Cão policia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta out 16, 2003 4:37 pm

Pricipais diferenças entre o Fila Brasileiro (Estalão oficial) e o fila brasileiro (estalão CAFIB):

Fila Brasileiro - altura de 65 a 75 cm para os machos e 60 a 70 para as fêmeas
fila brasileiro - altura de 65 a 70 cm para os machos e 60 a 65 para as fêmeas

Fila Brasileiro - chanfro muma proporção 1/2 do comprimento da cabeça ou ligeiramente mais curto
fila brasileiro - chanfro muma proporção 1/2 do comprimento da cabeça ou ligeiramente mais comprido

Fila Brasileiro - orelha larga podendo ser portada em rosa (dobrada para trás)
fila brasileiro - orelha larga podendo ser portada em rosa (dobrada para trás) mas preferem as orelhas pendulares tipo bloodhound.

Fila Brasileiro - cão bem constituido e robusto, poderoso e bem constituido com boa largura de ossos
fila brasileiro - cão com bom osso, normalmente é apresentado demasiado magro

Fila Brasileiro - todas as cores excepto mais de 20% branco (peito e patas) e cinza rato
fila brasileiro - todas as cores excepto preto e cinza rato, começando a ser possivel apresentar exemplares marcados a branco (branco envolvente no peito, pescoço e chanfro...

podia continuar pois a listagem é infindável de diferenças... hoje em dia o fila do cafib mais parece um bloodhound a tomar esteroides que um fila brasileiro...

Pelo menos os criadores do estalão oficial CBKC/FCI não se acham detentores da verdade e não vêm apregoar o único "fila puro"... como criador conheço mais do que uma linha e são bem diferentes sem precisar de sair do estalão oficial e inventar um novo tipo... :evil:

Filas tipícos do CBKC/FCI:
2 tipos base: o de fazenda, de porte mais pesado e osso mais poderoso, que ronda nos machos os 70 cm, normalmente camurças ou tigrados de base camurça e o de gado (boiadeiro), cão de construção mais ligeira, se bem que também poderosa, sendo os cães normalmente mais altos e frequentemente de cores mais escuras. Pessoalmente gosto do cruzamento destas duas linhas

CAFIB - tipo normal - parece um fila subnutrido e pequeno, e o veadeiro - parece um bloodhound com mau génio!!!

Quanto ao caracter, tanto quanto me tenho apercebido, ambos os criadores estão de acordo, embora o CAFIB mantenha a "ogeriza" e o estalão oficial tenha passado a preferir a desconfiança com estranhos.

Como sou adepto de sair à rua e ir ao café com os meus cães estes estão sociabilizados... uma trabalho que é lento mas é possível... só levei dois anos a sociabilizar a Brasa, o que não está mal... ;)
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

quinta out 16, 2003 4:50 pm

Olá Gonçalo,

Obrigado pelas informações suplementares que você deu, mas queria dizer que se os Filas Cafib possui ojeriza, é mais com treino que outra coisa e pode se verificar como são medrosos esse Filas Cafibentos, por tanta consanguinidade que levaram.

Sabia, que lhe enviei, uma pessoa que estava residente aqui em França para lhe comprar um American Staff, preto e Branco, macho. Não sei se lembra de Jorge, de Arouca, que lhe reservou um cachorro há um certo tempo. Disse-lhe que você tinha Am Staffs de boa qualidade, e ele pediu-me o endereço seu. Afinal, ficou contente com o cão; obrigado, não me enganei ;)

Abraços,
Pedro
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta out 16, 2003 4:58 pm

Olá Pedro,

Obrigado pela publicidade :oops: :oops: :oops:
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Ladybird
Membro Veterano
Mensagens: 617
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta out 16, 2003 9:43 pm

