peqena duvida

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
minay
Membro
Registado: quarta jun 24, 2009 7:14 pm

domingo abr 04, 2010 8:47 pm

Olá a todos :D

Keria saber como se reconhece as raças dos cavalos . Ja mnto a cerca de 2 anos e ainda n sei reconhecer :oops: .
Vem tbm qeria saber o q é o debastamento ou coisa do genero .. :?: :o

Fiqem bem ..
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

domingo abr 04, 2010 9:57 pm

Há inúmeras raças, não há nenhuma regra para distinguir..
Só vendo e conhecendo aos poucos, por ex. os ingleses costumam ser altos e esguios, pescoço direito, os árabes têm a cabeça e as orelhas pequenas, também são bastante esguios, os lusitanos são todos medianos, mas mais redondos..
Como disse, só vendo.

E não posso deixar de reparar que já alguém lhe devia ter ensinado o que é o desbaste, em 2 anos :roll: É o que permite que o cavalo venha a ser montado na idade certa. Quando têm 2 ou 3 anos começam a ser ensinados a andar com os arreios, com o cavaleiro, e a obedecer aos comandos de passo, trote, galope, etc...
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
minay
Membro

domingo abr 04, 2010 10:11 pm

"E não posso deixar de reparar que já alguém lhe devia ter ensinado o que é o desbaste, em 2 anos :roll: É o que permite que o cavalo venha a ser montado na idade certa. Quando têm 2 ou 3 anos começam a ser ensinados a andar com os arreios, com o cavaleiro, e a obedecer aos comandos de passo, trote, galope, etc...[/quote]"

Pois , tem razão . Mas no centro hipico qe eu ando eles so nos poem a aparelhar cavalos e a mnta-los , so passo trote e galope :? ... o qe é uma pena pois isso nao chega . Pelo menos para mim , qe qero aprender , para um dia ter um ou mtos cavalos :D :lol: .

Obrigada por me teres ajudado .
Bjxx
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo abr 04, 2010 10:16 pm

Ora bem, pode reconhecer a raça de um cavalo pelos seus papeis (se os tiver, claro) ou pelo padrão de cada raça em si.

Mas por exemplo, caracteristicas dos Puro Sangue Árabes podem ser o chanfro lijeiramente concavo e o chamado "pescoço de cisne". Tambem se pode ver que levam a rabada mais levantada que as restantes raças (no galope em liberdade é girissimo ve-los de rabada no ar :D ), tem um porte bastante elegante e ágil; o Puro Sangue Lusitano costuma reconhecer-se pela cabeça acarneirada (apesar de nao estar presente em todos os exemplares) e do seu porte mais "barroco", ou seja, sao mais "redondinhos" que os Árabes e por isso não tao ágeis.

O desbaste de um cavalo é o mesmo que a pré-primária para uma criança. O ideal é começar depois dos 3 anos, altura em que a coluna do cavalo pode aguentar com o peso humano sem sofrer consequencias de maior. Começam por aprender a deixar fazer o maneio (escovar, lavar, dar mãos e pés, etc); começam a experimentar os diferentes tipos de embocaduras (que deve sempre começar por um bridão "levezinho"); experimentam os arreios pela primeira vez e depois de aceitar tudo isto muito bem, aí sim podem ser montados pela primeira vez (vulgo "escarranchados").

Espero ter ajudado :wink:
Eenesh
Membro Veterano

domingo abr 04, 2010 10:21 pm

Então e são frios ao ponto de não esclarecerem dúvidas? Não se sente à vontade? Isso é sempre importante na relação aluno-instrutor ;)
Mas claro que também pode usar o fórum para aquilo que não conseguir ver esclarecido.

Quanto ao que a Cavaleira disse.. Esqueci-me de mencionar a rabada nos Árabes :lol: É muito nítido na maioria.

E o desbaste também é basicamente o que ela disse, eu mencionei 2/3 anos mas nos 2 anos é maioritariamente maneio, e só aos 3 os movimentos e o cavaleiro. Antes disso pode fazer mal ao cavalo porque não está bem desenvolvido e ao cavaleiro porque um cavalo de 2 anos ainda é um "puto" completamente doido e cheio de energia pra libertar em pinotes e afins :lol:
minay
Membro

domingo abr 04, 2010 10:22 pm

Sim ajudou bastante . E desculpe a minha forma de escrever :( , nem dou por ela ...

