A lista de criadores do CPC

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta abr 07, 2010 11:30 am

Pode-se sempre comprovar que o cão dado como pai não é o verdadeiro pai. O criador é obrigado a disponibilizar os pais da ninhada para fazer esse teste, se recusar, os LOPs são automaticamente anulados. Pode-se bem passar sem o vizinho ...
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

quarta abr 07, 2010 11:32 am

bem visto.
john23
Membro Júnior
Registado: quarta abr 07, 2010 11:27 am

quarta abr 07, 2010 11:39 am

tem dias
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quarta abr 07, 2010 1:52 pm

dinodane Escreveu:Ego24, isso não é nada assim porque NÃO HÁ CRIADORES REGISTADOS NO CPC. (Há criadores SÓCIOS do CPC mas isso não tem nada a ver com o assunto.)

O que há é ninhadas DECLARADAS E REGISTADAS no CPC.
Se eu tiver um cão com LOP e cruzar esse cão com outro tb com LOP, os descendentes têm direito a LOP, mas apesar disso não estou inscrito no CPC como criador, logo eles não me vão indicar na lista de criadores que enviam a quem solicita. Espero ter me feito entender.
Errado.
Se a sua ninhada tiver registada no LOP aparece na lista de criadores da raça, SIM.

O CPC não acredita criadores, acredita ninhadas mediante o registo no Livro de Origens... Por isso é que eu disse que a lista de criadores não é um fim, é um começo porque a lista enumera APENAS os criadores que nos últimos tempos registaram o produto da sua criação no LOP... e mais nada.
Por isso é que é preciso ver e distinguir o trigo do joio. Por favor releiam o início do tópico que é uma chamada de atenção para isso mesmo.

Bonanjo,

Pode acontecer uma cadela ser coberta por dois cães e a ninhada ter progenitores diferentes.
No seu caso, eu pediria um teste de ADN, obtendo uma amostra do tal cão pastor para comparar ou uma amostra do suposto pai Lab para comparação. E apresentava o caso ao CPC que obviamente teria que retirar esses animais do Livro de Origens por serem cruzados e não puros. E obviamente teria de ser ressarcido do valor pago pelo criador.

Cumprimentos.
Obrigado pela chamada de atenção. Pois, fiz confusão entre sócios e criadores com ninhadas registadas.
Cumprimentos,

Joao Reis
bonanjo
Registado: quarta abr 07, 2010 12:01 am

quarta abr 07, 2010 2:37 pm

Fjjord Escreveu:
dinodane Escreveu: Bonanjo,

Eu, no seu caso, e se houver indicações claras de que o cão não é puro, fazia desde já participação ao CPC, que se encarregará de efectuar as provas de ADN. Se se verificar que você não tem razão será chamado a pagar esses exames, se tiver razão obviamente a conta será entregue ao criador.
ola mais uma vez..
acontece que eu ja participei ao CPC, que apenas me disseram para escrever uma carta registada ao criador, e se caso este n respondesse, voltava a contactar com eles, pare eles entrarem com uma acção judicial, que teria que pagar (caso vencesse a acção seria devolvido o dinheiro), ms avisou-me logo que era um processo muito dispendioso e moroso.. posto isto a vontade de voltar a recorrer a eles para fazer as coisas mais certas, deixou de ser muita..:(
parece que infelizmente que procura tomar as atitudes certas nem sempre é o mais benificiado..
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta abr 07, 2010 2:44 pm

Pois, não sei em que termos se dirigiu ao CPC. É que se simplesmente disse que a cadela está fora de estalão é óbvio que o CPC lava daí as mãos. Já se disser que o LOP não é verdadeiro, o caso muda de figura.
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
bonanjo

quarta abr 07, 2010 2:53 pm

Fjjord Escreveu:Pois, não sei em que termos se dirigiu ao CPC. É que se simplesmente disse que a cadela está fora de estalão é óbvio que o CPC lava daí as mãos. Já se disser que o LOP não é verdadeiro, o caso muda de figura.
pois.. contei a historia como a contei aqui, e referi que suspeitava que o LOP nao seria verdadeiro pois a cadela neste momento mais se parece com um pastor que com um labrador, suspeitava por isso que fosse cruzada.. claro que n posso afirmar com 100% certezas, ms plo que conheço do estalão de um cão e de outro (porque tanto o labrador como o pastor alemão são caes que gosto muito) a bonnie tem muito mais semelhanças do pastor que do labrador.
podem voces mesmos ver se forem ver a mnh pag.. é ela que lá esta:)
(sim pq independentemente da raça dela, eu adoro-a:)
apenas gostava de fazer as coisas como deve ser.. fui enganada e aprendi a lição, ms isso não quer dizer que goste menos dela do que se fosse pura!)
john23
Membro Júnior

quarta abr 07, 2010 3:14 pm

Fjjord Escreveu:Pois, não sei em que termos se dirigiu ao CPC. É que se simplesmente disse que a cadela está fora de estalão é óbvio que o CPC lava daí as mãos. Já se disser que o LOP não é verdadeiro, o caso muda de figura.

