Angústia

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
sararp
Membro Veterano
Mensagens: 352
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quinta out 16, 2003 5:08 pm

Sei que é uma história um pouco estranha mas resolvi contar aqui porque estou a precisar de conselhos.

Hoje ia eu a passar numa rua onde costuma haver gatos vadios e deparei-me com um gato com uma ferida enorme no dorso. A ferida estava infectada e todos os que passavam pelo gato diziam "coitadinho!", ou "que horror!" viravam costas e iam embora. Eu fiquei chocada... achei que era um destino demasiado estúpido para o gato, morrer por causa de uma ferida que infectou. Ele estava muito quieto, provavelmente com febre... mas eu não sabia o que devia fazer. Fui dar uma volta e pensei no assunto.
Resolvi voltar lá. Arranjei uma caixa, peguei nele e levei-o ao veterinário.

Agora estou confusa... já não sei se fiz bem ou mal. Ele está no vet a ser tratado. Pensei que fosse menos grave mas afinal ele está montes de desidratado e super mal tratado. Nem quero ver a conta do vet :o :o

Vou ter de o trazer para casa e mantê-lo bem afastado dos meus gatos pois ele pode ter FIV/FELV ou PIF. Gostaria que me dissessem quais as formas de transmissão destas doenças para eu não correr riscos com os meus outros gatos. Só se transmitem por contacto directo? Se eu o mantiver numa divisão fechado, não há problema?

Haverá alguma doença que ele possa ter que se pegue a humanos?

Só espero que tudo isto valha a pena e que ele fique bom...
Se ele ficar bom, será que, mesmo assim alguém vai querer adoptar um gato que já esteve doente?

Estou muito confusa... se alguém me puder ajudar, agradecia imenso. pelo menos gostaria que me alertassem para os riscos de transmissão.

Obrigada!
DoLL
Membro Veterano
Mensagens: 747
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quinta out 16, 2003 5:23 pm

olá sararp...
parabens pela iniciativa...realmente teve muita coragem e nao se arrependa daquilo que fez.....
quanto aos outros assuntos da trasmissao de deoenças acho que devia falar bem com o veterinario para saber como deve lidar com a situaçao ou situaçoes...ele concerteza a informará muito bem :D
bem nao foi uma resposta esclarecedora mas era pa felicita la pleo facto de ter ajudado a salvar mais um gatinho
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

quinta out 16, 2003 5:26 pm

Olá

Acho muito bem o que fez. A pior coisa é não fazer nada e ficar com o peso na consciência... para sempre.

Em relação às doenças, acho que devia consultar o site http://felinus.ddi.pt/index.php , tem uma parte que fala só do Fiv e pelo que percebi só se transmite através do sangue.

Sim, há pessoas que adoptam gatos adultos e doentes, aliás nesse site tem um espaço exatamente para isso.

Mas o gato é manso não?, para se deixar pegar tão facilmente.

As melhoras para o gato!!

Rita
sararp
Membro Veterano
Mensagens: 352
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quinta out 16, 2003 5:32 pm

Obrigada pelas vossas palavras! estão a conseguir animar-me.
Mas o gato é manso não?, para se deixar pegar tão facilmente.
Penso que sim... ele deixou-se apanhar mas também pode ser de estar doente e quase não se mexer. Ele é bonitinho, é daqueles tigrados amarelos mas está todo sujinho, com o pelo baço e mal tratado. Espero que ele fique bom e que alguém o possa adoptar.

Vou agora ao vet ver como ele está.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

quinta out 16, 2003 5:35 pm

Boa tarde sararp.

Tb quero felicitá-la pela ajuda humana que está a prestar ao gatinho...
É uma tristeza, cada vez mais, ver-mos que os " humanos " ( felizmente que só alguns ) agem como autómatos sem coração... não conseguem ver ( ou não querem...) que o sofrimento dos animais é como o nosso, mas qnd têm uma dor de barriga sabem ir para os postos médicos com propósitos de quem está a morrer... :roll: imaginem que alguns até são hipocondríacos ... ;) :roll: além de que só olham para o umbigo deles... enfim... :roll: .

Qnt a juntá-los...acho que não deve sem o animal ter feito exames de várias doenças prováveis... Entretanto mantenha-o separado dos seus .

