Bem vinda ao maravilhoso mundo dos boieiros!
Espero que ao selecionar o criador tenha tido muito cuidado, despistes de DA e DC, proveniencia dos projenitores, a sua avaliação em exposições, longevidade dos antepassados... porque neste caso particular, pelo mesmo investimento inicial, pode-se escolher trazer para casa o fruto de uma selecção cuidada, ou só mais um 'produto' de um cruzamento de um cão com uma cadela... e isso pode fazer toda a diferença.
Não sendo A minha raça de eleição,é no entanto um maravilhoso cão de familia, que derrete qualquer coração... e eu rendi-me a estes cães lindos de morrer, eternamente cachorros e gentis.
A minha experiencia com esta raça resume-se a duas cadelas, ambas cão-cola, agora tenho uma coladas aos pés... aliás, são tão colas que é frequente tropeçar nelas enquanto cozinho ou faço seja o que for

Acho que só são felizes quando estão com o dono, não toleram bem longos periodos sós. A minha Brandy, com a perda da Shi começou a auto-mutilar-se

e a solução foi mesmo arranjar-lhe outra companhia de 4 patas para quando estamos a trabalhar.
São muito frágeis emocionalmente, não toleram agressões, apesar de serem um 'bocadinho' teimosos à força é dificil convence-los, comigo os mimos ou uma guloseima sempre resultaram bem. Precisam de uma educação firme, como qualquer cão, pois é um bocadinho chato passear um cão com 40kg de rojo
Dedicam-se ao dono e sofrem horrores quando este lhes falta... a minha Shivinha, depois de vir morar conosco procurou o 'dono' antigo durante cerca de um ano, era de cortar o coração ver a dedicação dela por alguem que pura e simplesmente 'se cansou'dela.
Apesar de ser bouvier bernois, continua a ser cão, por isso os cuidados são básicamente os mesmo que qualquer cão de grande porte e de pelo longo.
Boa sociabilização, uns bons passeios, uma ração de boa qualidade adequada ao tamanho e idade do cão (especialmente importante no crescimento), acompanhamento veterinário, escovagens pelo menos 2x por semana e banho no maximo de 2 em 2 meses ( eu dou pelo menos 1 por mês)
que saudade da bamby assim

Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!