Esterelizar animais para devolver ás ruas?

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mar 31, 2010 9:51 am

leonildecarvalho Escreveu:
Pequebrado Escreveu: Já há colónias em Lisboa que estão registadas e ao abrigo do CER.
(...) começaram a esterilização dos gatos, infelizmente quando já estava tudo a andar, a correr bem, sítio encontrado para os POs e a colónia controlada alguém envenenou uma série de gatos/as já esterlizados.
De qualquer forma os gatos ainda ali existentes já fazem parte duma colónia ao abrigo do CER.
Pequebrado:

A avaliar a afronta que estas colonias fazem a algumas alminhas, apesar de estarem ao abrigo do Programa CER e devidamente registadas bem como APROVADAS pelas entidades oficiais, aconselho-a, e a possiveis outras pessoas (foristas) que, na sua boa fe, escrevem, aqui e noutros foruns, os Locais em que as ditas colonias se encontram, que nao o facam pois se ja muitos animais morreram envenenados, muitos mais poderao vir a sofrer o mesmo, infelizmente.

Leo
Pausanias Escreveu:Ó Leonilde, francamente, acha mesmo que há gente aqui na arca escondido atrás das esquinas à espera de saber onde há colónias de gatos para ir envenená-los numa espécie de hóbi macabro ?

Mas isto é um campeonato de teorias de conspiração. Por favor, isso é completamente absurdo.

Bom dia Vasco.

Primeiro, se os direitos de desconfianca partiram, inicialmente, de uns, entendo que, vivendo-se em democracia, tambem outros se poderao sentir no mesmo direito.
Se uns teem direito a desconfiar "dos ajudadores independentes" a ponto de serem todos enrolados nos mesmos adjectivos, desiganados de: "burlonas", outros terao os mesmos direitos de desconfiar, no que respeita a maus tratos a animais, por parte de quem ande na net, seja em foruns de animais, ou outros; "Mundo virtual com todo o tipo de gente, usuarios registados e outros so como leitores", a ponto de ja terem sido envenenado gatos, pertencentes a colonia especificada, bem como possivel envenenamento de outras, por alguem ter a possivel "ingenuidade" de mencionar os Locais.
Tao simples quanto isto.

So quem realmente faz do virtualismo o seu modo de vida, confunde as realidades e pensa, quando esta na net, "estar com um grupo de conhecidos ou amigos, a conferenciarem, em regime restrito, sentadinhos em local privado, portanto sem interferencia de terceiros".

Eu (falo por mim), vivo no Mundo real apesar de tambem participar no virtual, "aprendi a separar o trigo do joio" apercebendo-me da realidade de que: qualquer interlocutor do Mundo virtual que eu nao conheca BEM no real, nao me assegura coisa nenhuma, sejam eles deste forum ou de outros, sejam "Zes da Burra ou deusas do que quer que seja".

Tenho dito.

Leonilde Carvalho
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

quarta mar 31, 2010 10:37 am

leonildecarvalho Escreveu:
Eu (falo por mim), vivo no Mundo real apesar de tambem participar no virtual, "aprendi a separar o trigo do joio" apercebendo-me da realidade de que: qualquer interlocutor do Mundo virtual que eu nao conheca BEM no real, nao me assegura coisa nenhuma, sejam eles deste forum ou de outros, sejam "Zes da Burra ou deusas do que quer que seja".

Tenho dito.

Leonilde Carvalho

aí está.... assim soubesse o pessoal do sef fazer o mesmo!! 8)
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mar 31, 2010 11:12 am

Artigo da autoria do Dr. Fernando Rodrigues, médico veterinário municipal de Valongo, publicado no blogue da ANVETEM (Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios):

«Esterilização obrigatória por Lei

Estima-se que em Portugal serão mais de 100.000 os animais anualmente eutanasiados nos centros de recolha oficiais. Este número além de assustador em termos de ética social também o é em termos económicos. Por exemplo, o preço médio de recolha, alimentação, eutanásia e incineração de um canídeo médio ronda os 60 euros, ou seja, por ano em Portugal gasta-se 6 milhões de euros na captura e abate de errantes, sem que sejam estudadas formas de minorar este gasto económico e diminuir a perda de tantas vidas animais.

