Bouvier Bernois

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Jfamendes
Membro
Registado: quarta jan 06, 2010 2:42 pm

quarta mar 31, 2010 10:27 am

Ora será este o meu primeiro post neste fórum apesar de já andar por aqui a ler há algum tempo...!

Daqui a uma semaninha irei buscar o mais novo membro da família, um cachorro da raça Bouvier Bernois. Depois de muitp pesquisarmos, visitarmos e lermos, decidimo-nos por estes pequenos (enormes) peluches peludos com ar muito simpático!

Vinha pedir para quem tenha experiências com esta raça que as partilhe (boas, más, conselhos, o que quiserem - é tudo bem vindo!) já que não existe nenhum sub fórum para estes gigantes. Confesso que será a primeira vez que terei contacto com esta raça, já que habitualmente em casa dos meus pais, avós e afins é tudo boxers e pastores alemães :lol:

Desde já obrigada!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 31, 2010 10:38 am

Olá, bem vindo ao fórum.

Antes do mais espero que esteja a adquirir o seu cachorrinho directamente a um criador ético e não através de intermediários multi-raça ou loja!

Quanto a experiências com a raça, existem users que a têm, nomeadamente a Tarasofia que me lembre, alguém virá postar.

Boa sorte com o novo companheiro.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Jfamendes
Membro

quarta mar 31, 2010 10:46 am

Obrigada Dinodane pelas boas vindas (só para referir que serei bem-vinda e não bem-vindo :wink: )

Sim, vou adquirir através de criador. Na altura da pesquisa pedi a lista de criadores ao CPC e informei-me devidamente. Jamais comprei e compraria um cão nesse tipo de locais.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mar 31, 2010 11:05 am

olá, bem-vinda. Ainda bem que tomou uma atitude responsável, por favor mostre fotos do menino, é uma raça que adoro :D
Jfamendes
Membro

quarta mar 31, 2010 11:10 am

Obrigada Charlie, ainda só tenho fotos e videos do cachorro de quando o fomos ver mas ainda não estão passadas para o computador. Quando o for buscar farei a devida documentação fotográfica (e com máquinas decentes :lol: ) e terei todo o gosto em partilhar com devida selecção já que já sei que as fotografias tiradas serão em número demasiado obsceno para postar :lol:
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

quarta mar 31, 2010 11:18 am

felicidades com o novo cachorrinho. mais uma vez bem vinda.

nunca tive boieiro, não conheço o caracter... mas são simplesmente liiiindos.

parabéns.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta mar 31, 2010 11:47 am

Pelo o que eu ouvi dizer,sao muito parecidos com o sao Bernardo a nivel de caracter.
Mas nao sei se é verdade.
Aqui no vizinho Luxemburgo, ha muitos caes dessa raca.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 31, 2010 12:14 pm

Confesso que será a primeira vez que terei contacto com esta raça, já que habitualmente em casa dos meus pais, avós e afins é tudo boxers e pastores alemães

Desde já obrigada!
Antes de adquirir um cão, será bom ter tido contacto mais próximo com a raça, para perceber se de facto é cão para si ;). No entanto, nesta altura nada como umas visitas ao criador para manter contacto com os cães adultos que ele há-de possuir (pelo menos a mãe da ninhada ele terá).
Quanto a informações sobre a raça, nada como perguntar ao criador directamente porque estou certo de que melhor do que ninguém poderá dá-las. É verdade que o facto de ser criador e gostar da raça pode fazer com que essas informações sejam algo ‘tendenciosas’ ;), mas isso também terá da parte de qualquer pessoa que tenha a raça, porque certamente também a têm porque gostam dela :) .
Jfamendes
Membro

quarta mar 31, 2010 1:05 pm

Visitei as crias que ainda estão com a respectiva progenitora assim como o pai. Tinha já feedback de dois amigos meus que tiveram cães desta raça e pelo que apurei e constatei, são cães que se adequam perfeitamente à minha família e às nossas necessidades/possibilidades. Foram largos meses de pesquisa e meditação! :lol:

Os criadores dão todo o apoio não só nesta fase como no futuro e têm realmente uma série de conselhos muito bons, próprios de quem vive o dia-a-dia com os bouviers. Vinha mais era saber experiências pessoais de quem os teve/teve contacto com eles :wink:

Até porque as dúvidas geralmente surgem quando já os temos a correr pela casa :D
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta mar 31, 2010 6:29 pm

:D

Bem vinda ao maravilhoso mundo dos boieiros!

Espero que ao selecionar o criador tenha tido muito cuidado, despistes de DA e DC, proveniencia dos projenitores, a sua avaliação em exposições, longevidade dos antepassados... porque neste caso particular, pelo mesmo investimento inicial, pode-se escolher trazer para casa o fruto de uma selecção cuidada, ou só mais um 'produto' de um cruzamento de um cão com uma cadela... e isso pode fazer toda a diferença.

Não sendo A minha raça de eleição,é no entanto um maravilhoso cão de familia, que derrete qualquer coração... e eu rendi-me a estes cães lindos de morrer, eternamente cachorros e gentis.

A minha experiencia com esta raça resume-se a duas cadelas, ambas cão-cola, agora tenho uma coladas aos pés... aliás, são tão colas que é frequente tropeçar nelas enquanto cozinho ou faço seja o que for :roll: Acho que só são felizes quando estão com o dono, não toleram bem longos periodos sós. A minha Brandy, com a perda da Shi começou a auto-mutilar-se :cry: e a solução foi mesmo arranjar-lhe outra companhia de 4 patas para quando estamos a trabalhar.

