Hoje o Acktan, aprendeu a usar a casa de banho!
Pela terceira vez consecutiva, sem ser preciso eu dizer nada, ele foi fazer as suas necessidades na zona do papeis!!!!

ALELUIA!!!!!

Após 5 longos dias, cheios de erros (da minha parte!), finalmente consegui!
Tenho uma marca no meu dedo de tanto me morder de frustração!

Começou por eu não perceber porque é que ele fazia xixi na sua crate (caixa/casota/jaula??), até que me lembrei, que ele no criador foi afastado da mãe antes das principais lições assim como estava restrito a uma zona aonde comida, dormia e mijava, logo os seus instintos naturais de não sujar o sitio aonde dorme estavam apagados. Mas essa foi a mais fácil, após algum trabalho deixou de sujar a crate (os acidentes que houve depois foram minha culpa).
A seguir foi eu não perceber porque é que sempre que eu o colocava na zona das necessidades este gania e parecia um louco para sair de lá! Mal, saía de lá, xixi no chão.... ai o meu dedo.... até que finalmente percebi! Eu tinha feito uma zona no canto da sala com jornais e para evitar que ele saísse de lá quando estava a fazer xixi, tinha colocado umas tábuas à volta. O resultado é que o cachorro quando era colocado nessa zona deixava de me ver e entrava em pânico! Alem do mais, devia-lhe recordar a zona em que ele estava no criador. Ok, pronto! Trocamos as tábuas por uma espécie de rede e já fica calmo, mas agora ele associou aquela zona a algo mau... ai o meu dedo ... muita festa, festa, festa...
Ok, próximo problema... meu vozeirão... os meus "NÃO!" são do mais efectivo que há! O problema era que sempre que ele fazia asneiras no sitio errado lá ia um NÃO! bem forte e levava-o ao zona certa. O resultado? Ele passou a associar o fazer necessidades como algo mau e errado e só as fazia quando não aguentava mais e obviamente no sitio errado... ai o meu dedo...

mais festas.... muitas festas.... poucos NÃO!... muitas recompensas...
... tempo passa
... tempo passa
Ontem foi a gloria, ao fim da tarde ele começou a fazer o sinais do costume, de que vai fazer necessidades, ainda não tinha começado a me levantar, quando ele para, fica quieto e começa a ganir... espanto meu!
Peguei nele coloquei-o nos jornais e prontos lá foi ele ao som de eu estar a dizer (xixi,xixi,xixi,xixi,xixi,xixi... estou a ficar farto dessa palavra...

À noite, após a brincadeira estava ele deitado, de súbito levanta-se e vai para o jornais e PIMBA! xixi em cima deles! Tanto mimo que ele levou! Até deve ter pensado que o dono tinha uma panca qualquer com xixi!
Hoje, estava eu a arrumar coisas na sala (hoje é o primeiro dia de trabalho) quando sem mais nem menos lá foi o menino para o seu canto fazer cocó!!! Tanta festa, se o Acktan tivesse cauda tinha me varrido a sala toda só com o vento de tanto a abanar!!

Agora está aqui aos meus pés a resmungar que eu não o deixo dormir! (prefiro que ele durma após eu sair de casa...)
Pronto! A partir de agora é mais fácil, ainda devem acontecer acidentes (receio que vá acontecer um já de manha devido ao tempo na crate), mas ele já percebeu, por isso, tudo bem.
Entretanto, ele já começa a perceber que aquele fio preso da minha mão ao pescoço dele (vulgo trela) serve para eu indicar para aonde vou e que ele deve seguir sem morder e já responde ao nome como um campeão! Por isso tá na altura de começar a aprender coisas mais complicadas...
Só uma questão, eu meu Acktan têm um comportamento que eu nunca vi em mais cão nenhum. Não é que quando ele está a fazer cocó, desata a fazer um CIRCULO! É isso mesmo que estão a pensar. Ele faz um circulo com o cocó, põe-se a fazer cocó enquanto continua a andar ás voltas!!!!

Nunca tinha visto nada assim. Alguém teve algo do género?
Bom, vou trabalhar que já estou muito atrasado!