Olá a todos,
Lill_bull escreveu:
(...)quando passo com a minha amstaff de 20 kg por outro cão de 30 ou 40
e este é q se mostra agressivo, eu pergunto-me pq o meu cão é q tem d ter açaime.
Acho que a nova legislação é clara no que diz respeito a isto:
Surge, como novidade, a caracterização dos animais em 2 categorias: potencialmente perigosos e perigosos. Consideram-se perigosos aqueles que, de alguma forma já manifestaram a sua agressividade e potencialmente perigosos os que, devido às características da espécie ou do seu comportamento, bem como os cães pertencentes às raças ou cruzamentos de raças indicados em portaria do Ministério da Agricultura, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
Leia-se também:
Sempre que o detentor de cães perigosos e potencialmente perigosos necessite de circular na via pública ou em lugares públicos com aqueles animais, deve fazê-lo com meios de contenção adequados à espécie e à raça ou cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso, devidamente seguro com trela curta até 1 m de comprimento, que deve estar fixa a coleira ou a peitoral.
Depreende-se assim Lill_bull, que o cão que mostra agressividade quando passeia a sua cadela de 20Kg
TAMBÉM deve usar açaimo.
Por exemplo, o Thor (meu cão), é um Dobermann e não está na lista de cães potencialmente perigosos e quando o passeio pela rua, levo-o com açaimo, visto que ele mostra agressividade a outros cães e se puder ataca-os.
Por outras palavras, concordo parcialmente com esta nova legislação, mas sou também solidário com a sensação de injustiça que paira sobre os detentores de qualquer exemplar das raças incluídas nessa tal lista.
Abraços,
Nokio.