Através de estudos já realizados, conclui-se que a esterilização dos animais é o único processo que poderá diminuir de forma definitiva a reprodução dos animais. Para que surtam resultados médio/longo prazo, a esterilização deve ser executada na maioria dos animais. Para tal sou acérrimo defensor da esterilização obrigatória por Lei.

Contudo, a esterilização não deve ser unicamente imposta. A população detentora de animais deve ser sensibilizada para os seus benefícios em termos de saúde publica e de saúde do próprio animal, como a diminuição do aparecimento de tumores mamários.

Paralelamente deve o Estado facilitar o acesso à esterilização, comparticipando-a e regulando o seu preço junto das clínicas veterinárias.

Será possível a substituição da eutanásia pela esterilização nos animais capturados nos centros de recolha oficiais? Certamente que não. Acrescentava-se um gasto maior que seria o da manutenção destes animais que na sua maior parte não arranjariam dono. No entanto, devem também estes centros de recolha oficiais e respectivas Autarquias modernizar-se e munir-se de meios adequados a poderem proceder à esterilização dos animais adoptados.

Apenas com um esforço global e a abordagem deste tema numa nova perspectiva poderemos mudar a actual passividade a que temos assistido em Portugal perante a falta de controlo populacional de animais.

Fernando Rodrigues

Médico veterinário Municipal de Valongo»

Os negritos são meus.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 31, 2010 12:18 pm

Os negritos são interessantes, mas só lendo TODO o artigo se pode perceber o seu verdadeiro sentido.....e esse eu concordo totalmente com ele.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta mar 31, 2010 12:23 pm

Este médico veterinário municipal é autor de uma tese de mestrado interessantíssima e muito recente com o título «Estudo prévio para a implantação de um programa de controlo de reprodução em canídeos», onde estes assuntos são muito aprofundados.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 31, 2010 1:35 pm

Descobri que a Ana Aleluia é coleccionadora de gatos e há 4 meses que não os desparasita porque prefere comprar sapatos.
Vá Ana, aguardamos que nos digas alguma coisa.
Tenho fotos mas ficaram todas escuras. Nem os gatos se vê.
Mas eu VI. EU VI!
Desculpem não é 4 meses é 4 anos. Vou chamar a Ana em todos os tópicos. A maldade dos impuros não triunfará.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC1
Membro Veterano

quarta mar 31, 2010 2:16 pm

LuMaria Escreveu:Descobri que a Ana Aleluia é coleccionadora de gatos e há 4 meses que não os desparasita porque prefere comprar sapatos.
Mas eu VI. EU VI!
Desculpem não é 4 meses é 4 anos. Vou chamar a Ana em todos os tópicos. A maldade dos impuros não triunfará.
Eh pá….eu ando mesmo a apanhar bonés!! Falem de forma directa, não me obriguem andar a chatear o Gervásio pá!!
phastet
Membro Veterano

quarta mar 31, 2010 2:17 pm

Tassebem Escreveu:Artigo da autoria do Dr. Fernando Rodrigues, médico veterinário municipal de Valongo, publicado no blogue da ANVETEM (Associação Nacional de Médicos Veterinários dos Municípios):

«Esterilização obrigatória por Lei

Estima-se que em Portugal serão mais de 100.000 os animais anualmente eutanasiados nos centros de recolha oficiais. Este número além de assustador em termos de ética social também o é em termos económicos. Por exemplo, o preço médio de recolha, alimentação, eutanásia e incineração de um canídeo médio ronda os 60 euros, ou seja, por ano em Portugal gasta-se 6 milhões de euros na captura e abate de errantes, sem que sejam estudadas formas de minorar este gasto económico e diminuir a perda de tantas vidas animais.

Através de estudos já realizados, conclui-se que a esterilização dos animais é o único processo que poderá diminuir de forma definitiva a reprodução dos animais. Para que surtam resultados médio/longo prazo, a esterilização deve ser executada na maioria dos animais. Para tal sou acérrimo defensor da esterilização obrigatória por Lei.

Contudo, a esterilização não deve ser unicamente imposta. A população detentora de animais deve ser sensibilizada para os seus benefícios em termos de saúde publica e de saúde do próprio animal, como a diminuição do aparecimento de tumores mamários.

Paralelamente deve o Estado facilitar o acesso à esterilização, comparticipando-a e regulando o seu preço junto das clínicas veterinárias.