Boa sorte ,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 16, 2003 5:35 pm

Olá

os meus sinceros parabéns pela atitude que tomou. Se mantiver o gato num compartimento fechado não há problema de transmissão dessas doenças.
Peça ao vet para fazer testes a essas doenças, testes de laboratório e não de kits para saber se ele é portador de alguma.
Mantenha o gatinho afastado dos outos enquanto não souber se eles têm alguma doença.
Se não tiver dinheiro peça ao Vet para a deixar pagar em prestações.

beijokas
kathleen
Sudsousa
Membro
Mensagens: 196
Registado: sexta dez 20, 2002 11:47 am
Localização: Um Gatinho(TICO), Hamster, Canario, Peixes Dourados e a Nina no coração

quinta out 16, 2003 5:35 pm

:( Olá Sararp, é com pessoas como você que este mundo cruel pode mudar, esse acto foi muito corajoso e humano, lamento nao poder ajudá-la nas questoes que colocou, mas nao queria deixar de participar para lhe dizer que se precisar de ajuda conte comigo, vá dando aqui noticias que certamente na parte que diz respeito a custos(que nao serão poucos) todos podemos ajudar um bocadito.

Um grande beijinhos e bem haja pelo seu gesto.
Espero que tudo corra para o melhor para o gatinho.

Susana
Kathynhas
Membro Júnior
Mensagens: 29
Registado: terça mai 06, 2003 4:31 pm
Localização: gata:Isis/gato:Axel

quinta out 16, 2003 5:49 pm

Olá!!!
Fico muito contente por uma pessoa ter voltado atrás para ajudar esse gatinho, a sua atitude está de parabéns!!!!
Em relação às doenças, nada melhor que o seu vet. para lhe explicar e dizer-lhe como evitar o contágio das mesmas, de qualquer forma pode consultar alguns sites como o acima referido da felinus e penso que o da www.catus.pt também tinha algumas coisas acerca do FIV e FELV.
Espero que corra tudo bem e que esse gatinho fique bom depressa!
rita_feria
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am
Localização: Duas gatas.

quinta out 16, 2003 6:02 pm

Um site com boas informações sobre a FeLV:

http://web.vet.cornell.edu/public/fhc/felv.html

Mais uma vez,
as melhoras para o gato!!!! Ele vai ficar de certeza muito agradecido...
Miadores
Membro Veterano
Mensagens: 2295
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Localização: siameses, europeus comuns, cadela SRD

quinta out 16, 2003 7:22 pm

Olá!!

Graças a Deus que há pessoas assim para minorar o sofrimento dos animais! Bem haja! ;) E não lamente o bem que fez!

Agora, tem razão em prevenir possíveis contágios. Não deve juntar aos seus outros gatinhos, precisamente para que uma acção tão bonita não traga más consequências!!
Em relação ao FIV e FELV, só se transmitem por contactos através da saliva ou sangue. Portanto, mantendo-o numa divisão separada, não há problema. O PIF pode ser mais contagioso, mas só na sua forma líquida.
Um conselho que lhe dou é, sempre que tocar no gatinho, lavar as mãos muito bem, se possível com algum desinfectante, para não ser a portadora para os outros!

E ... mais uma vez Parabéns!! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta out 16, 2003 8:20 pm

Parabéns.
É nos actos e não nas palavras que se vê
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sararp
Membro Veterano
Mensagens: 352
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quinta out 16, 2003 8:21 pm

Meu Deus... nem sabem o quão bem me soube ouvir as vossas palavras.. é que as outras pessoas chamam-me doida! :(

Voltei agora do vet... o quadro é triste. É uma gata, é adulta mas tem corpo de criança, ou seja está muito pequenina. No vet ela esteve a soro, limparam-lhe a ferida e deram-lhe banho. A ferida está muito má, dá para ver os ossinhos das costelas. O vet diz que se for localizada, isto é se não se tiver espalhado ela tem grandes hipóteses de curar. colocou-lhe o melhor antibiótico para veterinária (segundo ele) e deu-me um medicamente feito com enzimas e outars coisas de aplicação local para ajudar a construir novo tecido. O problema é se a ferida se espalhou para a corrente sanguínea (não percebi muito bem como), aí poderá não haver hipóteses... :(

Ela está com uma diarreia brutal e tem de levar soro mais uns dias. Felizmente consegui que ela comesse 3 colheres de café de nutri-plus gel (o vet achava que ela não ía comer, menos mal) nas quais misturei o medicamento para controlar a diarreia.
Quero fazer tudo por tudo para que ela recupere.

