Golden Retriever, a quem comprar?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta abr 02, 2010 5:48 pm

Mas cá também! Há provas de trabalho para cães de àgua! Até lhe digo onde: já foram feitas em cascais, no Algarve. e penso que para cães de caça também há. E para PA também deve haver.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 02, 2010 5:53 pm

Então não há, há mondioring, há RCI, há provas de caça e ESTALÕES DE TRABALHO para cães de parar, para GR, não. Os PA fazem provas de trabalho nas Sieger.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

esteriliza
Membro Júnior
Registado: quinta mar 18, 2010 10:09 pm

sexta abr 02, 2010 5:55 pm

moslie Escreveu:Mas cá também! Há provas de trabalho para cães de àgua! Até lhe digo onde: já foram feitas em cascais, no Algarve. e penso que para cães de caça também há. E para PA também deve haver.
Deviam existir ainda mais... porque as exposições de beleza deixam muito a desejar. Fico contente por saber que existem tais provas. São decerto uma mais valia.
anamatias18
Membro
Registado: sábado mar 06, 2010 10:38 am

sexta abr 02, 2010 6:28 pm

esteriliza Escreveu:golden retriever eram originalmente cães usados para caça. Se eu pensasse em obter um estaria interessada num com temperamento adequado a cão de companhia no meu caso. E como a minha senhora nºao entende nada de criação não sabia que já existem temperamentos A B e C para Goldens?
Os criadores preocupam-se sim com temperamento dos cães.
Basta visitar o criador onde pretende adquirir o cachorro para ver, porque se for um CRIADOR certamente não se importará.
Não estou dentro do assunto, mas existem Goldens com mau temperamento? :lol:
(deve ser um pouco raro) 8)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta abr 02, 2010 6:32 pm

moslie Escreveu: Vi no estrangeiro provas com border collies lindissímos, com PA, com raças de pastoreio. E a beleza estava sempre presente.
Nos border collie, infelizmente, tirando algumas excepcoes que se contam pelos dedos das maos, nao ha caes com qualidade de exposicao que trabalhem a serio... mas tem sido os criadores de linhas de exposicao a esforcar-se por criar caes que tenham a capacidade de trabalhar, porque os criadores de trabalho continuam a nao querer saber da morfologia para nada.
barcellos
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 11:32 pm

Hugo,Bié,Quennie,Afton,Daffy,Teka

sexta abr 02, 2010 7:26 pm

Boa tarde, Ziggy...

E obrigado pela sua tolerância na compreensão da minha escrita... :wink:

Vou tentar responder na medida dos meus conhecimentos às suas questões, esperando que ser o mais clara e transparente possivel... :)
ziggy Escreveu:
Se a cadela ou o cao for um mau exemplar, para que criar com ele?

Depende no que eu quis dizer com "mau exemplar*"...Para mim um mau exemplar é um animal, que não está dentro de todas as caracteristicas impostas pelo estalão da raça! Como por exemplos nos Boxers: O focinho não deve ter exposição dos dentes ou língua com a boca fechada e os seus descendentes podem vir a ter um focinho poderoso e bem desenvolvido nas suas três dimensões, nem pontiagudo ou estreito, nem curto ou plano...Este é um dos exemplos!

Se calhar ate sai um cachorro ou outro que se escapa, mas qual e o interesse em estar a passar as faltas dos pais a eventuais ninhadas?

Neste caso e noutros que também tive conhecimento, nenhuma ninhada é 100% perfeita, por muito perfeitos que sejam os pais... :wink:

O facto de o cao ter titulos ou nao e completamente diferente de ser um bom exemplar da raca. Pode nao ter titulos pelos mais diversos motivos, basta ter azar com a concorrencia nas classes ou ter um handler menos competente.

