Nova Ratz...help!
$ dias depois ainda continuamos em fase de reconhecimento! Ainda tem receio de vir ter comigo,mas já vem cheirar a minha mão e mordisca-la,assim como também já se empoleira em cima dela, no entanto sempre esticada pronta para recuar. Também descobri que para substrato vou ter de usar feno ou alguma coisa tipo granulado, porque usei papel de cozinha e ela arrastou-o todo para dentro da casinha, apesar dos trapos que tinha à disposição!
Descobri que adora queijo, mas não quero usar muito porque tenho medo que lhe faça mal, assim como também vou ter de alterar a ração, porque comeu as sementes todas, banana e o arroz mas deixou aquele granulado estranho
Dito isto tudo apercebo-me que teve pouco contacto com pessoas, e que vou ter algum trabalho pela frente para habitua-la. Espero que ao trazer a companheira criada ali pelo Pure a ajude
Descobri que adora queijo, mas não quero usar muito porque tenho medo que lhe faça mal, assim como também vou ter de alterar a ração, porque comeu as sementes todas, banana e o arroz mas deixou aquele granulado estranho

Dito isto tudo apercebo-me que teve pouco contacto com pessoas, e que vou ter algum trabalho pela frente para habitua-la. Espero que ao trazer a companheira criada ali pelo Pure a ajude

Feno como substrato não é boa ideia, vai ganhar cheiro depressa.
O mais recomendado são rolos de madeira prensada (o mais conhecido é o cat's best) ou rolos de papel prensados (um pouco mais difícil de arranjar) a cobrir o fundo da gaiola. As tiras de papel ficam só para o ninho.
Quanto a ganhar confiança eu acho que é mesmo gradual. Eu tenho as minhas cá em casa há pouco mais de um mês.
Um delas é muito dada, mas a outra é mais timida. Apesar de já bem mais confiantes qualquer barulho ou movimento brusco é motivo para se esconderem. E atenção que as minhas foram muito bem sociabilizadas antes de vir cá para casa.
Por isso penso que seja normal ela ainda ser um pouco receosa.
O mais recomendado são rolos de madeira prensada (o mais conhecido é o cat's best) ou rolos de papel prensados (um pouco mais difícil de arranjar) a cobrir o fundo da gaiola. As tiras de papel ficam só para o ninho.
Quanto a ganhar confiança eu acho que é mesmo gradual. Eu tenho as minhas cá em casa há pouco mais de um mês.
Um delas é muito dada, mas a outra é mais timida. Apesar de já bem mais confiantes qualquer barulho ou movimento brusco é motivo para se esconderem. E atenção que as minhas foram muito bem sociabilizadas antes de vir cá para casa.
Por isso penso que seja normal ela ainda ser um pouco receosa.
Eram esses rolos de madeira que tava mesmo a pensar...embora tenha falado noutra coisa 
Vamos ver como as duas menina se vão dar e se isso as vai ajudar a ganhar mais coragem
Tava a pensar em comprar uns ninhos, que há para os pássaros apenas com uma pequena abertura para substituir pelas casinhas para hamster (entretanto vou ter mesmo de as substituir porque vão deixar de la caber.
Mas alguém em sabe dizer se esses ninhos são bons ou desaconselhávéis?
E se ha algo melhor algúem me pode indicar um site para encomendar, já que aqui nesta terrinha não vejo nada disso.

Vamos ver como as duas menina se vão dar e se isso as vai ajudar a ganhar mais coragem

Tava a pensar em comprar uns ninhos, que há para os pássaros apenas com uma pequena abertura para substituir pelas casinhas para hamster (entretanto vou ter mesmo de as substituir porque vão deixar de la caber.
Mas alguém em sabe dizer se esses ninhos são bons ou desaconselhávéis?
E se ha algo melhor algúem me pode indicar um site para encomendar, já que aqui nesta terrinha não vejo nada disso.
Eu acho que o único senão desses ninhos são o facto de serem de madeira (se é aqueles que estou a pensar). É que as ratz vão fazendo os xixis, e a madeira ao absorver vai começar a ganhar cheiro...
O ideal são coisas em plástico, ou em pano, que possam ser facilmente laváveis
O ideal são coisas em plástico, ou em pano, que possam ser facilmente laváveis

Não não são os de madeira....mas acho que os que eu estou a falar sofrem do mesmo problema....sao tipo palha.
Tinha-me esquecido desse pormenor da urina :s
Este fim de semana vou palmilhar terreno em busca de material decente.
Tinha-me esquecido desse pormenor da urina :s
Este fim de semana vou palmilhar terreno em busca de material decente.
Ah, sim, já sei quais são os ninhos. Já usei desses em pássaros. Mas realmente têm esse problema à mesma. Aliás, eu no fim da época de criação deitei-o fora porque não há como limpá-los.
Já pensaste numa coisa deste género?

Ando a pensar comprar um.
Já pensaste numa coisa deste género?

Ando a pensar comprar um.
Também se pode fazer um hammok com um pano da loiça... fácil e económico, é só atar as 4 pontas no topo da gaiola, e tá feito... e elas ADORAM! 

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Eu nao tenho um ratz, tenho uma chinchila mas a que tenho na minha gaiola axo que tb serve para ratz é feita de uma pega de coxinha e aqui fica a imagem
http://i23.photobucket.com/albums/b367/ ... CF9541.jpg
http://i23.photobucket.com/albums/b367/ ... CF9541.jpg
Eu fiz os hammocks em trapilho para as minhas:

Desde ontem que a ''miuda'' anda diferente. de cada vez que ve os meus dedos tenta morder. Não se mostra agressiva, apenas tenta morde-los, nunca o fez com força ou de modo violento, apenas como se estivesse a tentar agarrar o meu dedo, como o faz quando lhe dou uma ''goluseima''.
Já pensei que talvez fosse de os meus dedos cheirarem a comida,mas também já teve o mesmo comportamento depois de ter lavado as mãos.
Recentemente também lhe mudei a casa,para uma maior.
Alguém ja teve alguma Ratz com este tipo de comportamento,ela também não gosta de ser agarrada e foge a essas tentativas?
De todas as vezes que a tirei da gaiola foi a bicha que saiu para cima da minha mão.
Já pensei que talvez fosse de os meus dedos cheirarem a comida,mas também já teve o mesmo comportamento depois de ter lavado as mãos.
Recentemente também lhe mudei a casa,para uma maior.
Alguém ja teve alguma Ratz com este tipo de comportamento,ela também não gosta de ser agarrada e foge a essas tentativas?
De todas as vezes que a tirei da gaiola foi a bicha que saiu para cima da minha mão.