Eu também queria saber se se pode pôr uma sela qualquer um cavalo qualquer , ou se um tipo de cavalo tem de ter uma sela especifica :?:
Eenesh
Membro Veterano

domingo abr 04, 2010 10:27 pm

Não há problema, foi só uma pequena chamada de atenção para que se torne mais fácil todos percebermos.

Quanto às cenas, convém que haja alguma proporção.. Ou seja, um cavalo mais pequeno deve ter uma sela mais pequena e mais leve. Também depende muito do tamanho do cavaleiro.
Posso dar o meu exemplo, o meu cavalo é médio/alto e eu também sou de estatura média, logo o mais indicado foi uma meia-sela portuguesa, ou seja, uma com todas as partes mais pequenas..
Assim o cavalo não anda muito carregado e eu não pareço uma boneca lá em cima dele, porque tudo está na medida certa e proporcional.
Pode ver o lado prático, de conforto para os dois, e o estético :wink:
CavaleiraVNF
Membro Veterano

domingo abr 04, 2010 10:28 pm

Ora bem, existe sela e selim.
Os selins de ensino, obstaculos, mistos (estes normalmente usados nas aulas).
Depois existem as selas, como a sela portuguesa por exemplo.

Um cavalo pode usar qualquer tipo de arreio (sela ou selim). Normalmente quando estao habituados ao uso de selim e vao ser montados de sela à portuguesa (que requer o uso de peitoral, rabicheira, xairel, etc) necessitam de um bocadinho de habituação, mas nada de maior.
Mas claro que convém que cada cavalo tenha o seu arreio.
minay
Membro

domingo abr 04, 2010 10:35 pm

Pois :)
No centro hipico em que eu ando eles limitam-se a dar aulas . eu ja lhes tinha perguntado sobre esta duvida das selas e eles disseram me o contrario . Eu estou a tentar arranjar outro centro hipico mas nao etá facil ! :|
Eenesh
Membro Veterano

domingo abr 04, 2010 10:36 pm

..E há os selins a que chamam, erradamente, selas - como os selins à Relvas :lol:

A sela à portuguesa não tem necessariamente de ter todos os acessórios, mas é o tradicional e não faz muito sentido não os ter.

Em relação ao selim/sela no cavalo, sem contar com os acessórios, não lhes faz grande diferença.
É questão de ver o que prefere e qual o uso que lhes quer dar (saltos, dressage, aulas normais...) Aí sim convém escolher de acordo com a modalidade, para um maior conforto
minay
Membro

domingo abr 04, 2010 10:42 pm

Eu quero um cavalo por puro lazer , ir dar passeios . . . E uma das selas que eu mais gosto são as selas que os toureiros utilizam . Será que o pobre cavalo aguentará com aquilo tudo ? :o
Eu nunca andei nesse tipo de selas , mas espero um dia vir a montar com elas .
Eenesh
Membro Veterano

domingo abr 04, 2010 10:44 pm

Não sei o que os toureiros usam, não vejo disso felizmente.
Deduzo que sejam as selas à portuguesa, se forem, os cavalos aguentam bem sim. Têm 500kg, mais 20 menos 20... 8)
minay
Membro

domingo abr 04, 2010 10:57 pm

Sim são essas mesmas selas .
Fico feliz por saber :)
Eenesh
Membro Veterano

domingo abr 04, 2010 11:00 pm

Mas claro que quanto mais confortável for o equipamento para o cavalo, melhor! Se os pudermos poupar, é sempre bom.

E assim me retiro para a minha (já merecida) semana de férias, hei-de cá estar na próxima segunda para esclarecer mais dúvidas que possam ter surgido :wink: Entretanto está cá a Cavaleira que também é habitual aqui pelos cavalos e que também percebe bem disto :D
CavaleiraVNF
Membro Veterano

segunda abr 05, 2010 10:41 am

minay,

nao aconselharia o arreio portugues (com todos aqueles apetrechos) para lazer. Se quer dar uns passeios e montar sem ambicionar competir, entao aconselharia um selim misto. É mais confortavel e menos dispendioso que o arreio portugues. :wink:

Eenesh,

boas férias :D
Responder

Voltar para “Cavalos”