Completamente de acordo... :wink: Ou mesmo não ter titulos porque simplesmente deixou de concorrer... :wink:

Pode, por favor, explicar o que e um cao mau para expo; e porque criar com um cao com essas caracteristicas (faltas a nivel morfologico, ou temperamento?).
Quais os beneficios de criar com um cao desses, e em que modo superam os riscos de que o cao passe essas caracteristicas menos desejaveis, que o tornam desadequado para exposicao, a descendencia.
Por isso mesmo é que se estuda a linhagem dos pais, avós e bisavós para se tentar chegar a uma boa escolha para acasalamentos... :wink:

Na minha criação existem alguns campeões, mas não é por isso que esses campeões são melhores que outros cães da mesma ninhada... :wink:

Espero ter sido explicita e que me tenha feito compreender... :roll:

Cumprimentos, Barcellos

PS Editei porque * quando digo mau, quero dizer que tem um ou outro defeito não precisa de ser horrivel, ok?
Última edição por barcellos em sábado abr 03, 2010 2:23 am, editado 2 vezes no total.
<p>"O importante n&atilde;o &eacute; vencer todos os dias, mas lutar sempre. A honra n&atilde;o consiste em n&atilde;o cair nunca, mas em levantar cada vez que se cai" Prov&eacute;rbio Japon&ecirc;s</p>
<p>"A v&oacute;s que vilipendiais as criaturas de bem, informo que as vossas palavras resvalam na coura&ccedil;a da minha indiferen&ccedil;a"</p>
<p>Autor Desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta abr 02, 2010 8:20 pm

barcellos Escreveu:Boa tarde, Ziggy...

Vou tentar responder na medida dos meus conhecimentos às suas questões, esperando que ser o mais clara e transparente possivel... :)
ziggy Escreveu:

Depende no que eu quis dizer com "mau exemplar*"...Para mim um mau exemplar é um animal, que não está dentro de todas as caracteristicas impostas pelo estalão da raça! Como por exemplos nos Boxers: O focinho não deve ter exposição dos dentes ou língua com a boca fechada e os seus ascendentes podem vir a ter um focinho poderoso e bem desenvolvido nas suas três dimensões, nem pontiagudo ou estreito, nem curto ou plano...Este é um dos exemplos!

Se calhar ate sai um cachorro ou outro que se escapa, mas qual e o interesse em estar a passar as faltas dos pais a eventuais ninhadas?

Neste caso e noutros que também tive conhecimento, nenhuma ninhada é 100% perfeita, por muito perfeitos que sejam os pais... :wink:

O facto de o cao ter titulos ou nao e completamente diferente de ser um bom exemplar da raca. Pode nao ter titulos pelos mais diversos motivos, basta ter azar com a concorrencia nas classes ou ter um handler menos competente.

Completamente de acordo... :wink: Ou mesmo não ter titulos porque simplesmente deixou de concorrer... :wink:

Pode, por favor, explicar o que e um cao mau para expo; e porque criar com um cao com essas caracteristicas (faltas a nivel morfologico, ou temperamento?).
Quais os beneficios de criar com um cao desses, e em que modo superam os riscos de que o cao passe essas caracteristicas menos desejaveis, que o tornam desadequado para exposicao, a descendencia.
Por isso mesmo é que se estuda a linhagem dos pais, avós e bisavós para se tentar chegar a uma boa escolha para acasalamentos... :wink:

Na minha criação existem alguns campeões, mas não é por isso que esses campeões são melhores que outros cães da mesma ninhada... :wink:

Cumprimentos, Barcellos

PS Editei porque * quando digo mau, quero dizer que tem um ou outro defeito não precisa de ser horrivel, ok?
Eu acho que estamos a criar aqui um equivoco no que sao defeitos e faltas... eu acho que caes com faltas nao devem ser usados para criacao. Achar que o cao podia ter um bocadinho mais disto ou daquilo (seja comprimento, posicionamento da cauda, pelagem, etc), todos achamos. Com a cruza certa, vai-se tentar fixar as caracteristicas desejaveis, e eliminar as menos desejaveis.
Usar um cao com faltas, e tentar colmatar as faltas com a cruza, ja me deixa bastante mais desconfortavel, porque e completamente diferente passar uma caracteristica que nos nao achamos ideal, a passar uma falta. Criar com caes com problemas de pigmentacao, ou com faltas na denticao, ou qualquer outra que se possa considerar uma falta grave no estalao, acho que e desnecessario na maior parte das racas, e so vai prejudicar a raca em questao.
ursito
Membro
Registado: terça mar 30, 2010 4:20 pm

sexta abr 02, 2010 10:47 pm

dinodane Escreveu:Claro que sim!!

