duvida sobre cão puro/nome do cão

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
anocax
Membro Júnior
Registado: segunda abr 12, 2004 11:06 pm

quarta mar 31, 2010 6:15 pm

Estou a pensar em adquirir um cão e disseram-me que a primeira letra do nome de um cão de raça pura corresponde ao ano em que nasceu... Alguém me sabe explicar melhor esta relação? Ou qual é a 'letra' deste ano?

Obrigada desde já :)

Ana
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

quarta mar 31, 2010 6:20 pm

Eu sei que isso se aplica aos cavalos registados.. Quanto aos cães não faço ideia 8)
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta mar 31, 2010 6:23 pm

Se não me engano, a letra corresponde ao numero da ninhada por ex.:
ninhada com os nomes começados por "A"- 1ª ninhada
mas nao tenho a certeza
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
barcellos
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

quarta mar 31, 2010 6:24 pm

anocax Escreveu:Estou a pensar em adquirir um cão e disseram-me que a primeira letra do nome de um cão de raça pura corresponde ao ano em que nasceu... Alguém me sabe explicar melhor esta relação? Ou qual é a 'letra' deste ano?

Obrigada desde já :)

Ana
Boa tarde... :wink:

Normalmente a1ª ninhada da casa que tem o afixo, costuma ser a letra A...mas isso é o nome do registo, não precisa de chamar o seu cão por esse nome... :wink:

Se for a 1ª é natural que o criador queira registá-lo com a letra A, mas lá está pode sempre chamar por outro nome. Ex : a minha cadela o nome de registo é Pitta de Qa al Luz, e o nome que a identifica é Iara... :wink:

Espero ter ajudado, mas alguém já virá dar a explicação nos termos legais... :oops: 8)

Cumprimentos, Barcellos
<p>"O importante n&atilde;o &eacute; vencer todos os dias, mas lutar sempre. A honra n&atilde;o consiste em n&atilde;o cair nunca, mas em levantar cada vez que se cai" Prov&eacute;rbio Japon&ecirc;s</p>
<p>"A v&oacute;s que vilipendiais as criaturas de bem, informo que as vossas palavras resvalam na coura&ccedil;a da minha indiferen&ccedil;a"</p>
<p>Autor Desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
anocax
Membro Júnior

quarta mar 31, 2010 6:28 pm

muito obrigado pela ajuda :)
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

quarta mar 31, 2010 6:33 pm

Ah que disparate, agora que falaram nas ninhadas lembrei-me. Tinha dito que não fazia ideia :o

Realmente a cadela do meu irmão era Camponesa no registo, mas chamavam-lhe Fiona :lol:
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
anocax
Membro Júnior

quarta mar 31, 2010 6:42 pm

Lembrei-me agora de uma situação de uma vizinha minha que adquiriu um golden retriever e disse-me que tinha de lhe dar um nome começado por J por causa do LOP... Se fosse pelo numero da ninhada, acho que o J não era possível :P

O problema é que já ouvi tantas histórias que já não sei o que é correcto ou não...

Já li a legislação do LOP e lá só falam nos afixos...
barcellos
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

quarta mar 31, 2010 6:53 pm

anocax Escreveu:Lembrei-me agora de uma situação de uma vizinha minha que adquiriu um golden retriever e disse-me que tinha de lhe dar um nome começado por J por causa do LOP... Se fosse pelo numero da ninhada, acho que o J não era possível :P

O problema é que já ouvi tantas histórias que já não sei o que é correcto ou não...

Já li a legislação do LOP e lá só falam nos afixos...
Posso perguntar a raça?Se quiser mande mp... :wink:

O meu conhecimmento é pessoal, quando começámos a criação de Boxers a 1ª ninhada foi a letra A, mas também tenho conhecimento de criadores que optaram por começar pelo Z...O que interessa é o cão ser mesmo registado...o resto é peanuts... :wink:

Cumprimentos, Barcellos
<p>"O importante n&atilde;o &eacute; vencer todos os dias, mas lutar sempre. A honra n&atilde;o consiste em n&atilde;o cair nunca, mas em levantar cada vez que se cai" Prov&eacute;rbio Japon&ecirc;s</p>
<p>"A v&oacute;s que vilipendiais as criaturas de bem, informo que as vossas palavras resvalam na coura&ccedil;a da minha indiferen&ccedil;a"</p>
<p>Autor Desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 31, 2010 7:31 pm

Não tem nada a ver.

O nome de cães ou gatos com pedigree tem de obedecer a umas poucas regras mas o resto é à vontade do freguês, diga-se criador.

Se o criador tem afixo (nome dado ao seu canil), o nome do afixo consta no nome do cão, pode ser antes ou depois do nome próprio, por exemplo (nomes inventados):

Anubis de King's Valley
ou
King's Valley Anubis

O criador pode não colocar o afixo no nome do cão, por opção sua.

Se não tiver afixo, o nome do cão é uma palavra só, Anubis ou Castiço ou qualquer coisa.

A única regra é que não pode haver nomes repetidos no Livro de Origens.

Quanto à letra, alguns criadores começam pela letra A, mas isso não é regra.
Temos na primeira ninhada então, exemplos inventados,
Anubis do Vale da Bejeca
Ajax do Vele da Bejeca
Átila do Vale da Bejeca
etc

E na segunda
Boitáta do Vale da Bejeca
Brejenjas do vale da Bejeca
and so on

Há criadores que fazem ninhadas temáticas, por exemplo, a ninhada StarWars:

Luke Skywalker do Campo das Cebolas
Darth Vader do Campo das Cebolas
Obi-wan do Campo das Cebolas

Ou a ninhada Pulp Fiction:
Mia Wallace do Campo das Cebolas
Mr. Wolf do Campo das Cebolas
Vincent Vega do Campo das Cebolas

Etc, etc. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta mar 31, 2010 8:25 pm

epá ó dino, "do vale das bejecas" agrada-me :lol:
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 31, 2010 10:17 pm

O que está a dar é afixos "Vale de...". Saiu-me bejecas, olha. Podia ter saído pior.

phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

quarta mar 31, 2010 10:40 pm

eu amei a ninhada star wars 8)
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
dinodane
Membro Veterano

quarta mar 31, 2010 10:42 pm

Quando eu tiver carradas de guito, estiver um fóssil e então aí fazer criação de ajaxes vou ter o afixo De Dinobixas. :P

anocax
Membro Júnior

quinta abr 01, 2010 9:53 am

obrigada por me esclarecerem ;)
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta abr 01, 2010 1:26 pm

phastet Escreveu:eu amei a ninhada star wars 8)
Dino... :lol:
Se não for pedir muito quando tiver essas toneladas de guito se puder crie uma ninhada Lord of the rings e se não for pedir muito uma dedicada também aos feiticeiros de Hogwarths :lol: :oops: bjinhos
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”