Será possível a substituição da eutanásia pela esterilização nos animais capturados nos centros de recolha oficiais? Certamente que não. Acrescentava-se um gasto maior que seria o da manutenção destes animais que na sua maior parte não arranjariam dono. No entanto, devem também estes centros de recolha oficiais e respectivas Autarquias modernizar-se e munir-se de meios adequados a poderem proceder à esterilização dos animais adoptados.

Apenas com um esforço global e a abordagem deste tema numa nova perspectiva poderemos mudar a actual passividade a que temos assistido em Portugal perante a falta de controlo populacional de animais.

Fernando Rodrigues

Médico veterinário Municipal de Valongo»

Os negritos são meus.

eu destaco o que esta a encarnado. bottom line.

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
phastet
Membro Veterano

quarta mar 31, 2010 2:19 pm

LuMaria Escreveu:Descobri que a Ana Aleluia é coleccionadora de gatos e há 4 meses que não os desparasita porque prefere comprar sapatos.
Mas eu VI. EU VI!
e a ana maria espanca os 4 cães pernetas com um chicote de cavalo marinho.

eu não vi... mas acredito em quem mo contou.... 8)

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 31, 2010 2:23 pm

PauloC1 Escreveu:
Mas eu VI. EU VI!
Eh pá….eu ando mesmo a apanhar bonés!! Falem de forma directa, não me obriguem andar a chatear o Gervásio pá!!
Peço desculpa. Andam a chamar o pausanias em todos os tópicos para dar explicações e eu comecei a chamar a Ana Aleluia.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC1
Membro Veterano

quarta mar 31, 2010 2:24 pm

Ah, pronto está bem! :?
silviaraquel
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 10:12 pm

quarta mar 31, 2010 8:15 pm

Pausanias Escreveu:
silviaraquel Escreveu:[

Pois já sabemos como você é..... até já sei mais do que aquilo que queria......
!
Isso duvido muito...eu de si sei somente o seguinte...não tem decerto que fazer na vida para ter discursos destes.Mas enfim de quem defende que há gente de canis a querer descobrir onde são as colonias de gatos através da arca..só posso dizer que realmente você não tem mesmo nada que fazer e inventa.
cada um sabe aquilo que vê e eu como não sou cega já o vi mais que uma vez...... e se não tivesse nada para fazer na vida passava o dia aqui como você o faz...... mas como tenho muita coisa a fazer na vida não lhe vou dar mais creditos não.....
silviaraquel
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2008 10:12 pm

quarta mar 31, 2010 8:17 pm

LuMaria Escreveu:Bastete essa assinatura mata qualquer colónia de gatos. Controlada ou descontrolada.

E agora para a Silvia, não sei se sabe ou não, deve saber, as coisas que se contam da UZ são para deixar qualquer um transtornado. Coisas como cachorros bébés e similares. Serão verdade? Não serão? Que acha? Bota-se a boca no trombone e diz-se eu sei que é assim? E remata-se com: não vale a pena falar com gente desta?
Pois é há coisas que se veem e outras não..... e aqui falei naquilo que sei e que vi.
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quarta mar 31, 2010 8:31 pm

Ò silvia raquel, mas olhe que você passa muito tempo aqui para quem tem que fazer na vida. Beijinhos fofos como diz a outra e veja se ganha um pouco de educação
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

quarta mar 31, 2010 8:35 pm

Sou totalmente contra a esterilização obrigatória. Há limites para as obrigações. A EO favorece quem ? Os animais ?

Aparentemente sim..mas afinal não. O que acontece é que os 10% da população que cumprem a lei têm de esterilizar os animais e gastar dinheiro no acto( não sejam santinhos a acreditar que países perto da bancarrota vão suportar ou subvencionar esses custos) e os 90% que se estão nas tintas para a lei continuam a fazer o que lhes dá na real gana...

Os criadores a sério terão autorizações...os criadores da treta não farão nada. Somente se existisse fiscalização a sério das condições eu seria a favor, ou seja, se TODOS fossem obrigados a cumprir a lei.

Agora ver amigos meus com cães das raças chamadas perigosas totalmente dentro da lei a serem incomodados pela policia todos os dias enquanto os mafiosos do bairros degradados passam ao lado com os mesmos cães e nem os interpelam...

N~ºao gozem
&nbsp; "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”