Como disse a Fjord, qualquer pessoa compra um cão de pedigree razoável, sendo ou não um bom exemplar porque as ninhadas não são homogéneas em termos de qualidade e faz uma criação "amadora" com a cadela Fifi do vizinho que também tem LOP, vão registar os canitos e aí temos uma ninhada feita à pedrada mas que até tem uns afixos "sonantes", pelo menos na parte do pai.

Com o advento do anúncio do papel higiénico, começou a haver a explosão de criação de GR, e a maioria dos cães que existem cá têm esses afixos no pedigree ou têm trisavós dessas criações.
Claro que sim...e ainda há alguns que tem a felicidade de comprar "pechinchas" com afixos "sonantes" tanto da parte do pai como da parte da mae.

cumprimentos
ursito
Membro

sexta abr 02, 2010 10:58 pm

esteriliza Escreveu:
barcellos Escreveu:Boa tarde, Ziggy...

ziggy Escreveu:

Depende no que eu quis dizer com "mau exemplar"...Para mim um mau exemplar é um animal, que não está dentro de todas as caracteristicas impostas pelo estalão da raça! Como por exemplos nos Boxers: O focinho não deve ter exposição dos dentes ou língua com a boca fechada e os seus ascendentes virem a ter um focinho poderoso e bem desenvolvido nas suas três dimensões, nem pontiagudo ou estreito, nem curto ou plano...Este é um dos exemplos!

Cumprimentos, Barcellos
finalmente algo digno de ler de alguém que tem coerência no que diz face à criação....porque da forma como o discurso decorria até parecia que filhotes cachorros de campeões eram todos perfeitos característica garantida. Que parvoíce... é um pensar narrowminded típico de quem quer fazer valer a sua sem razão ou lógica..

Aleluia

Foi o que disse desde o primeiro comentário...que há partida, um cão com alguns afixos bons no pedigree, seria bom...o que não queria dizer que um cão de 1000 euros fosse melhor ou mais bonito que um de 400.

E foi por causa de isso tudo que começaram os ataques.
barcellos
Membro Veterano

sexta abr 02, 2010 10:58 pm

ziggy Escreveu:
Eu acho que estamos a criar aqui um equivoco no que sao defeitos e faltas... eu acho que caes com faltas nao devem ser usados para criacao.

Aqui estamos a falar de opiniões...E o Sr. tem a sua e eu tenho a minha... :wink:

Achar que o cao podia ter um bocadinho mais disto ou daquilo (seja comprimento, posicionamento da cauda, pelagem, etc), todos achamos. Com a cruza certa, vai-se tentar fixar as caracteristicas desejaveis, e eliminar as menos desejaveis.

Pergunto-lhe então só existem cães excelentes, é isso? E os que têm menos 1 ou 2 qualidades já não são bons para criação, é isso? :roll:

Usar um cao com faltas, e tentar colmatar as faltas com a cruza, ja me deixa bastante mais desconfortavel, porque e completamente diferente passar uma caracteristica que nos nao achamos ideal, a passar uma falta.

Aqui já está a querer misturar as coisas...Mas repondo-lhe no seu próximo paragrafo... :wink:

Criar com caes com problemas de pigmentacao, ou com faltas na denticao, ou qualquer outra que se possa considerar uma falta grave no estalao, acho que e desnecessario na maior parte das racas, e so vai prejudicar a raca em questao.
Eu se tiver um/a cão/cadela despigmentado/a não vou certamente investir numa ninhada! :wink: Mas o exemplo que dei foi bastante explicito:

Depende no que eu quis dizer com "mau exemplar*"...Para mim um mau exemplar é um animal, que não está dentro de todas as caracteristicas impostas pelo estalão da raça! Como por exemplos nos Boxers: O focinho não deve ter exposição dos dentes ou língua com a boca fechada e os seus ascendentes podem vir a ter um focinho poderoso e bem desenvolvido nas suas três dimensões, nem pontiagudo ou estreito, nem curto ou plano...Este é um dos exemplos!

