Como habituar um cão a vir qd chamamos por ele?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cadymba
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm
Localização: 2 gatos (Steve e Jimmy) e uma Pastor Belga (Iris)

quinta out 16, 2003 11:35 am

Olá a todos,

Keria vos pedir uma ajuda, tenho uma rafeirinha a Isis k qd a chamo n vem nem por nd, asubiu, chamo pelo nome e nd, n sei s é normal ela tem 2 meses, o k acham k faça? (desculpem a m ignorância mas é o meu primeiro cão)

Outra coisa qual acham a melhor maneira de a ensinar a fazer o chichi no jornal?

Obrigado a todos e beijinhos
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

quinta out 16, 2003 11:57 am

Olá Cadymba....

Não sei há quanto tempo tem a sua cadelinha, mas presumo que há pouco, por isso é natural que ela ainda n se tenha habituado convenientemente ao nome. O que tem que fazer é estimulá-la durante as brincadeiras, chamando-a. Por exemplo.....Mostra-lhe um brinquedo para prender a sua atenção e chama-a com entusiasmo. Aos poucos, verá, que ela já virá ao chamamento. Quanto ao ensinar a cadela a fazer as necessidades no jornal, deve em primeiro lugar, mostrar-lhe onde não as poderá fazer, mas só quando a apanhar em flagrante.... Deve apontar para a "asneira" e dizer-lhe com um tom de voz zangado (mas sem gritar)..."FEIA!", por exemplo...... Caso se aperceba que a cadela vai fazer alguma coisa fora do local, onde decidir colocar os jornais, pegue-lhe de imediato e leve-a até lá... Se ela fizer alguma coisa aí, não hesite em felicitá-la, para ela associar o acto a algo positivo e recompensador.
Para a estimular a fazer as necessidades nos jornais, deve também ensopar um pedaço de jornal, na urina do animal, e colocá-lo na tal zona "WC".
Já agora....não coloque os jornais numa zona, muito perto da cama do animal, pois regra geral, os cães gostam de manter a zona do "ninho", limpa.

Bons treinos!;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta out 16, 2003 12:13 pm

Olá Cadymba,

Há muitos metodos para ensinar o cão a vir quando o dono o chama; Prefiro uns a outros mas enfim vou lhe dar aqui alguns conselhos. No meu caso, com meu Rottweiler, ele não gostava de me ver desaparecer, e vinha logo procurar onde eu estava, isso incentivou o meu cão a vir quando o chamava. Mas nem todos cães reagem dessa maneira. O que tem de pensar é que o cão tem que associar a vinda como uma recompensa. Chama a Isis, e depois levante a mão para mostrar que tem qualquer coisa para ela (comer ou brinquedo), vai chamando-a de vezes em quando assim até que não precise de lhe dar comer ou o seu brinquedo preferido, mas tem que continuar a felicita-la muito sempre que ela obedeça a ordem, mesmo que tenha um atraso, o que conta, é que ela venha (tem que a convidar com ar de querer recompensa-la). Muita gente, quando chamam o seu cão, para ele vir de imediato, pegam uma voz muito forte o que não dá para o cão ter confiança, enão tem vontade de vir.
Outro metodo, mais duro, mas ensinado antigamente nos clubes de adestramento alemães, você pega numa trela de 15-20 metros, posiciona o cão na ponta, e chama o cão. Para fazer vir o cão, o dono tem que puxar na trela pouco a pouco até o cão vir (alguns veêm deitados no chão...), e quando o cão chegar frente ao dono este felicita o cão como se fosse ele que se tinha aproximado do dono; esse exercicio demora muito tempo na aprendizagem, e por isso prefiro o metodo natural, com a comida ou a procura do dono escondido, que é menos chocante.
Para o cão fazer no jornal, igual tem que felicitar o cão quando ele está no jornal e pega-lo pelo pescoço quando ele faz fora do jornal, no momento, porque os cães tem a memoria curta, e você tem que actuar logo. Se você viu que ele urinou em quanto você não estava presente fora do jornal, não faça cuidado diante dele, você pega nele e ponha-o noutra peça enquanto você limpa como se nada fosse. Porque ele vai associar, a urina que ele fez como uma maneira de você cuidar dele, e depois vai continuar quando precisar de você. Por isso a punição tem que ser feita no momento em que ele faz fora do jornal, em flagrante, e se ele faz dentro do jornal você felicita-o, e sem o tocar (importante).