Pedro_adr,

apesar de não concordar consigo em alguns aspectos, nomeadamente no da aceitação da coloração negra nos filas, aceito que cada qual tenha as suas opiniões e que tente criar e evoluir a raça dentro daquilo que sabe e em que acredita. No entanto não percebo, e corrija-me se estiver errada, qual o motivo dessa "aparente" raiva que o Pedro tem contra os "cafibentos" como tão bem apelida. Pois bem, eu não sou nem pró nem contra Cafib. Acho que é necessário distinguir bem as coisas. Há quem seja pró, há quem seja contra, e há ainda aqueles que apesar de não serem nem uma coisa nem outra, o meu caso, procuram preservar a pureza da raça acima de tudo. No entanto, acredito naquilo que o Cafib defende, apesar de não concordar com os métodos utilizados por eles (é semelhante à Igreja dos nossos dias... necessita de evoluir para atrair mais fiéis ;) ). Acho ainda que, se existisse mais união entre os apaixonados desta raça, e não tanta divergência e ataques pessoais (Clelia Hruel X Ines Van Damme) como se verifica, a raça já teria evoluído muito mais, a sua divulgação seria muito mais vasta, e teríamos ainda como consequência a desmistificação da mesma.
Gostava ainda de explicar mais um facto: o Dr. Paulo Santos Cruz não afirmou que nunca tinham exisitido Filas negros. Concluíu sim, após vastos anos de estudo, investigação, e trabalho de campo, que o Fila preto puro, apesar de ter exisitido, se encontrava extinto, sendo os exemplares existentes resultado da tão bem apontada mestiçagem com dogues alemães e ainda mastins napolitanos. Aliás, e na minha simples opinião, a quase totalidade dos filas pretos que conheci até hoje, padecem de sérios desvios de tipicidade e temperamento.
Quanto à ojeriza, acho a sua afirmação um tanto ou quanto descabida, quando diz que um Fila Cafib é medroso, sendo necessário um treino para lhes estimular a suposta agressividade. Deve de saber tão bem quanto eu que, o Cafib é o primeiro a realizar os testes de temperamento e não tem qualquer problema em reprovar qualquer cão que demonstre receio ao ataque com o bastão, ou ao disparo do tiro.
No entanto, tudo isto são opiniões de uma (cada vez mais) apaixonada pela raça.
Já agora, já leu o livro da Ines Van Damme? Já viu algum vídeo de uma exposição Cafib? Já falou ou contactou com algum criador, brasileiro ou não, pró-Cafib? Aconselho-o a fazer pois permitir-lhe-á alargar um pouco mais os seus conhecimentos. Apesar de no final poder sempre vir, ou não, a concordar com o que é defendido pelo Cafib, sempre poderá debater qualquer temática que envolva esta raça, com um pouco mais de conhecimentos de ambas as partes.
E por favor, não utilize o termo "Cafibentos". Soa mal, e fica-lhe mal. Dá um ar de gozo e de escárnio, que não é nada favorável quando pretendemos expor as nossas opiniões de modo credível e plausível.
E para terminar, pessoalmente acho o "Zumbi do Baicuara" mau exemplar, dada a sua desproporcionalidade e semelhanças com uma outra raça. Mas lá está, é apenas mais uma opinião entre tantas outras e não é por isso, que deixo de ter pena que o Canil do Sertão finde a sua criação. É um a menos para Portugal e um a menos para a divulgação da raça.

Abraços amigos. ;)

Joana Félix.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

quinta out 16, 2003 10:44 pm

Não só li o livro da Ines Van Damme, como o comparei com o livro de onde ela plagiou o título - O Grande Livro do Fila Brasileiro por Procopio do Vale e Enio Monte - e foi pena que não tenha plagiado o conteudo pois diria menos asneiras. Estou em desacordo com a Ines há muitos anos, embora ela tenha tido alguns bons cães como o Guerreiro do Itapuã mas não gosto do que ela cria.

Tive a sorte de fazer o meu primeiro tirocínio para juiz de filas sobre o Zumbi do Baicuara, e acho-o um cão basicamente correcto... não considero que um macho esteja pronto antes dos três anos e estou com curiosidade para ver como é que ele se vai desenvolver... pessoalmente acho que o André o tem um pouco gordo. Agora não vejo semelhanças com outra raça que não o fila.

Troco correspondência diariamente com criadores de ambos os campos do fila diariamente, sendo o dono da mailing list na internet sobre o fila onde as discussões são mais acesas pois e a pedido dos participantes esta é a única lista não moderada.