Espero que agora tenha percebido o que quis dizer com "bons" e "maus" exemplares... :wink:

Cumprimentos, Barcellos
<p>"O importante n&atilde;o &eacute; vencer todos os dias, mas lutar sempre. A honra n&atilde;o consiste em n&atilde;o cair nunca, mas em levantar cada vez que se cai" Prov&eacute;rbio Japon&ecirc;s</p>
<p>"A v&oacute;s que vilipendiais as criaturas de bem, informo que as vossas palavras resvalam na coura&ccedil;a da minha indiferen&ccedil;a"</p>
<p>&nbsp;</p>
barcellos
Membro Veterano

sexta abr 02, 2010 11:18 pm

ursito Escreveu:
barcellos Escreveu:
Ziggy:

Barcellos:
Depende no que eu quis dizer com "mau exemplar"...Para mim um mau exemplar é um animal, que não está dentro de todas as caracteristicas impostas pelo estalão da raça! Como por exemplos nos Boxers: O focinho não deve ter exposição dos dentes ou língua com a boca fechada e os seus descendentes virem a ter um focinho poderoso e bem desenvolvido nas suas três dimensões, nem pontiagudo ou estreito, nem curto ou plano...Este é um dos exemplos!

Ziggy:

Barcelos:

Ziggy:

Barcellos:

Ziggy:
Barcellos:

Cumprimentos, Barcellos
Aleluia

:roll:

Foi o que disse desde o primeiro comentário...que há partida, um cão com alguns afixos bons no pedigree, seria bom...o que não queria dizer que um cão de 1000 euros fosse melhor ou mais bonito que um de 400.

E foi por causa de isso tudo que começaram os ataques.[/quote]

Cumprimentos, Barcellos

EDITEI porque lá em cima não era ascendentes,mas sim descendentes... ai a porra... que tou sempre trocada... :roll: é como >< também me troco toda... :lol:
Última edição por barcellos em sábado abr 03, 2010 2:26 am, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sábado abr 03, 2010 9:16 am

O que toda a gente se está a esquecer é que, para criar bons exemplares, é preciso:

- 1º que tudo, saber o que é um bom exemplar

- 2º, que se consiga dizer que defeitos/pontos fracos um determinado cão/cadela tem que é necessário corrigir/melhorar

- 3º que se saiba onde ir buscar a cadela/cão que possa corrigir/melhorar esses defeitos/pontos fracos.

Pode um BYB criar bons cães? Claro que pode. Aliás, tal como me disseram há uns anos valentes, a única coisa impossível nesta vida é entrarmos por onde saimos :lol: Mas será apenas por pura questão de sorte. Também houve muita gente a fazer 13 no Totobola sem saber nada de futebol ... Um criador de jeito tem mais probabilidades de criar bons cães porque as coisas não são feitas por acaso, e, mais, saberá dizer se o cachorro A ou B é promissor e se C é apenas cão de companhia.

Agora, lá porque eventualmente se teve sorte com um cão que se comprou num BYB (e, como eu já tive oportunidade de dizer ao ursito, quando se compra um cão está-se também a dizer ao criador que "sim senhor, acho que estás no bom caminho e deves continuar". Para aqueles que lêem tudo em diagonal, o cão do ursito vem de alguém que cruzou uma cadela que ainda não tinha completado 12 meses e, que se saiba, fez 3 ninhadas de rajada, com o Bobi lá de casa - é mesmo este tipo de criação que defendem?) vai-se generalizar e dizer que comprar num BYB é igual ou melhor que comprar num criador de jeito? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
ursito
Membro

sábado abr 03, 2010 10:13 am

Fjjord Escreveu:O que toda a gente se está a esquecer é que, para criar bons exemplares, é preciso:

- 1º que tudo, saber o que é um bom exemplar

- 2º, que se consiga dizer que defeitos/pontos fracos um determinado cão/cadela tem que é necessário corrigir/melhorar

- 3º que se saiba onde ir buscar a cadela/cão que possa corrigir/melhorar esses defeitos/pontos fracos.

