PETIÇÃO - Banir Não, Cumprir Sim

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo abr 04, 2010 11:09 pm

Lá vou ter que concordar com a aisd !
Este "agravamento" da lei tem-se vindo a verificar em consequencia das noticias dos ataques ( e respectivas setenças ditadas em tribunal) de rots.
Alguma coisa me diz que secalhar as ninhadas de rots não serem aceites no CPC pode estar relacionado com isso.
E desculpem lá bater na tecla, mas dá-me vontade de rir quando o argumento apresentado é: " ah o pit nem raça é ou se é tem outro nome... " :lol:
Mas certo, certo é que o pit figura na lista das 7 raças , é o mais perseguido, seja pela ignorancia geral, seja pela ignorancia das autoridades e até mesmo pelas próprias federações...
" Ah , os próprios americanos não o reconhecem "... LOOOL e nós cá no Portugalzinho que até somos muito avançados tambem não... Mas espera lá... porque para entrar mais uns cobrezitos nos bolsos das companhias de seguros, nos cofres das juntas e até mesmo na tesouraria publica ( com o certificado do registo criminal ) a malta faz-se distraída e até diz que pit é raça...
E não sou purista... gosto é de chamar os bois pelos nomes... caramba!
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda abr 05, 2010 12:09 pm

Cara Charlie,
Essa questão de que “se o Pit não é raça, porque é que o colocaram na Lista?’, não deve colocá-la à FCI ao AKC ou sequer a quem defende aqui isso mesmo! Deveria colocá-la sim ao legislador que fez a referida Lista! Como decerto percebeu, a FCI, o CPC não foram ouvidos nem achados na elaboração desta lista, e os conhecimentos sobre cinofilia de quem a elaborou são muito limitados e por isso sim, listar o ‘Pit Bull’ é uma das muitas incongruências que a legislação em vigor tem com a realidade, entre muitas, e sim, se calhar a preocupação do legislador foi sacar mais uns cobres e ‘acalmar’ o pânico dos mal informados. Por isso, se quem percebe qualquer coisinha de raças não preocupou de sobremaior, do ponto de vista de defesa de uma ‘raça’, com o ataque ao Pit Bull, a verdade é que se preocupou desde sempre com os direitos dos donos de cães, independentemente de serem de raça ou de raça nenhuma.
Este "agravamento" da lei tem-se vindo a verificar em consequencia das noticias dos ataques ( e respectivas setenças ditadas em tribunal) de rots.
Vocês são deveras inocentes ;) Eu até sei, sem precisar de andar muito informado, quando vai existir um novo agravamento da Lei…basta estar atento aos noticiários e ver como se arranjam um caso mais ou menos recente, mais ou menos grave e fazem com base nisso um apanhado dos últimos anos com as 3 conhecidas noticias que a AISD aqui enumerou. Aliás, até aposto que quando quiserem alargar a lista, nas semanas ou meses que antecederem a publicação de novas raças, vão surgir, como que por “magia”, noticias de ataques de algumas dessas raças (que sempre aconteceram, mas não são ‘mediáticos’)…vai uma aposta?
nicasxi
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 3:18 pm

Coitada da Charlie , que até nem se tem pronunciado nesse sentido. :twisted:

Ó Paulo, está bem, pronto ! Até posso ser "inocente" e acreditar que a comunicação social não manobra as noticias a jeito. :roll:
Mas agora pergunto: E tu és "inocente" a ponto de achar que o CPC e a FCI fizeram alguma coisa para serem " metidos e achados" neste processo ?
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
PauloC1
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 4:14 pm