Está fechada numa casa de banho dos anexos e por isso não tem contacto físico com os meus gatos.


O PIF pode ser mais contagioso, mas só na sua forma líquida.
Um conselho que lhe dou é, sempre que tocar no gatinho, lavar as mãos muito bem, se possível com algum desinfectante, para não ser a portadora para os outros!
Pode-me explicar um pouco melhor como poderá dar-se o contágio de PIF? Por exemplo, se os meus gatos se chegarem perto da porta, pode haver problemas?
Ainda não tive tempo de ir aos sites mas é o que vou fazer o mais depressa possível.

Mais uma vez MUITO OBRIGADA pelo vosso apoio! Obrigada mesmo!
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta out 16, 2003 8:26 pm

Olá

A PIF tem um contágio fácil, mas em gatos adultos faz-se fundamentalmente através das fezes. Acredito que essa gatinha não tenha PIF pois no estado em que está o vet teria visto logo e se tivesse PIF não iria resistir a esses ferimentos.
Também se contagia pela saliva e pelo leite materno. Mas se a tem isolada dos outros vai ver que não contagia os outros. Mas assim que puder faça-lhe testes ás doenças e já pode ficar mais descansada.
E não é doida não é uma pessoa LINDA.

Obrigado por ajudar esta menina.

beijokas
kathleen
anjaazul
Membro Veterano
Mensagens: 5695
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
Localização: 9 gatos, 2 cães

quinta out 16, 2003 8:29 pm

na minha ignorância, não me parece que a gata possa morrer por causa da ferida. não sei se terá uma septicémia, ou algo parecido. o estado geral, é que pode não ajudar a recuperação. mas já que foi tratada, vamos ter esperança. os animais são surpreendentes. quando ela estiver melhor, peça ao vet para fazer análises para saber se tem doenças contagiosas. se isso acontecer, a recuperação pode tornar-se inviável. salvo seja.
sararp
Membro Veterano
Mensagens: 352
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

quinta out 16, 2003 9:11 pm

O vet disse logo que assim que se pudesse se fariam exames mas por enquanto ela não aguenta tal coisa.

"septicémia" foi uma palavra que o vet usou, é aquilo que ele tem medo que ela tenha (sou um pouco ignorante nestas coisas). Há pouco falei em ver-se os ossinhos das costelas mas não é bem isso, vê-se é a medula o que é um pouco pior...

Ela agora já não quer comer mais, nem comida de lata nem nada. mas como ela está subnutrida deve ser normal ela não comer muito. Parece que ela nem sabe comer...

Se houver aqui alguém que seja veterinário ou perceba mais disto que eu gostava que me dissessem o que acham do estado dela, se ela pode recuperar ou não.O vet disse que dependia muito do estado da ferida, se estava infectado por dentro ou não.
Estou um bocado stressada, quero ajudá-la mas não sei como...

Kathleen: lembrei-me de uma coisa, como és de coimbra, se souberes de pessoas que, com boa vontade adoptem gatos abandonados, no local onde apanhei esta existem mais. Pelo menos um é bem bonitinho e não está ferido, pode é ter uma daquelas doenças. Pode ser que alguém os queira ajudar. É complicado, por causa da situação deles.

Só para verem, tinha uma colega que queria um gato para lhe fazer companhia. pediu-me para arranjar um. Agora apareceu esta gatinha falei-lhe na possibilidade de ficar com ela se ela se curasse (comprometi-me a tratar dela, não lha dava doente, afinal sou eu que estou responsável por ela) e ela disse que já tinha quem lhe desse um pequenino... é complicado as pessoas aceitarem estas situações....

Mais uma vez obrigada por tudo e desculpem se estou a ser maçadora!
Responder

Voltar para “Gatos”