Abraços,
Pedro.
amarg
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Localização: Yorkshire Terriers
Contacto:

quinta out 16, 2003 12:22 pm

pedro_adr Escreveu: Para o cão fazer no jornal, igual tem que felicitar o cão quando ele está no jornal e pega-lo pelo pescoço quando ele faz fora do jornal.
Abraços,
Pedro.
Boa tarde Pedro,

Pode explicar melhor o «pegá-lo pelo pescoço»? Como se deve fazer e qual a intenção?

Cps,

Ana
aflbs
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Localização: Mtos gatos e mtos cães!

quinta out 16, 2003 12:26 pm

Olá! :)

na questão de o chamar, penso que já foi tudo dito.

Na questão do chi-chi, posso dar umas dicas que resultaram comigo e com amigos:

Forre o chão da divisão destinada (cozinh, p.e.) com jornais e deixe que ele faça por toda a divisão. Gradualmente vá diminuindo a quantidade de jornais até ao espaço pretendido. Como ele já estava habituado a fazer sempre no jornal, tb vai acompanhando a redução de espaço destinado. Mas não se esqueça de o recompensar (com carinho ou brinquedo) de cada vez que ele fizer no sítio certo.

Espero ter ajudado.

Beijokitas,
Filipa
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta out 16, 2003 12:35 pm

Olá amarg,

Sim, não me expliquei bem, desculpe :oops:

O que queria dizer, é que tem que pegar pela pele do pescoço do cachorro, até levantar as duas patas de frente, e sacudi-lo, mas tudo sem excesso com certeza ..!!!
Essa punição, é a maneira usada pela mãe do cachorro para repreende-lo quando faz mal, e é mais eficaz.

Abraços,
Pedro.
amarg
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Localização: Yorkshire Terriers
Contacto:

quinta out 16, 2003 12:57 pm

pedro_adr Escreveu: Olá amarg,

Sim, não me expliquei bem, desculpe oops

O que queria dizer, é que tem que pegar pela pele do pescoço do cachorro, até levantar as duas patas de frente, e sacudi-lo, mas tudo sem excesso com certeza ..!!!
Essa punição, é a maneira usada pela mãe do cachorro para repreende-lo quando faz mal, e é mais eficaz.

Abraços,
Pedro.
Eu não estava certa se era exactamente o que indicou.
Pessoalmente acho que este tipo de punição só deve ser utilizada em casos extremos, como por exemplo morder. Depois de ter tentado vários outros truques, que não deram resultados, a conselho do Veterinário usei esse método, que considero dificil de aplicar, para acabar com as mordidelas. Ou o cachorro é submisso e corre bem ou vai tentar virar-se para morder. A mim aconteceu-me isso e levei uma boa mordidela. :( Mas com o tempo acabou por funcionar, consegui fazer entender quem é que manda. Hoje já não preciso fazer isso, e espero não voltar a precisar.
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta out 16, 2003 12:58 pm

Esse problema do xixi eu já tenho desde o início. A minha Meggy tem 8 meses e não consigo fazê-la ir ao jornal! :( É muito chato porque ela não roi nem estraga nada e eu gostava de a deixar andar pela casa durante o dia só que ela faz em qualquer sítio. Onde lhe apetecer pimba, cá vai disto! Eu repreendo, ralho, mas nada. Elegeu na cozinha a passadeira para o xixi e o chão mais pertinho da porta para o cócó! Agora vou ter mais uma cadelinha e tenho a esperança que ao ensinar a mais nova a Meggy vá atrás para aprender de uma vez por todas! Só ainda não experimentei o spray porque já ouvi dizer que não faz efeito nenhum, mas vou tentar. Com o spray e um daqueles resguardos adsorventes para ver se funciona com as duas! :roll:
bbaixo
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Localização: Matilde (Dálmata) e Margarida (Husky Siberiano)

quinta out 16, 2003 1:27 pm

aflbs Escreveu: ...

Forre o chão da divisão destinada (cozinh, p.e.) com jornais e deixe que ele faça por toda a divisão. Gradualmente vá diminuindo a quantidade de jornais até ao espaço pretendido. Como ele já estava habituado a fazer sempre no jornal, tb vai acompanhando a redução de espaço destinado. Mas não se esqueça de o recompensar (com carinho ou brinquedo) de cada vez que ele fizer no sítio certo.
...
Esta técnica funcionou com a minha Dálmata e agora ela só faz no jardim.
amarg
Membro Veterano
Mensagens: 417
Registado: domingo mar 30, 2003 11:21 pm
Localização: Yorkshire Terriers
Contacto:

quinta out 16, 2003 1:29 pm

isabelpo Escreveu: Só ainda não experimentei o spray porque já ouvi dizer que não faz efeito nenhum, mas vou tentar. Com o spray e um daqueles resguardos adsorventes para ver se funciona com as duas! :roll:
Nunca experimentei o spray, mas o meu Veterinário diz que não funciona. Quanto aos resguardos: são muito melhores do que o jornal. Podia experimentar colocar o resguardo no sítio do tapete e quando ela fizer sempre no resguardo colocar o resguardo no sítio onde quer que ela faça. Eu não tive muito trabalho a ensinar a minha cadelita, mas tenho um problema: o resguardo e o jornal são vistos como objectos de brincadeira e quando fica sozinha com um jornal ou resguardo perto, estes não duram muito tempo. :(
aflbs
Membro Veterano
Mensagens: 340
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am
Localização: Mtos gatos e mtos cães!

quinta out 16, 2003 1:41 pm

bbaixo Escreveu:
aflbs Escreveu: ...

Forre o chão da divisão destinada (cozinh, p.e.) com jornais e deixe que ele faça por toda a divisão. Gradualmente vá diminuindo a quantidade de jornais até ao espaço pretendido. Como ele já estava habituado a fazer sempre no jornal, tb vai acompanhando a redução de espaço destinado. Mas não se esqueça de o recompensar (com carinho ou brinquedo) de cada vez que ele fizer no sítio certo.
...
Esta técnica funcionou com a minha Dálmata e agora ela só faz no jardim.

Foi um vet que me ensinou e tem dado com todos os caes que tenho e dos meus amigos tb. Requer paciência, mas parece-me a mais eficaz. ;)

Beijokitas,
Filipa
nynf
Membro Veterano
Mensagens: 3030
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos e Rottweilers
Contacto:

quinta out 16, 2003 3:17 pm

amarg Escreveu:
pedro_adr Escreveu: Olá amarg,

Sim, não me expliquei bem, desculpe oops

O que queria dizer, é que tem que pegar pela pele do pescoço do cachorro, até levantar as duas patas de frente, e sacudi-lo, mas tudo sem excesso com certeza ..!!!
Essa punição, é a maneira usada pela mãe do cachorro para repreende-lo quando faz mal, e é mais eficaz.

Abraços,
Pedro.
Eu não estava certa se era exactamente o que indicou.
Pessoalmente acho que este tipo de punição só deve ser utilizada em casos extremos, como por exemplo morder. Depois de ter tentado vários outros truques, que não deram resultados, a conselho do Veterinário usei esse método, que considero dificil de aplicar, para acabar com as mordidelas. Ou o cachorro é submisso e corre bem ou vai tentar virar-se para morder. A mim aconteceu-me isso e levei uma boa mordidela. :( Mas com o tempo acabou por funcionar, consegui fazer entender quem é que manda. Hoje já não preciso fazer isso, e espero não voltar a precisar.
Por vezes as pessoas ficam chocadas com este tipo de repreensão, mas a verdade é que é a mais natural...basta observar como as cadelas repreendem os seus filhotes. Normalmente só se utiliza em cachorros de raças grandes, e com tendências dominantes, mas pode ser aplicado a qualquer cachorro - não implica violência nem brutalidade.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta out 16, 2003 4:00 pm

Se o animal ainda tem dois meses, penso que não deve forçá-la muito com a aprendizagem do vir à chamada. Os conselhos que lhe deram sobre este ponto são válidos, embora o da trela de 15 metros deva guardá-lo para mais tarde, para uma segunda fase.

O que NUNCA deve fazer, de momento, é chamá-la sem ter a certeza absoluta que ela vem. Quero dizer: se ela está a brincar ou investigar qualquer objecto, NÃO a chame. Se ela se dirije para si, baixe-se, bata palmas e chame-a pelo nome, felicitando-a muito quando ela chegar. De momento, é importante chamá-la quando ela já se dirige para si.

Cumprimentos

José Carlos
theraphosi
Membro
Mensagens: 189
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm
Localização: Duas Whippets (Thera e Runna)

quinta out 16, 2003 8:38 pm

Olá!

Veja este link:

http://www.dogtimes.com.br/index-criacao.htm




Cumprimentos
Pt_men
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: domingo jul 27, 2003 6:26 pm
Localização: Labrador, Canário

quinta out 16, 2003 10:38 pm

Olá a todos

E agora digam se não é frustrante :oops:

A minha Lab com dois meses, aprendeu em dois dias que o WC era na varanda...

Com 5 meses, ainda não a convenci de que o relavado atrás de casa é o melhor local para o efeito. :?

sugestões?

Nuno Matias
Responder

Voltar para “Cães”