Troco correspondência com criadores e juízes de filas de todo o mundo e estou nesta raça desde 1987, altura desde que a estudo e leio e vejo tudo o que consigo encontrar sobre a mesma.

Não gosto do CAFIB porque não gosto nem do caminho por onde estão a tentar levar a raça nem dos métodos que utilizam para se tentarem afirmar.
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta out 17, 2003 7:57 am

Olá Ladybird,

O Gonçalo falou bem, a Ines só plagiou o grande livro do Doutor Procopio do Valle, e você sabe que há um Fila preto, grande campeão (já não me recordo o nome), em que a Sra IVD, escreveu «Fila mestiçado de Mastin napoletano» !!!???!!! Sabe que ela nem pediu as fotos ao dono para publicar e foi sem consentimento do dono que ela foi publicar a foto do seu Fila. A Ivd, só fez a viagem aa Brasil, limitando-se a única zona do RJ, falando de Filas, porque ela só viu o que lhe foi mostrado e nem procurou percorrer o país como alguns grandes criadores fizeram para ver o outro lado da moeda.

Ladybird, quando encontrar o Nono mandamento, depois mando-lhe, já que está gostando cada vez mais do Fila Brasileiro, e tem toda razão, porque é verdadeiramente uma raça de excepção ! Leia o artigo e depois vai ver se o livro de Ivd, é verdadeiramente uma referência.

Eu só queria lhe mostrar qual das duas entidades, (CBKC/CAFIB), é a mais séria, bem que no CBKC, alguns criadores criam sem se preocupar, mas enfim na maioria esses são os verdadeiros Filas Brasileiros ! A Cafib, já deu o que tinha a dar, e vai desaparecendo cada vez mais...

Gonçalo, gostei muito do Zumbi do Baicuara, e não sei como ele está agora, mas estava com ideias de ter um filhote dele; agora não sei como é que vai ser, pois o André parou de criar. :cry:

Abraços,
Pedro
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

sexta out 17, 2003 9:19 am

Olá....


Que giro,

Afinal há mais amantes de fila brasileiro do que parece. Eu pouco ou nada conheço da raça (a minha paixão é outra, mais pequena e mais peluda eh!eh!eh!eh!)

Mas fico contente que uma raça tão pouco divulgada, pelo menos em portugal, tenha um número de fans considerável, pelo menos pela amostragem...

Da raça só conheço as filas da ladybird, e confesso que gosto muito da... (er... não me lembro do nome... a que não é a sushi...ó lady, desculpa lá!!!!)... mas claro está, eu não percebo nada da raça.....

Beijinhos e felicidades para todos
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta out 17, 2003 9:48 am

Imagem

Esta é a Braza da Casa dos Cães Ch Port... apenas o fila mais premiado em Portugal actualmente, e irmã do Xicão da Casa dos Cães Ch Port, o único fila em Portugal a ganhar um melhor do 2º Grupo.

De acordo com o CAFIB a Braza nunca poderia vencer porque é tigrada de base preta... desafio quem o quiser fazer a encontrar qualquer semelhança da Braza com outra raça que não o Fila...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
pedro_adr
Membro Veterano
Mensagens: 268
Registado: terça out 14, 2003 7:02 pm
Contacto:

sexta out 17, 2003 10:33 am

Olá,
Veja aqui mais uma vez como são incoerentes os Cafibentos, então Se a Braza não é um Fila, que é que será ??? Muitos outros campeões são considerados mestiçados, mesmo alguns que pertencem a mesma linha de sangue, «Poço Vermelho» por exemplo, e uns são considerados Verdadeiros Filas «puros e autenticos», como eles dizem, enquanto outros com a mesma linha de sangue já não servem porque nasceram pretos !!! :o

Por isso, os Cafibentos, não teêm um pedigree completo, e só se pode ver duas gerações, como por acaso, para não mostrar de onde eles veêm, com certeza. Assim, os americanos são especialistas da genealogia cinófila, e pudemos ver até 12 gerações atrás, assim vimos que as linhas Cafib são as mesmas que as CBKC, o que leva a dizer que não existe Fila puro.

