ola!
o problema é o seguinte
ja tive vários peixes de agua fria e alguns com tamanhos diferentes uns dos outros e nunca tive problemas. agora tenho três peixes vermelhos juntos à bastante tempo, um ligeiramente maior q os outros dois e o mais velho. sem probelams até à semana passada em que um dos peixes mais pequenos apareceu sem um pedaço da cauda
li num artigo qlq q os peixes de agua fria se podiam comer uns aos outros dependendo do tamanho da boca para o mais pequeno e do temperamento de cada peixe. mas, novamente, eu nunca tive problemas ate agora e ja tive varios peixes de varios tamanhos juntos por muito tempo. e estes também já estão juntos à bastante tempo. não percebo
E já agora sera q o peixito ficará bem sem cauda?
AJUDA! peixes de agua fria comem-se uns aos outros
Olá!
Tens acompanhado o desenvolvimento dos peixes diariamente? Se não, pode perfeitamente ser uma doença que tenha atacado esse peixe por possivelmente estar mais fraco ou debilitado. Falo da doença de caudas roidas, é assim que a conheço. Pode também ser hidropisia. Ambas são causadas por bactérias e podem ser tratadas com medicamentos adequados.
Abraço.
Tens acompanhado o desenvolvimento dos peixes diariamente? Se não, pode perfeitamente ser uma doença que tenha atacado esse peixe por possivelmente estar mais fraco ou debilitado. Falo da doença de caudas roidas, é assim que a conheço. Pode também ser hidropisia. Ambas são causadas por bactérias e podem ser tratadas com medicamentos adequados.
Abraço.
anim_a Escreveu:Olá!
Abraço.
Sim tenho acompanhado. inicialmente ele começou a ficar parado no fundo do aquario, de lado, como se estivesse morto mas bastava mexer um pouco no aquario que ele voltava ao normal. sensivelmente três dias depois apareceu sem um pedaço da cauda, espinha e tudo. um pedaço para um lado e outro pedaço para o outro

se calhar vou parecer um bocadinho ingénuo mas, como é q este tipo de peixes se pode comer uns aos outros, se não têm dentes?!
Os seus peixes estão nas PIORES condições possíveis.
Um globo mesmo grande não leva nem por sombras a quantidade de água necessária para albergar UM kinguio, quanto mais 3 ou mais...
Para além da superfície redonda ser aflitiva para os animais pois distorce-lhes a percepção do ambiente, a água não tem oxigenação suficiente nem tão pouco estabilidade química, por isso os seus peixes respiram muito à superfície, literalmente a falta de oxigénio na água sufoca-os, tentando obtê-la á superfície abrindo e fechando a boca.
Se estima os seus peixes está na hora de lhes dar condições mínimas de vida. Os peixes de água fria não podem viver em volumes pequenos de água, são peixes de LAGO que crescem muito, que poluem imenso a água precisando de bons filtros para estarem em água salubre, e que tendo todas as condições vivem mais de 20 anos. Cada kinguio exige um mínimo de 30 litros de água, precisam mesmo de aquários espaçosos e nunca redondos.
Os globos não servem para ter peixes e hoje em dia até existe legislação a proibir a manutenção de peixes nas lojas nessas condições.
O mais natural é que os peixes estejam stressados pela falta de espaço, o2 e condições, o que potencia as agressões e as doenças. Vão ter uma esperança de vida muito curta ao que seria espectável na sua espécie, como já tem a experiência de outros antes desses...
Um globo mesmo grande não leva nem por sombras a quantidade de água necessária para albergar UM kinguio, quanto mais 3 ou mais...
Para além da superfície redonda ser aflitiva para os animais pois distorce-lhes a percepção do ambiente, a água não tem oxigenação suficiente nem tão pouco estabilidade química, por isso os seus peixes respiram muito à superfície, literalmente a falta de oxigénio na água sufoca-os, tentando obtê-la á superfície abrindo e fechando a boca.
Se estima os seus peixes está na hora de lhes dar condições mínimas de vida. Os peixes de água fria não podem viver em volumes pequenos de água, são peixes de LAGO que crescem muito, que poluem imenso a água precisando de bons filtros para estarem em água salubre, e que tendo todas as condições vivem mais de 20 anos. Cada kinguio exige um mínimo de 30 litros de água, precisam mesmo de aquários espaçosos e nunca redondos.
Os globos não servem para ter peixes e hoje em dia até existe legislação a proibir a manutenção de peixes nas lojas nessas condições.
O mais natural é que os peixes estejam stressados pela falta de espaço, o2 e condições, o que potencia as agressões e as doenças. Vão ter uma esperança de vida muito curta ao que seria espectável na sua espécie, como já tem a experiência de outros antes desses...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Bela mensagem, parabéns.dinodane Escreveu:Os seus peixes estão nas PIORES condições possíveis.
É praticamente impossível acrescentar algo ao tópico pois o dinodane já disse tudo, mas aqui fica uma espécie de citação que gosto bastante: "Em aquários pequenos os peixes não vivem, simplesmente sobrevivem".
Pensa nisso, e dá aos peixes um meio saudável para viverem.
Abraço.
A sério?? Os tipos das lojas dos animais deviam saber destas coisas. Ou ao menos deviam ser obrigados a informar melhor na altura em que alguém como eu os chateia na altura da compra para saber se aquele aquario é o mais adequado ou não à situação.
Obrigada, vou já tratar do assunto e arranjar um aquario melhor. Só me falta saber se o peixe vai ficar bem... Já está à quase uma semana assim e ainda me parece bem, mas depois disto tudo, já não sei nada...
Obrigada pelo o alerta
Obrigada, vou já tratar do assunto e arranjar um aquario melhor. Só me falta saber se o peixe vai ficar bem... Já está à quase uma semana assim e ainda me parece bem, mas depois disto tudo, já não sei nada...
Obrigada pelo o alerta

