Hoje ia eu a passar numa rua onde costuma haver gatos vadios e deparei-me com um gato com uma ferida enorme no dorso. A ferida estava infectada e todos os que passavam pelo gato diziam "coitadinho!", ou "que horror!" viravam costas e iam embora. Eu fiquei chocada... achei que era um destino demasiado estúpido para o gato, morrer por causa de uma ferida que infectou. Ele estava muito quieto, provavelmente com febre... mas eu não sabia o que devia fazer. Fui dar uma volta e pensei no assunto.
Resolvi voltar lá. Arranjei uma caixa, peguei nele e levei-o ao veterinário.
Agora estou confusa... já não sei se fiz bem ou mal. Ele está no vet a ser tratado. Pensei que fosse menos grave mas afinal ele está montes de desidratado e super mal tratado. Nem quero ver a conta do vet

Vou ter de o trazer para casa e mantê-lo bem afastado dos meus gatos pois ele pode ter FIV/FELV ou PIF. Gostaria que me dissessem quais as formas de transmissão destas doenças para eu não correr riscos com os meus outros gatos. Só se transmitem por contacto directo? Se eu o mantiver numa divisão fechado, não há problema?
Haverá alguma doença que ele possa ter que se pegue a humanos?
Só espero que tudo isto valha a pena e que ele fique bom...
Se ele ficar bom, será que, mesmo assim alguém vai querer adoptar um gato que já esteve doente?
Estou muito confusa... se alguém me puder ajudar, agradecia imenso. pelo menos gostaria que me alertassem para os riscos de transmissão.
Obrigada!