e pimba. Foi a correr para os donos. Continua à solta mas mal me vê aí vai ela mais os abanos para bem longe de nós.
Caso resolvido! Raios da cocker.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
esteriliza
Membro Júnior
Registado: quinta mar 18, 2010 10:09 pm

domingo abr 04, 2010 7:00 pm

LuMaria Escreveu:
esteriliza Escreveu:ah, o senhor PauloC1 então deu umas sugestões valiosíssimas... deixa ver a senhora pode:

Eu sugiro:

Boa sorte
Sou muito democrática. Apesar do mau feitio tenho enorme tolerância.
Mas existe aqui uma cocker dos infernos que não há quem ature. O raio do bicho anda sempre à solta e atira-se a tudo o que é femea.
Atirou-se às minhas cadelas 3 vezes. Usei de toda a minha paciência a falar com os donos. No 3o ataque a minha cadela ficou com um lenho razoável no focinho. Eu avisei os donos, volta a acontecer e a vossa cadela mal educada leva um chuto princepesco.
Bem dito e bem feito, dias depois vem aquela cadela horrorosa a correr desenfreada já com os dentes de fora, preparei, apontei e pimba. Foi a correr para os donos. Continua à solta mas mal me vê aí vai ela mais os abanos para bem longe de nós.
Caso resolvido! Raios da cocker.
lá se vai a responsabilização dos donos por água abaixo e paga o cão pelo mesmo faz-me lembrar a forma como muitas pessoas falam de rotties ou de alguns dos PPs, ai eles são maus e ladram aos portões, comem pessoas ao pequeno almoço aqui no bairro existe um PA que anda solto a morder quem passa. Culpa de quem? Do cão claro, porque eu falei com os donos e como eles não querem saber e eu não consigo dar uma biqueirada a um PA então não tenho escolha... percebeu agora qual o problema de resolver os problemas desta forma?

Eu não concordo e lido com estes problemas tanto quanto os outros.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo abr 04, 2010 7:15 pm

Essa teoria de que os canitos são anjos e qualquer defeito é culpa dos donos é super interessante. A verdade é que há cães intragáveis, amorfos, de feitio quizilento, bananas e por aí fora. Os donos têm culpa de não atrelar o mau feitio, mas ela estava a precisar de um correctivo e teve-o. É agressiva mas não é burra, aprendeu. Já dos donos não se pode dizer o mesmo.
Quanto ao PA provavelmente levava com a trela no lombo.
Última edição por LuMaria em domingo abr 04, 2010 7:17 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Cães”