açaime

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça mar 30, 2010 11:15 am

Boas.
Eu vivo na Alemanha e aqui a lei sobre o uso de açaime é diferente de Portugal.
Gostaria que alguém me dissesse quais as racas de caes em que o uso de açaime é obrigatório.
Assim, quando for a Portugal de férias, já vou prevenido.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça mar 30, 2010 11:23 am

Portaria 422/2004 de 17 de Dezembro

O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
Entendeu-se que determinados cães, devido às suas especificidades rácicas, como o tamanho e a potência de mandíbula que os caracterizam, são desde logo animais potencialmente perigosos, pelo que se determinou naquele diploma que essas raças e cruzamentos de raças constariam de portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, que as raças de cães e os cruzamentos de raças potencialmente perigosos sejam os que constam do anexo à presente portaria, que dela faz parte integrante.
O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Armando José Cordeiro Sevinate Pinto, em 22 de Dezembro de 2003.

ANEXO
Lista a que se refere a alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro

I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça mar 30, 2010 1:17 pm

Muito obrigado.

Já agora, o uso do açaime é em idade adulta, ou nao está nada especificado em relacao a isso?

É que quando for a Portugal de férias, o meu rott terá 6 meses.

Será que nessa altura ja terei que usar açaime?
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça mar 30, 2010 1:45 pm

Será que nessa altura ja terei que usar açaime?
não, mas penso que o cão terá de usar, sim.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça mar 30, 2010 1:45 pm

Sim! Até porque com 6 meses já vai ser um matulão!
Mesmo que o bichinho seja a coisa mais meiga do mundo tem que andar de açaime e trela. infelizmente esta lei é assim e não sei se não terá que ter seguro de responsabilidade civil...
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 30, 2010 2:27 pm

Como o cão não reside em Portugal não sei se está obrigado a ter seguro, julgo que não.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça mar 30, 2010 3:09 pm

Pois nao sei. Tenho que me informar dessas coisas.
De qualquer das formas tenho o passaporte dele.
Quando chegar a Portugal passo-me por burro e digo que nao sabia como funcionavam as coisas. (tou no gozo)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta mar 31, 2010 9:10 am

Bom dia!
Flashorde, veja neste documento, o artigo 5º, ponto 4, penso que seja o seu caso.
Não fala em seguro de responsabilidade civil, mas sim num termo de responsabilidade

http://www.apav.pt/portal/pdf/animais_perigosos_.pdf
RENAT0
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 2:14 pm
DRAGÃO BARBUDO

terça abr 06, 2010 10:45 am

Em Portugal os caes que nao podem andar na rua sem açaime sao as seguintes raças...

Cão de fila brasileiro.
Dogue argentino.
Pit bull terrier.
Rottweiller.
Staffordshire terrier americano.
Staffordshire bull terrier.
Tosa inu.

Isto porque nao sao so por serem raças consideradas "perigosas" mas porque tem sido as raças que mais casos problematicos tem dado em portugal!

Ainda existem mais algumas raças que tb dizem potencialmente perigosas mas nao esta aqui indicadas!

Ps: perigosos nao sao os caes, sao os donos.... os caes sao principalmente aquilo que lhes ensinam..

Cumprimentos
dinodane
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 10:48 am

Isto porque nao sao so por serem raças consideradas "perigosas" mas porque tem sido as raças que mais casos problematicos tem dado em portugal!

Diga-me por favor quantos cães da raça TOSA INU já viu um Portugal.

Diga-me também quantos casos de ataques houve com essa raça e já agora, envolvendo amstaffs, filas brasileiros ou mesmo dogue argentinos.

Esclareça-nos por favor, já que faz essa afirmação com tanta certeza... :roll:

Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

terça abr 06, 2010 11:23 am

Realmente tem razao.
Se eu tiver um rottweiler sem LOP, nao pode ser considerado um rottweiler por isso nem deveria precisar de acaime.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
amsnake
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 6:30 pm

terça abr 06, 2010 12:48 pm

dinodane Escreveu:

Diga-me por favor quantos cães da raça TOSA INU já viu um Portugal.

Diga-me também quantos casos de ataques houve com essa raça e já agora, envolvendo amstaffs, filas brasileiros ou mesmo dogue argentinos.

Esclareça-nos por favor, já que faz essa afirmação com tanta certeza... :roll:[/quote]
Bem, eu pessoalmente nunca vi nenhum, Staffordshire Bull Terrier também só os vejo nas expos, Filas, também só os vejo nas expos... bem começa a ficar o numero de exemplares de PPs que se vem na rua... Quanto a ataques sei de alguns SRD, Pastores, Chow Chow, São Bernardo, Huskys, Cockers, Boxers... enfim leis para uns e não para todos...
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça abr 06, 2010 1:54 pm

Flashorde Escreveu:Realmente tem razao.
Se eu tiver um rottweiler sem LOP, nao pode ser considerado um rottweiler por isso nem deveria precisar de acaime.
Olhe que isso no nosso país não é assim tão linear... :roll:
Gostaria ainda de lhe lembrar que alem da obrigatoriedade do uso do açaime , a trela tambem deverá ser curta.

Quanto a ataques: quando morava em Lisboa, havia ao fim da minha rua um bairro de "inserção social" . Havia lá inumeros pps.
O recordista de ataques a outros cães e pessoas era um york! :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 2:17 pm

Off-topic:

é a primeira vez na história da Arca que vejo, à primeira, AÇAIME, bem escrito!!

Já tivemos tópicos chamados ANSAIME, ASSAIMO, ANÇAIME agora como deve ser é uma estreia. :D

Anna1
Membro Júnior
Registado: terça set 23, 2008 9:22 am

terça abr 06, 2010 3:56 pm

Vou aproveitar este tópico para que me tentar esclareçer :?
Então a minha cadela ( mastin napolitano) não sendo considerada PP pode ou não andar na rua sem açaime :|
Ana
Responder

Voltar para “Cães”