nicasxi Escreveu: Mas agora pergunto: E tu és "inocente" a ponto de achar que o CPC e a FCI fizeram alguma coisa para serem " metidos e achados" neste processo ?
O CPC fez pouco, para não dizer que não fez nada! No inicio o pouco que conseguiram foi que raças portuguesas como o Serra da Estrela e o Fila de S.Miguel, que faziam parte dos projectos originais, porque também faziam parte da lista ‘copiada’, não fossem incluídos na lista, e deu-se como satisfeito. Depois pensou conseguir que os cães com LOP não fossem afectados, e deu-se por satisfeito…..e agora ‘desculpa-se’ com estas de que não foi ouvido nem achado….tarde pias, ó Mocho! A verdade é que o CPC é uma mera estrutura burocrática de registo no LOP, e nada mais. Aliás, nesta matéria, quem deveria ter lutado e tinha obrigação disso mesmo eram os Clubes de Raça. Mas….como esses também, na sua maioria são plataformas de projecção comercial do que outra coisa qualquer, e como muitos dos seus membros e dirigentes, quando a coisa deixa de dar dinheiro, simplesmente ‘mudam de produto’, agora estamos como estamos……com gajos carolas como o Claudio Nogueira a lutar, mais uma vez, sozinho contra os moinhos de vento. Gabo a persistência a este rapaz, é preciso gostar mesmo muito de uma raça, não tenham dúvidas.
nicasxi
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 4:36 pm

:wink: Já nos entendemos! Estava a ver que era a unica a achar que o CPC não é tão isento assim na culpa deste "deixa andar".
E concordo, e acho pena que os clubes não tenham acordado mais cedo.
Mas deixa, que quando isto chegar aos labs e aos golden é capaz de "abanar" um bocadinho mais.

— Emily Dickinson

TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 06, 2010 4:36 pm

PauloC1 Escreveu:
nicasxi Escreveu: Mas agora pergunto: E tu és "inocente" a ponto de achar que o CPC e a FCI fizeram alguma coisa para serem " metidos e achados" neste processo ?
O CPC fez pouco, para não dizer que não fez nada! No inicio o pouco que conseguiram foi que raças portuguesas como o Serra da Estrela e o Fila de S.Miguel, que faziam parte dos projectos originais, porque também faziam parte da lista ‘copiada’, não fossem incluídos na lista, e deu-se como satisfeito. Depois pensou conseguir que os cães com LOP não fossem afectados, e deu-se por satisfeito…..e agora ‘desculpa-se’ com estas de que não foi ouvido nem achado….tarde pias, ó Mocho! A verdade é que o CPC é uma mera estrutura burocrática de registo no LOP, e nada mais. Aliás, nesta matéria, quem deveria ter lutado e tinha obrigação disso mesmo eram os Clubes de Raça. Mas….como esses também, na sua maioria são plataformas de projecção comercial do que outra coisa qualquer, e como muitos dos seus membros e dirigentes, quando a coisa deixa de dar dinheiro, simplesmente ‘mudam de produto’, agora estamos como estamos……com gajos carolas como o Claudio Nogueira a lutar, mais uma vez, sozinho contra os moinhos de vento. Gabo a persistência a este rapaz, é preciso gostar mesmo muito de uma raça, não tenham dúvidas.
Nem todos Paulo... Pelo que me foi dado a saber, não sei pormenores, mas sei que a ADP (Associação Dobermann de Portugal) fez muita força para que o dob não fosse incluído, e efectivamente não foi. Pelo menos na primeira lista, agora já não digo nada :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 06, 2010 6:33 pm

Há aqui uma coisa que eu não percebo : o CPC recusa-se a registar ninhadas porque os canis não estão conformes à lei ?

É que, a ser verdade,a meu ver, o CPC está errado.
A sua função é registar as ninhadas desde que os pais sejam comprovadamente puros.
No caso dos canis, o CPC pode comunicar às autoridades mas acho que não têm nada a ver com o registo...