o que nos leva a supor que, desde que dê entrada o pedido no CPC para emissão de um LOP e vá anexo ao pedido, a declaração de venda e o LOP dos progenitroes, toca a abichar mais 20 eurinhos do registo e se o cão nem sequer for puro que se lixe. . . os vintinhos já cá cantam.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 07, 2010 3:25 pm

Fica o petsite da Bonnie:

http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/bonnie/50843

A foto não permite ver grande coisa, só que tem orelhas esquisitas para lab. Ponha mais, se as tiver.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta abr 07, 2010 3:28 pm

dinodane Escreveu:Fica o petsite da Bonnie:

A foto não permite ver grande coisa, só que tem orelhas esquisitas para lab. Ponha mais, se as tiver.
Há não muito tempo, apareceu no fóirum dos Labs um dono de um Lab com as orelhas idênticas.

Até pode ser um cruzamento de um Lab com um PA mas estou mais naquela de que foi o cruzamento de dois exemplares Lab que deixam um pouco a desejar.

Chegou a ver os pais do seu Lab? Que achou?
john23
Membro Júnior

quarta abr 07, 2010 3:30 pm

Apesar de ser bonita obviamente que só uma grande "partida" que a natureza pregasse, daria assim uma cadela filha de dois Labs Puros.
bmlg81
Registado: sexta mar 12, 2010 11:27 am

quarta abr 07, 2010 4:09 pm

Recordo-me de à tempos ler os regulamentos do CPC, e pelo que me deu a entender, eles reservam-se o direito a efectuar testes de adn aos cães, mesmo sem denúncias, com uma denúncia destas se não fizerem nada é muita falta de "vontade", só perdem prestígio assim.
phastet
Membro Veterano
Registado: terça mar 30, 2010 2:32 pm

quarta abr 07, 2010 4:53 pm

bonanjo Escreveu:
pois.. contei a historia como a contei aqui, e referi que suspeitava que o LOP nao seria verdadeiro pois a cadela neste momento mais se parece com um pastor que com um labrador, suspeitava por isso que fosse cruzada.. claro que n posso afirmar com 100% certezas, ms plo que conheço do estalão de um cão e de outro (porque tanto o labrador como o pastor alemão são caes que gosto muito) a bonnie tem muito mais semelhanças do pastor que do labrador.
podem voces mesmos ver se forem ver a mnh pag.. é ela que lá esta:)
(sim pq independentemente da raça dela, eu adoro-a:)
apenas gostava de fazer as coisas como deve ser.. fui enganada e aprendi a lição, ms isso não quer dizer que goste menos dela do que se fosse pura!)

consulte um advogado para o representar perante o cpc e o criador, de forma a que os testes de adn sejam realizados.

afinal o registo no lop não é gratuito e há que fazer valer a sua posição.

poupa chatices com o criador e no final vai ver que nem fica tão caro como isso.

se os resultados confirmarem as suas suspeitas poderá avançar judicialmente, ou não se chegar a entendimento com o dito criador.

se os resultados não confirmarem o que refere, então poderá ter pela frente outras dores de cabeça.

pondere os pros e os contras.

boa sorte
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... start=1245

A cucumber should be well-sliced, dressed with pepper and vinegar, and then thrown out.
<strong>Samuel Johnson</strong><strong />
bonanjo

quarta abr 07, 2010 11:03 pm

CasadelMar Escreveu:

sim, cheguei.. a mãe era uma labradora preta, sem duvidas para erros.. o suposto pai um macho amarelo muito bonito e também dentro de todos os padroes..
john23
Membro Júnior

quinta abr 08, 2010 9:25 am

bonanjo Escreveu:
CasadelMar Escreveu:

sim, cheguei.. a mãe era uma labradora preta, sem duvidas para erros.. o suposto pai um macho amarelo muito bonito e também dentro de todos os padroes..
então só mesmo uma grande partida da natureza para isso ter acontecido.
Responder

Voltar para “Cães”