São muito frágeis emocionalmente, não toleram agressões, apesar de serem um 'bocadinho' teimosos à força é dificil convence-los, comigo os mimos ou uma guloseima sempre resultaram bem. Precisam de uma educação firme, como qualquer cão, pois é um bocadinho chato passear um cão com 40kg de rojo :twisted:

Dedicam-se ao dono e sofrem horrores quando este lhes falta... a minha Shivinha, depois de vir morar conosco procurou o 'dono' antigo durante cerca de um ano, era de cortar o coração ver a dedicação dela por alguem que pura e simplesmente 'se cansou'dela.

Apesar de ser bouvier bernois, continua a ser cão, por isso os cuidados são básicamente os mesmo que qualquer cão de grande porte e de pelo longo.
Boa sociabilização, uns bons passeios, uma ração de boa qualidade adequada ao tamanho e idade do cão (especialmente importante no crescimento), acompanhamento veterinário, escovagens pelo menos 2x por semana e banho no maximo de 2 em 2 meses ( eu dou pelo menos 1 por mês)

que saudade da bamby assim

Imagem
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mar 31, 2010 6:38 pm

oh que me derreto...
Jfamendes
Membro

quinta abr 01, 2010 8:11 am

tarasofia Escreveu::D

Bem vinda ao maravilhoso mundo dos boieiros!

Espero que ao selecionar o criador tenha tido muito cuidado, despistes de DA e DC, proveniencia dos projenitores, a sua avaliação em exposições, longevidade dos antepassados... porque neste caso particular, pelo mesmo investimento inicial, pode-se escolher trazer para casa o fruto de uma selecção cuidada, ou só mais um 'produto' de um cruzamento de um cão com uma cadela... e isso pode fazer toda a diferença.

Não sendo A minha raça de eleição,é no entanto um maravilhoso cão de familia, que derrete qualquer coração... e eu rendi-me a estes cães lindos de morrer, eternamente cachorros e gentis.

A minha experiencia com esta raça resume-se a duas cadelas, ambas cão-cola, agora tenho uma coladas aos pés... aliás, são tão colas que é frequente tropeçar nelas enquanto cozinho ou faço seja o que for :roll: Acho que só são felizes quando estão com o dono, não toleram bem longos periodos sós. A minha Brandy, com a perda da Shi começou a auto-mutilar-se :cry: e a solução foi mesmo arranjar-lhe outra companhia de 4 patas para quando estamos a trabalhar.

São muito frágeis emocionalmente, não toleram agressões, apesar de serem um 'bocadinho' teimosos à força é dificil convence-los, comigo os mimos ou uma guloseima sempre resultaram bem. Precisam de uma educação firme, como qualquer cão, pois é um bocadinho chato passear um cão com 40kg de rojo :twisted:

Dedicam-se ao dono e sofrem horrores quando este lhes falta... a minha Shivinha, depois de vir morar conosco procurou o 'dono' antigo durante cerca de um ano, era de cortar o coração ver a dedicação dela por alguem que pura e simplesmente 'se cansou'dela.

Apesar de ser bouvier bernois, continua a ser cão, por isso os cuidados são básicamente os mesmo que qualquer cão de grande porte e de pelo longo.
Boa sociabilização, uns bons passeios, uma ração de boa qualidade adequada ao tamanho e idade do cão (especialmente importante no crescimento), acompanhamento veterinário, escovagens pelo menos 2x por semana e banho no maximo de 2 em 2 meses ( eu dou pelo menos 1 por mês)

que saudade da bamby assim

Imagem
Que linda tarasofia, e obrigada pela excelente descrição :wink:

Informei-me em relação aos progenitores tanto em relação aos famosos testes de displasia da anca e cotovelo como em relação ao seu carácter. A mamã é meiga e muito calma, o papá acha que ainda tem 4 meses, "eterno cachorrão" é uma excelente expressão! No que respeita à longevidade, os antecessores viveram todos uma média de paraticamente 11 anos.

Em relação aos treinos e ensinamentos, os criadores disseram-me logo que são facilmente subornáveis e com consciência que estão a ser subornados :lol:

Felizmente parto para esta aquisição com a consciência que fiz a escolha correcta!

O meu cachorro ainda não tem o nariz totalmente pigmentado, fica com um ar totalmente patusco de nariz meio rosadinho :lol:
Jfamendes
Membro

segunda jun 07, 2010 9:39 am

Bem, após a colocação deste tópico, é no mínimo justo que mostre uma foto do meu Bouvier Bernois que é um cachorro perfeito :D

Imagem

Está actualmente com 4 mesinhos e cerca de 16kg :o

Não é nada destruidor (comparativamente aos boxers que tive...), muito inteligente - aprendeu rapidamente a fazer as necessidades no sítio correcto/rua, ordens básicas, muito carinhoso e pachorrento quando está em casa, um pouco mais espevitado na rua (mas ao seu ritmo).

A única dificuldade maior que tivemos com ele até agora foi a sociabilização. Mas já está no bom caminho!

Imagem

:wink:
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

segunda jun 07, 2010 9:51 am

AIII QUE VONTADE DE APERTAR!!!!! :D :D

Que fofo!!!!
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda jun 07, 2010 9:55 am

Bicho feio 8)

(Texuga speaking...)
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”