Pode um BYB criar bons cães? Claro que pode. Aliás, tal como me disseram há uns anos valentes, a única coisa impossível nesta vida é entrarmos por onde saimos :lol: Mas será apenas por pura questão de sorte. Também houve muita gente a fazer 13 no Totobola sem saber nada de futebol ... Um criador de jeito tem mais probabilidades de criar bons cães porque as coisas não são feitas por acaso, e, mais, saberá dizer se o cachorro A ou B é promissor e se C é apenas cão de companhia.

Agora, lá porque eventualmente se teve sorte com um cão que se comprou num BYB (e, como eu já tive oportunidade de dizer ao ursito, quando se compra um cão está-se também a dizer ao criador que "sim senhor, acho que estás no bom caminho e deves continuar". Para aqueles que lêem tudo em diagonal, o cão do ursito vem de alguém que cruzou uma cadela que ainda não tinha completado 12 meses e, que se saiba, fez 3 ninhadas de rajada, com o Bobi lá de casa - é mesmo este tipo de criação que defendem?) vai-se generalizar e dizer que comprar num BYB é igual ou melhor que comprar num criador de jeito? :roll:

O Fijjord a cadela ainda não tinha 12 meses?????

é mesmo falar mal só por falar. Chiça.

Bem, tambem disseste que o meu tinha 8 meses quando já tem quase 2 anos, portanto.

A 1ª Ninhada que viste á venda tem como mãe a IARA, a 2ª ninhada é que é da Anuska.

Mas pronto, já vi que queres falar mal do criador só por falar.

PS: o Bobby lá de casa como referes, é daquelas situações que provavelmente até defendes, visto que te enviei o LOP dele e pudeste ver de onde vinha. ALém disso é daqueles cães que, pelos vistos estão dentro das tuas expectativas pois até custou 950 euros.
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sábado abr 03, 2010 10:41 am

ursito Escreveu: O Fijjord a cadela ainda não tinha 12 meses?????
Bom, a mãe do teu fofo foi registada com o LOP n. 380058 como tendo nascido a 28.03.2007. O teu fofo nasceu a 29.05.2008. Fazendo as contas, pá, olha, se calhar tens razão, a cadela foi cruzada precisamente no dia em que fez 12 meses :roll: Porreiro, pá, g'anda criador. É "isto" mesmo que queres que exista? :roll:
ursito Escreveu:A 1ª Ninhada que viste á venda tem como mãe a IARA, a 2ª ninhada é que é da Anuska.
A ninhada que vi à venda no olx nasceu a 28 de Setembro de 2008, o anúncio fala que a fêmea é Foz do Mondego, a 1ª ninhada registada com esse afixo foi a da Anuska, e as fotos que aparecem no anúncio são da Anuska. Mas, deixa estar, pá, quando sair o LOP de 2009 verifica-se quem são os pais dessa ninhada. Eu falo mal só por falar e tu? Falas bem porquê? És sócio dessa "criadora"? :roll:
ursito Escreveu:PS: o Bobby lá de casa como referes, é daquelas situações que provavelmente até defendes, visto que te enviei o LOP dele e pudeste ver de onde vinha. ALém disso é daqueles cães que, pelos vistos estão dentro das tuas expectativas pois até custou 950 euros.
Não me mandaste LOP nenhum nem precisas mandar, está tudo escarrapachado na net e nos documentos do CPC. Mas tens alguma dúvida de que, se o teu cão vale alguma coisa, é por causa do Bobby de 950 euros? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado abr 03, 2010 11:13 am

Isto é para os apanhados?
Ursito, então na MP que me enviou, o cão que me ia mostrar (para eu não duvidar que por ser de 400€ não tinha qualidade) não era o seu?
Bloqueado

Voltar para “Cães”