Gonçalo, meu amigo Jorge quando foi reservar seu cachorro Am Staff, falou dum Fila escuro que você tinha aí em casa, e disse-me que era enorme :o .
Pelos vistos, a Braza deve ser muito bonita e impressionante. Essa com o Zumbi, davam uns cachorros muito bonitos ;)

Abraços,
Pedro.
linda76
Membro Veterano
Mensagens: 825
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Localização: Dois Cockers e Uma Rottweiler
Contacto:

sexta out 17, 2003 1:31 pm

Gonçalo,

Eu diria que parece um cocker, mas é só a minha opinião... ;)
Embora eu continue a dizer que não percebo nada de filas:

mas basicamente a polémica está entre o clube oficial e um clube que foi criado à parte no brasil, que faz algumas restrições ao estalão oficial (filas mais pequenos e com restrições de cores???)?
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta out 17, 2003 6:23 pm

Para além de configurações diferentes de cabeças...
Se os cokers passassem a ter duas linhas (a normal e a nova) em que os da nova fossem buscar a configuração do springer spaniel e para a imporem começasse uma campanha do "o grande é que é puro" e "os outros são todos rafeiros e e cruzamentos com caniches", e isto porque alguém não foi eleito para o Kennel Club, daria uma pequena imagem do que é o fosso que hoje em dia separa o CBKC e o CAFIB...

Não tenho nada contra o facto de alguém criar uma raça nova, desde que não tente destruir nenhuma outra...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta out 17, 2003 6:27 pm

Gonçao... ou outros...

Qual a razão do fila ter a anca mais elevada que as costas? Se é que há alguma aquando a sua criação.
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta out 17, 2003 7:16 pm

Tem a ver com o tipo de passo para acompanhar manadas de vacas... o chamado passo de camelo, que todos os cães fazem quando estão cansados, movendo as duas patas de cada lado ao mesmo tempo, é bom para transumância de gado bovino pois um animal pesado como o fila tendo uma passada normal iria cansar-se demasiado, logo não seria de utilidade neste trabalho, ao mesmo tempo que lhe permite manter o mesmo ritmo da manada durante horas consecutivas... curiosamente, a única raça para além do fila que tem este tipo de construção é o Bobtail, e este tipo de andamento só é normal nestas duas raças, nas outras denuncia ou uma construção incorrecta do animal ou um cansaço excessivo.
:o :o :o
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta out 17, 2003 9:45 pm

Mas pelo que já li algures a função inicial do fila era a caça aos escravos.
Isto está errado? A função do fila brasileiro é a mesma do nosso fila?
casadiscaes
Membro Veterano
Mensagens: 2355
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Localização: Vários
Contacto:

sexta out 17, 2003 10:08 pm

Isso só aconteceu com a introdução do escravo negro no engenho de açucar, mais tarde... a base do fila vem com a necessidade de fazer chegar carne aos engenhos vinda de pastagens mais ao sul (perto do que é agora a Argentina... o cão utilizado nesse trabalho foi a base do fila, bem como ser cão de bandeirante (colonos que se embrenhavam pela Amazónia dentro, e que mal tinham condições de se sustentar quanto mais de tratar de um cão, pelo que o cão que os acompanhava tinha, para além de proteger e caçar para o dono tinha de sobreviver por si próprio - há autores que apontam nesta convivência a origem da proverbial fidelidade do fila). Com o escravo negro é introduzido bloodhound no fila para lhe melhorar o faro e melhor poder perseguir os escravos fugidos, enquanto que a pele solta foi um dos beneficios que herdou do bloodhound e que o tornaram o guardião ideal para as aldeias junto à selva, onde a principal função era proteger as pessoas e gado da onça... talvêz por isso seja tão bom cão de família, porque o fila não é só de um dono mas de toda a gente da casa.

Guardar escravos foi parte da sua formação, não foi a sua origem, nem todos os cães que contribuiram para a formação da raça tiveram o mesmo mister...
:o :o :o
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
Responder

Voltar para “Cães”