Aliás, o CPC fez alguma vistoria nos canis/casas dos criadores de rottweillers ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça abr 06, 2010 7:01 pm

Cara Charlie,
Essa questão de que “se o Pit não é raça, porque é que o colocaram na Lista?’, não deve colocá-la à FCI ao AKC ou sequer a quem defende aqui isso mesmo!
Oh Paulo, houve aí uma confusãozita...
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

terça abr 06, 2010 8:24 pm

Última edição por Fjjord em sexta fev 24, 2012 7:15 pm, editado 1 vez no total.
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
PauloC1
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 8:28 pm

Charlie2 Escreveu:
Cara Charlie,
Essa questão de que “se o Pit não é raça, porque é que o colocaram na Lista?’, não deve colocá-la à FCI ao AKC ou sequer a quem defende aqui isso mesmo!
Oh Paulo, houve aí uma confusãozita...
Pois houve :oops: :oops: :oops:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça abr 06, 2010 9:16 pm

dinodane Escreveu:O Clube Português de Canicultura não foi ouvido nem achado na elaboração da lei:
RELATÓRIO E CONTAS 2009 CLUBE PORTUGUÊS DE CANICULTURA .09
Esse Decreto-Lei, extremamente limitativo, impõe restrições directas ao acesso ao Livro de Origens.
Tal medida criam uma situação de irremediável clandestinidade para diversos criadores
››
››
Origens a partir de 1 de Janeiro de 2010, para
as 6 raças abrangidas pela Portaria 422/2004
que passam a poder ser exclusivamente criadas
em “estabelecimentos com fins lucrativos licenciados
e reconhecidos pela DGV”. Tal medida e
a celeridade da sua implementação criaram uma
situação de irremediável clandestinidade para
diversos criadores que se viram de imediato e
sem aviso prévio impossibilitados de registar as
suas ninhadas no CPC. É sobejamente conhecida
por todos, a dificuldade que existe em licenciar
um canil no nosso país, o tempo e os tramites
necessários para que isso aconteça.
É lamentável que, não obstante todas as nossas
tentativas de diálogo, todas as solicitações enviadas,
assim como o cumprimento do que nos
foi solicitado, não nos fosse possível até à data,
fazer compreender a quem legisla, a importância
duma legislação que contemple a realidade
da canicultura em geral e nacional em particular.
Debatemo-nos portanto com a incompreensão
institucional, sobre a necessidade de prever
na legislação uma protecção clara aos criadores
que se dediquem à selecção sem fins lucrativos
de cães saudáveis e de qualidade, trabalhando
e zelando pelo melhoramento das suas raças.
Não conseguimos fazer passar a mensagem
mais básica, que se traduz para o facto que os
cães são nossos companheiros de vida, vivem em
nossas casas, pelo que uma grande maioria dos
nossos criadores cria os seus cachorros nas suas
residências e não em canis, dedicando-se a criação
de cães não por intuito comercial mas por pura
paixão.
Uma legislação nacional, concebida por quem
não conhece as realidades da canicultura, nem
tem sensibilidade para a nossa actividade, que
promove fins lucrativos e não amadores
, cria
condições e obrigatoriedades impossíveis de serem
postas em prática pela grande maioria dos
nossos criadores, extingue na prática um património
genético e cultural desenvolvido ao longo
de dezenas de anos, enriquecido com uma
qualidade reconhecida internacionalmente e que
inevitável e negativamente se repercutirá no futuro.
.
Parte do que disse o CPC sobre o assunto...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 07, 2010 7:57 am

Então e se se registarem em Espanha ?
Parece-me - mas não sei - que os espanhóis não são tão euro-servis como os tótós cá do burgo...

Não invalida a petição e o resto.
Proponho que se comece pelos partidos.
O PS é o partido menos sensível a estas questões de cães e gatos - foi o único que não compareceu a uma reunião que se destinava a debater as acções referentes a cães e gatos abandonados - , já o PSD tem alguma abertura.

Talvez fosse de enviar uma carta aos diversos grupos parlamentares e, assim, auscultar reacções e partir daí para ir preparando uma proposta para a próxima legislatura.

Claro que estou só a aventar hipóteses.

Outra hipótese a analisar é enviar esta questão para Bruxelas.
Aqui talvez seja de pedir ajuda ao clube de raça alemão.
Eu, dos meandros europeus, não percebo nada...mas parece-me que os alemães seriam sensíveis a esta discriminação de uma das suas raças.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”