Existe sim Apalone, se procurar outros tópicos sobre globos aqui no fórum encontra a legislação.
E infelizmente é verdade, apesar dos peixes não estarem expostos nos aquários redondos, os mesmos continuam à venda em muitos locais.
Allomm, boa, um aquário rectangular de 100 litros para cima com um bom filtro exterior é o ideal... mas é um investimento. Os peixes tropicais já são mais maneirinhos de manter...
E infelizmente é verdade, apesar dos peixes não estarem expostos nos aquários redondos, os mesmos continuam à venda em muitos locais.
Allomm, boa, um aquário rectangular de 100 litros para cima com um bom filtro exterior é o ideal... mas é um investimento. Os peixes tropicais já são mais maneirinhos de manter...
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
mas nas lojas podem vender para apenas colocar plantas e tal...o que interessa é venderApalone Escreveu:Já ouvi falar q existe legislação q proíbe a venda desses aquários mas são muito comuns de ver nas lojas.

Obrigada a todos pela a ajuda. Já comprei um novo aquario com filtro exterior. Com o tempo vou arranjando peixes tropicais, tal como o dinodane recomendou. É um investimento que eu estou disposto a assumir.
Infelizmente o outro peixinho morreu hoje durante a tarde. Mas serviu-me de lição.
Bondage, infelizmente tem razão. Na loja onde comprei o tal globo estavam sempre à espera que eu lá aparecesse. Felizmente que mesmo em más condições os peixes sempre iam sobrevivendo mais que uma semana. Estes últimos resistentes já têm mais de dois anos! Pode parecer pouco para quem entende mesmo de peixes, mas para mim é muito visto que no máximo eles só duravam 7 a 8 meses.
Mais uma vez obrigada. Abraço
Infelizmente o outro peixinho morreu hoje durante a tarde. Mas serviu-me de lição.
Bondage, infelizmente tem razão. Na loja onde comprei o tal globo estavam sempre à espera que eu lá aparecesse. Felizmente que mesmo em más condições os peixes sempre iam sobrevivendo mais que uma semana. Estes últimos resistentes já têm mais de dois anos! Pode parecer pouco para quem entende mesmo de peixes, mas para mim é muito visto que no máximo eles só duravam 7 a 8 meses.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
vai aparecendo e colocando duvidas, boa sorte com o projectoallomm Escreveu:Obrigada a todos pela a ajuda. Já comprei um novo aquario com filtro exterior. Com o tempo vou arranjando peixes tropicais, tal como o dinodane recomendou. É um investimento que eu estou disposto a assumir.